Conceito de inteligência - alguém se atreve?

Autor Mensagem
Lucy.ana
Veterano
# ago/10


Olá, galera

Então, todos falam sobre inteligência, sobre pessoas inteligentes; ora ouço que mulher gosta de homem inteligente e homem gosta de mulher inteligente. Porém, qual é o verdadeiro conceito de inteligência? Você se considera inteligente? Inteligência é saber sobre um monte de coisa ou ter um raciocínio rápido? Quais são as pessoas inteligentes que você conhece?

Ah... Se quiserem levar para o lado científico seria legal também!

Machine Gun Man
Veterano
# ago/10
· votar


O Bog falou algo a respeito, mas tenho medo de tentar parafraseá-lo e distorcer alguma coisa. :(

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Qualquer um que não leve a neurologia em conta é falho.

guschard
Veterano
# ago/10
· votar


A palavra inteligência é bem ampla. Se eu não me engano, a ciência moderna considera 7 tipos de inteligência, entre elas: motora, linguistica, lógico-matemática, etc.

Mas saindo do campo científico, eu considero alguém inteligente quando essa pessoa consegue entender e formar raciocínios mais complexos do que a média.

Dogs2
Veterano
# ago/10
· votar


capacidade de adaptação mental a responder situações diversas

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


É algo que as pessoas utilizam para afirmar superioridade perante as outras. Alguns para serem cultuados no futuro.

Bizet
Veterano
# set/10
· votar


Eu considero capacidade de compreensão mesmo.

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/10
· votar


Não me considero, mas as pessoas me consideram.

Villts
Veterano
# set/10
· votar


Eu considero-me inteligente de raciocínio. E tenho uma certa inteligência motora boa também.

De resto, sou mongol.

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Definir burrice é fácil. Inteligencia é o extremo oposto, Pronto \o\

Leucocieetus
Veterano
# set/10
· votar


Acho que normalmente quanto a pessoa fala que alguém é inteligente quer dizer que é culto ou "esperto", sagaz.

Villts
Veterano
# set/10 · Editado por: Villts
· votar


Leucocieetus
É, pra mim inteligência é raciocínio, esperteza, fazer as coisas já pensando no jeito de contornar as conseqüências. Culto pra mim é simplesmente culto, não tem nada a ver com inteligência. Por isso que falo que escola não deixa ninguém inteligente, exceto quando ensina a aprimorar o raciocínio com a matemática.

Leucocieetus
Veterano
# set/10
· votar


Villts
É, eu penso como você.

Lucy.ana
Veterano
# set/10
· votar


Machine Gun Man

Não tenha medo de falar.
Qualquer coisa você corrige depois.

guschard

De fato é bem ampla... Porém deve haver algo mais restrito a esse adjetivo. Mas discordo com você em um ponto: entender raciocínios mais implexos tudo bem, mas formá-los já não entraria na questão... A não ser que você esteja se referindo a formar raciocínio de um modo argumentativo, é isso? Porém, prefiro a formação de raciocínios mais objetivos, sem muitos rodeios.

brunohardrocker

Você entrou já numa questão social, mas até já pensei sobre isso. Tem gente que afirma ser inteligente ou gosta de ser chamado de inteligente para erguer-se em superioridade em relação ao próximo.
=D

has4
Veterano
# set/10
· votar


Não é um conceito que tento delinear, mas sobre inteligência, assim a interpreto:

É saber usar bem o saber. Saber sem saber usá-lo não é inteligência. Alguns sabem pouco mas usam bem o pouco que sabem. Outros, sabem muito, porém não sabem usar o muito que sabem.

has4
Veterano
# set/10
· votar


Experiência presenciada por mim: Conheço pessoas sem estudos, que não têm um bom português tampouco muitos conhecimentos, mas sempre, com toda humildade, arranjam interessantes e inteligentes saídas para os problemas que enfrentam, e tomam soluções e decisões surpreendentes que, os ditos inteligentes certamente não as tomariam.

rodsom
Veterano
# set/10
· votar


Lucy.ana
Inteligência é saber sobre um monte de coisa ou ter um raciocínio rápido

saber sobre um monte de coisas é sabedoria
ter raciocinio rapido é esperteza.
as duas coisas sao ligadas à inteligencia.

Bog
Veterano
# set/10 · Editado por: Bog
· votar


Machine Gun Man

Eu falei?! =P Não me lembro. =P

Que eu saiba, não existe uma definição objetiva e mensurável de inteligência. QI é um modelo extremamente pobre e impreciso. Outras definições da psicologia (que não é ciência) são úteis, mas são bastante subjetivas e discutíveis - a utilidade delas está exatamente no fato de que não temos medidas muito objetivas sobre as quais trabalhar. Quando comecei a estudar inteligência artificial, a primeira coisa que o professor fez a gente entender foi bem isso, hehehe.

