Anarquismo é horóscopo ou política?

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


Outra pergunta:

Qual seria o tratamento dado a questões como Educação e Saúde?

Teríamos escolas sem hierarquias? Não teríamos escolas?

Médicos formados formariam hospitais em conjunto? seriam autônomos, sem nenhum órgão regulamentador/fiscalizador da profissão?

ateu superior obtuso e chato
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
Qual seria o tratamento dado a questões como Educação e Saúde?

Teríamos escolas sem hierarquias? Não teríamos escolas?

Médicos formados formariam hospitais em conjunto? seriam autônomos, sem nenhum órgão regulamentador/fiscalizador da profissão?

todas as perguntas se resumem a uma resposta:
no momento seria tudo uma bagunça.

eu voto nulo não pq quero o anarquismo.
mas simplesmente também porque não quero ficar com a consciência pesada de que ajudei um político a chegar ao poder

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


ateu superior obtuso e chato
eu voto nulo não pq quero o anarquismo.
mas simplesmente também porque não quero ficar com a consciência pesada de que ajudei um político a chegar ao poder


Consciência pesada? Eu posso votar no Zé Fulano que nem fico com peso na consciência por ter ajudado um esquema de partido pra arrecadar uns trocados.

ateu superior obtuso e chato
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
eu sim

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


ateu superior obtuso e chato

Vc é muito temente.

ateu superior obtuso e chato
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
Vc é muito temente.
vai ver estou devendo

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker

a família só surgiu quando o homem se fixou à terra, com o início da agricultura. O que tínhamos antes eram bandos. O patriarcado é somente uma forma de controle da terra, repressão das mulheres e perpetuação de poder. Essa instituição podre [fábrica de neuróticos] só chegou aos dias de hoje pela necessidade de perpetuação da propriedade privada, que vive através de nossos corpos.

Isso vale para a medicina, educação, etc... Padronização de corpos para que estes se encaixem na maquinaria capitalista.

Se é para manter esse lixo que nos empurraram, é melhor explodir tudo e começar de novo. Eu não tenho medo de perder nada.

referências aleatórias: TAZ e Michel Foucault.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


J. S. Coltrane
a família só surgiu quando o homem se fixou à terra, com o início da agricultura. O que tínhamos antes eram bandos.

Bandos de homens que não podiam ver uma mulher se agachar pra beber água que já botavam pra dentro!
Nasciam os filhos, os homens iam atrás de comida e as mães ficavam cuidando as crianças até que elas conseguissem se virar.

Começamos a nos organizar e nos planejar. Isso, se comparado ao que era antes, pra mim é um avanço. E hoje, com o aumento da informação, com as familias cada vez mais planejadas, é mais um avanço.
Agora na anarquia você quer o que? Que voltemos à pré-história?

O patriarcado é somente uma forma de controle da terra, repressão das mulheres e perpetuação de poder.
Essa instituição podre [fábrica de neuróticos] só chegou aos dias de hoje pela necessidade de perpetuação da propriedade privada, que vive através de nossos corpos.

Não é o que mostra a tendência, da mulher cada vez mais independente e igual em direitos ao homem.
Isso pode ter custado um monte de movimentos sociais, mas vale mais a pena que acabar com a familia em defesa de um movimento que acha que cada um ter os seus bens é coisa do demônio.

Isso vale para a medicina, educação, etc... Padronização de corpos para que estes se encaixem na maquinaria capitalista.

Se é para manter esse lixo que nos empurraram, é melhor explodir tudo e começar de novo. Eu não tenho medo de perder nada.

Eu não vejo o mundo desse jeito. O que temos é o resultado de tudo o que queremos historicamente, nós chegamos a isso em conjunto, não vejo onde existe uma conspiração que estabeleceu todos os problemas que enfrentamos e que se sinta beneficiada de alguma forma com isso.

