O que a Páscoa significa pra você ?

Autor Mensagem
james_the_bronson
Veterano
# abr/10 · Editado por: james_the_bronson
· votar


brunohardrocker

Páscoa é aniversário de quem? Do coelhinho???

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


james_the_bronson

Do Perna-Longa.

james_the_bronson
Veterano
# abr/10 · Editado por: james_the_bronson
· votar


brunohardrocker

Então eles ainda mencionaram o autor errado! É que nem o fada, ele insiste que o Coldplay copiou o Satch, mas lembro que o comentário é de que tem uma música da Alizeé que é mais antiga e bem parecida também...

Mas você não me respondeu lá :\ ...

E outra, se é tão divertido assimilar coisas de outras crenças, o que será que dizem os católicos ( por exemplo ) sobre sincretismo dessas religiões afro-brasileiras???

Fora que deve ter um monte de padre que nem explica isso. Mas se vê a criança aproveitando a "liberdade de assimilação cultural" que ela tem para achar que Páscoa é só "dia de comer chocolate", já começa com sermão...

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


james_the_bronson

Divertido por que? quem assimilou alguma coisa?

Os cristãos comemoram a mesma páscoa do judeus. Os cristãos acreditam num messias que viveu entre os judeus.

Eles comemoram nessa época a libertação dos judeus no Egito.
Os cristãos a ressurreição de Cristo.

E existe uma páscoa pagã também, que não conheço.

o que será que dizem os católicos ( por exemplo ) sobre sincretismo dessas religiões afro-brasileiras???

Já ouviu eles falarem alguma coisa? O que eles fazem em comum? Se o Papa disse alguma coisa deles? se ouviu é isso que você ouviu.

Marco Hietala
Veterano
# abr/10
· votar


brunohardrocker
Não entendi bem sua citação ali, mas suponho que tenha sido ironia.

Releia o que eu disse:

Um feriado judeu que comemorava a libertação de seu povo do Egito e que a Igreja Católica cobriu pra comemorar a morte e ressureição de Jesus.


Cobriu, veja bem, cobriu, eu não disse que surrupiou, copiou, plagiou, tirou vantagem...
Era um feriado judeu e libertavam um prisioneiro de volta para o povo. Coincidentemente Jesus estava no meio e não foi libertado. Consequentemente morreu.

Aí que tá, a páscoa como é conhecida hoje passa aos olhos das pessoas como uma data exclusiva do cristianismo, iniciada com a morte de Jesus.

E pode até ser, se considerarmos dois feriados distintos na mesma data. Páscoa (cristã) e Pessach (judeu)

james_the_bronson
Veterano
# abr/10
· votar


brunohardrocker
Divertido por que? quem assimilou alguma coisa?

Os cristãos comemoram a mesma páscoa do judeus. Os cristãos acreditam num messias que viveu entre os judeus.

Eles comemoram nessa época a libertação dos judeus no Egito.
Os cristãos a ressurreição de Cristo.


Ué, é a mesma ou não é? Só pegaram a data emprestada então...

Já ouviu eles falarem alguma coisa? O que eles fazem em comum? Se o Papa disse alguma coisa deles? se ouviu é isso que você ouviu.

O que eu vejo é católico que acha ruim só de ser religião afro-brasileira. Muita gente de cara taxa de "macumba"...

Em comum, aquela relação dos santos católicos com as entidades, ou sei lá o quê...

Mas eu perguntei para você...

CheshireCat
Veterano
# abr/10
· votar


brunohardrocker
E existe uma páscoa pagã também, que não conheço.

Chegada da primavera. Comemoravam pintando ovos cozidos e lendo a sorte nas entranhas dos coelhos (!!). Acho interessante como o povo faz uma mistureba geral de tudo. =P

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


Marco Hietala
Não entendi bem sua citação ali, mas suponho que tenha sido ironia.

