paulinho pc Veterano |
# jul/10
· votar
Esqueceu do seu clube na Copa? Saiba quem saiu e quem chegou durante a pausa
Em São PauloDurante a Copa do Mundo, os 20 clubes que participam da Série A do Campeonato Brasileiro permaneceram "adormecidos" para seus torcedores. Porém, mesmo entre os dias 11 de junho (data da abertura do Mundial) e 11 julho (final entre Espanha e Holanda), diretoria e jogadores exerceram algumas atividades. Para recuperar o tempo perdido, atualize-se com o gráfico abaixo:
O QUE VOCÊ PERDEU DO SEU TIME DE CORAÇÃO DURANTE A COPA DO MUNDO
ATLÉTICO-GO Lanterna do Brasileiro, o Atlético-GO trouxe o técnico Roberto Fernandes para substituir Geninho, que alegou desgaste para pedir demissão. O novo treinador viu a chegada de reforços de equipes paulistas. Do Palmeiras veio o meia William enquanto o zagueiro Paulo Henrique deixou o Santos para retornar ao time goiano. Durante a pausa, o Atlético-GO realizou dois amistosos preparatórios locais, ambos no estádio Antônio Accioly. Contra o Anápolis, goleada por 4 a 1, enquanto o jogo com o Aparecidense terminou com vitória por 1 a 0. A partida com a equipe de Aparecida de Goiânia também serviu como despedida do veterano meia Lindomar.
ATLÉTICO-MG Precisando reagir para deixar a zona de rebaixamento, a diretoria do time mineiro apostou na contratação de jogadores de peso. O grande reforço foi o meia-atacante Diego Souza. Além do ex-palmeirense, a equipe terá na meta agora o experiente goleiro Fábio Costa. Daniel Carvalho é outro reforço, além do lateral-esquerdo Fernandinho. Fora de campo, o diretor de futebol Eduardo Maluf, ex-Cruzeiro, foi contratado, enquanto o técnico Vanderlei Luxemburgo fratura a tíbia direita em um rachão em disputa com o seu genro Fabiano. Mas também tiveram baixas no grupo: Coelho e Benitez rescindiram seus contratos, e Muriqui foi para o Guanzhou-CHN. Correa acertou com o Fla.
ATLÉTICO-PR O Atlético-PR aproveitou a parada para ir às "compras". Foram contratados, em pouco mais de 30 dias, dez novos jogadores: destaque para os "grigos" Iván González, Guerrón e Federico Nieto, além do meia Mithyuê e do lateral Éder. Ao mesmo tempo, sete atletas deixaram a Arena da Baixada (Tartá, Alan Bahia, Patrick, Valência, Lisa, Javier Toledo e Wallyson. Durante a intertemporada, o time disputou sete amistosos e conquistou o torneio de Londrina ao vencer São Caetano e Corinthians.
AVAÍ O foco dos trabalhos do Avaí na intertemporada foi a disputa da Copa da Hora na Ressacada, torneio amistoso que contou com Grêmio, Vasco e Coritiba. A campanha contou com vitórias por 3 a 2 sobre os gaúchos e 2 a 1 sobre os paranaenses, além de uma derrota para o time carioca, campeão da competição, por 3 a 1. Durante o torneio, o técnico Péricles Chamusca anunciou sua saída para o Al-Arabi, do Qatar, e o veterano Antônio Lopes foi contratado para seu lugar. Entre o elenco do Avaí, o zagueiro Rafael foi negociado com o Chunnam Dragons, da Coreia do Sul, mas o acerto não foi concluído, e o defensor retornou à equipe catarinense.
BOTAFOGO Botafogo aproveitou as "férias forçadas" para treinar no Rio e Teresópolis, na Granja Comary. O grupo realizou dois jogos-treinos, contra Macaé (1 a 1) e Guaratinguetá (4 a 1), além do amistoso com o Corumbaense (2 a 0). O técnico Joel Santana recebeu o meia Maicosuel (que ainda não assinou contrato) e o atacante Jobson, que já pode regressar aos gramados após cumprir suspensão por doping - ele não atuou neste ano por causa da punição. O zagueiro Wellington voltou ao Cruzeiro.