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker

Esse tal avanço levou à uma vida administrada até a morte sob a tutela do Estado e do capital. Isso não foi feito por pessoas, não é uma conspiração mas um sistema sem sujeito, sem centro, inconsciente e que vive através de nossos corpos.

defesa de um movimento que acha que cada um ter os seus bens é coisa do demônio

propriedade pessoal não é nenhum problema. A questão é quando a propriedade serve para explorar os outros.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10 · Editado por: brunohardrocker
· votar


J. S. Coltrane
Esse tal avanço levou à uma vida administrada até a morte sob a tutela do Estado e do capital. Isso não foi feito por pessoas, não é uma conspiração mas um sistema sem sujeito, sem centro, inconsciente e que vive através de nossos corpos.


Até que ponto isso é ruim? Ou pra você é totalmente ruim e o sistema não tem possibilidades de nos beneficiar?

propriedade pessoal não é nenhum problema. A questão é quando a propriedade serve para explorar os outros.

Quanto a isso, tudo bem, concordo que por trás de tudo o que vemos existe uma corrupção gigante, propriedades adquiridas a força e uma meritocracia friolenta.

No capitalismo, se conseguirmos estabelecer uma distribuição de renda justa, uma real livre concorrência e o acesso de todos a uma boa educação, seria bem mais fácil de não vermos gigantes explorando pequenos. Mas isso necessita um Estado e uma administração. E isso não é utópico.

Mas como seria na anarquia? Não existiriam pessoas mal-intencionadas? Sabendo que isso é impossível, qual seria o tratamento a essas pessoas?
Não existiriam pessoas desamparadas?

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/10
· votar


A questão central para o anarquismo não é bom ou ruim, mas aquela palavra tão cara para todos: liberdade

No capitalismo, se conseguirmos estabelecer uma distribuição de renda justa, uma real livre concorrência e o acesso de todos a uma boa educação, seria bem mais fácil de não vermos gigantes explorando pequenos. Mas isso necessita um Estado e uma administração. E isso não é utópico.

Esse projeto afundou no séc XX.

Mas como seria na anarquia?

Não dá para afirmar nada sobre isso. Profecia não é comigo.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


J. S. Coltrane
A questão central para o anarquismo não é bom ou ruim, mas aquela palavra tão cara para todos: liberdade

Essa liberdade, dada a situação que vive a humanidade, pode pender tanto para um lado ruim ou bom, ou só tem a pender para o lado bom?

Defina "liberdade".
Existe um conceito objetivo?

Eu por exemplo, não acho que pagar impostos para uma administração que mantenha uma sociedade justa e estruturada seja falta de liberdade.
Porém, acho que pagar impostos exorbitantes e ter uma sociedade injusta na prática, seja sim, falta de liberdade. O problema está na má intenção, não na simples existência de uma hierarquia.

Esse projeto afundou no séc XX.

Será?
Temos exemplos práticos de países no norte da Europa que vivem um desenvolvimento humano elevado, nem por isso são comunistas ou deixam de ser Estados.

Não dá para afirmar nada sobre isso. Profecia não é comigo.

Não peço profecias, somente as propostas do anarquismo.

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker

Temos exemplos práticos de países no norte da Europa que vivem um desenvolvimento humano elevado

Isso só ocorre pois eles colocam no rabo aqui do terceiro mundo devido ao passado da exploração colonial. E se o mundo inteiro tiver o mesmo padrão de vida que eles, os recursos naturais se esgotariam em 3 dias.

Defina "liberdade".
Existe um conceito objetivo?


A prática da liberdade

Não peço profecias, somente as propostas do anarquismo.

A proposta é destruir tudo para fazer tudo de novo. Simples assim. Assim como a burguesia fez no passado. O resto só pode ser feito fazendo, não há teoria para o que ainda não existe.

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


J. S. Coltrane
Isso só ocorre pois eles colocam no rabo aqui do terceiro mundo devido ao passado da exploração colonial. E se o mundo inteiro tiver o mesmo padrão de vida que eles, os recursos naturais se esgotariam em 3 dias.

Se você olhar na tabela dos 10 maiores IDH's, verá apenas a França, que no passado foi um forte colonizador. o Japão foi destruído em 1945 e se reconstruiu.

