Projeto de lei brasileiro propõe redução de uso de Photoshop na mídia

Autor Mensagem
Ian Anderson
Veterano
# mar/10
· votar


eu prefiro o original, quanto menos photoshop melhor.

mas vai vai ser dificil ver pérolas como a da modelo sem umbigo e o corpo sem rugas da susana viera

maggie
Veterana
# mar/10
· votar


está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que obriga imagens tratadas com Photoshop a virem com a advertência "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada".

Mas que besteira hein.
Vão se preocupar com coisas importantes.. Quem é o autor dessa pérola aí?

Wladimir Costa, autor do projeto, é um cantor de música brega e radialista sensacionalista paraense que, durante a campanha eleitoral, subia só de cuecas em trios elétricos para chamar a atenção para sua candidatura.

"Cada povo tem o governo que merece."
Elegeram, agora temos que aturar. Lamentável.

J. S. Coltrane
Veterano
# mar/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Vão proibir maquiagem, filtros e iluminação também? Porque isso também afeta as imagens...

edit. Fotografia é manipulação de luz. Se não quiser manipular é simples: proibe-se fotos.

Marco Hietala
Veterano
# mar/10
· votar


Isso é coisa de guri que se encanta com a ditadura militar quando tá na 8ª série e espera virar político pra ter seus 10 minutos de dono do país.

brunohardrocker
Veterano
# mar/10
· votar


Por que não lêem pelo menos esse parágrafo?

Segundo ele, o objetivo da proposta é acabar com a "idealização" do corpo humano. Projetos semelhantes também já estão em discussão na França e na Inglaterra. Ambos propõem que os anúncios sejam mais realistas e as imagens sofram menos intervenções do Photoshop.

brunohardrocker
Veterano
# mar/10
· votar


Depois compram bolacha no mercado por causa da cor do pacote atraente, e ao comer, se arrepende.

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


Tinham que proibir auto-tune em cds também.

J. S. Coltrane
Veterano
# mar/10
· votar


Quem quer ver pelancas sempre pode ir na sauna para idosos mais próxima da sua casa.

Marco Hietala
Veterano
# mar/10
· votar


brunohardrocker
Ah cara, na boa, isso é desnecessário.
Eu li, antes de fazer meu primeiro comentário.

Ambos propõem que os anúncios sejam mais realistas e as imagens sofram menos intervenções do Photoshop.

Estão fazendo isso errado então. A obrigatoriedade de uma informação de que a imagem é manipulada não freia a manipulação, ué.
É como esperar que pessoas parem de cruzar estados com a implantação de pedágios ou que pessoas parem de andar de carro ao obrigá-las a usar cinto de segurança, por exemplo.

Daqui a pouco vai ser preciso um anúncio com letras prediais depois dos filmes de ficção avisando que o ser humano não é capaz de voar e que aquilo foi feito por um computador. Vai que a pessoa tenta em casa, não consegue e se mata.

brunohardrocker
Veterano
# mar/10 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Marco Hietala


Estão fazendo isso errado então. A obrigatoriedade de uma informação de que a imagem é manipulada não freia a manipulação, ué.

Mas já basta. Já passa a informação de que a imagem foi editada e quem está olhando não pensa que é realmente possível existir uma mulher toda certinha.

Quantos que compram Playboy não fazem nem idéia do que é "photoshop"? A Playboy é vendida pra todas as classes.

Daqui a pouco vai ser preciso um anúncio com letras prediais depois dos filmes de ficção avisando que o ser humano não é capaz de voar e que aquilo foi feito por um computador. Vai que a pessoa tenta em casa, não consegue e se mata.

Não há o que não haja.

Marco Hietala
Veterano
# mar/10 · Editado por: Marco Hietala
· votar


brunohardrocker
Ah sim, pelo contexto de que seja apenas uma (mais uma) informação no anúncio não vejo problema algum, afinal é obrigação do consumidor saber o que está consumindo e propaganda enganosa é contra a lei. Quanto a isso estou indiferente.

