Instrução Normativa 1059 - depoimentos aqui!

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# nov/10
· votar


Del-Rei
Mas aí... pra trazer as bugingangas... como é a fiscalização?!

Calma que eu chego lá! hehehe

Del-Rei
Veterano
# nov/10
· votar


JJJ

hehehe....

Pô, o primeiro post depois da viagem foi dia 03. O segundo foi dia 08.
Quando você terminar de contar tudo da tua viagem e enfim começar a falar do que interessa (hehe) vai estar no dia 27 já!!!!

Hehehehe.... Brincadeirinha!!

Falou!!!



Um aceno de longe!!!

renansena777
Veterano
# nov/10
· votar


post pra nao esquecer do toipco

JJJ
Veterano
# nov/10 · Editado por: JJJ
· votar


Mais Paraguai...

Tópico 3 – A Lei

Dura lex sed lex... Tendo driblado os camelôs, despistado os produtos falsificados e os que não custam tão mais barato que aqui e encontrado tudo que queríamos, chegamos a uma dura realidade: o limite de 300 dólares. Ou 500, se você for de avião (não pro aeroporto de Foz do Iguaçu, mas pro de Ciudad del Este, bem entendido - se bem que não tenho certeza se a cota de 500 vale pro aeroporto de Ciudad del Este... Confirme antes).

O que diz a tal Instrução Normativa 1059 (da qual trata o tópico) não é tão diferente assim do que já existia. Tanto que a Receita fez um pequeno resumo que eles entregam pra quem está chegando e eu reproduzo aqui embaixo (de nada... rsrsrs):

Aviso da Receita

O que vale é isso aí. O guia da empresa de turismo que eu fui disse que lá na Aduana de Foz eles tem sido mais rigorosos do que em outras aduanas. Então essa coisa de "bens pessoais" é só se estiver usando mesmo. Tipo, comprou um celular na caixinha, entra na cota! Mas se estiver usando um relógio no pulso, sem caixa nem nada, parece que tudo bem. Guitarras e outras coisas assim, nem a pau, Juvenal... Só se estiver dentro da cota (ou, segundo a lei, se você provar por A+B que foi ao Paraguai fazer um show, usou a guitarra, etc. – mas eu não confiaria cegamente nisso...).

No entanto, a cota pode ser excedida, desde que se pague 50% de acréscimo sobre o que excedeu (mas tem que admitir isso ao chegar a Aduana). Exemplo: Comprou dois aparelhos de 200 dólares, total 400 => excedeu em 100, então tem que pagar 50 lá na aduana e aí libera. Tem que fazer a conta pra ver se vale a pena, de acordo com o produto.

Todos te desaconselham fortemente a tentar passar na cara dura. Mesmo que você passe na Aduana (o meu ônibus foi revistado, como eu conto adiante); depois, no aeroporto de Foz, tem que passar todas as bagagens por um raio-x. Dizem que lá não tem jeito de acertar imposto: se tiver problema, eles apreendem tudo.

Agora, a "revista" dentro do ônibus (pelo menos no meu caso) não foi a nível de precinho de cada coisa. O fiscal da receita entrou, pediu pra todo mundo abrir as "sacolas" (cada um com a sua – não pode "somar" cotas, nem juntar mercadorias – é cada um com as suas coisas), olhou uma a uma e abriu alguns produtos aleatoriamente (no meu caso, abriu a caixa de um microfone) pra ver se tinha algo escondido lá dentro. Aliás, essa é a pior coisa que você pode pensar em fazer... o que eles mais visam - além de itens ilegais como drogas e armas – é a tentativa de enganá-los. Se te pegarem tentando dar uma de "engraçadinho", babáu!

Pra você fazer a coisa certa, deve declarar a tal DBA dizendo que não comprou nada além da cota ou então, se tiver passado dela, já sai logo e vai acertar com a Receita. Como o ônibus não tinha nada de errado, liberaram (depois de uma meia hora de revista). Pelo que entendi (melhor confirmar se você for lá), se eles desconfiarem das mercadorias de alguém que disse não ter ultrapassado a cota, é necessário sair para acertar com a receita. Mas, nesse caso, além dos 50% sobre o excesso, tem uma multa de mais 50% por você ter tentado dar uma de espertinho.

Leu lá? "ANTES DE CHEGAR A ADUANA PREENCHA A DBA".

Leu lá? "Destinação comercial", babáu. O que é "destinação comercial"? Comprar pra vender (o que mais visam é a quantidade, por isso os limites estipulados).

