Estereotipagem: Um mal ou uma precaução?

    Autor Mensagem
    Igão
    Veterano
    # jul/10


    Já pararam para perceber que existem diversos estereótipos tão banais que nem damos atenção, mas fazem efeito na sociedade? Basta olhar praquele seu vizinho de 15 anos revoltado com a sociedade e pagando de fodinha. Ou para aquela senhora da outra rua que não consegue correr pra atender o telefone. São exemplos clássicos de como a idade caracteriza os indivíduos.

    Mas agora imagine uma cena totalmente diferente. Imagine esse mesmo vizinho de 15 anos sendo um grande apreciador de músicas antigas como Beatles, Tom Jobim e outros clássicos e que julgue essa cultura atual um grande lixo. Pense se aquela senhora de idade na verdade praticasse hidroginástica e fosse bem mais capaz do que a grande maioria da sua faixa etária. Isso não soaria estranho? Digamos que sim, soaria.

    Isso tudo acontece devido aos estereótipos. A gente costuma imaginar que porque a mulher é velha, tem que ter o corpo feio e a mente antiquada. Que porquê o cara é adolescente tem que fazer merda a lot. Até aqui no OT isso existe. Membros novatos são considerados, de certa forma, como "crianças". Fazem besteira e erram demais. Mas isso tá longe de uma reclamação. Membro novato faz merda mesmo, quem nunca fez aqui? Mas mesmo depois de um bom tempo ainda são novatos e são tratados como.

    Existem exemplos mais clássicos como chamar corinthiano/flamenguista de marginal ou São Paulino de Bambi ou dizer que político é tudo ladrão e que roqueiro é tudo satânico.

    Mas vocês já pararam pra pensar: E se esses estereótipos não existissem?

    Provavelmente seria tudo um pouco diferente. Aquele jovem de 17/18 anos seria levado em conta tanto quanto um senhor de 50 anos. Aquele pedreiro teria o mesmo respeito de um médico, pelo menos como pessoa...

    Também devemos lembrar que certos estereótipos são úteis. Por exemplo: Dois caras de moto numa rua deserta? Tenha medo de assalto. Torcidas organizadas? Tenha medo das brigas true. E por aí vai.

    Pensem no assunto e digam suas opiniões. Em que vocês acham que os estereótipos ajudam? Em que atrapalham? Será que a nossa sociedade seria melhor/pior sem eles?

    Abraços!

    Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    vamo ver se funciona de novo

    cri cri cri

    Igão
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Jesus de Nazaré Rei dos Judeus

    Vamos ver se funciona de novo

    Saia imediatamente do meu tópico!

    L.A.M_Hard_Rock
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Igão
    Tá se sentindo o exorcista né

    L.A.M_Hard_Rock
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Tá se sentindo o exorcista né

    Caralho, quando cliquei em "Enviar mensagem" percebi o tamanho da merda que digitei. HAUEHUAHS

    Igão
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    L.A.M_Hard_Rock
    Tá se sentindo o exorcista né



    Quê? Que porra, nem entendi.

    fill.zanchez
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Pensem no assunto e digam suas opiniões. Em que vocês acham que os estereótipos ajudam?

    Como já convivemos com eles então podemos usar disso pra conseguir benefícios. Por ex: quer ser bem tratado por um atendente? Apareça de terno e gravata. Não que isso seja bom mas é a realidade em que vivemos...

    Em que atrapalham?

    Fazemos julgamentos pelo estereótipo, e por isso perdemos boas oportunidades de relacionamento.

    Será que a nossa sociedade seria melhor/pior sem eles?


    Sem dúvida seria melhor e mais sincera.

    fill.zanchez
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    L.A.M_Hard_Rock
    Tá loko cara! Exorcista?! Tudo a ver uahuahauhaua

    ThatG
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Sou traumatizada com gente que se veste como mano...
    Pronto, era só isso que eu queria pôr em questão.

    L.A.M_Hard_Rock
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    fill.zanchez
    Igão

    Viajei legal aqui. Associei o nick do Jesus a diabo/demônio. Depois que reparei a merda que eu postei. =x

    BokuWa
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Olha cara, eu chamo de tendencia.
    Por exemplo, há muitos drogados nos institutos de artes, então se você supor que alguém de lá é, você tem uns 70% de chance de acertar. Supor que um corintiano é ladrão é 99% de chance de acertar.

    Igão
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    BokuWa
    Supor que um corintiano é ladrão é 99% de chance de acertar.

    Mas o presidente é co...

    Ah, esquece :\

    thebassx
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    maconheiro diz: sóóóóóóó

    Konrad
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Igão

    Esteriótipos são muito úteis e muito mais precisos do que se pode pensar. Essa ideia de que são "errados" faz parte do relativismo que toma conta das ciências sociais.

    Obviamente, não é justificativa para discrimnar-se ninguém.

    Codinome Jones
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    sóóóóóóóó

    guschard
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Igão
    Muleques de 15 anos são idiotas e velhas não correm para atender o telefone. É uma regra, não um eteriótipo.

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    uma vez estavamos na casa de uns amigos, e tinha umas crianças, entre elas um garoto de uns 7 anos.

    eis que servem um brigadeirão (um bolo de chocolate com cobertura de chocolate e chocolate granulado por cima), e todos pegando um pedaço com água na boca, o garoto olha pra fruteira e diz "prefiro manga", e pega uma.

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    faz parte do relativismo que toma conta das ciências sociais.

    ó o esteriótipo aí...

    Codinome Jones
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki
    eis que servem um brigadeirão (um bolo de chocolate com cobertura de chocolate e chocolate granulado por cima), e todos pegando um pedaço com água na boca, o garoto olha pra fruteira e diz "prefiro manga", e pega uma.


    não intendi a relação com o tópico..

    Konrad
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki
    faz parte do relativismo que toma conta das ciências sociais.

    ó o esteriótipo aí.


    Verdade em 70% dos textos que eu leio.....

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Na boa, sem preconceito nenhum da minha parte, mas eu acho que existe uma forte ligação entre o vegetarianismo, esquerdismo, feminismo, ambientalismo/direitos dos animais e pró-aborto.

    Não que eu tenha algo contra, apenas noto essa ligação e tenho aversão somente aos mais fanáticos. E não sou de direita.

    Codinome Jones
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    tenho aversão aos mais fanáticos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original