A influência de figuras autoritárias.

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10


Os experimentos de obediência de Stanley Milgram, nos anos 60, são qualificados como os experimentos científicos mais famosos e controversos. Milgram queria saber quão longe pessoas comuns iriam ao aplicar choques dolorosos em um colega, quando mandadas. Esse é o experimento:

Milgram recrutou voluntários - residentes comuns - para aplicar os choques. Ele recrutou atores para serem os sujeitos que receberiam os choques. O cientista que permaneceria na sala durante a duração do estudo fazia o papel da autoridade.
A autoridade começava cada experimento mostrando ao voluntário desconhecido como usar a falsa máquina de choque. A máquina permitia aos voluntários aplicar até 450 volts, um choque classificado como altamente perigoso.
Em seguida, o cientista dizia aos voluntários que eles testariam como os choques poderiam melhorar a lembrança de associação de palavras. Para cada resposta errada, os voluntários aplicavam choques nos aprendizes (atores), subindo a voltagem à medida que o experimento progredia.
Os aprendizes gritavam sempre que recebiam um choque. A cerca de 150 volts, eles deveriam ser liberados. O cientista encorajava os voluntários a continuar aplicando o choque não importasse o quão agitados os aprendizes ficassem.

Alguns voluntários paravam a 150 volts, mas a maioria continua até eles alcançarem o nível máximo de choque de 450 volts.

Muitas pessoas questionaram a ética do experimento, mas os resultados foram fascinantes. Milgram mostrou que as pessoas comuns são capazes de infligir muita dor a uma vítima que não merece simplesmente porque uma autoridade ordena que elas o façam. Milgram esperava que seu experimento pudesse explicar crimes de guerra do nazismo.

fonte: hsw

goodhatin
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
Por que tenho a sensação de que seus tópicos possuem o único objetivo de gerar brigas entre os demais usuários?

Machine Gun Man
Veterano
# ago/10
· votar


Milgram esperava que seu experimento pudesse explicar crimes de guerra do nazismo.

O_o

Soa meio ingênuo...

renansena777
Veterano
# ago/10
· votar


nossa eu li: a influencia de figuras aleatorias

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


goodhatin

Você até estaria parcialmente certo se não fosse a utilização do termo "único".

Machine Gun Man
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
Eu trocaria "pela" por "a"...

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Machine Gun Man

Você trocaria; eu troquei.

BuBu Vodka
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
oq exatamente vc quis dizer com isso???

está tentando influenciar as criatuaras imbecis ao nazismo ou está dizendo que as pessoas são malditas (jura?)?

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


BuBu Vodka
oq exatamente vc quis dizer com isso???

Eu nem disse nada!
Só postei o texto ehehehe

está tentando influenciar as criatuaras imbecis ao nazismo

Eu não sou uma figura autoritária.

ou está dizendo que as pessoas são malditas (jura?)?

É uma das conclusões :)

BuBu Vodka
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil

Eu nem disse nada!
Só postei o texto ehehehe

mesmo assim
vc quer passar algo com isso.. oq extamente?

Eu não sou uma figura autoritária.
tem certeza?

É uma das conclusões :)
e quais as outras?

Machine Gun Man
Veterano
# ago/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


The Root Of All Evil

:D

Tenho uma leve impressão de que o que te atraiu nisso foi o seguinte:
Muitas pessoas questionaram a ética do experimento

Sobre o tópico, pensando historicamente, acho (e apenas acho) que a presença ou ordem de uma autoridade não é tão necessária quanto a concordância ideológica (da religião ao nacionalismo), por exemplo - pra pensar no próprio nazismo, e até no terrorismo islã e na inquisição.

edit:. Acho que a Inquisição é um campo interessante pra se pensar essa questão.

