Experiência > Formação.

Autor Mensagem
Tiaguh
Veterano
# abr/10 · Editado por: Tiaguh


Hoje eu cheguei a conclusão, de que apesar dos dois serem importantes, nos dias de hoje experiência na área profissional vale mais do que qualquer formação. Portanto não adianta estudar pra caramba e achar que no primeiro emprego vai ganhar bem, pois isso non ecsiste.

Eu particularmente acho que não deveria ser assim, e vcs?

abç!

Sedank
Veterano
# abr/10
· votar


que bom

qew
Veterano
# abr/10 · Editado por: qew
· votar


Eu acho que ta certo.

Detalhe que eu trabalho no meu primeiro emprego, mas eu vejo isso como um incentivo para eu querer 'crescer' na minha carreira.

Embaixador da Etiopia
Veterano
# abr/10
· votar


trabalho por positivos.

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


Não concordo.

Devemos usar a formação como uma arma a mais para conseguir o que se busca.
E experiência ninguém tem, se não, começar por baixo e ir crescendo.

Ficar só na experiência implica em aprender na maioria dos casos, através dos erros, e a formação te mostra o caminho para evitar erros. Pois erros podem custar caro.

Sedank
Veterano
# abr/10
· votar


Embaixador da Etiopia
trabalho por positivos.

-1

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


Claro, não tô falando de áreas como medicina, engenharia, ciências e etc.

paulinho pc
Veterano
# abr/10
· votar


eu trabalho numa multinacional no ramo de bebidas na área comercial,e experiência conta muito na hora de atingir uma meta,ou algum "tombo" que possívelmente a empresa possa vir a sofrer de um cliente mal-pagador,nessa hora o "know-how" faz com que façamos a diferença...porém,a formação faz a pessoa galgar os estágios mais rapidamente.Se ele for um bom profissional,unirá ambos os aspectos aqui discutidos e terá assim um futuro brilhante em sua carreira.

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


paulinho pc

Isso mesmo. Acrescento que logicamente, alguém que tem formação irá buscar também, a experiência. Esse tem uma arma a mais. Não quer dizer que seja melhor ou pior.

Danza Macabra
Veterano
# abr/10 · Editado por: Danza Macabra
· votar


Portanto não adianta estudar pra caramba e achar que no primeiro emprego vai ganhar bem

Adianta se você estudar o suficiente pra passar num concurso público bem remunerado mesmo sem ter experiência alguma no mercado de trabalho.

paulinho pc
Veterano
# abr/10 · Editado por: paulinho pc
· votar


brunohardrocker
Acrescento que logicamente, alguém que tem formação irá buscar também, a experiência

disse td man.

Edit - o contrário também vale.

Tiaguh
Veterano
# abr/10
· votar


o contrário também vale.

Nem sempre.

GProtti
Veterano
# abr/10
· votar


Você pode ter toda a experiência do mundo, mas não vai conseguir uma vaga que exija doutorado se não tiver doutorado.

seek n destroy
Veterano
# abr/10
· votar


Experiência > Formação.

com certeza.

Andy TheCatSp
Veterano
# abr/10
· votar


Embaixador da Etiopia
-3

Tivertimailaif
Veterano
# abr/10
· votar


Tmb acho isso, acho uma idiotisse ficarem explicando conceito, como nasceu isso e aquilo, podiam diminuir o tempo de formação do curso, e deixar essas coisas para quem quisesse ser professor, dae era só a pessoa estudar mais \o

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


Você pode ter toda a experiência do mundo mas não vai ganhar até 75% a mais, fazendo o mesmo trabalho, por ter doutorado se não tiver.

Bog
Veterano
# abr/10
· votar


Acho estranho compararem coisas complementares, como se fosse necessário escolher entre A ou B.

GProtti
Veterano
# abr/10
· votar


Acho estranho compararem coisas complementares, como se fosse necessário escolher entre A ou B.
Às vezes as pessoas se vêem obrigadas a escolher.

Tipo "ah, vou fazer particular à noite porque acho a experiência do trabalho mais importante".

Carpano-Jr.
Veterano
# abr/10
· votar


o renato por exemplo valoriza só a pratica, e não a teoria

Bog
Veterano
# abr/10 · Editado por: Bog
· votar


GProtti

É vero. Mas nesses casos, acho que o que é importante é saber equilibrar as coisas de acordo com a carreira escolhida, porque infelizmente não dá para dizer de forma geral que A > B ou B > A - cada profissão pode priorizar mais um lado ou outro. Na carreira que eu escolhi, por exemplo, doutorado é requisito mínimo. (Se bem que muita gente não sabe que doutorado também é experiência, não é só formação...)