No aeroporto, passei todas as bagagens (as de mão inclusive) pela esteira e, de novo, tudo liberado. Se houvesse algo errado, babáu (lá nem pagando tem jeito, perde tudo mesmo!). Talvez haja algum tipo de "direito de defesa", mas não sei como.

Resumindo a ópera, a Dica do JJJ: pra não dar zebra, compre dentro da cota, apenas produtos legais e na quantidade permitida. Se ultrapassar a cota, não tente dar uma de "joão sem braço", já saia da sua condução assim que chegar, antes que eles revistem, diga que excedeu, e se dirija à aduana para pagar o imposto sobre o excesso. Se você andar "na linha", será tratado com todo o respeito.

Outra coisa: infelizmente, as regras no Brasil são algo um tanto volátil e sujeito a mudanças, interpretações e remendos os mais variados. Se for usar as dicas que dei aqui, certifique-se antes de que algo não tenha sido mudado pelos nossos queridos legisladores em Brasília.

JJJ
Veterano
# nov/10 · Editado por: JJJ
· votar


Tópico 4 – Otras Cositas Más

Preços

O preço na maioria das lojas é de acordo com o freguês e varia muito de loja pra loja. É raríssimo os produtos terem preço etiquetado. Então, pesquise e não tenha vergonha de pechinchar. Mesmo nas lojas mais bonitinhas em shoppings, a coisa funciona assim. Só pra vocês terem uma ideia: perguntei o preço de um jogo de Wii na primeira loja do primeiro shopping que entrei: 70 dólares. Na segunda loja, 57, e, logo depois, nessa mesma loja (para outra vendedora), 55... Tenho certeza de que, se tivesse mais tempo e saco, acharia por uns 50 em algum outro lugar.

Outra coisa: as listas de preços dos sites não são muito atualizadas, só servem como uma base. Achei produtos lá mais baratos e mais caros do que nas listas dos sites das lojas.

Shoppings

Não espere nada parecido com os Shoppings bonitos das cidades brasileiras. Exceção feita ao Shopping Del Este, pertinho da entrada da cidade, mais novo (deve ter no máximo uns 2 anos) e num padrão bem melhor que outros (não conheço todos os outros, mas os que vi são claramente piores – o Del Este é bem mais "confortável" – mas, em troca, acho que os preços são um tiquinho mais salgados). Pra quem vai com família, o Del Este é a melhor opção, porque bater perna com aquele monte de camelô e o trânsito caótico de Ciudad del Este, com motos zunindo por todo o lado, é meio complicado. Pra quem vai sem crianças e idosos, o melhor é bater perna mesmo.

Pros músicos: tem uma Music Center no Shopping Del Este!

Tempo

Vá com tempo e com o máximo de planejamento prévio. Como eu disse antes: saiba as lojas, os endereços e os produtos que você quer antes de ir. Se deixar pra resolver lá, com tanta loja, tanto produto e a bagunça generalizada, não vai dar certo. Se ficar menos de duas horas lá não dá pra nada. Sugiro 4, no mínimo.

Domingos e Feriados Nacionais Paraguaios

Dizem que aos domingos muita coisa não abre. O guia da empresa de turismo que eu fui nem cogitou a ida lá no domingo. E cuidado também pra não ir lá justamente no dia de um feriado paraguaio... rsrsrs

Argentina

Até algum tempo atrás ninguém falava em comprar na Argentina, tendo o Paraguai ali do lado. Só que agora tem um tal de Duty Free no lado argentino, que, pelo que entendi, é um shopping interessante com produtos e preços no estilo de um "Free Shop" de aeroporto internacional. Infelizmente, não tive tempo de ir, então não posso dar um depoimento de como é, se vale a pena, como é a fiscalização, etc. De qualquer forma, tem que tomar cuidado com o lance dos tais 30 dias sem poder usar a cota duas vezes e tal (vide bilhetinho da Receita Federal no tópico anterior). Eles dão até condução gratuita (verifique lá).

Cassino

Pra quem gosta, tem cassinos lá. Aqui, como sabemos, é proibido (só quem pode bancar jogo aqui é o governo com suas "lotecas", "lotos", "senas", "raspadinhas" etc... e não quer concorrência...).

Foz do Iguaçú

Estando lá, vale a pena visitar as Cataratas (muito bonito), o Parque das Aves (nunca vais ver tantos tucanos de pertinho como lá) e a Usina de Itaipú (uma construção de dar orgulho). Tem outros passeios tipo City Tour (legal também, mas os 3 que eu citei achei os mais interessantes).

