O artigo que culminou na demissão de Maria Rita Kehl do Estadão

Autor Mensagem
Pete Townshend
Veterano
# out/10 · Editado por: Pete Townshend


Dois pesos... O artigo que culminou na demissão de Maria Rita Kehl do Estadão.

Este jornal teve uma atitude que considero digna: explicitou aos leitores que apoia o candidato Serra na presente eleição. Fica assim mais honesta a discussão que se faz em suas páginas. O debate eleitoral que nos conduzirá às urnas amanhã está acirrado. Eleitores se declaram exaustos e desiludidos com o vale-tudo que marcou a disputa pela Presidência da República. As campanhas, transformadas em espetáculo televisivo, não convencem mais ninguém. Apesar disso, alguma coisa importante está em jogo este ano. Parece até que temos luta de classes no Brasil: esta que muitos acreditam ter sido soterrada pelos últimos tijolos do Muro de Berlim. Na TV a briga é maquiada, mas na internet o jogo é duro.

Por Maria Rita Kehl, para o O Estado de S.Paulo

Se o povão das chamadas classes D e E – os que vivem nos grotões perdidos do interior do Brasil – tivesse acesso à internet, talvez se revoltasse contra as inúmeras correntes de mensagens que desqualificam seus votos. O argumento já é familiar ao leitor: os votos dos pobres a favor da continuidade das políticas sociais implantadas durante oito anos de governo Lula não valem tanto quanto os nossos. Não são expressão consciente de vontade política. Teriam sido comprados ao preço do que parte da oposição chama de bolsa-esmola.

Uma dessas correntes chegou à minha caixa postal vinda de diversos destinatários. Reproduzia a denúncia feita por "uma prima" do autor, residente em Fortaleza. A denunciante, indignada com a indolência dos trabalhadores não qualificados de sua cidade, queixava-se de que ninguém mais queria ocupar a vaga de porteiro do prédio onde mora. Os candidatos naturais ao emprego preferiam viver na moleza, com o dinheiro da Bolsa-Família. Ora, essa. A que ponto chegamos. Não se fazem mais pés de chinelo como antigamente. Onde foram parar os verdadeiros humildes de quem o patronato cordial tanto gostava, capazes de trabalhar bem mais que as oito horas regulamentares por uma miséria? Sim, porque é curioso que ninguém tenha questionado o valor do salário oferecido pelo condomínio da capital cearense. A troca do emprego pela Bolsa-Família só seria vantajosa para os supostos espertalhões, preguiçosos e aproveitadores se o salário oferecido fosse inconstitucional: mais baixo do que metade do mínimo. R$ 200 é o valor máximo a que chega a soma de todos os benefícios do governo para quem tem mais de três filhos, com a condição de mantê-los na escola.

Outra denúncia indignada que corre pela internet é a de que na cidade do interior do Piauí onde vivem os parentes da empregada de algum paulistano, todos os moradores vivem do dinheiro dos programas do governo. Se for verdade, é estarrecedor imaginar do que viviam antes disso. Passava-se fome, na certa, como no assustador Garapa, filme de José Padilha. Passava-se fome todos os dias. Continuam pobres as famílias abaixo da classe C que hoje recebem a bolsa, somada ao dinheirinho de alguma aposentadoria. Só que agora comem. Alguns já conseguem até produzir e vender para outros que também começaram a comprar o que comer. O economista Paul Singer informa que, nas cidades pequenas, essa pouca entrada de dinheiro tem um efeito surpreendente sobre a economia local. A Bolsa-Família, acreditem se quiserem, proporciona as condições de consumo capazes de gerar empregos. O voto da turma da "esmolinha" é político e revela consciência de classe recém-adquirida.

O Brasil mudou nesse ponto. Mas ao contrário do que pensam os indignados da internet, mudou para melhor. Se até pouco tempo alguns empregadores costumavam contratar, por menos de um salário mínimo, pessoas sem alternativa de trabalho e sem consciência de seus direitos, hoje não é tão fácil encontrar quem aceite trabalhar nessas condições. Vale mais tentar a vida a partir da Bolsa-Família, que apesar de modesta, reduziu de 12% para 4,8% a faixa de população em estado de pobreza extrema. Será que o leitor paulistano tem ideia de quanto é preciso ser pobre, para sair dessa faixa por uma diferença de R$ 200? Quando o Estado começa a garantir alguns direitos mínimos à população, esta se politiza e passa a exigir que eles sejam cumpridos. Um amigo chamou esse efeito de "acumulação primitiva de democracia".