Sabemos que tem a ver com aprendizado, a capacidade de reconhecer padrões, a capacidade de generalizar conceitos sem exagero (quase tudo o que fazemos de intelectual envolve generalizar conceitos para reconhecer padrões!)... mas não sabemos exatamente onde ou como medir isso. Acredito (é, acredito) que SE houver uma medida objetiva, necessariamente vai passar pela neurociência, e vai envolver coisas como medir a velocidade da formação ou a densidade de sinapses ou algo do tipo.

No momento, o que usamos como base para dizer "fulano é inteligente" é meio próximo do que usamos para dizer "fulana é bonita" ou "ciclano é carismático": impressões pessoais e subjetivas. Em alguns momentos, nos parece óbvio que alguém é tão burro quanto uma porta, da mesma forma que todos reconhecem uma mocréia. Mas tirando os casos óbvios, às vezes temos dificuldade de distinguir as coisas, e por vezes confundimos estudo com inteligência, assim como confundimos "ajeitada" com "bonita". Claro, eu não deixo de falar que "fulano é inteligente" ou que "ciclana é bonita", mas sempre tenho em mente que isso não é exatamente fruto de uma medição objetiva com instrumentos precisos...

EternoRocker
Veterano
# set/10
· votar


Lucy.ana

qual é o verdadeiro conceito de inteligência?
Acho que nem tem como definir inteligência em partir rumo ao campo científico...

Se fizermos uma análise, não necessariamente quem sabe muito é inteligente. Talvez aquele com ampla capacidade de absorção, compreensão e aplicação do conhecimento em diferentes áreas seja inteligente.

Você se considera inteligente?
Não !!!

Inteligência é saber sobre um monte de coisa ou ter um raciocínio rápido?
Acho que nenhum nem outro... A soma dos dois, aliados a outros fatores... talvez.

Quais são as pessoas inteligentes que você conhece?
Voce !!!

:0)

É algo que as pessoas utilizam para afirmar superioridade perante as outras. Alguns para serem cultuados no futuro.

Mas isso é fato... Só o conhecimento traz poder.

Guitar_RdS
Veterano
# set/10
· votar


Bog
Eu, como você, tbm concordo com isso.

abç

Heaffy
Veterano
# set/10
· votar


inteligencia = ser esperto (Y)
.
haha zoa, mas eim, acho q é oq oVillts falou.
as pessoas confundem inteligencia pura com sabedoria.
É com uma pessoa idosa, ela é sábia pq conhece mtas coisas, ja viveu de tudo e sabe opinar sobre tudo, mas não necessariamente é intenligente.

Bog
Veterano
# set/10
· votar


A propósito, conheço muita gente que é intelectualmente superdesenvolvida por um lado e extremamente "tansa" por outro. Meu pai, por exemplo, fazia contas de cabeça mais rápido que os colegas dele com calculadora, mas não consegue atender um telefonema, não tem empatia e tem dificuldades de lidar com coisas fora do seu controle (é como uma versão mais light do Sheldon Cooper, do Big Bang Theory).

EternoRocker
Veterano
# set/10 · Editado por: EternoRocker
· votar


Bog
Eu, como você
...

Bog
Veterano
# set/10
· votar


Guitar_RdS
Eu, como você

EEEEEPA, tá parecendo o Serra! Ainda bem que tem uma vírgula ali separando você de mim, hahahha

Guitar_RdS
Veterano
# set/10
· votar


Bog
uahsduahdasda, isso aí, eu tô longe de vc uma vírgula, se cuida hein garotão

Czr
Veterano
# set/10
· votar


Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender.


=/

Rafael Walkabout
Veterano
# set/10
· votar


Isso pode ser relativo. Ou não.

Lucas Borlini
Veterano
# set/10
· votar


ora ouço que mulher gosta de homem inteligente

Mulher gosta é de dinheiro, quem gosta de homem é viado.

Guitar_RdS
Veterano
# set/10 · Editado por: Guitar_RdS
· votar


Pra se ter uma mulher gata, há 3 maneiras:
Ser rico (100% de chance de conseguir)
Ser mto bonito (80% de chance de conseguir)
Ter sorte (uns 50% de chance)

Eu me encaixo no 3º caso

Postei só pra falar q pego mulher bonita =)

Heaffy
Veterano
# set/10
· votar


Lucas Borlini
aaaa cara tbm não é assim, mulher gosta d homen inteligente...
(pq esses conseguem dinhero) ^^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conceito de inteligência - alguém se atreve?