O paradoxo de Aquiles e a tartaruga

Autor Mensagem
goodhatin
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
Como se objetividade e OT não fossem algo contrários.

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
parem de entrar na subdivisão infinita de números, isso não tem objetividade nenhuma.

Mas é justamento o lado metafísico que hoje interessa.

Cavaleiro
Veterano
# out/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Dylan Thomas

O pior é que as pessoas levam em conta o lado metafísico achando que na prática a tartaruga chegaria antes.

Simplesmente temos infinitos pontos entre dois números. Se você falar que eles nunca vão atravessar esses infinitos pontos que separam 1 e 2 cm por exemplo, provavelmente muita gente vai ficar refletindo três dias.

brunohardrocker
Veterano
# out/10
· votar


O paradoxo de Aquiles e a tartaruga

Cavaleiro

O pior é envolver o Aquiles na estória e não por exemplo, um coelho.
Talvez tudo se torna mais cult e traz mais reflexão quando se usa personagens gregos.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


brunohardrocker

Aquiles acredito que tenha sido para ilustrar a metafísica com um personagem da mitologia.

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


brunohardrocker
O pior é envolver o Aquiles na estória e não por exemplo, um coelho.

Foi um grego pré-socrático que fez isso. Zenão de Eléia segundo a doxografia.

Talvez tudo se torna mais cult e traz mais reflexão quando se usa personagens gregos.
Prefiro os da mitologia escandinava ou os anglo-saxões.

Rodrigo_Iron
Veterano
# out/10
· votar


A equação de resolução do problema é uma série Geométrica com razão 1/10 :

80 + 80/10 + 80/10² + 80/10³ + .....

ai veio Newton se não me engano e provou pela matemática que essa soma até o infinito converge para um valor, e é nesse valor que a tartaruga é ultrapassada, o valor é:

80/(1-(1/10)) = 88,88888

Agora se quiserem ver a demonstração do teorema que diz o valor para o qual converge uma série geométrica de infinitos termos procurem ai.

Sephiro
Veterano
# out/10 · Editado por: Sephiro
· votar


Rodrigo_Iron
Newton
Arquimedes.

A resolução desse paradoxo consta de reduzir a proposição de Zenon ao absurdo.
Pela proposição, o somatório dos infinitos deslocamentos de Aquiles ou da tartaruga gera uma série geométrica convergente (como a apresentada pelo Rodrigo_Iron /\), com um resultado finito. Que significa dizer que a passagem de tempo nos deslocamentos infinitos é finita, gerando assim uma proposição inconsistente.

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Rodrigo_Iron

A solução clássica para esse paradoxo envolve a utilização do conceito de limite e convergência de séries numéricas. O paradoxo surge ao supor intuitivamente que a soma de infinitos intervalos de tempo é infinita, de tal forma que seria necessário passar um tempo infinito para Aquiles alcançar a tartaruga. No entanto, os infinitos intervalos de tempo descritos no paradoxo formam uma progressão geométrica e sua soma converge para um valor finito, em que Aquiles encontra a tartaruga.

Sephiro
Veterano
# out/10
· votar


Dylan Thomas
A solução clássica para esse paradoxo envolve a utilização do conceito de limite e convergência de séries numéricas. O paradoxo surge ao supor intuitivamente que a soma de infinitos intervalos de tempo é infinita, de tal forma que seria necessário passar um tempo infinito para Aquiles alcançar a tartaruga. No entanto, os infinitos intervalos de tempo descritos no paradoxo formam uma progressão geométrica e sua soma converge para um valor finito, em que Aquiles encontra a tartaruga.


Esqueceu de citar a fonte :p.

_Dio
Veterano
# out/10
· votar


Acho que era só ele ter corrido um pouco mais.

Rodrigo_Iron
Veterano
# out/10
· votar


Dylan Thomas

sim, mas foi isso que eu disse não ?

r2s2
Veterano
# out/10
· votar


Dylan Thomas
Aquiles, o lendário grego de "pés alados"

Aquiles de pés alados? Não seria Hermes?

Sephiro
Veterano
# out/10
· votar


r2s2
Aquiles de pés alados? Não seria Hermes?
Sim :].