Não foi ironia, na verdade eu entendo o "cobriu" como se tivesse levando vantagem mesmo.
E acho que quem positivou, entendeu isso também, pois são os mesmos que no Natal vem aqui falar de data roubada do paganismo e etc.

Era um feriado judeu e libertavam um prisioneiro de volta para o povo. Coincidentemente Jesus estava no meio e não foi libertado. Consequentemente morreu.

Aí que tá, a páscoa como é conhecida hoje passa aos olhos das pessoas como uma data exclusiva do cristianismo, iniciada com a morte de Jesus.


Essa é a história verdadeira mesmo. As pessoas acham que é exclusiva dos cristãos (eu também um dia cheguei a pensar) por falta de informação.
Mas isso a própria igreja católica esclarece.

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


james_the_bronson
O que eu vejo é católico que acha ruim só de ser religião afro-brasileira. Muita gente de cara taxa de "macumba"...

Bom, eu vejo ateus achando ruim só de alguém acreditar em alguma coisa, eu vejo religiosos achar ruim o cara ser ateu, eu vejo gente achar ruim uma pessoa escutar um tipo de música diferente, não que eu aprove isso, e nem que sou livre desse preconceito, mas me esforço.

Mas eu perguntei para você...

Acho que te respondi acima, não tenho necessidade nem de ir encher o saco de uma cigana que lê mão de pessoas.

Dogs2
Veterano
# abr/10
· votar


james_the_bronson
mas james...

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/10
· votar


significa q embora o brasil de diga pais laico .ele respeita mais algumas religiões que outras.
é um absurdo esses fim de semanas baseados na religiao.
e pra piorar o captalismo se apodera deles,transformando em datas comerciais.

em geral
acho um nojo.

a unica coisa q salva é o chocolate!

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


CheshireCat

Eu sabia que era uma troca de estações, mas não conehço muito!

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


e pra piorar o captalismo se apodera deles,transformando em datas comerciais.

a unica coisa q salva é o chocolate!

Isso aí, encha os bolsos dos fabricantes de chocolates que eles ficam contentes!

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/10
· votar


brunohardrocker

É aquela historia

se não pode vence-los,junte-se a eles!

Marco Hietala
Veterano
# abr/10
· votar


e pra piorar o captalismo se apodera deles,transformando em datas comerciais.
a unica coisa q salva é o chocolate!

_o_

james_the_bronson
Veterano
# abr/10 · Editado por: james_the_bronson
· votar


brunohardrocker

Eu vou tentar explicar tudo bonitinho:

Começa com a Igreja Católica absorvendo tudo de outras culturas. E parece óbvio que seja exclusivamente por motivos políticos ( Império Romano adotar o cristianismo, e não querer mudar muito o que já praticavam lá... adotam a religião que cresce sem provocar muita resistência no povo ). Você acha mesmo que é por um critério religioso de ordem espiritual ou é política para manter o povo na rédea???

E isso vai muito além, passa pelas partes das Bíblia que são semelhantes a textos anteriores ( "Gênesis" e a Epopéia de Gilgamesh por exemplo )...

E falam tanto em inspiração divina, palavra de deus, mas o que mais acontece é inspiração humana ( vide as deformações na Bíblia ). E aí as coisas ficam assim, questionáveis. Tipo data móvel ou escolher um dia para comemorar o nascimento de Cristo já que ninguém sabe quando foi ( sabem que Maria fez cesariana para preservar a virgindade, mas não sabem a data! )...

Você falou de aniversário, como se o hábito de comemorar a data do nascimento fosse um plágio cultural, como assimilar os festejos da Páscoa. Beleza, parece uma boa analogia, mas:

1) Aniversário pode muito bem se resumir nele próprio, independentemente de quem tenha comemorado primeiro. E é só a comemoração, não tem nenhum aspecto religioso/político/whatever atrelado.

