Lula: Tênis é esporte de burguês!

Autor Mensagem
Chespirito
Veterano
# ago/10




Uma declaração dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva revoltou ex-tenistas como Fernando Meligeni e Vanessa Menga. Durante a inauguração de um projeto social na Favela da Maré, no Rio, um garoto da comunidade disse ao presidente que gostaria de praticar tênis. Lula respondeu dizendo que ele deveria tentar a natação e que tênis era um "esporte de burguês". O vídeo com a conversa do garoto com o presidente parou no YouTube.


No twitter, Fernando Meligeni foi o primeiro a criticar o presidente.

- Sei que vai repercutir. Mas que baita declaração infeliz do nosso presidente. Tenis é de burguesia? Deprimente declaração. Depois, quando os burgueses vencem torneios, eles politicos não acham isso e querem sair na foto do lado. Alem não deixar um menino ir atrás da sua vontade e sonho, ele diz para mudar de esporte. DEPRIMENTE exemplo. Deixe o menino sonhar. Muitos meninos que não são burgueses venceram no tenis. Guga não era rico. O pai do Oncins era cabelereiro. Querem mais? Acho que ele deve um pedido de desculpas aos tenistas. Sei que é nosso presidente e lhe devo o maior respeito. Mas ele pisou na bola.

Vanessa Menga, que tem um projeto social de tênis em Santa Catarina, também mostrou irritação.

- Olha que absurdo! Aí quando a gente ganha uma medalha eles colocam a gente pra andar de carro de bombeiro. É para deixar qualquer um de mal humor com essa declaração! Será que ele quer que eu enterre meu instituto e pare com os projetos sociais? Só pode ser isso que ele quer! Se ele soubesse quantos meninos e meninas temos jogando tão bem e alcançando seus sonhos! Me irritei!

Até o levantador Bruninho, da seleção brasileira de vôlei, apoiou os tenistas.

- Fininho mandou bem no desabafo! O presidente mandou malzão! É uma pena mesmo! Conheço projetos no Rio (na Lagoa) com criancas da favela. Vários que acabam jogando o circuito lá no rio. Mas ele mostrou muita ignorância! O que Guga, você (Meligeni) e o Oncins fizeram pra crescer o esporte e despertaram o sonho de tantas criancas de um dia serem tenistas! Qualquer tipo de crianca! Seja pobre ou rica!

:O

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


Até parece que pobre joga tênis fora de projeto social. Só se for um tênis amarrado no outro no fio do poste.

Codinome Jones
Veterano
# ago/10
· votar


tem razão novamente.

southbass
Veterano
# ago/10
· votar


grande presidente

ghostbastard
Veterano
# ago/10
· votar


aí lék, pega tua raquéti e passa lá nu barraco pra genti treiná lá na quadrinha

LeD_HaleN
Veterano
# ago/10
· votar


O Lula é que nem uma criança, ele é sincero.


o pior desse vídeo para mim não é a declaração do Lula, mas sim o comportamento do Cabral.

TWT ICE
Veterano
# ago/10
· votar


quem não gosta dele acha essa declaração absurda, quem gosta acha que ele só falou a verdade

BokuWa
Veterano
# ago/10
· votar


E não é?

BokuWa
Veterano
# ago/10
· votar


TWT ICE
Nada, eu não gosto dele.

GuitarHouse
Veterano
# ago/10
· votar


O Lula deu uma sugestão...nada de mais....afinal, tênis é esporte de burguês sim.

O Cabral começou a xingar o garoto e o Lula ficou sorrindo para parecer ser brincadeira....

Minow
Veterano
# ago/10 · Editado por: Minow
· votar


Que é verdade é, mas nem por isso o presidente da república deve sair por aí falando, muito menos falar pro menino lá mudar de idéia. Isso vindo de quem veio soa muito mais como um "você é pobre, ponha-se no seu lugar".

Cara, agora que eu fui ver o video.
Mas que VERGONHA. Vergonha do nosso presidente e principalmente vergonha desse filho da puta desse governador humilhando o menino daquele jeito.
Me deixa puto um presidente que veio dali, sabe exatamente como é ser aquele menino, mas que esqueceu toda essa vida e agora pensa como o outro que já nasceu rico e vê aquelas pessoas como "aqueles pobres", vagabundos e criminosos em potencial que são no máximo alguns votos ganhos com um projeto social semi-completo, com metade do dinheiro desviado.