Só acho exagero condenar com unhas e dentes e querer reduzir a manipulação das imagens.

Até porque não dá pra generalizar, existem casos específicos. Manipular a imagem de uma mulher que vai posar pra uma revista é, no mínimo, natural. É como uma mulher se maquiar no dia do seu casamento. É um evento importante em particular, e ela só está zelando pela imagem dela, mesmo que essa imagem saia com água depois.

Outra coisa é manipular a imagem de um produto, um alimento, por exemplo, supervalorizando seus atributos, como tamanho, cor, aparência.
mas mesmo nesses casos já existe o famoso "imagem meramente ilustrativa", só não sei se é obrigação.

E não, não sou ninguém pra achar alguma coisa, só to dando minha opinião hoho.

Minow
Veterano
# mar/10
· votar


The Root Of All Evil
Tinham que proibir auto-tune em cds também.

CD com Autotune é igual Playboy com Photoshop.
Não existe um sem.

Bob do recife
Veterano
# mar/10
· votar


aaaahhhh, vá se f****

e vai tirar o emprego de milhares de pessoas??
muita gente trabalha com computação grafica, depende disso..

esse politicos fdp, ficam se preocupando com merda, enquanto estao afundados em uma fossa... ¬¬

Marco Hietala
Veterano
# mar/10
· votar


Bob esponja do recife
Leu o tópico, ou, pelomenos, o projeto?

zaqueu_grunge
Veterano
# mar/10
· votar


Bob esponja do recife
wat

oiio
Veterano
# abr/10
· votar


http://blstb.msn.com/i/E1/E9928DEAF576708770C9BD12E882.jpg

Hm.

maizena e o um
Veterano
# abr/10
· votar


Morri com o OJ.

Stargazer
Veterano
# abr/10 · Editado por: Stargazer
· votar


Segundo ele, o objetivo da proposta é acabar com a "idealização" do corpo humano.

Acho isso um erro. É graças a esse tipo de idealização que um monte de mulheres freqüentam academias e se cuidam para ficar bonitas, o que eu acho totalmente excelente.

fill.zanchez
Veterano
# abr/10
· votar


Vale lembrar que uma lei como está já foi aprovada na França.

Sou completamente a favor, a povo (não eu ;-)) se mata de dieta e malhação pra alcançar um padrão de beleza que não existe... aff... isso tem que acabar.

oiio
Veterano
# abr/10
· votar


http://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-1265676/Britney-Spears-ag rees-release-airbrushed-images-digitally-altered-versions.html

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/10
· votar


oiio

Gostei mais das originais.

Clauber guns
Veterano
# abr/10
· votar


Segundo ele, o objetivo da proposta é acabar com a "idealização" do corpo humano.

Concordo em partes com o autor da lei.

Sim, tem muita gente (não só mulher, afinal oq não falta é vigoréxico por ai) que fica nessa busca pelo corpo perfeito.

Mas é fato que todo mundo sabe que as imagens que vemos em revistas NÃO são as reais, qualquer um com o minimo de bom senso percebe isso.

Além do mais, um aviso não vai diminuir o uso, vai apenas avisar que ele existe.

E no caso dos lanches, ou pacotes, já existe um aviso de que a imagem é meramente ilustrativa.

Então se é pra simplesmente avisar que tem photoshop, é melhor que nem se perca tempo. Agora se for diminuir ou até acabar com o uso do photoshop, ai sim é algo a se pensar.

Stargazer
Acho isso um erro. É graças a esse tipo de idealização que um monte de mulheres freqüentam academias e se cuidam para ficar bonitas, o que eu acho totalmente excelente.

O problema é quando isso passa do saudavel cara, existem cada vez mais casos de bulimia, anorexia, vigorexia, depressão, a maioria causados pela busca pelo corpo perfeito que a midia tanto exibe.

PGilbert
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
Sem auto tune e a gravação tem que ser ao vivo. Aí só os bons restarão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto de lei brasileiro propõe redução de uso de Photoshop na mídia