Mas parece que o voto dessa gente ainda desperta o argumento de que os brasileiros, como na inesquecível observação de Pelé, não estão preparados para votar. Nem todos, é claro. Depois do segundo turno de 2006, o sociólogo Hélio Jaguaribe escreveu que os 60% de brasileiros que votaram em Lula teriam levado em conta apenas seus próprios interesses, enquanto os outros 40% de supostos eleitores instruídos pensavam nos interesses do País. Jaguaribe só não explicou como foi possível que o Brasil, dirigido pela elite instruída que se preocupava com os interesses de todos, tenha chegado ao terceiro milênio contando com 60% de sua população tão inculta a ponto de seu voto ser desqualificado como pouco republicano.

Agora que os mais pobres conseguiram levantar a cabeça acima da linha da mendicância e da dependência das relações de favor que sempre caracterizaram as políticas locais pelo interior do País, dizem que votar em causa própria não vale. Quando, pela primeira vez, os sem-cidadania conquistaram direitos mínimos que desejam preservar pela via democrática, parte dos cidadãos que se consideram classe A vem a público desqualificar a seriedade de seus votos.


Fonte mais entrevista com a Maria Rita Kehl: http://www.brasilautogestionario.org/2010/10/10/dois-pesos%E2%80%A6-o- artigo-que-culminou-na-demissao-de-maria-rita-kehl-do-estadao/

É impressionante alguns dizerem que "o Brasil é uma país com livre liberdade de expressão", que liberdade? Essas concessões pra emissoras de TV e rádio funcionarem são uma piada, qual é o critério pra alguém conseguir uma?

mais informações sobre o lixo de mídia que temos por aqui:

http://dedonacara.com.br/2010/10/um-fato-dois-pontos-de-vista/

http://porradacultural.blogspot.com/2010/10/folha-fecha-blog-censura-n a-blogosfera.html

A Folha de S.P. que é um jornal de enorme credibilidade teve a irresponsabilidade de publicar uma ficha criminal falsa da Dilma e agora quer censurar blogs?

E agora, onde está a ética jornalista, o profissionalismo e a imparcialidade das quais essas emissoras e jornais fascistas (pirncipalmente a Rede Globo) sempre se vangloriam tanto??? Porque ficou MUITO claro que eles tem um candidato a presidência. E a veja, todas as capas nesse período eleitoral foram pra criticar o atual governo, imparcialidade? hahaha

Quando o governo cogita em restringir os poderes ilimitados de grandes meios formadores de opinião, "censura" vira ditadura e falta de liberdade de expressão, mas quando alguém ameaça o prestígio desses lixos jornalisticos censura é justiça? E isso é justo?

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Quem disse que há necessidade de ser imparcial? Ou melhor, quem disse que é possivel ser imparcial?

Pete Townshend
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones

desde que seja parcialidade explicitamente assumida, manipular é fácil, assumir que manipula é feio e manipular escondendo é ser desonesto

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Bem como o suposto laicismo do Estado, todos sabem que isso nunca acontecerá.

Pete Townshend
Veterano
# out/10
· votar


Codinome Jones

mas o ideal é que seja buscado ao máximo, sempre, imparcialidade, estado laico, essa influência de religião em debates sobre aborto chega a ser um desrespeito a inteligência eleitoral, ao menos eu me sinto desrespeitado pelas posturas assumidas dos nossos futuros líderes da nação.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


Pete Townshend
O problema é que esse ideal é utópico. É mais facil aceitar a tendência corrupta do ser humano e idealizar um estado menos poderoso, enaltecendo o individualismo.

Tudo pelas verde, uns mata, outros morrem.

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


não que o meu ideal seja menos utópico.

Excelion
Veterano
# out/10
· votar


Pete Townshend

My Generation!