Fico triste em saber que apesar desse video ter se espalhado, provavelmente a Dilma vai ser eleita. Apesar disso, independente da Dilma ou do Serra, a mentalidade ali no caso seria a mesma, talvez com um pouco mais de falsidade (no caso do Cabral), mas com o mesmo intuito.

Vocês realmente acharam que a pior coisa do video foi o Lula falando que tênis é esporte de burguês? Eu até esqueci disso depois que vi o video inteiro.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


"você é pobre, ponha-se no seu lugar".

Oras, mas isso é ser realista, o que adianta o guri ficar com essa bobeira de ser jogador de tênis? Ele deveria estar preocupado em estudar e ter alguma carreira, o que é muito mais plausível pra quem é pobre. Eu mesmo queria ser uma porrada de coisas malucas, mas aí percebi que sou pobre e resolvi fazer engenharia. Sonhos malucos em geral só te levam a frustração, ou à presidência.

Gui
Veterano
# ago/10
· votar


ele não mentiu..

mas não precisava ter falado isso.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# ago/10
· votar


Cabral mandou muito mal... muito mesmo. Para quem já tem fama de corrupto, só se queimou mais.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# ago/10
· votar


meldels sou membro :o

buddy guy
Veterano
# ago/10
· votar


Black Fire
Até parece que pobre joga tênis fora de projeto social. Só se for um tênis amarrado no outro no fio do poste.


Sou obrigado a concordar !!!

Minow
Veterano
# ago/10
· votar


Black Fire
Oras, mas isso é ser realista

Cara, mas o trabalho deles é melhorar a qualidade de vida daquele menino ali. Aquele mesmo que o governador humilhou.
Não é insinuar que ele é traficante e chamar de vagabundo (porque foi o que ele fez).
É dar a condição dele ir pro colégio e aprender alguma coisa, dar condição pra uma pessoa que vive num lugar todo esburacado de bala, que só conhece uma lei alternativa e toques de recolher, ainda assim ter uma educação digna e conseguir passar no vestibular pra o curso que quiser.
Ou você acha que o que essas pessoas devem fazer é simplesmente aceitar que elas nasceram sem condição e se CONFORMAREM em ter uma vida miserável?

Aquele menino ali tem todo o direito de querer ser qualquer coisa na vida. De querer nadar na piscina do projeto, de querer ser tenista profissional, bombeiro ou astronauta. Se ele vai ou não ser é outra história, mas pelo menos aquele filho da puta ali que está humilhando o rapaz do video tem como trabalho (e ganha bem pra isso) tentar com o que tem em mãos melhorar ao máximo a condição deles.

fernando tecladista
Veterano
# ago/10
· votar


Ele deveria estar preocupado em estudar e ter alguma carreira
e porque a carreira não pode ser a de jogador de tenis, tem muitas historias assim no futebol porque não no tenis?

e nesse mesmo pensamento que a gente cai no "música não da dinheiro" então perde o projeto e se contenta em tocar por diversão na garagem a vida inteira

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


Minow
Não, você distorceu completamente o que eu falei. O que o menino tem que se conformar é que carreira de tenista não rola pra pobre, simplesmente isso, o resto foi você que escreveu.


Aquele menino ali tem todo o direito de querer ser qualquer coisa na vida. De querer nadar na piscina do projeto, de querer ser tenista profissional, bombeiro ou astronauta


É, vai sonhando com carreira de tenista, astronauta e não sei o que, e vê onde o sujeito vai parar. Mesmo, assim, ok que ele sonhe, mas o governo não deveria ter obrigação de gastar o preço de vários campinhos de futebol, que forneceriam lazer pra dezenas de pessoas, numa quadra de tênis, que vai fornecer lazer pra meia-dúzia, o governo tem que financiar o realista, não o sonho maluco das pessoas.

Minow
Veterano
# ago/10
· votar


Black Fire
O que o menino tem que se conformar é que carreira de tenista não rola pra pobre

Tá.
Por quê?
Se fosse pólo, eu até entenderia, pelo alto custo do esporte.
Mas por que não tênis, já que existem tantos projetos e tudo o que o tenista precisa é uma raquete e umas bolas?
A raquete de R$3000 ele compra depois, ao se provar apto a ter futuro no esporte.