CEARÁ A intertemporada iniciou-se para o Ceará com a saída do técnico PC Gusmão, que foi contratado pelo Vasco para substituir Celso Roth. Para seu lugar, a diretoria do alvinegro de Fortaleza trouxe Estevam Soares. A equipe cearense dividiu seu tempo na pausa entre recuperar seu elenco e disputar o Campeonato do Nordeste. No torneio, o time aproveitou para dar ritmo a jogadores pouco aproveitados, como o atacante Clodoaldo e o goleiro Adilson. O vice-líder do Nacional se reforçou durante a interrupção do Brasileiro com o meia Camilo, ex-Cruzeiro, e o zagueiro Erivélton, que participou do acesso à Série A em 2009 e estava no Sertãozinho.
CORINTHIANS Líder do Brasileirão, o Corinthians ficou boa parte do recesso treinando em Águas de Lindóia, mas também participou de um torneio amistoso no Paraná, onde foi vice-campeão. O principal reforço para Mano Menezes foi o goleiro paraguaio Bobadilha, já que Felipe iria para o Genoa, mas a negociação não evoluiu e o camisa 1 foi afastado depois de entrar em conflito com a diretoria. O clube do Parque São Jorge dispensou Marcelo Mattos, Balbuena e Escudero, enquanto o lateral-esquerdo Roberto Carlos recusou proposta da Roma (ITA). O volante Edu foi sondado pelo Aris Salônica (GRE), mas descartou sua volta à Europa. Já Defederico teve seu nome ligado ao River Plate, mas a oferta dos argentinos foi recusada. Nos bastidores, o presidente Andrés Sanchez assegurou a construção de um estádio, mas descartou utilizá-lo no Mundial de 2014.
CRUZEIRO Na zona intermediária da tabela, o Cruzeiro trouxe o técnico Cuca para a vaga de Adilson Batista. Comandando pelo interino Emerson Ávila, os mineiros ganharam do New England Revolution (3x0) e do New York Red Bull (4x2), em dois amistosos nos Estados Unidos. O zagueiro Wellinton, que estava no Botafogo, voltou à Toca da Raposa. Já o meia argentino Montillo só chega após o Universidad de Chile encerrar a sua participação na Libertadores. A principal baixa foi o atacante Kleber, que pediu para ser negociado com o Palmeiras. Para o seu lugar, chegou Robert. Os outros reforços são o lateral-direito Rômulo, o meia Everton e atacante Wallyson. Em contrapartida saíram Joffre Guerrón e Léo Fortunato.
FLAMENGO O período de rescisão na Gávea foi conturbado. Depois de perder os atacantes Adriano e Vagner Love, o clube viu o goleiro Bruno ter seu nome estampado nas páginas policiais pela acusação de assassinado da ex-amante Eliza Samudio, que teria um filho com o jogador. O camisa 1 teve seu contrato suspenso até que o caso seja resolvido – o atleta está detido em Minas Gerais. Marcelo Lomba assumiu a vaga no gol. Também deixaram o grupo Bruno Mezenga, Gil, Álvaro e Denis Marques. Para reforçar a equipe chegaram Correa, Jean, Val Baiano, Renato Abreu, Cristian Borja, Marquinhos e Vinícius. A presidente Patrícia Amorim ainda negocia com o craque Ronaldinho Gaúcho, visto que o Milan admitiu liberar o jogador. A intertemporada foi realizada no Rio de Janeiro e em Itu (SP), onde disputou dois jogos-treino: Desportivo Brasil (1x1) e Ituano (2x2). Antes do clássico com o Botafogo, o time também goleou o Olaria por 5 a 0.
