Acidente Nuclear de Chernobyl !

    Autor Mensagem
    Rizzo
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Rizzo


    Vi esse documentário na Internet, e achei bem interessante, pois retrata realmente o que aconteceu naquela madrugada de 26 de Abril de 1986.
    Fica evidente que, esse tipo de arma em mão de pessoas inconsequentes é um perigo. E tem gente apoiando "programa Nuclear" de outros países. È claro, esses programas nucleares, JAMAIS eles divulgam o que realmente é, como funciona, nós só sabemos o que eles querem que a gente saiba.
    u.u


    Na madrugada do dia 26 de Abril de 1986, um dos reatores da usina nuclear de Chernobyl explodiu. Um inferno de chamas coloridas alcançou quase 1000 metros de altura nos céus da Ucrânia.

    PARTE 1


    PARTE 2


    PARTE 3


    PARTE 4


    PARTE 5


    PARTE 6


    PARTE 7


    PARTE 8


    PARTE 9


    Fica claro agora, como as coisas aconteceram, e como foi tratada pela Rússia na época.
    Estou afim de trocar idéias com quem entende do assunto..

    Kaíque
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Olha sóó, vi isso no colégio! Hehe
    Agora imagina uma arma nuclear na mão dum doido daquele que acredita que o Ocidente não presta, com um poder muito maior.. hehehe

    lula_molusco
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Até onde eu sei, Chernobyl deu merda porque não faziam manutenção direito, e quando foram fazer uns testes, eles não ligaram um 'limitador' da potência de um dos reatores, que acabou explodindo.

    Não dá pra dizer que o que aconteceu em Chernobyl vai acontecer atualmente, até por que a tecnologia nuclear evoluiu bastante, e os orgãos de fiscalização internacionais ficaram mais poderosos.

    Energia nuclear, quando bem executada, pode ser muito eficiente, e muito menos prejudicial ao meio ambiente do que uma hidrelétrica, por exemplo.

    Rizzo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    lula_molusco
    Correto! Você foi bem claro e objetivo. Acho que esse documentário iria acrescentar bastante coisa para você. Vai valer a pena, assim que tiver tempo, dê uma olhada.

    Kaíque
    Pois é, o que eu sabia era o que tinha aprendido na escola, na década de 90, pouco tempo depois de ter acontecido o acidente, mas aí, no documentário, a riqueza de detalhes faz a gente pensar melhor sobre o caso.

    -Toolbar-
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    lula_molusco
    Concordo.

    joaormrt
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ja ví isso

    realmente mto louco

    fill.zanchez
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Kaíque
    Agora imagina uma arma nuclear na mão dum doido daquele

    Realmente armas nuclear são um perigo em mãos erradas, já foi comprovado que hoje há tecnologia para que uma única bomba nuclear acabe com toda a vida no planeta a longo prazo

    .lula_molusco
    Até onde eu sei, Chernobyl deu merda porque não faziam manutenção direito,

    Não duvido nada. Mas também não dá pra acreditar no que a mídia fala né...

    Rizzo
    Pois é, o que eu sabia era o que tinha aprendido na escola, na década de 90,
    Nossa! Estou ficando velho... Estedei sobre Chernobyl na escola também da "década de 90". haha

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pior foi o Acidente Nuclear em Goiânia.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Thiago Yoshiki

    O acidente de Goiânia não é nada perto do acidente em Chernobyl

    Rizzo

    Eu me lembro na época que aconteceu. Foram físicos nórdicos de uma usina que descobriram a nuvem radioativa que vinha da Ucrânia. Os alarme da usina deles disparava quando tentavam entrar, o que deu a pista que foram contaminados fora da usina.


    O problema é que a URSS tentou abafar o problema(tanto internamente quanto externamente), mas depois admitiram o fato. Até hoje há várias cidades fantasmas naquela região, que foram evacuadas na época, e ainda não podem ser usadas. Muitos bombeiros e militares que trabalharam no incêndio do reator(sem proteção), morreram logo depois contaminados.

    Até onde se sabe, foi realmente um acidente, inclusive os funcionários da sala de controle ainda tentaram impedir, e depois minimizar o problema, e heroicamente impediram que outros núcleos também explodissem. Esses caras podiam ter corrido no primeiro alarme, e se salvado de maiores contaminações, mas ficaram nos postos tentando consertar o acidente, e pagaram com a vida.

    Houve um caso parecido depois nos EUA(não lembro o nome da usina, mas é um caso conhecido), mas como a usina tinha a cobertura de concreto e chumbo, não morreu ninguém e a radioatividade nunca escapou. A unsina de Chernobyl era antiga e não adequada no quesito de segurança.

    Há um plano recente da Ucrânia em conjunto com outros países europeus, para finalmente fecharem o núcleo explodido do reator de maneira adequada. O problema é o custo da operação, além de problemas de logística(cada operário pode ficar apenas 8 minutos trabalhando, pois mesmo com proteção a radioatividade ainda é muio forte).

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    makumbator
    Eu sei, mas sempre falo que é pior para as pessoas pesquisarem, quase ninguém sabe, e quando sabe, sabe muito pouco.


    Acho que daqui a uns 200 anos Chernobyl já possa estar acessível. Ou será que não?

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Thiago Yoshiki
    Acho que daqui a uns 200 anos Chernobyl já possa estar acessível. Ou será que não?

    Não. São alguns milhares de anos para a radioatividade baixar. Mas se fecharem mesmo todo o local do acidente, não vazará mais nenhuma nova radiação do que restou do núcleo, que atualmente é parcialmente coberto.