2) Agora, chamar a Páscoa de Páscoa, usar a mesma data, e só mudar o foco da comemoração é que é bizarro. "Mas James, foi na mesma época", sim, que seja, só não foi a mesma coisa. Mais bizarro ainda, considerando que o conteúdo da comemoração judaica está presente na crença católica ( o lance do Egito ). E mais bizarro ainda é ter Jesus no meio, parece que querem atropelar a crença judaica. Legal que a Igreja admita que é uma celebração feita originalmente pelos judeus. Bizarro é que parece que esqueceram isso lá atrás e quiseram inventar algo diferente.

E a Igreja se faz justamente nisso. Você cresce cercado de datas católicas de hábitos católicos. Achando que é católico sem necessariamente ter escolhido isso. É curioso que falem de católicos não-praticantes quando a Igreja que de certa forma cultivou isso. Não é que estejam afastados do catolicismo, ao contrário, provavelmente estão mais próximos do que estariam em outra condição. São semi-católicos por osmose/contato...

james_the_bronson
Veterano
# abr/10
· votar


1) Aniversário pode muito bem se resumir nele próprio, independentemente de quem tenha comemorado primeiro. E é só a comemoração, não tem nenhum aspecto religioso/político/whatever atrelado.

Fora que não lembro de nenhum mala querendo me converter falando do "real significado da comemoração do aniversário"...

Índio_DT
Veterano
# abr/10
· votar


Uma dúvida. Jesus não ressuscitou no terceiro dia?

Então por que celebramos a paixão (morte) na sexta e a ressurreição no sábado?


Mas ein?!

brunohardrocker
Veterano
# abr/10
· votar


james_the_bronson

Começa com a Igreja Católica absorvendo tudo de outras culturas. E parece óbvio que seja exclusivamente por motivos políticos ( Império Romano adotar o cristianismo, e não querer mudar muito o que já praticavam lá... adotam a religião que cresce sem provocar muita resistência no povo ). Você acha mesmo que é por um critério religioso de ordem espiritual ou é política para manter o povo na rédea???

Qualquer coisa que eu achar, você vai achar que é pra manter o povo na rédea.
Mas sem hipocrisia, tem que ser muito inocente pra pensar que naquele tempo a política, o império, tinha um mínimo de boas intenções.
E eu não diria esse "absorver tudo de outras culturas" com tanta propriedade.
E uma das coisas que eu acho que deveria acontecer mesmo, seria justamente limpar a política da religião.
Não vou negar o passado onde pessoas de outras crenças foram mortas, pessoas que descobrissem algo novo eram condenados, e etc.

E falam tanto em inspiração divina, palavra de deus, mas o que mais acontece é inspiração humana ( vide as deformações na Bíblia ). E aí as coisas ficam assim, questionáveis. Tipo data móvel ou escolher um dia para comemorar o nascimento de Cristo já que ninguém sabe quando foi ( sabem que Maria fez cesariana para preservar a virgindade, mas não sabem a data! )...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pascoa

É só pesquisar ou buscar conversar com entende das coisas.

1) Aniversário pode muito bem se resumir nele próprio, independentemente de quem tenha comemorado primeiro. E é só a comemoração, não tem nenhum aspecto religioso/político/whatever atrelado.

Fala do Natal?

2) Agora, chamar a Páscoa de Páscoa, usar a mesma data, e só mudar o foco da comemoração é que é bizarro. "Mas James, foi na mesma época", sim, que seja, só não foi a mesma coisa.

E não foi a mesmo coisa MESMO. Tá no meu post ali em cima. Os judeus e os cristãos celebram coisas diferentes na mesma época. Mudar o foco da comemoração ou comemorar uma coisa que nós, cristãos temos de comemorar? Se nós nos tornamos maioria no mundo e colonizamos as américas, que culpa temos pela nossa comemoração ser mais 'popular'?

