Autor |
Mensagem |
Marco Hietala Veterano |
# mar/10
O que vocês acham da publicidade criativa e de entretenimento? Ela consegue passar bem a mensagem por trás da peça visual? Ou acaba apenas sendo objeto de distração enuanto a mensagem principal fica completamente em segun do plano, muitas vezes imperceptível?
Exemplos:
http://foradoninho.files.wordpress.com/2009/01/071028_bloguncoveringor g_publicidade-criativa_1.jpg
http://publicidadeaumentada.files.wordpress.com/2009/01/061213_publici dade1.jpg
http://img58.imageshack.us/img58/7320/publicidadeia2.jpg
http://joseoscarkorman.nirudia.com/photos/normal/joseoscarkorman-20090 926012448.jpg
http://wannasnow.files.wordpress.com/2008/02/071028_blog_uncovering_or g_publicidade-criativa_5.jpg
http://publicidadeaumentada.files.wordpress.com/2009/01/061213_publici dade3.jpg
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/editorial/05- 03-28_01.jpg
http://img528.imageshack.us/img528/1183/publicidadegv5.jpg
Agora, e quando essa publicidade chamativa se apresenta em veículos. Vocês acham que pode causar problemas devido à possível atenção dada ao anúncio por motoristas enquanto guiam seus automóveis?
Exemplos:
http://4.bp.blogspot.com/_qRM4mc5KCZQ/SP9iEnoQgbI/AAAAAAAABMw/cS7P4uD1 Dhs/s400/truckads6.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_TsorgB_lHak/SV8IaCNot7I/AAAAAAAAAoo/0EGsMbz3 NQQ/s400/publicidade-criativa-pepsi.jpg
E por ultimo, no caso de propagandas veiculadas na televisão. Você prefere aquela propaganda mais implícita e "inteligente", ou a propaganda mais simples e direta, com pouco ou nenhum cunho artistico ou de entretenimento, apenas comercial?
|
Thiago Yoshiki Veterano |
# mar/10
· votar
Prefiro as que me fazem pensar.
|
r2s2 Veterano |
# mar/10
· votar
Marco Hietala E por ultimo, no caso de propagandas veiculadas na televisão. Você prefere aquela propaganda mais implícita e "inteligente", ou a propaganda mais simples e direta, com pouco ou nenhum cunho artistico ou de entretenimento, apenas comercial?
Prefiro as com loiras peitudas e bundudas em biquinis microscópicos.
O resto das propagandas são tão superficiais...
|
22222 oirartnoc oa Veterano |
# mar/10
· votar
Ao analisar vê-se que há pontos negativos e positivos, os quais não se excluem e tornam muito subjetiva uma resposta à questão proposta.
|
BokuWa Veterano |
# mar/10
· votar
r2s2 Prefiro as com loiras peitudas e bundudas em biquinis microscópicos.
Roubaram minha idéia.
|
Skider Veterano |
# mar/10
· votar
EDITADO PELO MODERADOR
(marketing pessoal)
|
r2s2 Veterano |
# mar/10
· votar
Só veterano postando. Tem que colocar alguma coisa relacionada a flatulência para isso aqui bombar de novatos.
|
BokuWa Veterano |
# mar/10
· votar
Não sou chegado aos vegans do green peace, wwf... Mas até tem umas boas propagandas.
|
Fenrisulfr Veterano |
# mar/10
· votar
Mehor propaganda que ja vi:
|
Mila Turunen Veterano |
# mar/10
· votar
prefiro as inteligentes, criativas e tal. se for pra ver algo assim (propaganda), que pelo menos seja interessante. as propagandas da Heineken nem são lá pensantes, mas são legais bagarai.
|
Palermo Veterano |
# mar/10
· votar
Achei legal todos os exemplos que vc postou. Acredito que toda a propaganda deve ser assim sempre.
|
Thiago Yoshiki Veterano |
# mar/10
· votar
Mila Turunen As propagandas da Heineken são muito melhores do que s da Brahma, Skol e etc. Acho que das cervejarias brasileiras só a Bohêmia tem propagandas interessantes.
|
ghostbastard Veterano |
# mar/10
· votar
Marco Hietala
Tem um livro do João Anzanello Carrascoza, chamado Razão e Sensibilidade no Texto Publicitário, em que o autor cita duas linhas de forças para o conteúdo de uma mensagem publicitaria: apolinea ou dionisíaca.
A forma apolínea é baseada na razão e geralmente tras dados sobre o anunciante ou produto de forma explicita. Podemos tem bastantes exemplos desse tipo de propaganda em peças antigas, que geralmente usavam de estatisticas para justificar a vantagem de certo produto.
