Sobre usar informações em sites alheios.

Autor Mensagem
    adnz
    Veterano
    # jun/10

Pois bem, estou desenvolvendo uma pequena aplicação para um trabalho de uma cadeira de classificação e pesquisa de dados da faculdade. A aplicação envolve arquivos MP3... É uma aplicação que basicamente organiza arquivos MP3 em uma pasta de acordo com as condições que usuário dá e depois pode-se fazer uma busca em um BD com diversas informações sobre cada música, inclusive sua LETRA. Aí eu cheguei à conclusão que a melhor maneira de pegar letras de várias músicas é criar um programinha que retire a informação de um site como esse ou esse. Eu percebi que seria mais fácil fazer isso no segunto site, uma vez que a formatação dos links dele é boa (nomedabanda/nomedamusica), já a do primeiro não é (nomedabanda/númerorandômico(?)). Enfim, a minha pergunta é: supondo que eu crie o programa que faça isso, é contra a lei? Ou é falta de educação? É permitido? Deveria eu pedir pro dono do site se ele deixa? ...

E outra pergunta que se alguém souber responder, mas não precisa se não quiser: tem como acessar a página da música x da banda y sem usar o link da página? Por exemplo, buscar por y - x e já retirar a informação dessa busca. Se tiver, com o que eu posso fazer isso (fazer operações na web automaticamente)?

GuitarHouse
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: GuitarHouse
    · votar

Editado.

TASIVA
    Veterano
    # jun/10
    · votar

é contra a lei? Ou é falta de educação?
    ahauhaaua

não sei responder...mas falta de educação...

_Dio
    Veterano
    # jun/10
    · votar

adnz
    cara, até onde eu sei, quem posta as letras nesses sites ae são usuários comuns, que não recebem nenhuma remuneração pelo serviço. Ou seja, o site não possui direito sobre o conteúdo inserido por terceiros.

Sendo assim, não vejo problema em 'garimpar' a database pra captar as letras de músicas.

é o que me parece...

adnz
    Veterano
    # jun/10
    · votar

GuitarHouse
    O segundo link é a concorrência, não é? hauhaeuehaueha

_Dio
    Hmmm, faz sentido.

kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar

adnz
    tem um programa que se chama evil lyrics, nao sei se voce ja viu
    ele funcionava em conjunto com o windows media player, voce toca a musica e ele acha a letra pra voce, acho que ele puxava de algum site.
    da uma fuçada pra ver como é.

mas tem esse lance do direito que _dio falou, inclusive da problemas em sites de cifra e tab. no fim, nenhum desses sites é dono da musica.

GuitarHouse
    Veterano
    # jun/10
    · votar

kiki
    Que vacilo! Imaginei o site mas nem liguei o nome à img.

Atomic
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Atomic
    · votar

as letras sao copyright das bandas/labels, nao dos sites - o que acontece geralmente eh que os autores que se incomodam com isso entram em contato com o site, que tira do ar algumas letras - problema juridico acho dificil acontecer

web crawling nao eh proibido mas eh "boa pratica" obedecer o robots.txt, se houver um (eh um arquivo que lista partes do site que nao devem ser acessadas automaticamente)

pra jogar direto na busca vc tem q ver como o site joga os dados - no caso do google por exemplo vc pode fazer "http://www.google.com.br/search?q=banda" - ai vc precisa receber o html e escolher o resultado certo... eh chatinho de fazer mas nada do outro mundo

izzystradlin
    Veterano
    # jun/10
    · votar

a única lei de software nesse sentido é em relação aos direitos autorais do responsável disso...

é opensource?
    é editável pelo usuário?

mais diretamente, nesses casos que tu citou não tem problema não...

Animal Mother
    Veterano
    # jun/10
    · votar

O site usa conteúdo de propriedade dos artistas. Ladrão que rouba ladrão...

The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jun/10
    · votar

Animal Mother
    O site usa conteúdo de propriedade dos artistas. Ladrão que rouba ladrão...

Certamente os artistas perdem milhões por causa dos sites de letras de músicas.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Sobre usar informações em sites alheios.