E mais bizarro ainda é ter Jesus no meio, parece que querem atropelar a crença judaica. Legal que a Igreja admita que é uma celebração feita originalmente pelos judeus. Bizarro é que parece que esqueceram isso lá atrás e quiseram inventar algo diferente.

hahaha repito o post do amigo acima:

"Era um feriado judeu e libertavam um prisioneiro de volta para o povo. Coincidentemente Jesus estava no meio e não foi libertado. Consequentemente morreu. "

O povo judeu escolheu Barrabás para ser libertado, e não Jesus, porque condenavam ele por ter dito que era filho de Deus. Pôncio Pilatos não via erro algum em Jesus Cristo, então "lavou as mãos" e o povo o condenou gritando pra que o crucificassem.

Era costume JUDEU libertar um preso na Páscoa. Jesus não foi libertado, não haveria porque acontecer isso em maio, junho ou qualquer outra data. E vale lembrar que o calendário também era outro. Entendeu agora?

E a Igreja se faz justamente nisso. Você cresce cercado de datas católicas de hábitos católicos. Achando que é católico sem necessariamente ter escolhido isso. É curioso que falem de católicos não-praticantes quando a Igreja que de certa forma cultivou isso. Não é que estejam afastados do catolicismo, ao contrário, provavelmente estão mais próximos do que estariam em outra condição. São semi-católicos por osmose/contato...

Que é uma realidade, É.

james_the_bronson
Veterano
# abr/10
· votar


brunohardrocker
Qualquer coisa que eu achar, você vai achar que é pra manter o povo na rédea.
Mas sem hipocrisia, tem que ser muito inocente pra pensar que naquele tempo a política, o império, tinha um mínimo de boas intenções.
E eu não diria esse "absorver tudo de outras culturas" com tanta propriedade.
E uma das coisas que eu acho que deveria acontecer mesmo, seria justamente limpar a política da religião.
Não vou negar o passado onde pessoas de outras crenças foram mortas, pessoas que descobrissem algo novo eram condenados, e etc.


Tá, você gastou 8 linhas para confirmar o que eu disse, mas pontuando coisas como eu ter usado "tudo" por força de expressão...

E se não falha a memória, a adoção do cristianismo foi conveniente a Roma por evitar que o império caísse numa guerra civil, inclusive usando a Bíblia como código de leis...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pascoa

É só pesquisar ou buscar conversar com entende das coisas.


Eu tinha pesquisado antes, só para confirmar mesmo, aqui: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI124783-17775,00-P OR+QUE+O+NATAL+NASCIMENTO+DE+CRISTO+TEM+DATA+FIXA+E+A+PASCOA+SUA+RESSU RREI.html ;) ...

Fala do Natal?

Não, de aniversário de um modo geral...

E não foi a mesmo coisa MESMO. Tá no meu post ali em cima. Os judeus e os cristãos celebram coisas diferentes na mesma época. Mudar o foco da comemoração ou comemorar uma coisa que nós, cristãos temos de comemorar? Se nós nos tornamos maioria no mundo e colonizamos as américas, que culpa temos pela nossa comemoração ser mais 'popular'?

Sim, eu sei que não foi MESMO, tanto que eu questionei em um post anterior já...

E outra, não tem a ver com ser a religião mais difundida agora, tem a ver com, de certa forma, conflitar com o judaísmo ( pela menção ao messias ) justamente numa data própria deles, lá atrás...

hahaha repito o post do amigo acima:

"Era um feriado judeu e libertavam um prisioneiro de volta para o povo. Coincidentemente Jesus estava no meio e não foi libertado. Consequentemente morreu. "

O povo judeu escolheu Barrabás para ser libertado, e não Jesus, porque condenavam ele por ter dito que era filho de Deus. Pôncio Pilatos não via erro algum em Jesus Cristo, então "lavou as mãos" e o povo o condenou gritando pra que o crucificassem.

