Entrevista com autor de livro novo sobre Che.

    Autor Mensagem
    Devil Boy
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Devil Boy


    HUMBERTO FONTOVA fugiu de Cuba em 1961, é formado em Ciência Política e é mestre em Estudos Latino Americanos pela Universidade de Tulane. É também ativo colaborador da Imprensa de língua inglesa e da de língua espanhola. Já publicou quatro livros.

    NMNL - O que você pretende com este livro "O verdadeiro Che Guevara e os idiotas úteis que o idolatram"?

    Humberto Fontova - Meu livro tem uma missão: desmascarar, ajudar a espalhar a verdade inteiramente documentada sobre Ernesto Che Guevara, contada primeiramente por testemunhas de seu sadismo, estupidez e covardia.

    NMNL - Quem seria "O Verdadeiro Che Guevara"?

    Humberto Fontova - Um sádico, imbecil e covarde. Muitos familiarizados com sua história genuína perguntam "como que um incompetente tão incurável, sádico e idiota épico consegue tal status de ícone?"A resposta é que este psicótico e completamente vagabundo chamado Ernesto Guevara de la Sierra y Lynch teve a magnífica sorte de se associar com o maior agente de mídia da história, Fidel Castro, que – desde 1957 até hoje – sempre teve a mídia ansiosamente correndo e comendo nas sua mãos como pombos treinados. Se Guevara não tivesse se associado com Raul e Fidel Castro na cidade do México naquele verão fatídico de 1955 – Se ele não tivesse se associado com um cubano exilado na Guatemala chamado Nico Lopez um ano antes e que o apresentou ao Raul e ao Fidel Castro na cidade do México tudo aponta que Ernesto continuaria sua vida de vagabundo viajando, mendicância, vadïagem, fora as mulheres, mantendo-se em cortiços e rabiscando poesia ilegível.

    NMNL - Quem são "os idiotas úteis que o idolatram"?

    Humberto Fontova - Os idiotas úteis estão realmente a favor de Fidel Castro. Porque foi Castro que mentalizou, dirigiu e promoveu a lenda do Che – mas prestem atenção aqui! – somente depois que Castro manda Che "dormir com os peixes". Estes idiotas úteis são inúmeros, principalmente no meio acadêmico, na mídia e nos círculos de celebridades. A própria Gisele Bündchen do Brasil vem na lembrança, usando seus biquínis do Che, Benício del Toro provavelmente classifica Bundchen (que possivelmente pouco sabe sobre Che, exceto que ele uma vez posou para uma foto legal) como uma idiota útil. Mas considerando que a Revista Time listou Che Guevara como um dos "Heróis e ícones do século XX " (junto com Madre Teresa!) você começa a entender o quanto divulgada está a tal de "idiocracia útil".

    NMNL - Por que os fatos que você cita em seu livro não são conhecidos do público em geral?

    Humberto Fontova - Os fatos do meu livro são bem conhecidos entre aqueles que tiveram o azar de viver em Cuba nos entornos de 1960. Castro com maestria e com a mídia mundial e círculos acadêmicos em geral manteve estes fatos longe de uma ampla circulação. Mas você pode sentar em qualquer esquina de, digamos, Miami, Florida, ou New Jersey e praticamente qualquer cubano acima de, digamos, 60 anos que passa por ti estará bem familiarizado com os itens do meu livro. Além do mais, foram testemunhas como estas que me ajudaram a montar o livro.

    NMNL - O que você cita no seu novo livro são fatos novos descobertos recentemente ou coisas que já eram de conhecimento de algumas pessoas?

    Humberto Fontova - O conhecimento está, na sua maioria, confinado aos cubanos que viveram os acontecimentos. Estou grato de agir como porta voz do sofrimento deles. O romance mundial feito com a lenda da Revolução Cubana manteve estes itens completamente documentados longe do alcance da audiência. Quando o regime de Castro cair tudo do meu livro será sustentado, do mesmo modo que aconteceu com o Grande Terror de Robert Conquest depois que caiu a cortina de ferro. Espere para ver.


    NMNL - Qual a reação que as pessoas do meio intelectual (professores, jornalistas, estudiosos) aqui do Brasil ou em outras partes do mundo tem quando leem seu livro?

    Humberto Fontova - A maioria deles estão indignados. Aqui nos EUA estou seguindo em um tour de discursos em faculdades. Os alunos gostam do meu livro, os professores geralmente detestam.