Ah, e o fato de o que virá a sofrer ser visto como inimigo já me parece um estímulo maior do que a influência de uma autoridade.
Também uma forma estrutural de revanchismo, se deixarmos de lado a nossa conhecida construção social do indivíduo que o Black Fire comentou em algum lugar. Pensar esse revanchismo em termos individuais seria pensar que o que aplica dor foi ofendido/agredido, de alguma maneira, diretamente por aquele que agora sofre, mas não é isso que estou dizendo... =]

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


É aquilo que alguém disse no filme "Querem ser mais nazistas que Hitler..."

Se referindo aos soldados.

Mas o Nazismo só se utilizou do Cristianismo para se popularizar, porque assim que tivesse se consolidado, acabaria com a igreja.
Não tem como Hitler dizer que seguia Jesus Cristo. Ele não sairia por aí espalhando a bondade e repartindo o pão com os judeus e Jesus não era nem perto de ser ariano.

Na verdade Hitler tinha influências do Darwinismo, porque queria forçar uma seleção natural. E de Nietzche também, por ter deixado seqüelas como o "super homem" e uns centímetros a menos de bigode. Aí essa ideologia desencadeou a segunda guerra mundial.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


BuBu Vodka
vc quer passar algo com isso.. oq extamente?

Sei lá, quem sabe mostrar como nós somos hipócritas :)

tem certeza?

Tenho auhauhau

Machine Gun Man
Tenho uma leve impressão de que o que te atraiu nisso foi o seguinte:

Na verdade foi isso daqui mesmo:

pessoas comuns são capazes de infligir muita dor a uma vítima que não merece simplesmente porque uma autoridade ordena que elas o façam.

Ai fiquei pensando naquele tópico que condenaram a mulher a uma morte por lapidação.

Mas você tocou no ponto das religiões, que eu nem tinha pensado!

Sobre o tópico, pensando historicamente, acho (e apenas acho) que a presença ou ordem de uma autoridade não é tão necessária quanto a concordância ideológica

Vamos ver se eu entendi: Você acha que na verdade o mais importante é que a pessoa concorde ideologicamente com o que vai fazer, e não a figura autoritária "sugerindo" que ela o faça?
Sendo assim, no experimento, as pessoas que deram os choques mais altos o fizeram por... concordar em dar choques numa pessoa que não merecia levar os choques?

Ah, e o fato de o que virá a sofrer ser visto como inimigo já me parece um estímulo maior do que a influência de uma autoridade.

Faz sentido!
Mas e se esta autoridade for importante em fazer com que o "sofredor" pareça um inimigo?

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
Na verdade Hitler tinha influências do Darwinismo, porque queria forçar uma seleção natural.

Queria era forçar uma especiação, ou mesmo uma raciação; isolamento reprodutivo.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
Queria era forçar uma especiação, ou mesmo uma raciação; isolamento reprodutivo.


Sugerindo que fossem a raça superior.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
Sugerindo que fossem a raça superior.

Bonito foi tomar no cu nas olimpíadas.

Enfim, nem era uma raça, então o cara tá errado desde o começo.

Excelion
Veterano
# ago/10 · Editado por: Excelion
· votar


A influência de figuras autoritárias

Heil Führer!

PS: Antes que alguém fique com as partes posteriores doídas de raiva, minha mãe é judia em teoria, e meu vô por parte de mãe é de fato judeu, e eu não sou ariano, skin head etc tal.

Codinome Jones
Veterano
# ago/10
· votar


Heil Führer!

Ps: antes que alguem fique com as partes posteriores doidas de raiva, não tenho relação nenhuma com judeus, eu sou ariano e skin head.

_______
Legal seu tópico mano Root

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


Heil Führer!

PS: Antes que alguém fique com as partes posteriores doídas de raiva, sou flamenguista.

Bassist_rsl
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
sou flamenguista
hum...

guschard
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
Eu vi um vídeo sobre esse experimento. É TENSO.
Não sei se é só pelo fato da autoridade, mas pelo fato de passar a pica pra frente. Se o cara "morresse" no experimento, o cara poderia falar: "Ah, foi o cientista que mandou, e um cientista sabe o que está fazendo."

