Autor |
Mensagem |
The Root Of All Evil Veterano
|
# set/10 · Editado por: The Root Of All Evil
... mas a grande maioria realiza práticas completamente irracionais, como por exemplo acreditar em um ou mais deuses e seguir religiões.
ps: Este tópico não ofende os religiosos, tendo em vista que todas as religiões são baseadas em FÉ, que é exatamente o extremo oposto de razão ou lógica. Sendo assim, todos já sabem que as religiões não são baseadas em razão e sim na fé.
razão: -Capacidade para decidir, para formar juízo ou para agir de acordo com um pensamento. = discernimento, juízo, lucidez. - Raciocínio que conduz a outro ou a uma conclusão.
fé:
-Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro. -crença
Crença: Fé religiosa. Confiança. Opinião.
religião: -Culto prestado à divindade.
|
F.BankZ Veterano |
# set/10
· votar
É por essas e outras (coisas tensas) que eu não sigo nenhuma religião.
|
staind Veterano |
# set/10
· votar
Denovo esse assunto?
|
faith_girl Veterano |
# set/10
· votar
mais pq isso incomoda tanto?
|
ASKER Veterano |
# set/10
· votar
The Root Of All Evil Concordo.
|
southbass Veterano |
# set/10
· votar
que merda tá virando esse forum
|
Carpano-Jr. Veterano |
# set/10
· votar
The Root Of All Evil Legal Mr. Gênio, quer uma estátua em sua homenagem agora?
|
Sephiro Veterano |
# set/10
· votar
The Root Of All Evil Por outro lado acho que muitos aqui superestimam a razão. Ao meu ver somos razão mais o complemento dela (instinto, emoções, sentimentos, whatever). Não me parece óbvio, como humano, que explorar mais a razão em detrimento do resto seja o melhor (da mesma forma que o contrário também não parece ser).
|
Villts Veterano |
# set/10
· votar
Legal Mr. Gênio, quer uma estátua em sua homenagem agora?
(2)
|
Kaíque Veterano |
# set/10
· votar
Legal Mr. Gênio, quer uma estátua em sua homenagem agora? [3]
|
Dogs2 Veterano |
# set/10
· votar
essa frase é mais velha que Adão e Eva
|
Headstock invertido Veterano |
# set/10 · Editado por: Headstock invertido
· votar
E o peixe no orifício anal pra parecer sereia?
[edit] cu dá suspensão.
|
B.Frusciante Veterano |
# set/10
· votar
The Root Of All Evil Velho, ser RACIONAL não é ter razão, mas procurá-la: dar significado às coisas e a suas existências.
A religião é justamente a racionalidade humana posta em prática: procuramos explicar as coisas da melhor forma possível.
Se você acha irracional alguém pensar que o sol é um Deus(99% das religiões, diretamente ou indiretamente) então pressuponho que você ao ver o sol pela primeira vez diria que é um corpo celeste e todas as suas complexidades, afinal você é "racional".
A religião posso afirmar* que é uma consequência da falta de tecnologia nos primórdios da humanidade, e não por falta de racionalidade.
*Posso afirmar isso pois é de se pensar que se o humano desde que nascesse soubesse o que é o céu, a terra, a lua e as estrelas certamente teria uma mente muito diferente do que é na realidade.
|
_Dio Veterano |
# set/10
· votar
Alegoria da caverna
|
Machine Gun Man Veterano |
# set/10
· votar
B.Frusciante Velho, ser RACIONAL não é ter razão, mas procurá-la: dar significado às coisas e a suas existências.
Não é verdade... é apreender a realidade pela cognição, e não atribuir-lhe significado. Apreender significados, sim.
|
# set/10
· votar
The Root Of All Evil Sendo assim, todos já sabem que as religiões não são baseadas em razão e sim na fé.
A fé é pressuposto pra uma racionalidade própria, não?
|
B.Frusciante Veterano |
# set/10 · Editado por: B.Frusciante
· votar
Machine Gun Man B.Frusciante Velho, ser RACIONAL não é ter razão, mas procurá-la: dar significado às coisas e a suas existências.
Não é verdade... é apreender a realidade pela cognição, e não atribuir-lhe significado. Apreender significados, sim.