    NMNL - Che Guevara era racista, anti-gay, homofóbico e etc... Isso é fato? Tem algo documentado no seu livro?

    Humberto Fontova - Estes preconceitos surgiram pela primeira vez no meu livro. Eu citei o próprio Che expressando-os, todas as citações racistas estão completamente documentadas. Outros foram ouvidos por seus camaradas do início da revolução. Outros vieram do próprio diário de Che.

    NMNL - Qual o conteúdo do DVD que acompanha o livro aqui no Brasil?

    Humberto Fontova - Guevara, Anatomia de um mito – um magnífico documentário (em espanhol) que entrevista muitos dos colegas rebeldes iniciais de Che, junto com muitos de suas vítimas. Usando na maioria evidencias testemunhais oculares, elas totalmente destroem – para todas as pessoas racionais – o mito do Che. Para todas as pessoas racionais...

    NMNL - No seu livro contém imagens ou fotos que comprovam os fatos que você mostra?

    Humberto Fontova - O livro, junto com o DVD contém não apenas imagens, mas também vídeos de atrocidades de Che. Logo no início da revolução cubana algumas execuções foram televisionadas pela mesma razão que a Al-Qaeda faz hoje em dia.

    NMNL - Você recebe muitas críticas sobre seu livro?

    Humberto Fontova - As críticas vêm principalmente por ignorantes e por partidários e agentes do regime de Castro.

    NMNL - Gostaria de deixar alguma mensagem aos brasileiros, jovens, adultos?

    Humberto Fontova - Jovens brasileiros, ponham o dedo no olho do seu professor. Joguem as atrocidades, completamente documentadas, do Che na cara deles. Estas atrocidades você encontrará detalhadas e documentadas no meu livro!

    Fonte.

    GuitarDrummer
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Malditos jovens do reggae...

    EternoRocker
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Independente do que o cara falou no livro dele...

    Che Guevara nunca foi essa Coca toda que pintam e é fato que foi um tremendo cuzão...

    "Por favor não atirem... sou Che Guevara !!!"

    Ass.: Ratinho revolucionário acuado e se borrando.

    Headstock invertido
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Che quer vara

    Bassist_rsl
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Bassist_rsl
    · votar


    Che.
    Parei de ler aqui.

    Machine Gun Man
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Jovens brasileiros, ponham o dedo no olho do seu professor.

    "Ó, Tia... foi ele quem mandou."

    Tirando a parte de ser racista, anti-gay, homofóbico e etc., o resto não traz tanta novidade.

    Gui
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Opiniões todos tem...

    se é valida ou não..tem que avaliar.

    uma opinião....cade as outras concordantes?

    goodhatin
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eu dou risada toda vez que falam bem do Che pra mim.

    Leucocieetus
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Bem imparcial o cara.

    Excelion
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Excelion
    · votar


    Gui

    Po mano se eu pintar o Hitler de vermelho e mandar ele falar que é de esquerda você defende ele também?

    Gui
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Excelion
    não.

    não defendi ninguém.

    apenas uma opinião contra diversas que apoiam...

    não que eu ache que o Che foi realmente o cara..mas ele teve grande importancia sim..

    escolha um e cole nesse tópico.

    Animal Mother
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ^
    Cínico.

    Gui
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ^
    ^
    ^
    babaca (e essa não fui eu que falei)

    Devil Boy
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Devil Boy
    · votar


    Gui
    apenas uma opinião contra diversas que apoiam...

    "Like other Communist leaders, Fidel Castro loves comparisons to the French Revolution; and just as the Jacobin Paris had Louis Antoine de Saint-Just, revolutionary Havana had Che Guevara, a Latin American version of Nechaev, the nineteenth-century nihilist terrorist who inspired Dostoevsky's The Devils.

    [...] As Guevara wrote to a friend in 1957: 'My ideological training means that I am one of those people who believe the solution to the world's problems is to be found in the Iron Curtain.' One night in 1955 in Mexico he met a young Cuban lawyer in exile named Fidel Castro, who was preparing to return to Cuba. Guevara decided to accompany Castro, and they landed on the island in December 1956. In the resistance, Guevara soon became commander of a detachment, quickly gaining a reputation for ruthlessness; a child in his guerrilla unit who had stolen a little food was immediately shot without trial. Régis Debray, who was his companion in Bolivia, described him as 'an authoritarian through and through' who wanted to impose a revolution of total Communism and sometimes found himself opposed to more democratic Cuban guerrilla commanders.