Já o modelo Dionísíaco se relaciona ao sonho, a imaginação. Propagandas desse tipo tendem a ter uma história, deixando o produto como segundo plano. A mensagem de compra é passada ao consumidor de forma sutil, intrinseca. Nem toda propaganda desse tipo precisa ser totalmente alheia ao produto, fazendo a pessoa abstrair demasiadamente, na verdade quase todas as grandes campanhas que vemos hoje usam o modelo Dionisiaco.
|
Marco Hietala Veterano |
# mar/10
· votar
Palermo Achei legal todos os exemplos que vc postou. Acredito que toda a propaganda deve ser assim sempre.
Acredito que com o passar do tempo, a grande maioria tende a assumir esse formato, bem como outros possivelmente ainda mais interessantes com o surgimento de novas tecnologias.
ghostbastard Interessante. É justamente dessa divisão que estou me referindo. Percebo que ainda existe a propaganda crua, simplesmente informativa e comercial, geralmente quando o publico alvo é a grande massa em geral. Seria legal que começassem a mudar isso. Hoje a demanda de publicitários e profissionais do marketing não é mais como antes. Existe muita possibilidade e viabilidade pra produzir uma boa campanha, criativa e interessante. Só que essa é uma visão que eu tenho, queria ler opiniões de outras pessoas sobre. Ah e valeu a indicação do livro ;)
|
ghostbastard Veterano |
# mar/10 · Editado por: ghostbastard
· votar
Marco Hietala
dificilmente uma campanha é feita 'para a grande massa em geral'. Isso acaba acontecendo com empresas pequenas, com equipes de comunicação fracas que não fazem pesquisa nem planejamento antes de veicularem alguma coisa. Típico trabalho de grafica, se for impresso.
E não é sempre que o modelo Dionisíaco é o mais importante. Nos podemos achar que as propagandas deveriam ser sempre assim, e se vc for notar, veiculações destinadas à nossa faixa etaria, renda e escolaridade, acabam sendo mesmo.
Mas pegue o exemplo das propagandas de automóveis populares, ou talvez um pouco acima: eles precisam divulgar as caracteristicas do modelo, tendo em vista que é o que o consumidor vai analisar, em comparação aos concorrentes. Isso ja torna o texto da propaganda apolineo. Se for um carro de maior valor, aspctos relativos à marca serão destacados, e aí sim veremos o genero Dionisiaco surgindo.
O texto apolíneo convence, o texto dionisíaco persuade.
|
DarkMakerX Veterano |
# mar/10
· votar
Propaganda genial.
|
J. S. Coltrane Veterano |
# mar/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar
Tem um livro do João Anzanello Carrascoza, chamado Razão e Sensibilidade no Texto Publicitário, em que o autor cita duas linhas de forças para o conteúdo de uma mensagem publicitaria: apolinea ou dionisíaca.
Nossa que papo batido -- esse o cara praticamente descobriu a roda
E a referência do titulo, que erudição.
A publicidade basicamente se baseia no uso de técnicas artísticas fora do contexto para estuprar os nosso sentidos.
|
Marco Hietala Veterano |
# mar/10
· votar
J. S. Coltrane Disserte mais, por favor, se não for muito incômodo ^^
|
J. S. Coltrane Veterano |
# mar/10
· votar
Marco Hietala
Criatividade para que se tudo que a publicidade fala é
COMPRE!
COMPRE!
COMPRE!
???
|
Marco Hietala Veterano |
# mar/10
· votar
J. S. Coltrane Ah tá. Mas essa é mesmo sua visão ou está ironizando? Não consegui captar bem.
|
J. S. Coltrane Veterano |
# mar/10
· votar
Marco Hietala
Meu psiquiatra me fala isso toda semana também.
|
LeandroP Moderador |
# mar/10
· votar
DarkMakerX
Tapanacara.
|
DarkMakerX Veterano |
# mar/10
· votar
LeandroP Pois é, pois é.
|
ROo Veterano |
# mar/10 · Editado por: ROo
· votar
Marco Hietala Não sei se foi a intenção do J. S. Coltrane ao dizer que "E a referência do titulo, que erudição" é o fato dessa divisão ser famosa pela obra do Nietzsche.
|
suco de laranja Veterano |
# mar/10
· votar
A melhor propaganda que eu já vi foi a da bozzano com o ronaldo.
É só uma foto da cabeça do ronaldo.
Genial.
|
J. S. Coltrane Veterano |
# mar/10
· votar
ROo
Mais ou menos por aí quando se trata de Apolínio X Dionisíaco. Mas o título faz referência a "Razão e sensibilidade", de Jane Austen. Um clássico da literatura de mulherzinha.
Um grande pedantismo vazio, enfim.
|