Particularmente, eu acho que experiência sem formação é o melhor jeito de viver reinventando a roda, perdendo tempo/dinheiro/vidas com os próprios erros enquanto se poderia aprender com os erros dos outros. Além disso, não se pode reinventar todas as rodas que milhares de gerações anteriores levaram séculos para inventar. Não se constrói um edifício na base da tentativa e erro.

Por outro lado, formação sem experiência é como saber fazer a roda, mas não saber usar...

Invalid User
Veterano
# abr/10
· votar


Carpano-Jr.

Hauhauha, boa!

Invalid User
Veterano
# abr/10
· votar


Pra seguir uma carreira mesmo, é necessário ter formação. Como vão te contratar pra advogar, por exemplo, sem formação? O mesmo vale pra construir um prédio, situação na qual é preciso de um engenheiro apto a fazer o serviço. Experiência não vale mais que formação. Penso até que não existe sentido em fazer essa comparação, uma vez que um fator complementa o outro quando se trata de carreira. Não são excludentes nem têm valores quantitativos entre si. Ambos são carecidos.

RÁ, gabaritei.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# abr/10
· votar


Experiência não vale mais que formação.
Olha, acredito que em raras vezes, conta mais, sim. Conheço um exemplo bem próximo.

King of Terror
Veterano
# abr/10 · Editado por: King of Terror
· votar


Não se pode generalizar para todas as áreas. Para um vendedor de carros, de roupas ou coisas cotidianas para consumidores finais o que vai levar a um melhor resultado é a experiência e não um curso técnico X ou Y.

Para profissões que envolvem baixos riscos técnicos acho que a experiência de fato conta mais. Porém, para trabalhos que requerem uma qualificação mais específica, e onde os erros podem custar muito caro, certamente a formação MAIS experiência vai contar muito.

Ainda no exemplo de um vendedor, porém agora para equipamentos de telcomunicações para outras empresas do ramo. Não se pode simplesmente colocar o mesmo cara que tem a lábia boa vendendo carros para vender tais equipamentos. É preciso entender a necessidade específica do cliente, que nesse caso não se resume a gosto e/ou avaliações subjetivas, mas sim análise técnica.

Um erro pode custar milhões para o cliente que comprou e consequentemente para a empresa que vendeu, já que perderá novos negócios e mercado. Então o vendedor / consultor / analista precisa ter uma formação no que está atuando, pois adquirir experiência sem a base teórica nesse caso pode custar muito caro.

Para quem tá dizendo que as empresas não dão valor a gente sem experiência, é verdade para cargos mais altos. Porém, em uma empresa bem estruturada existe o plano de carreira, onde a empresa vai formar o profissional com o perfil que deseja. Para isso é necessário que a pessoa apresente as características que ela precisa, por exemplo formação, idiomas, perfil psicológico, desenvoltura, etc.

Ninguém vai contratar um cara recém formado do ITA para ser o chefe de engenharia de uma construtora. De novo, o cara vai começar como Eng. Júnior, Senior, Pleno, etc... até atingir a competência que o cargo precisa.

Vale analisar o que cada um quer e direcionar sua carreira de acordo com isso. Mas é meio complicado mesmo, tem empresa que quer um cara novo, bem formado, com experência no exterior e com boa experiência na área, ou seja, uma mosca branca.

GProtti
Veterano
# abr/10
· votar


Bog
Essa comparação pode ser vista como uma nova roupagem pra velha comparação "teoria vs prática".

Bom, na minha opinião a teoria é sempre muito mais exigente e cruel (perfeccionista) que a prática.

thebassx
Veterano
# abr/10
· votar


sou engenheiro e nessa área experiencia conta mais que formação. o problema é que formação conta na hora de começar a adquirir experiência.
e aí, o que conta mais?

McBonalds
Veterano
# abr/10
· votar


Em algumas profissões como a música, por exemplo, a experiência conta mais sim. Apesar de uma boa formação ajudar bastante.

Rato
Veterano
# abr/10
· votar


experiência sem formação = salário baixo e pouca perspectiva de crescimento na empresa aliado a pouca perspectiva de conseguir outro emprego.


o q mais tem é nego reclamando: - orra! tô aqui há tempos e o cara, só pq tem diploma tá ganahndo mais q eu e fazendo a mesma coisa ou até menos. Conheço muito mais o trabalho do q ele. Mundo inlusto! e blá blá blá


para de chorar e adapte-se a realidade


:)

Rato
Veterano
# abr/10
· votar


Para um vendedor de carros, de roupas ou coisas cotidianas para consumidores finais o que vai levar a um melhor resultado é a experiência e não um curso técnico X ou Y.

aí entra a história do complemento.

Se o cara fizer Cursos direcionados, decerto vai se dar bem.

Tipo, táticas para vender melhor ou coisa parecida.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Experiência > Formação.