    [...] After the rebel victory, Guevara was assigned the post of state prosecutor, which gave him authority over pardons. He worked in La Cabaña prison, where a great number of people were executed, including some of his former comrades-in-arms who refused to abandon their democratic beliefs. 'I can't be the friend of anyone who doesn't share my ideas', he once said.

    As minister of industry and head of the Central Bank, Guevara found occasion to apply his own political beliefs, imposing the 'Soviet model' on Cuba. He was an avid disciple of Lenin, in whose honor he named his son Vladimir. Though claiming to despise money, he lived in one of the rich, private areas of Havana. Despite later serving as minister of economy, he had no notion of the most basic ideas of economics and ended up ruining the Central Bank. Social issues were more his forte, and he introduced 'voluntary work Sundays' in emulation of the U.S.S.R and China. He was a great admirer of the Cultural Revolution. According to Régis Debray, "It was he and not Fidel who in 1960 invented Cuba's first 'corrective work camp' (we would say 'forced labor camp')."

    In his will, this graduate of the school of terror praised the 'extremely useful hatred that turns men into effective, violent, merciless, and cold killing machines.' He was dogmatic, cold, and intolerant, and there was almost nothing in him of the traditionally open and warm Cuban temperament. He was the architect of the militarization of Cuban youth, sacrificing them to the cult of the New Man.

    His strongest desire was to spread the Cuban experiment far and wide. In 1963 he was in Algeria, and then in Dar es Salaam, then in Congo, where he crossed paths with the Marxist Laurent Kabila, who is now the president of the Democratic Republic of Congo and who never hesitated to massacre civilians. Filled with passionate hatred for the United States, in 1966 he took his guerrilla forces on a crusade through South America, with a slogan encouraging the creation of 'two, three, many Vietnams!'

    Castro used Guevara for tactical purposes. Once their rupture was complete, Guevara went to Bolivia. There he tried to apply his theory of the guerrilla foco (cell), taking no notice of the Bolivian Communist Party. Not a single peasant joined his group there. Increasingly isolated and hunted by government forces, he was captured on 8 October 1967 and executed the following day."

    FONTAINE, Pascal. Communism in Latin America, in: COURTOIS, Stéphane, WERTH, Nicolas, PANNÉ, Jean-Louis, PACZKOWSKI, Andrzej, BARTOSEK, Karel, MARGOLIN, Jean-Louis, The black book of communism: crimes, terror, repression (Cambridge: Harvard University Press, 1999), pp. 651-652.

    SayArtur
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ...teve a magnífica sorte de se associar com o maior agente de mídia da história, Fidel Castro, que – desde 1957 até hoje – sempre teve a mídia ansiosamente correndo e comendo nas sua mãos como pombos treinados...

    Hein?

    r2s2
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    É, o mesmo aparato midiático de propaganda usado pelo Fidel é utilizado hoje pelos reacionários para desmistificar o cara.

    Tem gente que não passa no vestibular para Letras tradução japonês noturno e ainda critica o cara que participou da revolução cubana, enfrentou e venceu um exército trocentas vezes mais poderoso e ainda saiu por aí tentando levar a sua ideologia.

    Ele era um sanguinário facínora? Era, e dos mais escrotos e filhos da puta. Mas que era um herói que arregaçou as mangas e mudou o que ele não concordava ninguém pode negar. Aliás, poder negar podem, mas não conseguem apagar o mito.

    Quem dera que tivéssemos vários Ches que usassem sua intrepidez e coragem, mas dentro de princípios humanitários. O que lhe faltou foi isso, princípios humanitários acima da vontade da revolução pela revolução.

    Mas nossos reacionários preferem outros heróis, como Ehud Olmert, que joga fósforo branco em civis (fonte), ou o Bush, que joga fósforo branco em civis iraquianos (fonte), ou os israelenses que tentam vender bombas atômicas a uma África do Sul do Apartheid (fonte), ou o Uribe, que massacrava opositores e os enterrava em gigantescas valas comuns (fonte).

    Ah, e é bem fácil falar que ele peidou quando foi pego. Pode ser verdade, como pode ser mentira. Mas eu queria ver os reacionários pequeno-burgueses aqui do fórum falarem para ele que era um sádico, imbecil e covarde, ncompetente tão incurável, sádico e idiota épico. Iriam miar de 4 e pedir penico.

    r2s2
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    SayArtur
    Hein?