Johnny Favorite
Veterano
# out/10
· votar


É mais facil aceitar a tendência corrupta do ser humano e idealizar um estado menos poderoso, enaltecendo o individualismo.

cada coisa que leio aqui...

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


E agora, onde está a ética jornalista, o profissionalismo e a imparcialidade das quais essas emissoras e jornais fascistas (pirncipalmente a Rede Globo) sempre se vangloriam tanto???

eles estavam mentindo mesmo. O leitor classe média que lê estadão não quer ser ofendido quando le o seu jornal, muito menos os anunciantes querem se envolver nisso.

O jornal não é uma concessão pública, é uma empresa que dá lucros vendendo papel pintado com as cores que o seu público alvo quer ver.

enfim, Fred 04 disse: "jornalistas mortos não mentem"

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


Resumo:

Elite, bláblábla´....

mídia fascista/golpista.... bláblábláblá....

Elite quer manter os pobres pobres..... bláblábláblá....

Mídia não é imparcial, (mas a carta Capital pode ser parcial!)..... bláblábláblá....

Codinome Jones
Veterano
# out/10
· votar


O jornal não é uma concessão pública, é uma empresa que dá lucros vendendo papel pintado com as cores que o seu público alvo quer ver.

Que bonito isso, ler do Coltrane isso sem, no meio, ver ''burguesia'', ''utilitarismo'', ''técnica'' etc

Excelion
Veterano
# out/10
· votar


Esse tópico só me leva a rir ao ver que como essa ideologia de ' matar a zelite dominadora' ainda existe e miraculosamente é vinculada ao PT.

Excelion
Veterano
# out/10
· votar


PS: Descobiru o Brasil os neguinho que apontam que o Estadão e a Veja apoiam o Serra.


Tá no direito deles ter uma opinião própria.

raf.pp
Veterano
# out/10
· votar


Tá no direito deles ter uma opinião própria.

Mas se o Tom Morello apoia a Dilma ele é um fdp...

Manubio
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

out/10

Pete Townshend

Legal....

Agora quem criou o Bolsa-Alimentação, que foi o precursor do Bolsa-Familia? Serra? Nossa, sério? O carequinha?

Então cala a tua boca e vai estudar muleque.

Abraço

Pete Townshend
Veterano
# out/10
· votar


Excelion

Não foi intenção minha vincular nada ao PT, nem petista eu sou, sou anti PSDB, é bem diferente. O problema é que falta muuuita gente ainda descobrir o Brasil

Excelion
Veterano
# out/10
· votar


Mas se o Tom Morello apoia a Dilma ele é um fdp...

-q

Pete Townshend
Veterano
# out/10 · Editado por: Pete Townshend
· votar


Manubio

Eu nem deveria mais te responder pela sua falta de educação sem tamanho, qual é, não é capaz de discutir com argumentos e civilizadamente? Criar algo é uma coisa, mas quem foi que investiu pesado em projetos sociais? Numa boa, nem petista eu sou, mas esse descurso fascista tucano eu não engulo, pode criar o que for, eu quero ver quem gera resultados.

jimmy vandrake
Veterano
# out/10
· votar


Achei péssimo o artigo de uma confusão sem fim. Merecia ser demitida por escrever algo de conteúdo tão ruim e confuso, por não saber valorizar sua oportunidade como jornalista.
Demais, é o direito democrático e liberdade de expressão garantidos por constituição. Toda e qualquer reclamação contra o jornal por ter publicado ou não fere o direito de expressão.

mi,mi,mi . . .

Manubio
Veterano
# out/10
· votar


Pete Townshend
Cara, o Serra não podia criar para o Brasil inteiro, óbvio né?
Ele investiu onde podia investir, que foi no Estado de São Paulo, além de ter criado os genéricos, que deve dar uma boa ajuda para aqueles que tem que gastar uma fortuna todo mês.

O Lula só pegou o que ele fez em SP e ampliou. Logo, resultados maiores.

Excelion
Veterano
# out/10
· votar


pode criar o que for, eu quero ver quem gera resultados.