Machine Gun Man
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
Vamos ver se eu entendi: Você acha que na verdade o mais importante é que a pessoa concorde ideologicamente com o que vai fazer, e não a figura autoritária "sugerindo" que ela o faça?

Sim, mas não acho esses que sejam os dois únicos fatores. Só vejo que a "concordância ideológica" não foi abordada, e no entanto me parece ter bastante importância.

Sendo assim, no experimento, as pessoas que deram os choques mais altos o fizeram por... concordar em dar choques numa pessoa que não merecia levar os choques?

Não falei aquilo em relação ao experimento, cujo resultado pode apenas variar entre esses dois extremos (apontar ou negar a influência da autoridade). Por isso esse post... porque não acredito que um experimento de condicionantes tão limitadas possa buscar ampliar-se e explicar fenômenos sociais e psicológicos complexos como os crimes de guerra durante o nazismo. E é em um caso assim, real - e não em um experimento controlado, que eu acho que o fato de se concordar ideologicamente e internalizar a motivação do próprio ato viria antes da influência autoritária.

Mas e se esta autoridade for importante em fazer com que o "sofredor" pareça um inimigo?

Uma etapa na elaboração ideológica, não? Esse "fazer com que pareça" está englobado na ideologia em questão (precisamente, na criação dela), e uma vez internalizada...

Você vai me chamar de místico e tal, eu sei. =/

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


Machine Gun Man

Queria que você replicasse o meu post. Pena que você sabe que eu não sou um troll muito eficiente =/

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


guschard
mas pelo fato de passar a pica pra frente. Se o cara "morresse" no experimento, o cara poderia falar: "Ah, foi o cientista que mandou, e um cientista sabe o que está fazendo."

É, tem isso também.

Machine Gun Man
não acho esses que sejam os dois únicos fatores. Só vejo que a "concordância ideológica" não foi abordada, e no entanto me parece ter bastante importância.

De acordo.

Você vai me chamar de místico e tal, eu sei. =/


Po, nem achei místico, saquei o que vc disse.

GiulianoB
Veterano
# ago/10
· votar


digo, repito e volto a dizer , espere sempre o pior do ser humano, ai quem sabe não se decepcionará tanto com esse macaco "inteligente" e maldoso.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


GiulianoB
espere sempre o pior do ser humano

O foda é que somos criados pra esperar sempre o melhor.
A decepção é tremenda.

Zandor
Veterano
# ago/10
· votar


Algumas pessoas não gostam do experimento porque ele sugere que os nazistas eram gente normais que nem todo mundo, que riam, comiam e peidavam. Não! De jeito nenhum! Um ... nazista? Como pode ser meu igual? Não, só pode ser um monstro, não é humano. Eu jamais faria a mesma coisa se o meu presidente dissesse que era legal. É que nem aqueles desenhos evangélicos que mostram os romanos com os olhos vermelhos pras criancinhas saberem que o soldado romano por si só era um ser maligno.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


Esse experimento tem uma metodologia completamente esdrúxula.

Milgram mostrou que as pessoas comuns são capazes de infligir muita dor a uma vítima que não merece simplesmente porque uma autoridade ordena que elas o façam. Milgram esperava que seu experimento pudesse explicar crimes de guerra do nazismo.

E chegou a uma conclusão estapafúrdia. É completamente diferente você infligir choques em alguém que se voluntariou pra recebê-los em um ambiente controlado de você praticar crueldade em gente inocente. Ridículo.

Headstock invertido
Veterano
# ago/10
· votar


Como é que se sabe se é judeu?

Zandor
Veterano
# ago/10
· votar


E chegou a uma conclusão estapafúrdia. É completamente diferente você infligir choques em alguém que se voluntariou pra recebê-los em um ambiente controlado de você praticar crueldade em gente inocente. Ridículo.


O que foi que eu disse?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A influência de figuras autoritárias.