O que você acha das revoltadas no RJ por causa do dinheiro dos royalties do petróleo ?

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# mar/10
· votar

Existe um lado bom nisso. Que é o desenvolvimento de regiões menos desenvolvidas.

O lado ruim é que o Rio é quem mais produz, então o Acre que não produz nada vai receber sua parte. Ao passo que a renda provinda da produção da Soja nos estados produtores não é dividida com o Acre. Que o turismo do nordeste e também do Rio, não é dividido com o Acre.
O que tem o petróleo de tão especial? o pré-sal? Será que por ser o personagem principal dos ultimos capítulos?

Mas... que pelo menos tenha uma proporcionalidade. O Rio enfrenta muito mais problemas sociais e tem uma população bem maior que a maioria dos estados.
Então, pasto pra vaca e osso pro cachorro.

Índio_DT
Veterano
# mar/10
· votar

A divisão é justa por um lado e injusta pelo outro. Se é pra pensar no Brasil como um todo, é bom a divisão para desenvolvimento do lado subdesenvolvido, mas se é pra pensar no Rio como um estado a parte, é injusto porque eles deveriam ficar com o que produzem realmente.
Eu acho que é justo a divisão, pelo fato de todo o produzido estar no Brasil, e não apenas no Rio. E eu ia achar muito legal se, de repente, o Rio se tornasse independente do Brasil. Ficaria mais facil jogar uma bomba atômica lá sem afetar outros lugares...

Brinks. Mas de certa forma é um pouco de egoísmo. Com certeza se o produto mais consumido agora fosse as índias, o Rio cobraria uma divisão do bem com o Acre.

brunohardrocker
Veterano
# mar/10
· votar

Índio_DT

Vamos vender todas as almas dos nossos índios num leilão!

Índio_DT
Veterano
# mar/10
· votar

brunohardrocker
Maguei. =(

kiki
Moderador
# mar/10
· votar

acabei de ver esse videozinho do senador mercadante, achei muito bom. nunca tinha visto muita coisa dele.

eu acho que o governo ta certo em distribuir.
nosso pais tem uma distribuição de renda muito desigual, acredito que isso vá melhorar um pouco a situação.

brunohardrocker
O que tem o petróleo de tão especial? o pré-sal? Será que por ser o personagem principal dos ultimos capítulos?

até onde eu sei, a possibilidade o potencial do pre-sal é sem precedentes no pais.
e já tá na mao do estado, pela petrobras.
veja o videozinho.

Ian Anderson
Veterano
# mar/10
· votar

brunohardrocker

O Rio enfrenta muito mais problemas sociais e tem uma população bem maior que a maioria dos estados.

Mas a questão disso eh que o Rio se deixou dominar.

Até acho que os Estados per produzem deveria ganha uma fatia maior do bolo, mas eu acho as chantagens do Sergio Cabral (da Copa e Olipiadas) são furadas, pois grande parte das verbas são da união.

Policamente correto seria deixar isso para os estador produtores, mas pensando a longo prazo (e num país onde não há desvio, o que aqui e impossivel), dar um bilhão pro Rio eh troco, mas para uma pequena cidade eh um premio de loteria, fazendo há se desenvolver, fazendo as pessoas que buscam uma vida mais tranquila sairem das grandes cidades para menores, dando uma desfogação dos grandes centro surbanos, mas como nosso país não eh muito lá confiavel, acho que eh mais facil eu acertar na Mega do que eu acertar nisso.

james_the_bronson
Veterano
# mar/10 · Editado por: james_the_bronson
· votar

Mila Turunen

Eu só puxei a lógica para outra situação. Uma empresa de outro país se instala aqui e recebe a remessa de lucros, por ter investido no lugar. Os impostos ficam no país ( e possivelmente no estado e no município )...

Acho que os royalties têm a ver com o lugar onde a produção ocorre. E talvez não seja o ideal do ideal, mas é meio que sem esse papo de "é produzido no Brasil". Senão seria "produzido no mundo", por que não? Por que é interessante pensar na fronteira do país e não de estados ou municípios???

E outra, o lucro sim pode e deveria ser dividido entre todo mundo, refletindo uma troca "o governo federal investe, recebe o lucro e repassa conforme as políticas". Mas acho que os royalties têm a ver com a exploração do recurso natural do lugar, o deslocamento de mão de obra para lá ( uma porrada de família, a infra-estrutura do lugar vai precisar do investimento... meio fácil adotar essa postura "investir 10 uma só vez, e querer ganhar 1 todo ano, sem considerar que o lugar incha com, vamos dizer, 2000 trabalhadores, vezes 4 por levarem família, sei lá, 8000... aí a cidade e o estado que se fodam com pavimentação de ruas, investimento em iluminação, segurança, etc... ). Minério em MG provavelmente tem os royalties revertidos para lá, e isso deve se estender para outros setores também...