As Lojas de Foz

Parece incrível que, com preços tão competitivos ali do lado (no Paraguai e na Argentina), exista algum comércio em Foz, não é? O pior é que tem! Lojas Americanas e coisas assim. Sabe qual é o segredo? O guia me falou: crediário! Em Foz, as lojas fazem preços bons e prazos de financiamento longos, aí conseguem sobreviver. Fizeram até um Shopping novo (Havan) bem bonito e completo.

Pros músicos: passei na frente da Grellmann (vários aqui já devem ter comprado coisas de lá pela web). Achei que era uma lojinha minúscula, que só vendesse pela web, mas aparentemente não é. Infelizmente, passei lá no dia de Finados e estava fechada, mas, pelo cartaz com a foto da loja do lado de fora, parece ser grande (maior do que as do Paraguai, inclusive). Talvez se mantenha (além das vendas pela web, claro) justamente na base do crediário, como o guia me falou...

...

Bom... era isso. Se lembrar de mais alguma coisa, eu posto aqui. Se tiverem alguma dúvida e eu puder ajudar, é só perguntar.

erick_guitar
Veterano
# dez/10
· votar


a batata Pringles "genérica"!!!


Desculpe mas eu sempre compro a original la mesmo! Pringles. Talvez não achou o lugar certo!

O original é 35

Fato, eu comprei um esse final de semana e paguei 36,00 U$ (koss)

Abraço

erick_guitar
Veterano
# dez/10
· votar


JJJ


O cara que bom que gostou de foz, é uma cidade massa mesmo, embora tenha muitos homicideos entre jovens!

A grellmann é MUITO grande por dentro e tem muitas coisas, porém é tudo MUITO caro! QUando entro la quase fico 1 hora olhando para os equipamentos, mas nunca comprei nada muito caro la, só acessórios mesmo.


Sobre a experiência que você teve no paraguai, posso te garantir uma coisa, quem vai pela primeira vez sempre acha horrivel (e realmente é em alguns aspéctos) e não se da muito bem, mas quem ja mora aqui ou quem ja foi outras vezes consequentemente tem as manhas de comprar nos lugares certos e não passar raiva.

Quando vierem para foz, me procurem, talvez eu posso ajudar!

Abraços

JJJ
Veterano
# dez/10
· votar


erick_guitar
eu sempre compro a original la mesmo! Pringles
Foi só um exemplo... não necessariamente real, era pra dar uma ideia.

A grellmann é MUITO grande por dentro e tem muitas coisas, porém é tudo MUITO caro
É... comparando com o Paraguai logo ali, deve ser mesmo.

quem ja mora aqui ou quem ja foi outras vezes consequentemente tem as manhas de comprar nos lugares certos e não passar raiva
A ideia era essa. Passar um pouco mais de informação para as pessoas não irem às cegas.

Quando vierem para foz, me procurem, talvez eu posso ajudar!
Valeu, cara. De repente você pode dar dicas mais atualizadas pra galera.

subgrave
Veterano
# dez/10
· votar


Erick,

Estou me programando para conhecer Foz e dar uma escapadinha no paragua agora em janeiro.

Vc por acaso tem idéia de quanto estão pedindo num Fender Frontman 65, Lanney lv 100 ou Line-6 Spider IV 75?

erick_guitar
Veterano
# dez/10
· votar


JJJ

Legal a iniciativa, é isso cara! ;)

subgrave

Então brother não sei te dizer assim de cara, porque faz tempinho que não vou la, mas vou entrar no site da musical center e verificar.


Eu lembro que uma vez eu vi frontman 25 algo assim...

Abraço

JJJ
Veterano
# dez/10
· votar


Lista de preços em planilha excel da Musical Center:

http://www.musicalcenter.com/mc/exportalista.php

Lembrete: o preço pode variar. Quando fui houve alguma pequena variação no que eu comprei (pra mais ou pra menos). Lá na hora ainda chorei um descontinho, que fizeram. Mas, eventualmente, algumas coisas podem estar bem mais caras... um exemplo: o par de monitores Behringer MS20 que eu queria comprar e na lista está por $ 115, estava lá por $ 145.

subgrave
Veterano
# dez/10
· votar


obrigado JJJ, baixei a lista, muito interessante....

JJJ
Veterano
# dez/10
· votar


subgrave

Dá duas coisas quando a gente vê a lista:

1 - vontade de comprar metade dela;

2 - vontade de ir embora desse país com a carga tributária mais absurda da Via Láctea...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Instrução Normativa 1059 - depoimentos aqui!