FLUMINENSE O Fluminense foi um dos últimos clubes do Rio a voltar aos treinos após período de paralisação (dia 21 de junho), quando seguiu para Mangaratiba, a fim de realizar trabalho para o retorno do Brasileiro. Lá, fez jogo amistoso com o Barcelona-RJ (5 a 0). O elenco voltou ao Rio dia 5 de julho e fez outros dois jogos: Portuguesa da Ilha (4 a 0) e Rio Branco (7 a 2). Neste período, o clube contratou o volante Valencia e o atacante Emerson. Em contrapartida, perdeu o volante Everton para o Cruzeiro. À véspera de o Brasileirão recomeçar, o time das Laranjeiras acertou com o lateral Belletti, que deixou o Chelsea. O meia Deco é outro que está perto de deixar o clube londrino para reforçar o Flu.
GOIÁS A pausa para a Copa do Mundo serviu para que o Goiás reestruturasse seu elenco para a sequência do Campeonato Brasileiro. A equipe do técnico Emerson Leão negociou o zagueiro João Paulo (ao Figueirense) e o volante Fábio Bahia (ao Bahia), além de devolver o atacante Daniel Lovinho ao Palmeiras. Enquanto isso, o volante Carlos Alberto e o atacante Pedrão foram apresentados. O centroavante Felipe recuperou-se de lesão e voltou aos treinos, enquanto o goleiro Harlei luta para voltar a ter condições de jogo.
GRÊMIO O Grêmio recuperou 11 dos 14 desfalques que tinha no time. Contratou André Lima. Perdeu duas semanas tentando contratar Éder Luís, mas viu o atacante acertar com o Vasco. Para reduzir o grupo, emprestou Bruno Collaço e Mithyuê e liberou William, enquanto Joílson e Henrique foram afastados. Na pausa para o Mundial da África do Sul, os gaúchos jogaram cinco amistosos - venceram duas vezes (contra Vasco e Nacional-URU), empataram uma (Juventude) e perderam duas (Avaí e Coritiba). Às vésperas de o Nacional ser retomado, o lateral/zagueiro Mário Fernandes voltou a sentir o ombro e precisará passar por uma cirurgia, ficando cerca de três meses longe dos gramados.
PRUDENTE O clube do interior do Estado de São Paulo perdeu os atacantes Tadeu (negociado com o Palmeiras) e Geovane (Guarani), e o lateral-direito Éder (contratado pelo Atlético-PR). O Grêmio Prudente foi julgado pelo STJD pela escalação irregular do zagueiro Paulão e condenado com a perda de três pontos. Como consequência, caiu da 15ª para 18ª colocação, entrando na zona de rebaixamento à Série B. Fez dois jogos-treino durante o período: venceu o Marília (3x2) e o Cene-MS (4x0).
GUARANI A equipe de Campinas perdeu o atacante Roger (que estava emprestado pelo São Paulo), negociado com o futebol japonês (Kashiwa Reysol). E Roger, artilheiro isolado do Brasileirão, com 6 gols, era fundamental para o esquema tático do Guarani. Para compensar, o clube contratou o atacante Geovane, ex-Grêmio Prudente. No período da Copa, durante um coletivo, o atacante Mazola e o meia Moreno trocaram socos, mas depois fizeram as pazes. Foram quatro jogos-treino disputados: venceu o Paulista (3x1), o União Barbarense (2x0) e o Red Bull (4x1) e perdeu para o Mogi Mirim (3x1).
INTER Para evitar uma possível crise, contratou o técnico Celso Roth, no dia 12 de junho, para lugar de Jorge Fossati. Dispensou o lateral-esquerdo Eltinho, que voltou para o Avaí, e o goleiro Willian, oriundo das categorias de base. Entre os reforços, trouxe o goleiro Renan (do Valencia da Espanha), o lateral-esquerdo Leonardo (que estava na Grécia) e o ídolo Rafael Sóbis (Al-Jazira). Todos por empréstimo. Além disso, Walter abandonou os treinos pela segunda vez no ano forçando a negociação com o Porto. O negócio se arrasta há três semanas, e a diretoria já disse que ele não joga mais no Beira-Rio. Abbondanzieri, 37 anos, anunciou que vai se aposentar no Inter, em dezembro, com o fim de seu contrato. Entre os amistosos, empatou em 0 a 0 com o Peñarol (2 x 1 nos pênaltis).