Plano Real.


close topic

Manubio
Veterano
# out/10
· votar


Pete Townshend
Criar algo é uma coisa, mas quem foi que investiu pesado em projetos sociais?

HAHAHAHAHAHA, vocês falam como se o FHC tivesse bolado o plano real e feito tudo sozinho no governo dele! O plano real é do Itamar Franco, foi feito por vários economistas, como foi uma prioridade, o FHC que era ministro da fazenda se destacou muito, mas o que ele fez foi executar um plano. NÃO É DELE O PLANO REAL, ACORDA!

Decida-se, o importante é quem cria ou quem coloca em prática e investe pesado?

Pq se for assim, o Bolsa-Alimentação criado pelo Serra foi colocado em prática em São Paulo, o Lula criou o Bolsa-Familia e investiu pesado, mas graças a criação de vários economistas, e que o FHC colocou em prática, o famoso Plano Real.

Abraço

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


Excelion
PS: Descobiru o Brasil os neguinho que apontam que o Estadão e a Veja apoiam o Serra.


Tá no direito deles ter uma opinião própria.


Viu a capa da veja dessa semana?

hehehhe

jimmy vandrake
Veterano
# out/10
· votar


Pete Townshend = PT, coincidência.

Pete Townshend
Veterano
# out/10 · Editado por: Pete Townshend
· votar


Decida-se, o importante é quem cria ou quem coloca em prática e investe pesado?

apenas rebati o argumento de que "fhc é Deus porque 'criou o plano real'

Toda e qualquer reclamação contra o jornal por ter publicado ou não fere o direito de expressão.

toda e quaquer reclamação contra o jornal por ter publicado ou não também é direito de expressão. o que eu estou falando é que existe uma mídia manipuladora que age de má fé com a população brasileira, que valoriza apenas seus laços economicos e taca o foda-se pra população. no mais, o artigo da Maria Kehl ficou bem claro e o porque dela ser demitida também, não entende quem não quer entender.

Decida-se, o importante é quem cria ou quem coloca em prática e investe pesado?

o importante é analisar a situação e não generalizar

o Bolsa-Alimentação criado pelo Serra foi colocado em prática em São Paulo
Ele investiu onde podia investir

da uma pesquisada nos dados do governo do Serra que você vai ver que ele se preocupa mais em falar que faz as coisas e economizar nos gastos com a população, olha o Serra nos debates, ele fala como se SP fosse uma maravilha em matéria de administração, a perfeição em estado, não é bem assim, é ai que a midia manipuladora entra em ação pra não divulgar a incompetencia do cara

Ele investiu onde podia investir, que foi no Estado de São Paulo, além de ter criado os genéricos, que deve dar uma boa ajuda para aqueles que tem que gastar uma fortuna todo mês.

de fato, na área da saúde ele fez um bom papel, mas não acho que vá tão além da saúde

Pete Townshend
Veterano
# out/10
· votar


Pete Townshend = PT, coincidência.

de fato, apenas coincidência, Pete Townshend = guitarrista legal do The Who (:

Manubio
Veterano
# out/10
· votar


Pete Townshend

Cara, o Serra "lascou" com algumas áreas da minha faculdade, mas ainda assim eu o vejo mais bem preparado do que a Dilma para governar, até porque ela vai ser só um fantoche, que esta lá só para garantir o "fundo de garantia" dos amigos e parentes.

Eu não vi nada no governo do PT que me faça bater palmas para eles, não inovaram em nada, não fizeram nada que o FHC/Serra não fariam se estivessem lá. Lembro dos meus professores do colégio decepcionados com o Lulismo inicial, onde o cara que metia pau em todo mundo se mostrou igual.

É, Nada mais conservador que um liberal no poder. Ou em português: Nada mais de direita que um esquerdista no poder.

Abs

Gourmet Erótico
Veterano
# out/10
· votar


eu acho que o Tom Morello tem uns solos bem legais e viajantes

P.S E nunca ninguém publicou matéria parcial a favor da Dilma né

á tá

Excelion
Veterano
# out/10
· votar




Impossível não postar esse vídeo num tópico de alguém com nick Pete Townshend

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O artigo que culminou na demissão de Maria Rita Kehl do Estadão