Autor |
Mensagem |
goodhatin Veterano |
# out/10
· votar
Cavaleiro Como se objetividade e OT não fossem algo contrários.
|
Dylan Thomas Veterano |
# out/10
· votar
Cavaleiro parem de entrar na subdivisão infinita de números, isso não tem objetividade nenhuma.
Mas é justamento o lado metafísico que hoje interessa.
|
Cavaleiro Veterano |
# out/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar
Dylan Thomas
O pior é que as pessoas levam em conta o lado metafísico achando que na prática a tartaruga chegaria antes.
Simplesmente temos infinitos pontos entre dois números. Se você falar que eles nunca vão atravessar esses infinitos pontos que separam 1 e 2 cm por exemplo, provavelmente muita gente vai ficar refletindo três dias.
|
brunohardrocker Veterano |
# out/10
· votar
O paradoxo de Aquiles e a tartaruga
Cavaleiro
O pior é envolver o Aquiles na estória e não por exemplo, um coelho. Talvez tudo se torna mais cult e traz mais reflexão quando se usa personagens gregos.
|
Cavaleiro Veterano |
# out/10
· votar
brunohardrocker
Aquiles acredito que tenha sido para ilustrar a metafísica com um personagem da mitologia.
|
Dylan Thomas Veterano |
# out/10
· votar
brunohardrocker O pior é envolver o Aquiles na estória e não por exemplo, um coelho.
Foi um grego pré-socrático que fez isso. Zenão de Eléia segundo a doxografia.
Talvez tudo se torna mais cult e traz mais reflexão quando se usa personagens gregos. Prefiro os da mitologia escandinava ou os anglo-saxões.
|
Rodrigo_Iron Veterano |
# out/10
· votar
A equação de resolução do problema é uma série Geométrica com razão 1/10 :
80 + 80/10 + 80/10² + 80/10³ + .....
ai veio Newton se não me engano e provou pela matemática que essa soma até o infinito converge para um valor, e é nesse valor que a tartaruga é ultrapassada, o valor é:
80/(1-(1/10)) = 88,88888
Agora se quiserem ver a demonstração do teorema que diz o valor para o qual converge uma série geométrica de infinitos termos procurem ai.
|
Sephiro Veterano |
# out/10 · Editado por: Sephiro
· votar
Rodrigo_Iron Newton Arquimedes.
A resolução desse paradoxo consta de reduzir a proposição de Zenon ao absurdo. Pela proposição, o somatório dos infinitos deslocamentos de Aquiles ou da tartaruga gera uma série geométrica convergente (como a apresentada pelo Rodrigo_Iron /\), com um resultado finito. Que significa dizer que a passagem de tempo nos deslocamentos infinitos é finita, gerando assim uma proposição inconsistente.
|
Dylan Thomas Veterano |
# out/10
· votar
Rodrigo_Iron
A solução clássica para esse paradoxo envolve a utilização do conceito de limite e convergência de séries numéricas. O paradoxo surge ao supor intuitivamente que a soma de infinitos intervalos de tempo é infinita, de tal forma que seria necessário passar um tempo infinito para Aquiles alcançar a tartaruga. No entanto, os infinitos intervalos de tempo descritos no paradoxo formam uma progressão geométrica e sua soma converge para um valor finito, em que Aquiles encontra a tartaruga.
|
Sephiro Veterano |
# out/10
· votar
Dylan Thomas A solução clássica para esse paradoxo envolve a utilização do conceito de limite e convergência de séries numéricas. O paradoxo surge ao supor intuitivamente que a soma de infinitos intervalos de tempo é infinita, de tal forma que seria necessário passar um tempo infinito para Aquiles alcançar a tartaruga. No entanto, os infinitos intervalos de tempo descritos no paradoxo formam uma progressão geométrica e sua soma converge para um valor finito, em que Aquiles encontra a tartaruga.
Esqueceu de citar a fonte :p.
|
_Dio Veterano |
# out/10
· votar
Acho que era só ele ter corrido um pouco mais.
|
Rodrigo_Iron Veterano |
# out/10
· votar
Dylan Thomas
sim, mas foi isso que eu disse não ?
|
r2s2 Veterano |
# out/10
· votar
Dylan Thomas Aquiles, o lendário grego de "pés alados"
Aquiles de pés alados? Não seria Hermes?
|
Sephiro Veterano |
# out/10
· votar
r2s2 Aquiles de pés alados? Não seria Hermes? Sim :].
|
Dylan Thomas Veterano |
# out/10
· votar
Sephiro Outra proposta de resolução é através da teoria da Mecânica Quântica, que define que existe uma unidade básica de medida de tempo indivisível, assim essa divisão dos deslocamentos e do tempo é impossível.
