Autor |
Mensagem |
adnz Veterano |
# jun/10
Pois bem, estou desenvolvendo uma pequena aplicação para um trabalho de uma cadeira de classificação e pesquisa de dados da faculdade. A aplicação envolve arquivos MP3... É uma aplicação que basicamente organiza arquivos MP3 em uma pasta de acordo com as condições que usuário dá e depois pode-se fazer uma busca em um BD com diversas informações sobre cada música, inclusive sua LETRA. Aí eu cheguei à conclusão que a melhor maneira de pegar letras de várias músicas é criar um programinha que retire a informação de um site como esse ou esse. Eu percebi que seria mais fácil fazer isso no segunto site, uma vez que a formatação dos links dele é boa (nomedabanda/nomedamusica), já a do primeiro não é (nomedabanda/númerorandômico(?)). Enfim, a minha pergunta é: supondo que eu crie o programa que faça isso, é contra a lei? Ou é falta de educação? É permitido? Deveria eu pedir pro dono do site se ele deixa? ...
E outra pergunta que se alguém souber responder, mas não precisa se não quiser: tem como acessar a página da música x da banda y sem usar o link da página? Por exemplo, buscar por y - x e já retirar a informação dessa busca. Se tiver, com o que eu posso fazer isso (fazer operações na web automaticamente)?
|
GuitarHouse Veterano |
# jun/10 · Editado por: GuitarHouse
· votar
Editado.
|
TASIVA Veterano |
# jun/10
· votar
é contra a lei? Ou é falta de educação? ahauhaaua
não sei responder...mas falta de educação...
|
_Dio Veterano |
# jun/10
· votar
adnz cara, até onde eu sei, quem posta as letras nesses sites ae são usuários comuns, que não recebem nenhuma remuneração pelo serviço. Ou seja, o site não possui direito sobre o conteúdo inserido por terceiros.
Sendo assim, não vejo problema em 'garimpar' a database pra captar as letras de músicas.
é o que me parece...
|
adnz Veterano |
# jun/10
· votar
GuitarHouse O segundo link é a concorrência, não é? hauhaeuehaueha
_Dio Hmmm, faz sentido.
|
kiki Moderador |
# jun/10
· votar
adnz tem um programa que se chama evil lyrics, nao sei se voce ja viu ele funcionava em conjunto com o windows media player, voce toca a musica e ele acha a letra pra voce, acho que ele puxava de algum site. da uma fuçada pra ver como é.
mas tem esse lance do direito que _dio falou, inclusive da problemas em sites de cifra e tab. no fim, nenhum desses sites é dono da musica.
|
GuitarHouse Veterano |
# jun/10
· votar
kiki Que vacilo! Imaginei o site mas nem liguei o nome à img.
|
Atomic Veterano |
# jun/10 · Editado por: Atomic
· votar
as letras sao copyright das bandas/labels, nao dos sites - o que acontece geralmente eh que os autores que se incomodam com isso entram em contato com o site, que tira do ar algumas letras - problema juridico acho dificil acontecer
web crawling nao eh proibido mas eh "boa pratica" obedecer o robots.txt, se houver um (eh um arquivo que lista partes do site que nao devem ser acessadas automaticamente)
pra jogar direto na busca vc tem q ver como o site joga os dados - no caso do google por exemplo vc pode fazer "http://www.google.com.br/search?q=banda" - ai vc precisa receber o html e escolher o resultado certo... eh chatinho de fazer mas nada do outro mundo
|
izzystradlin Veterano |
# jun/10
· votar
a única lei de software nesse sentido é em relação aos direitos autorais do responsável disso...
é opensource? é editável pelo usuário?
mais diretamente, nesses casos que tu citou não tem problema não...
|
Animal Mother Veterano |
# jun/10
· votar
O site usa conteúdo de propriedade dos artistas. Ladrão que rouba ladrão...
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# jun/10
· votar
Animal Mother O site usa conteúdo de propriedade dos artistas. Ladrão que rouba ladrão...
Certamente os artistas perdem milhões por causa dos sites de letras de músicas.
|