A questão aqui não é a renda, apenas que existe a possibilidade de estabelecer um mínimo de condições humanas na terra.

Numa sociedade anárquica isso seria diferente? Com a dita 'liberdade" as pessoas todas iriam ter um padrão de vida excelente? E os recursos naturais?
Não quero profecias, se não existe proposta, então o que você esperaria? qual seu desejo?

A prática da liberdade

...

A proposta é destruir tudo para fazer tudo de novo. Simples assim. Assim como a burguesia fez no passado. O resto só pode ser feito fazendo, não há teoria para o que ainda não existe.


Sei, o resto é ir fazendo... como fazemos desde que existimos para chegar no que temos hoje.

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/10
· votar


Se você olhar na tabela dos 10 maiores IDH's, verá apenas a França, que no passado foi um forte colonizador. o Japão foi destruído em 1945 e se reconstruiu.

A questão aqui não é a renda, apenas que existe a possibilidade de estabelecer um mínimo de condições humanas na terra.


O imperialismo não é mais por nações, isso foi no passado. O que ocorre hoje é um imperialismo daqueles que detém os meios técnicos para a reprodução do mundo, e colocam suas condições para a periferia [Brasil e outros]. Os recursos já existem, mas são direcionados para a valorização do capital, e não para vivermos [isso é um mero meio].

Sei, o resto é ir fazendo... como fazemos desde que existimos para chegar no que temos hoje

Fazer isso sem se apaixonar pelo poder é raridade.

Devil Boy
Veterano
# ago/10 · Editado por: Devil Boy
· votar


brunohardrocker

Um bom overview:

http://econfaculty.gmu.edu/bcaplan/anarfaq.htm

brunohardrocker
Veterano
# ago/10
· votar


Devil Boy

Valeu :]

Eu só não leio textos longos em inglês. Vou ter que apelar para a tradução e interpretar.

Devil Boy
Veterano
# ago/10
· votar


brunohardrocker
Eu só não leio textos longos em inglês. Vou ter que apelar para a tradução e interpretar.

Foi mal. É que em português não tem mesmo nada que preste nessa linha. =)

J. S. Coltrane
Veterano
# ago/10
· votar


Devil Boy

As traduções do Michel foucault são tão ruins assim?

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


brunohardrocker

acabei descobrindo que o anarquismo é bem prático mesmo, não precisamos esperar nada, é mais uma atitude perante a vida e uma forma prática de viver.

somos livres apesar do estado, e somos livres agora

Cavaleiro
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay

Agora é só editar um livro

umas quotes pra ajudar:

http://www.goodreads.com/search?q=anarchism&search%5Bsource%5D=goodrea ds&search_type=quotes&tab=quotes

Essa é bem comercial: "People have only as much liberty as they have the intelligence to want and the courage to take."
— Emma Goldman

brunohardrocker
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay

Meu cérebro anda meio bobo agora, prefiro não comentar nada a respeito por enquanto.
Fiquem a vontade. o/

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


brunohardrocker

aceite a não violência, a liberdade e a propriedade (essa última é meramente pragmática para mim). Tudo o mais decorre.

Cavaleiro

nhé
prática > lero-lero

brunohardrocker
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay

No fundo eu aceito.

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


brunohardrocker

então você é anarquista, aja como um 24/7 e nunca deixe o ditador dentro de você tomar o comando. Let it be o/

brunohardrocker
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay

Eu sou humano man, do bem. Desde criança.
Se a gente sofre de duplipensar a ponto de desejar restrições a valores como a liberdade, é porque de vez enquanto a gente sente nojo da realidade e achamos que apanhar de chicote é um merecimento por ela.

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


brunohardrocker

tem gente que acha justo trocar um pouco de liberdade por uma promessa de igualdade, não há nenhum problema nisso (só não é a minha)

Drowned Man
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
aceite a não violência, a liberdade e a propriedade (essa última é meramente pragmática para mim). Tudo o mais decorre.


Fale mais.

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


Drowned Man

nhé. É um sistema axiomático-dedutivo, é só ir desdobrando, você consegue

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Anarquismo é horóscopo ou política?