Sim, isso é implícito. (pra não dizer óbvio xD)
|
# set/10
· votar
The Root Of All Evil
Se não definir razão, fica difícil. Diferentes sistemas = diferentes lógicas e racionalidades.
E não concordo com isso: Sendo assim, todos já sabem que as religiões não são baseadas em razão e sim na fé.
Só diria isso com certeza no caso do cristianismo...
|
B.Frusciante Veterano |
# set/10
· votar
Só diria isso com certeza no caso do cristianismo...
Por quê? Manifeste-se...
(não estou querendo defender nada, apenas entender o ponto de vista)
|
# set/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar
B.Frusciante Sim, isso é implícito. (pra não dizer óbvio xD)
Pra mim parece que dissemos coisas contrárias...
|
B.Frusciante Veterano |
# set/10
· votar
Machine Gun Man ...?
|
# set/10
· votar
B.Frusciante Só diria isso com certeza no caso do cristianismo...
Por quê? Manifeste-se...
Porque não conheço as demais. =]
|
Tiaguh Veterano |
# set/10
· votar
mas a grande maioria realiza práticas completamente irracionais, como por exemplo acreditar em.. Big Bang ou que viemos do macaco.
Ah, qualé.. toda hora esse assunto, irracional é ficar criando esse tipo de tópico que não chega a lugar nenhum, tu é revoltado com a vida, acha que Deus não existe, tudo bem.. guarde isso pra vc, mas pra que criar mais um tópico sobre religião?
|
B.Frusciante Veterano |
# set/10
· votar
Pra mim parece que dissemos coisas contrárias, por conta do teu uso do verbo "dar".
Talvez eu tenha mal colocado o verbo, mas não é possível que não tenha dado para entender lendo o post todo. ser RACIONAL não é ter razão, mas procurá-la: dar significado às coisas e a suas existências.]
Pode ser lido: "ser racional não é ter razão, é procurar o significado das coisas e dar definições a elas"
|
fernando tecladista Veterano |
# set/10
· votar
: O ser humano se gaba tanto de ser um animal racional práticas completamente irracionais, como por exemplo acreditar em um ou mais deuses e seguir religiões.
uma coisa não está ligada a outra
alias se você lesse melhor as coisas, por exemplo Darwin não era ateu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin Darwin chegou mesmo a escrever sobre a religião como uma estratégia tribal de sobrevivência, embora ele ainda acreditasse que Deus fosse o legislador supremo. Sua crença continuou diminuindo com o passar do tempo e, com a morte de sua filha Annie em 1851, Darwin finalmente perdeu toda a sua fé no cristianismo. Ele continuou a ajudar a igreja local e colaborar com o trabalho comunitário associado à igreja, mas, aos domingos, ia caminhar enquanto sua família ia para o culto. Em seus últimos anos de vida, quando perguntado sobre a visão que tinha a respeito da religião, ele escreveu que nunca tinha sido um ateu no sentido de negar a existência de Deus e, portanto, se descreveria mais corretamente como um agnóstico.
|
Headstock invertido Veterano |
# set/10 · Editado por: Headstock invertido
· votar
Bom, com isso concluímos que carência de atenção e necessidade de autoafirmação são comportamentos racionais?
|
[M]@a.[K]!ller Veterano |
# set/10
· votar
The Root Of All Evil Cara, antigamente eu tinha certo respeito por você, hoje em dia perdi esse respeito.
|
# set/10
· votar
B.Frusciante Quer dizer, eu sei a importância da fé no cristianismo, mas existem/existiram tantos arranjos por aí. Alguns com enfâse na experiência, que, ao meu ver, passam longe de ter como componente a fé presente no cristianismo.
|
B.Frusciante Veterano |
# set/10
· votar
Machine Gun Man Mas por qual motivo você pensa que o cristianismo se baseou totalmente na fé?
Se imaginar que o cristianismo foi uma adaptação de várias religiões à temática de Cristo com o judaísmo. E estas várias religiões, das quais podemos incluir o próprio judaísmo, também foram baseadas num princípio lógico e, portanto, racional.
|
LeD_HaleN Veterano |
# set/10
· votar
esse The Root Of All Evil só quer ser o Sheldon Cooper.
|