PALMEIRAS A grande novidade foi o retorno do treinador Luz Felipe Scolari, que deve assinar contrato na quinta-feira. Porém o acordo ainda é incerto, pois o gaúcho é apontado como provável sucessor de Dunga na seleção brasileira. A Fiat acertou contrato de patrocínio com o clube no lugar da Samsung. A Parmalat vai anunciar no uniforme do técnico. Armero foi liberado pela diretoria do clube para acertar com o Parma. A negociação, porém, não deu certo e o jogador acabou retornando ao Palmeiras. Dispensou seis atletas reservas (Figueroa, Souza, Ivo, Bruno Paulo, Marquinhos e Paulo Henrique) e contratou outros três (Tinga, Kléber e Tadeu). O time também disputou dois amistosos – venceu o XV de Piracicaba por 3 a 1 e perdeu do Boca Juniors por 2 a 0 na despedida do Palestra Itália.
SANTOS O Santos viveu um período de especulações, mas poucas negociações foram concretizadas. O clube negociou André com o Dynamo de Kiev, mas contará com o atacante até o final da Copa do Brasil. O alemão Werder Bremen demonstrou interesse por Wesley, e o Lyon, por Paulo Henrique Ganso. Já George Lucas rescindiu o contrato e acerto com o português Braga. O time apresentou o lateral-direito Danilo como o primeiro reforço para o segundo semestre, e oficializou o empréstimo de Keirrison por um ano. O atacante só poderá atuar após a abertura da janela internacional de transferências, em agosto.
SÃO PAULO O São Paulo perdeu o lateral direito Cicinho, que voltou para a Roma após o fim do seu empréstimo. Seu reserva, Wellington, operou o joelho e deve ficar mais cinco meses afastado. Com isso, Jean assumiu a posição e a diretoria procura reforços. O único contratado foi o zagueiro Samuel, que estava sem clube desde que deixou o Joinville, no começo de maio. Pouco aproveitado, o jovem Henrique foi emprestado ao Vitória. O volante Casemiro, campeão da Taça São Paulo, foi promovido, e Lucas Gaúcho deve seguir o mesmo caminho. A equipe venceu quatro jogos-treino, contra São Bernardo, Red Bull, Pão de Açúcar e Paulista.
VASCO O Vasco treinou em Mangaratiba e disputou a Copa da Hora, em Florianópolis, sendo campeão. Na campanha, o time perdeu para o Grêmio (0x3) e venceu Avaí (3x1) e Coritiba (3x2). Durante a Copa do Mundo, a diretoria contratou o lateral-direito paraguaio Irrazábal e repatriou os meias Felipe, Zé Roberto e o volante Fellipe Bastos, além do atacante Éder Luís. Somado a isso, renovou o contrato de Carlos Alberto por mais três anos. O técnico PC Gusmão, que assumiu a vaga de Celso Roth (foi para o Inter), no entanto, ainda espera a reabertura da janela de transferência internacional para contar com alguns "estrangeiros".
VITÓRIA A equipe contratou os meias Evandro e Renan Oliveira (empréstimo) do Atlético-MG, o atacante Henrique também foi cedido temporariamente pelo São Paulo. O clube baiano aproveitou o período para lançar o terceiro uniforme. Demitiu o superintendente de futebol Mauro Galvão e contratou Carlito Arini (ex-Santo André). Ainda está disputando o Campeonato do Nordeste com um time misto e ocupa a quarta. O treinador Ricardo Silva utilizou a pausa do Nacional para entrosar ainda mais o grupo para a disputa da Copa do Brasil contra o Santos.
Fonte
|