Fora a própria responsabilidade com o meio ambiente no lugar. Se a grana sai daqui e fica aqui, os governantes daqui devem fiscalizar. Agora, como exigir uma responsabilidade dessas por todo país? Cada lugar vai contribuir proporcionalmente também? Vão mandar um acreano, meia-dúzia de baianos, dez mineiros e vinte paulistas, etc... para fazer relatórios sobre o ambiente? Ou todo mundo acredita ( ainda mais no Brasil ) que eles realmente se importarão com isso???

LeandroP
Moderador
# mar/10
· votar

Eu tinha uma opinião a respeito, mas diante de novas informações estou dividido.

kiki
Moderador
# mar/10
· votar

brunohardrocker
Mas... que pelo menos tenha uma proporcionalidade. O Rio enfrenta muito mais problemas sociais e tem uma população bem maior que a maioria dos estados.

nao conheço o rio, mas acredito que isso seja parecido com são paulo.
aqui em sp a cidade tambem cresceu muito. alem da conta. e desordenadamente.
da onde vem essas pessoas? principalmente do nordeste, por que la nao investiram o suficiente pra ter emprego, entao eles veem pro sudeste.

se a renda fosse melhor distribuida, nao haveriam tantos problemas nas nossas cidades.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/10 · Editado por: Black Fire
· votar

O RJ tem o 4º maior IDH do país.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/10 · Editado por: Black Fire
· votar

Ao passo que a renda provinda da produção da Soja nos estados produtores não é dividida com o Acre.

Na verdade a maior parte dos estados produtores recebe muito menos do que repassa pra União, e não existem royalties de soja, que é o que se pretende dividir no caso do petróleo. O que os Estados recebem é imposto, que não tem nada a ver com as calças.
Não sei de onde tiraram isso de comparar o que se paga de imposto por produção agrícola/industrial com roayalties, pagos pelo direito de explorar um recurso natural que pertence à União.

james_the_bronson
Veterano
# mar/10
· votar

Black Fire

Do mesmo lugar que tirou que o Rio era o maior IDH do país :P ...

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/10
· votar

james_the_bronson
Eu não digitei o 4º e corrigi imediatamente. ¬¬

Fenrisulfr
Veterano
# mar/10 · Editado por: Fenrisulfr
· votar

Pessoal tá ficando louco, ta comparadando soja com petroleo...

SOJA NÃO É UM RECURSO NATURAL...

Engraçado que se algm viesse e dissesse "o Aquifero Guarani vai começar a ser explorado, e só fornecerá SP, MG (feliz sr James the Bronha??), os estados do Sul, e Centro Oeste" aposto que ia ser uma choradeira fluminense...

james_the_bronson
Veterano
# mar/10
· votar

Ia ser uma choradeira de MG, porque tá no território deles também huehuehuehue!!!

Fenrisulfr
Veterano
# mar/10
· votar

james_the_bronson

Editei.

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10 · Editado por: Thiago Yoshiki
· votar

Acho que deveriam reverter esse dinheiro para mim, faria muita coisa pela cidade e compraria o fcc.

james_the_bronson
Veterano
# mar/10 · Editado por: james_the_bronson
· votar

Fenrisulfr

Agora ficou legal...

seek n destroy
Veterano
# mar/10
· votar

O RJ tem o 4º maior IDH do país.

UAHUHAUHuhuhahuahuauhauhUHAUHAuhauhAuhAUHauhauhauhauh

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# mar/10
· votar

Bairrismo 100%.

Rapha_Metal
Veterano
# mar/10
· votar

Vocês não estão enxergando os fatos muito bem, é importante lembrar q o Rio tem vários investimentos em infra-estrutura necessários para se realizar a extração, exportação e comercialização do petróleo, além do mais, o Rio tem um gasto muito maior do que muitos desses outros estados e não sejam ingênuos ao ponto de achar que essa riqueza seria distribuída igualmente entre o povo, elas seriam com certeza desviadas e surrupiadas por esses governades de fezes

arilevita
Veterano
# mar/10
· votar

1) Extração de Petróleo gera riqueza ?
Vejam o caso da Nigéria, Venezuela e de Angola
2)Extração de Petróleo gera emprego?
É uma das atividades que menos gera emprego com relação ao lucro produzido
3)Os Royalties pertencem ao Brasil
Sim, o RJ e Es são estados brasileiros , e a União já leva um bom porcentual que poderia distribuir por todos os municípios e estados não produtores.Além disso é uma INDENIZAÇÃO aos necessários investimento em infra estrutura causados pela atividade nas áreas produtoras. Vejam o aumento considerável de favelas e violência nos municípios de Campos e Macaé.

arilevita
Veterano
# mar/10
· votar

4) Mas eles receberam e não fizeram nada?
Mas quem garante que o dinheiro que chega num município controlado pelo Clã Sarney no MA , do Requinhão no PR, em AL de Renan Calheiros será bem aplicado, no RS de Ibsen Dinheiro ?
5) Mas o Senado aprovará o a emenda Ibsen e o Lula não vetará por ser período eleitoral...
o Min Gilmau Mendes , pres do STF já acenou com a inconstitucionalidade da emenda por ferir o pacto federativo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a O que você acha das revoltadas no RJ por causa do dinheiro dos royalties do petróleo ?