Sobre livros clássicos pra vestiba.

Autor Mensagem
-Toolbar-
Veterano
# mar/10
· votar


qew
Não. Rola uma família do sertão que não sabem falar direito. Se comunicam com grunhidos.

Caio Gama
Veterano
# mar/10
· votar


Tripa-Seca

Cara um conselho, serião isso eu vi muitos amigos fazerem, não fica bitolada com facu, estuda de boa se programa, faz um planejamento legal, e não coloque pressão! Tipo a forma com que tu postou ae parece q ta doido dois pontos e talz. Mas o primeiro passo para passar é a tranquilidade! Os broder que conheço eram bem de boa que entraram na Usp!
^^

TWT ICE
Veterano
# mar/10
· votar


Tripa-Seca
vc quer medicina?

Random_Rampager
Veterano
# mar/10 · Editado por: Random_Rampager
· votar


Tripa-Seca
Passa, ué... Mas com o tempo que vc ia gastar pra ler tudo e conseguir esses pontos, vc estuda melhor outras coisas e tira a diferença. Ponto não tem cara, então busca os seus aonde for mais fácil... A menos que vc resolva abdicar da sua vida pessoal pra estudar 100% de tudo.

Aced
com o ENEM,infelizmente, não precisa ler mais esses livros . (...)
Isso não é necessariamente ruim...

Julia.
Veterano
# mar/10
· votar


Random_Rampager
Passa, ué... Mas com o tempo que vc ia gastar pra ler tudo e conseguir esses pontos, vc estuda melhor outras coisas e tira a diferença. Ponto não tem cara.A menos que vc resolva abdicar da sua vida pessoal pra estudar 100% de tudo.
Não entendo essa mania de tentar caminhos adjacentes para as coisas. É tão simples. Apenas ler a obra. São livros curtos que não vão acabar com a vida pessoal de uma pessoa. Se o foco do cara é passar no curso x, o caminho é ler, estudar e pronto.
E se chegar na faculdade com essa mentalidade, tu tá fodido.

Caio Gama
Veterano
# mar/10
· votar


Julia.

COncordo em ler o livro todo
=]

Tripa-Seca
Veterano
# mar/10
· votar


TWT ICE
vc quer medicina?

Engenharia

Caio Gama
Os broder que conheço eram bem de boa que entraram na Usp!

Mas entraram no que?

TWT ICE
Veterano
# mar/10
· votar


Tripa-Seca
é sempre bom ler o livro todo, mas sempre tem algumas aulas ou palestras explicando o livro e tudo que pode cair, se anotar e der uma estudada, memoriza tudo e se cair já tem uma base boa pra responder...

mas ai vai da sua dedicação, eu não tenho saco pra isso, por exemplo, mas se vc consegue, sorte sua ;)

Random_Rampager
Veterano
# mar/10
· votar


Julia.
Não entendo essa mania de tentar caminhos adjacentes para as coisas. É tão simples. Apenas ler a obra. São livros curtos que não vão acabar com a vida pessoal de uma pessoa. Se o foco do cara é passar no curso x, o caminho é ler, estudar e pronto.
E se chegar na faculdade com essa mentalidade, tu tá fodido.

Só que 70~80% do que se aprende no segundo grau, o cara simplesmente não vai usar depois. Não é "mania de tentar caminhos adjacentes". É um conselho que vai fazer economizar tempo, que a pessoa pode seguir ou não. Eu não li livros para passar no vestibular, mas li outros que eram do meu interesse. E eu passei no vestibular, me formei, e hoje o fato de ter lido ou não "vidas secas" não faz absolutamente diferença nenhuma na minha vida. :)

Aced
Veterano
# mar/10
· votar


Random_Rampager
Isso não é necessariamente ruim...


É sim. Agora vc vai ter que fazer uma lavagem cerebral para se dar bem no vestibular, ou seja, todas as questões em que tiver alguma opção em relação ao governo Lula, vc terá que marcar essa( o governo é bonzinho", "o governo iniciou o projeto tal").

Além disso, mataram os autores regionais que a gente estudava, vão ficar esquecidos.