Esse conceito de tempo indivisível da mecânica quântica é mera especulação. Se ela se fundamentasse nisso, toda a teoria desenvolvida poderia um dia cair por terra. É uma propriedade mais axiomática do que empírica. Além disso, não há um consenso sobre sua validez. Supondo sua validez, o paradoxo seria inconcebível.
|
Sephiro Veterano |
# out/10
· votar
Dylan Thomas Sim, até por isso editei :].
|
Dylan Thomas Veterano |
# out/10
· votar
Sephiro Esqueceu de citar a fonte :p.
Não ia perder tempo escrevendo a mesma coisa que vc já tinha lido.
|
Dylan Thomas Veterano |
# out/10
· votar
r2s2 Sephiro Aquiles de pés alados? Não seria Hermes?
Homero assim o descreve na Ilíada. Se vc encontra o termo ou não, aí depende da tradução.
|
r2s2 Veterano |
# out/10
· votar
Ah, e sobre esse suposto paradoxo, Diógenes, cínico, lidou com o assunto. À época se chamava paradoxo de Zenão, que dizia que não havia movimento pq há infinitas distância entre dois pontos. Aí o Diógenes deu um passo e resolveu toda a questão!
|
Sephiro Veterano |
# out/10
· votar
r2s2 auheuhaea Não sabia dessa.
|
r2s2 Veterano |
# out/10
· votar
E a questão se resolve pelo cálculo do limite mesmo.
Li um livro essa semana que conta tudo isso, é "O andar do bêbado". Muito legal.
|
Dylan Thomas Veterano |
# out/10
· votar
Sephiro
Discorra sobre o conceito de tempo indivisível da mecânica quântica. E não esqueça de citar as fontes. Inclusive a deusa Wikipedia.
|
Cavaleiro Veterano |
# out/10
· votar
A solução clássica para esse paradoxo envolve a utilização do conceito de limite e convergência de séries numéricas.
A solução desse problema é usar a lógica e não a matemática.
|
r2s2 Veterano |
# out/10
· votar
Dylan Thomas Homero assim o descreve na Ilíada. Se vc encontra o termo ou não, aí depende da tradução.
Mas eu já li a Ilíada e nunca vi Aquiles com pés alados. A tradução poderia errar o nome de um personagem?
|
Dylan Thomas Veterano |
# out/10
· votar
Cavaleiro A solução desse problema é usar a lógica e não a matemática.
Sim. Tem várias demostrações possíveis. Basta ter saco para encontrá-las.
|
r2s2 Veterano |
# out/10
· votar
Devo estar enganado, então. Vou pesquisar isso melhor.
|
Dylan Thomas Veterano |
# out/10
· votar
r2s2 Mas eu já li a Ilíada e nunca vi Aquiles com pés alados. A tradução poderia errar o nome de um personagem?
Pés ligeiros, pés alados, tudo depende da abordagem da tradução. Se os hexâmetros vão ser mantidos ou não, o tipo de rima. É impossível uma tradução literal que conserve todos os atributos do texto original. Ainda mais do dialeto homérico. Nem mesmo a mais exuberante tradução da Ilíada conserva o aspecto e a estrutura original do poema homérico.
|
Cavaleiro Veterano |
# out/10
· votar
r2s2
Se resolve por limite porque é convencionado no limite que quando tende a um número, a soma dos decimais infinitos gerará um número finito.
|
r2s2 Veterano |
# out/10
· votar
Dylan Thomas Pés ligeiros, pés alados, tudo depende da abordagem da tradução. Se os hexâmetros vão ser mantidos ou não, o tipo de rima. É impossível uma tradução literal que conserve todos os atributos do texto original. Ainda mais do dialeto homérico. Nem mesmo a mais exuberante tradução da Ilíada conserva o aspecto e a estrutura original do poema homérico.
Ah tá. Pé veloz. Isso sim eu me lembro. Pode ser mesmo da tradução.
|
r2s2 Veterano |
# out/10
· votar
Cavaleiro Se resolve por limite porque é convencionado no limite que quando tende a um número, a soma dos decimais infinitos gerará um número finito.
Eu não entendo de matemática. Só sei que o livro disse isso, e que o Newton e mais um outro cara resolveram a questão juntos.
A lógica é simples. Se eu tiver uma pizza, e sempre comer a metade do que comi anteriormente, começando por comer uma metade, eu teria uma infinidade de pizza?
Claro que não. Mesmo comendo pedaços infinitamente pequenos, o limite de tudo seria a única pizza que tenho.
|