É, vai sonhando com carreira de tenista, astronauta e não sei o que, e vê onde o sujeito vai parar.

Eu não disse que o menino vai ser astronauta ou que isso é possível. Mas ele pode ter o direito de querer. Se não se pode ter nem um sonho, qual o propósito em viver, sinceramente?

Atum Bluesman
Veterano
# ago/10
· votar


O que o pessoal queria ouvir é o Lula dizendo para o garoto que iria investir em quadras de tenis para população.
O povo não está acostumado com político falando a verdade.

Minow
Veterano
# ago/10
· votar


Atum Bluesman
Você viu a porra do video?
Caguei pra o que ele falou do tênis, vai ver o que são as pessoas que elegeram eles pra essas pessoas.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


Minow

Por quê?
Se fosse pólo, eu até entenderia, pelo alto custo do esporte.
Mas por que não tênis, já que existem tantos projetos e tudo o que o tenista precisa é uma raquete e umas bolas?
A raquete de R$3000 ele compra depois, ao se provar apto a ter futuro no esporte.


Oras, mas o guri mesmo disse que não podia jogar tênis, e você acha que todo pobre mora perto de um projeto desses?



Eu não disse que o menino vai ser astronauta ou que isso é possível. Mas ele pode ter o direito de querer. Se não se pode ter nem um sonho, qual o propósito em viver, sinceramente?


Por que o propósito nunca pode ser alguma coisa possível(tô falando possível de verdade, não 1 em 1 milhão) como ter uma carreira de advogado, engenheiro, professor ou dentista? Tem sempre que ser alguma coisa mirabolante como ganhar dinheiro jogando tênis(quantas pessoas conseguem um patrocínio legal pra viver disso? dá pra comparar com o número de pessoas que conseguem viver de uma carreira convencional?)?

Atum Bluesman
Veterano
# ago/10
· votar


Minow
Vi.
O problema mesmo é o que o Cabral disse, porém esse não é o assunto do tópico.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


Mas, de qualquer forma, isso mostra como o Brasil progrediu, em que outro país do mundo os pobres acham inadmissível não ter quadra de tênis perto de casa?

Tivertimailaif
Veterano
# ago/10
· votar


Declaração epica do Lula, esse cara tinha que ser igual o chavez, ficar 357 anos no poder \o

Minow
Veterano
# ago/10 · Editado por: Minow
· votar


Black Fire
Oras, mas o guri mesmo disse que não podia jogar tênis, e você acha que todo pobre mora perto de um projeto desses?

Não estou falando específicamente daquele menino.

Por que o propósito nunca pode ser alguma coisa possível
dá pra comparar com o número de pessoas que conseguem viver de uma carreira convencional?

Então uma pessoa só pode ser engenheira, advogada, médica?
Me desculpe, mas isso é mentalidade de pais (pais mesmo, não país) de terceiro mundo, que acham que o filho só vai ser "alguém na vida" se tiver um "emprego digno", senão nunca vai ter dinheiro pra comer.

AINDA BEM que meus pais nunca tentaram me convencer disso. Ainda bem que eu fui fazer o que eu gostava, independente de ser uma carreira ligada à arte ao invés de algo mais racional.
Eu iria morrer de tédio sendo engenheiro ou publicitário. Nunca fui bom aluno no colégio, nunca me interessei por nada daquilo (pelo menos enquanto estive lá). Já ouvi diversas vezes que eu tava jogando minha vida fora, que eu devia estudar pra passar no vestibular pra uma boa faculdade, senão eu nunca seria ninguém e nunca conseguiria um emprego decente.

E adivinha só, até que tá dando tudo certo na minha vida!

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


Minow
Não estou falando específicamente daquele menino.

Mas o tópico é sobre ele.

r.

AINDA BEM que meus pais nunca tentaram me convencer disso. Ainda bem que eu fui fazer o que eu gostava, independente de ser uma carreira ligada à arte ao invés de algo mais racional.
Eu iria morrer de tédio sendo engenheiro ou publicitário. Nunca fui bom aluno no colégio, nunca me interessei por nada daquilo (pelo menos enquanto estive lá). Já ouvi diversas vezes que eu tava jogando minha vida fora, que eu devia estudar pra passar no vestibular pra uma boa faculdade, senão eu nunca seria ninguém e nunca conseguiria um emprego decente.