Era costume JUDEU libertar um preso na Páscoa. Jesus não foi libertado, não haveria porque acontecer isso em maio, junho ou qualquer outra data. E vale lembrar que o calendário também era outro. Entendeu agora?


Então, é justamente disso que falo. Já conflita logo as duas crenças. "Vamos falar de Jesus, aquele que os judeus deixaram morrer, na 'mesma comemoração' que eles falam do Egito"...

GProtti
Veterano
# abr/10
· votar


Mermão, esse papo de Jesus...

Vagabundo diz que morreu, voltou, morreu de novo e que tá pra voltar já há séculos.

Papai Noel pelo menos volta todo ano!

BokuWa
Veterano
# abr/10
· votar


Um feriado.

Marco Hietala
Veterano
# abr/10
· votar


Poxa, é tão fácil de entender.

O povo hebreu fugiu da escravidão do Egito.
Os judeus passam a comemorar esse dia dando o nome de pessach e libertando um prisioneiro.
Num belo ano, um desses prisioneiros era Jesus, que teve o azar de não ser libertado e foi morto, ponto.

Surge uma doutrina após Jesus ressusitar.
Os seguidores dessa doutrina passam a celebrar seu grande feito.
Coincidentemente esse feito foi realizado na mesma data do pessach judeu, ponto.

Quem é judeu comemora o pessach e lembra dos iluminados que venceram o faraó.
Quem é cristão comemora a páscoa e lembra do homem que venceu a morte.

LeandroP
Moderador
# abr/10
· votar


Thiago Yoshiki
Digam-me, como a páscoa é cristã se nos tempos de moises já era comemorado?
Cristianismo fail


Em poucas palavras: A páscoa era pra lembrar o êxodo (fuga dos judeus do Egito). Jesus foi crucificado na semana da páscoa, onde poderiam libertar um preso e o preso libertado foi Barrabás e Jesus foi condenado.

Marco Hietala
Veterano
# abr/10
· votar


Ninguém surrupiou nada, são duas comemorações distintas, uma levou à outra e só.

LeandroP
Moderador
# abr/10 · Editado por: LeandroP
· votar


É isso que dá postar sem ler a última página. Falaram antes o que eu acabei de falar °.°

Thiago Yoshiki
Veterano
# abr/10
· votar


LeandroP
Anh? Não rapaizinho! Eu li todas as páginas, apenas falei daquela forma pra ver se alguém acorda, pois a páscoa originalmente (pelo que eu saiba) é Judaica.

luiztx
Veterano
# abr/10
· votar


sobre o lance do 3º dia... num eh 3º dia dps da 6ª, é terceiro dia de um ciclo

1º dia -> cristo morre na cruz (6ª feira)
2º dia -> nem sei se acontece algo (sábado)
3º dia -> ressurreição (domingo)

resolvida a matemática da páscoa ai?

luiztx
Veterano
# abr/10
· votar


e... por gentileza, parem de palhaçada os "religiosos, oh sou santo", e os "ateus intelectualizados", é questão de livre escolha e respeito coletivo, e gostem ou não o ser humano é intolerante por natureza e ai entra a razão que é o que faz com que ele exercite a paciência e respeite as escolhas dos outros para que futuramente tenha o direito de exigir respeito do mesmo... não estou me dirigindo a ninguém em especial mas a todos que ao invés de discutirem de maneira respeitosa, já vem com ahhh mas roubaram o feriado, ah mas são influentes e blábláblá... religião é aspecto cultural, e se vivemos em um país de maioria católica (ou que se diz católica) e alguns estão insatisfeitos com isso, esses que procurem converter outros pra outra religião ou pra falta de uma, ou que vão pra algum lugar onde se sobressaia a religião de sua preferencia

e Feliz Páscoa pro povo daqui do OT

Thiago Yoshiki
Veterano
# abr/10
· votar


luiztx

Que comentario infeliz!

Então posso tentar te converter agora?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que a Páscoa significa pra você ?