    Foi sim. Os Estados Unidos o transformaram em um deus! Todo dia fazem propagandas com a foto dele, bem como todos os países alinhados fizeram em toda a Guerra Fria.

    Mesmo pq sabemos todos que a ditadura militar brasileira, alinha como era dos EUA, faziam propaganda dia'ria sobre as virtudes do Che. Isso pq, afinal de contas, quem mandava neles era o Fidel.

    Mas é interessante isso mesmo. Um país isoladíssimo, oprimido por um embargo total há décadas ainda consegue ter, como é que é, o maior agente de mídia da história, Fidel Castro, que – desde 1957 até hoje – sempre teve a mídia ansiosamente correndo e comendo nas sua mãos como pombos treinados...???!?!?!??!?!?1

    aheuhaeiuhaiuehaoehaoehaoiehoaiuehiuoaehoaiu

    Isso são dorgas, manolo!

    Badico
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ele era um sanguinário facínora? Era, e dos mais escrotos e filhos da puta. Mas que era um herói que arregaçou as mangas e mudou o que ele não concordava ninguém pode negar. Aliás, poder negar podem, mas não conseguem apagar o mito.

    É só porisso que estudei, e vamos dizer que Che é um icone para mim...

    Mas tambem não fico usando camisa do Che, essas coisas futeis...

    Guardo suas ideias apenas em pensamentos

    r2s2
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Devil Boy
    Devil Boy
    Humberto Fontova - Guevara, Anatomia de um mito – um magnífico documentário (em espanhol) que entrevista muitos dos colegas rebeldes iniciais de Che, junto com muitos de suas vítimas. Usando na maioria evidencias testemunhais oculares, elas totalmente destroem – para todas as pessoas racionais – o mito do Che. Para todas as pessoas racionais...


    Hahaha, o cara já está na defensiva em uma entrevista? Essa de jogar a responsabilidade do convencimento na racionalidade do leitor é a maior covardia intelectual que um escritor pode cometer.

    A terra é plana, só não sabe disso que é idiota.
    O universo é estático, só idiotas não sabem disso, até o Einstein sabia disso! Ou seja, são fatos!
    O Sol gira ao redor da terra, isso é fato. Ptolomeu e sues deferentes e epiciclos provou isso. Só alguém idiota não vê isso.

    Patético.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Meu livro tem uma missão: desmascarar, ajudar a espalhar a verdade inteiramente documentada sobre

    parei aqui, tava cheirando a mofo.

    r2s2
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Badico
    Guardo suas ideias apenas em pensamentos


    Cara, admito que muito pouco se aproveita do Che Guevara. Eu só aprovo a ação dele contra a inércia.

    Já li esse livro dele. Eu considero o mais completo relato sobre ele. E é bem imparcial. E é por ser imparcial que eu acho o Che uma pessoa desprezível em quase todos os sentidos. Um facínora assassino, desumano, arrogante, obsessivo, intransigente, compulsivo, parcial e várias outras coisas.

    Mas que ele foi um insurgente contra um governo (um não, vários) absurdo e soube tirar o povo do imobilismo tirânico, nisso ele foi um gênio.

    E o que é pior, ele foi meio que financiado pelos... EUA! Mas é claro, eles adoram um golpe! Como eles viraram para o outro lado, aí viraram inimigos, e ele deixou de ser um herói para virar um Um sádico, imbecil e covarde, incompetente tão incurável, sádico e idiota épico.

    Aliás, foi a mesma coisa com o Osama Bin Laden. E ainda posso dizer outros, como Somoza, Saddam, Papa e Baby Doc etc.

    Devil Boy
    Veterano
    # set/10
    · votar




    cao fofo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    eu não gosto so chê, e nunca gostei, foi depois de assistir os seus filmes, o primeiro ate que foi legal, mas o segundo mostrando como foi a morte dele eu achei foi ridiculo a ideologia dele

    achou q ia salvar o mundo?, parece q nao respeita a cultura dos outros paises, pq ele nao foi pra china?, pra koreia outros lugares que são piores?

    Che foi um tremendo de um zé ruela, zé goiaba para outros e um heroi para muitos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Entrevista com autor de livro novo sobre Che.