    Rizzo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    makumbator
    Cara , o que vc falou tem muita coisa no documentário, não sei se você parou pra assistir, vale a pena viu. Você é uma pessoa bem informada heheheh

    Thiago Yoshiki
    Em goiania foi feio tbm, mas em Chernobyl, as proporções são alarmantes, até hoje o luhar é inabitado, contaminado. Fizeram um caixão de chumbo, mas ele está com fissuras e existe radiação no ar ainda, e muita.

    fill.zanchez
    hauhauha pior que é mesmo u.u

    -Dan
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: -Dan
    · votar


    Vou ter que votar na Dilma.


    Lula e Dilma defendem uso da energia nuclear para crescimento do país


    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, defenderam hoje o uso da energia nuclear para garantir o ritmo de crescimento do Brasil de forma sustentável. Eles argumentaram que se trata de energia limpa. Lula foi mais além e destacou a dificuldade de licenciamento ambiental para a construção de usinas hidrelétricas.
    "Vamos precisar de energia, que é energia limpa. O nosso problema hoje é que, para construir uma hidrelétrica, é muito complicado para conseguir licença prévia, licença ambiental", disse Lula, em entrevista a rádios da Bahia e de Pernambuco. Ele ressaltou, porém, o fato de estar expresso na Constituição brasileira que o país só pode usar energia nuclear para fins pacíficos.
    Também na entrevista às emissoras de rádio, a ministra Dilma destacou o aspecto menos poluente da energia nuclear. "Entre as alternativas, a menos poluente, dentro desse nosso compromisso de não afetar a mudança do clima, é a energia nuclear, porque não emite gás de efeito estufa."
    Em Juazeiro, na Bahia, Lula e Dilma participaram da solenidade de entrega da primeira etapa do Projeto Salitre, para irrigação de terras na região. O projeto que, de 2007 até este ano, deve somar investimentos de R$ 251,5 milhões, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O valor total do projeto é de R$ 900 milhões.


    fonte

    ROTTA
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Chernobyl foi uma cagada imensa, com graves consequências. Mas acho que em termos de negligência, o incidente de Goiânia conseguiu ser pior.

    Abraços.

    Tripa-Seca
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ótimo documentário!

    toty
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Eu assisiti...
    Muito triste, e ao mesmo tempo revoltante...no meu modesto jeito leigo de ver as coisas, muito podia ser evitado e não foi, graças ao tradicional " abafa o caso". e muitas pessoas sofrem e vão sofrer ainda por longos anos.

    ROTTA
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Triste é que eu me lembro (vagamente) de ver as notícias de Chernobyl no Jornal Nacional. Tinha 6 anos. =\

    Abraços.

    Tripa-Seca
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Eu num sei se vocês já leram a respeito sobre um fungo que se alimenta de radioatividade dentro da usina...

    Tripa-Seca
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine, encontraram evidências que um certo tipo de fungo possui outras capacidades além de decompor matéria. Ao que tudo indica, uma espécie de fungo negro pode usar a radioatividade como fonte de energia para fabricar alimento e continuar crescendo. Essa descoberta pode ser utilizada para alimentar astronautas no futuro. Desde que eles estejam dispostos a comer fungos.
    A pesquisa começou quando foi descoberto um estranho fungo negro nas paredes internas do reator de Chernobil. Recolhido por robos e analisado o fungo mostrou-se rico em melanina. A mesma substância que dá cor a pele humana.

    Segundo o líder do projeto, Arturo Casadevall, a pesquisa começou a cinco anos quando ele ouviu que um robo, enviado ao núcleo do reator, havia retornado com amostras de um estranho fungo negro.

    A hipótese a ser provada é que a melanina, no fungo, esteja agindo da mesma forma que a clorofila nos vegetais. Transformado radiação eletromagnética em outra forma de energia.

    Até agora os pesquisadores conseguiram observar uma alteração na estrutura eletrônica da melanina quando exposta a radiação ionizante.

    Ressalte-se que a melanina do fungo é igualzinha a sua.


    Percival
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    que eu saiba a usina ainda funcionava alguns setores até uns tempos atras e foi desativada totalmente não faz muito tempo.

    A cidade vizinha que foi evacuada se chamava Pripyat, quem quiser dar uma olhada no google earth a posição é 51°24'20.00"N 30° 3'25.00"L .

    existe até um roteiro turístico pra visitar esta cidade.

    Lord Nightmare
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Dando um up...

    Muito bom o documentário, vi inteiro e realmente foi muito interessante. Acho que vale a pena assitir.

    Vick Vaporub
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Dia desses vi um site de uma mulher que atravessou parte da Zona Morta do acidente de Chernobyl de moto. Claro que era a parte mais segura, onde a radioatividade já havia fincado na terra e absorvida pelas plantas.

    Carpano-Jr.
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu não manjo porra nenhum disso, mas ter havido uma melhora na segurança dessas coisas desde 1986 né?

    makumbator
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Carpano-Jr.

    Na verdade, Chernobyl era insegura já nos padrões da época(1986), pois era quase que uma usina improvisada em um prédio antigo reformado, e não construído com esse fim. Um acidente igual a esse, em uma unidade com o reator dentro de uma estrutura específica não teria causado nenhuma morte(como em um caso muito parecido nos EUA), e a radiação ficaria retida dentro da redoma de concreto e chumbo do reator.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Isso nunca aconteceu.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Brinks!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acidente Nuclear de Chernobyl !