É muito diferente você se dar bem na vida com uma carreira alternativa quando não é do guetto igual o menino aí.

Agora, vamos pensar no assunto da discussão, antes que ele se perca.

Você disse que o Lula deu a entender que o menino é pobre e devia se colocar no lugar dele.
Agora vamos pensar no contexto das coisas.
O guri está exigindo o "direito" de jogar tênis, ele tem dinheiro pra comprar uma quadra de tênis ou se associar num clube? Não. Existe alguma justificativa para que o Estado banque o hobby das pessoas? Não.
Justificativa até existe para que o Estado banque o lazer, oras, mas porque o Estado deveria bancar um lazer tão caro, se pode bancar lazer com o dinheiro de uma quadra de tênis pra muito mais pessoas fazendo um campo de futebol? Tênis é um serviço excencial? Obvio que não.
Se exigir que as pessoas sejam realista é dizer pra elas "se porem no seu lugar", então ele deveria se por no lugar dele mesmo, exigir uma quadra de tênis é tão absurdo quanto exigir um kart, se ele acha que tem capacidade que corra atrás de um projeto(a chance de quebrar a cara é muito maior do que de se dar bem na vida), agora, achar que o Estado tem que arcar esse tipo de sonho é meio besta.

Minow
Veterano
# ago/10
· votar


Black Fire
Mas o tópico é sobre ele.

Tá legal. Então encerro por aqui.

É muito diferente você se dar bem na vida com uma carreira alternativa quando não é do guetto igual o menino aí.

É, eu sei. Mas não deveria ser, a vida é injusta.

O guri está exigindo o "direito" de jogar tênis

Não vi assim, vi um menino dizendo que gostaria de jogar tênis.

Ok, ao invés de responder ao seu argumento vou apresentar mais ou menos o mesmo argumento, mas por outro lado.

O menino diz que acorda com o som do caveirão. O governador do estado diz que ele tá fazendo papel de otário. Manda ele estudar. Diz que ele prefere os traficantes. Eles falam sobre abrir a piscina pra aquelas pessoas pra meio que calar a boca delas, pra não causar um "escândalo eleitoral".

Ok, o trabalho deles não é ficar construindo quadras de tênis, mas também não é mandando caveirão que se resolve as coisas. Ou você acha que é?
Se acha, me desculpe mas me adiantarei e serei preconceituoso e direi que você não faz a menor idéia porque você mora numa cidade que tem vacas pastando na rua e não faz a menor idéia da vida que essas pessoas tem. Observe que não estou sendo ofensivo, eu já fui em Passo Fundo e tenho ótimos amigos aí, digo apenas que você pode estar biased achando que o que você viu no Tropa de Elite é algo louvável e que ajuda de alguma maneira a melhorar a vida de pessoas de bem que moram em "comunidades".

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


Minow
O menino diz que acorda com o som do caveirão. O governador do estado diz que ele tá fazendo papel de otário. Manda ele estudar. Diz que ele prefere os traficantes. Eles falam sobre abrir a piscina pra aquelas pessoas pra meio que calar a boca delas, pra não causar um "escândalo eleitoral".

Ok, o trabalho deles não é ficar construindo quadras de tênis, mas também não é mandando caveirão que se resolve as coisas. Ou você acha que é?
Se acha, me desculpe mas me adiantarei e serei preconceituoso e direi que você não faz a menor idéia porque você mora numa cidade que tem vacas pastando na rua e não faz a menor idéia da vida que essas pessoas tem. Observe que não estou sendo ofensivo, eu já fui em Passo Fundo e tenho ótimos amigos aí, digo apenas que você pode estar biased achando que o que você viu no Tropa de Elite é algo louvável e que ajuda de alguma maneira a melhorar a vida de pessoas de bem que moram em "comunidades".




Cara, você tá colocando um monte de palavras na minha boca, eu achei palhaçada o que o Sérgio Cabral fez, mas o assunto do tópico é o tênis ser um esporte pra gente endinheirada. Não se o Sérgio Cabral é justo, ou não, ou se a vida do guri aí é legal ou não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Lula: Tênis é esporte de burguês!