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Sephiro
Outra proposta de resolução é através da teoria da Mecânica Quântica, que define que existe uma unidade básica de medida de tempo indivisível, assim essa divisão dos deslocamentos e do tempo é impossível.

Esse conceito de tempo indivisível da mecânica quântica é mera especulação. Se ela se fundamentasse nisso, toda a teoria desenvolvida poderia um dia cair por terra. É uma propriedade mais axiomática do que empírica. Além disso, não há um consenso sobre sua validez. Supondo sua validez, o paradoxo seria inconcebível.

Sephiro
Veterano
# out/10
· votar


Dylan Thomas
Sim, até por isso editei :].

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Sephiro
Esqueceu de citar a fonte :p.

Não ia perder tempo escrevendo a mesma coisa que vc já tinha lido.

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


r2s2
Sephiro
Aquiles de pés alados? Não seria Hermes?

Homero assim o descreve na Ilíada. Se vc encontra o termo ou não, aí depende da tradução.

r2s2
Veterano
# out/10
· votar


Ah, e sobre esse suposto paradoxo, Diógenes, cínico, lidou com o assunto. À época se chamava paradoxo de Zenão, que dizia que não havia movimento pq há infinitas distância entre dois pontos. Aí o Diógenes deu um passo e resolveu toda a questão!

Sephiro
Veterano
# out/10
· votar


r2s2
auheuhaea
Não sabia dessa.

r2s2
Veterano
# out/10
· votar


E a questão se resolve pelo cálculo do limite mesmo.

Li um livro essa semana que conta tudo isso, é "O andar do bêbado". Muito legal.

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Sephiro

Discorra sobre o conceito de tempo indivisível da mecânica quântica. E não esqueça de citar as fontes. Inclusive a deusa Wikipedia.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


A solução clássica para esse paradoxo envolve a utilização do conceito de limite e convergência de séries numéricas.

A solução desse problema é usar a lógica e não a matemática.

r2s2
Veterano
# out/10
· votar


Dylan Thomas
Homero assim o descreve na Ilíada. Se vc encontra o termo ou não, aí depende da tradução.


Mas eu já li a Ilíada e nunca vi Aquiles com pés alados. A tradução poderia errar o nome de um personagem?

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
A solução desse problema é usar a lógica e não a matemática.

Sim. Tem várias demostrações possíveis. Basta ter saco para encontrá-las.

r2s2
Veterano
# out/10
· votar


Devo estar enganado, então. Vou pesquisar isso melhor.

Dylan Thomas
Veterano
# out/10
· votar


r2s2
Mas eu já li a Ilíada e nunca vi Aquiles com pés alados. A tradução poderia errar o nome de um personagem?

Pés ligeiros, pés alados, tudo depende da abordagem da tradução. Se os hexâmetros vão ser mantidos ou não, o tipo de rima. É impossível uma tradução literal que conserve todos os atributos do texto original. Ainda mais do dialeto homérico. Nem mesmo a mais exuberante tradução da Ilíada conserva o aspecto e a estrutura original do poema homérico.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


r2s2

Se resolve por limite porque é convencionado no limite que quando tende a um número, a soma dos decimais infinitos gerará um número finito.

r2s2
Veterano
# out/10
· votar


Dylan Thomas
Pés ligeiros, pés alados, tudo depende da abordagem da tradução. Se os hexâmetros vão ser mantidos ou não, o tipo de rima. É impossível uma tradução literal que conserve todos os atributos do texto original. Ainda mais do dialeto homérico. Nem mesmo a mais exuberante tradução da Ilíada conserva o aspecto e a estrutura original do poema homérico.


Ah tá. Pé veloz. Isso sim eu me lembro. Pode ser mesmo da tradução.

r2s2
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
Se resolve por limite porque é convencionado no limite que quando tende a um número, a soma dos decimais infinitos gerará um número finito.


Eu não entendo de matemática. Só sei que o livro disse isso, e que o Newton e mais um outro cara resolveram a questão juntos.

A lógica é simples. Se eu tiver uma pizza, e sempre comer a metade do que comi anteriormente, começando por comer uma metade, eu teria uma infinidade de pizza?

Claro que não. Mesmo comendo pedaços infinitamente pequenos, o limite de tudo seria a única pizza que tenho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O paradoxo de Aquiles e a tartaruga