Julia.
Veterano
# mar/10
· votar


Random_Rampager
Bom, temos interesses diferentes, visões diferentes. Acredito que acúmulo de conhecimento não faz mal a ninguém. Por mais que aquilo não tenha essa utilidade prática em um futuro próximo. Talvez não tenha mesmo nunca.
Aliás, na boa da verdade mesmo, não faz diferença nenhuma ter lido Vidas Secas, Dom Casmurro, Dom Quixote, Ilíada, ter se formado. Não tem valor, não tem motivo. Nihil pride. Mas, né, a gente continua estudando e fazendo assim mesmo.

Caio Gama
Hehe. ^^

Tripa-Seca
Veterano
# mar/10
· votar


Random_Rampager
A menos que vc resolva abdicar da sua vida pessoal pra estudar 100% de tudo.

Dá pra conciliar as duas coisas, o povo é que complica.

Random_Rampager
Veterano
# mar/10
· votar


Aced
É sim. Agora vc vai ter que fazer uma lavagem cerebral para se dar bem no vestibular, ou seja, todas as questões em que tiver alguma opção em relação ao governo Lula, vc terá que marcar essa( o governo é bonzinho", "o governo iniciou o projeto tal").

Além disso, mataram os autores regionais que a gente estudava, vão ficar esquecidos.

Como diria Zeca Pagodinho: Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Isso que você citou, É SIM, sem dúvida, algo péssimo e que acontece. Tanto que sempre tem ações judiciais pra anular essas questões ideológicas que caem nas provas. E elas sempre têm êxito. Mas isso já desvia um pouco do assunto...
Sobre os autores regionais que vc citou, leia abaixo...

Julia.
Eu concordo que o acúmulo de conhecimento não faz mal, mesmo que seja um conhecimento completamente inútil. Eu mesmo passo boa parte do meu tempo procurando saber sobre coisas pelas quais eu me interesso, mesmo que não tenham utilidade nenhuma pra mim. Mas eu não concordo com a forma que o conhecimento é empurrado guela abaixo.
Por exemplo, eu não li esses livros do vestibular, porque eles não me dispertaram interesse. Mas já li Shakespeare, Maquiavel, Oscar Wilde, Sun Tzu e trocentos outros, porque eu quis... Eu sei mais sobre a Roma antiga do que muita gente formada em História, mas tem épocas e lugares que meu conhecimento de História é nulo... Enfim, isso vai de cada um.
Mas eu não concordo que uma pessoa PRECISA, por exemplo, de ler um livro que ela vai achar um saco, simplesmente pq tem que ler. =)

Random_Rampager
Veterano
# mar/10
· votar


Julia.
Ilíada e Odisséia eu até tenho vontade de ler. :)

Julia.
Veterano
# mar/10
· votar


Random_Rampager
Mas eu não concordo que uma pessoa PRECISA, por exemplo, de ler um livro que ela vai achar um saco, simplesmente pq tem que ler. =)
Sim.

É porque muita gente não pensa assim. Não vou ler x porque é um assunto que não me interessa. A maioria já sai correndo só de ouvir a palavra 'literatura brasileira', sem nem ter lido nada.
Mas no vestibular, na faculdade, você precisa ler o livro, sim. Você pode até não ler, mas não vai aprender aquele determinado assunto 100%. Nessa parte dos estudos, não adianta ler/estudar só o que interessa e o que chama atenção.

Random_Rampager
Veterano
# mar/10
· votar


Julia.
Mas não precisa saber 100% pra passar. Precisa de 50 ou 60%, dependendo do lugar. E isso, dá pra fazer de trocentas formas diferentes... Eu reitero aqui o que eu disse: Independente de ser "errado" sair correndo de qualquer assunto que seja, se o seu único objetivo com aquilo é passar na matéria, dá pra fazer isso só por prestar atenção na aula e ir fazer outra coisa mais útil com o tempo livre. :)

Konrad
Veterano
# mar/10 · Editado por: Konrad
· votar


Sinto vergonha de morar em um país em que uma lista de livros para vestibular contém meia dúzia de títulos.

@topic

São todos bons, o mais original o Sargento de Milícias, o mais técnico Iracema (genial), o mais visceral o Cortiço, o mais bem escrito Cidade e as Serras (o mais bem narrado também).... e o Dom Casmurro... bom, esse é o livro mais "overrated" e mal-interpretado da história da Literatura.

Citaram o Brás Cubas que é plágio barato de uma obra de Lawrence Sterne (Life and Opinions of Tristam Shandy), obviamente nosso acadêmicos se esquecem disso.

No mais, siga o conselho das meninas (Julia e Mila) que elas estão certíssimas, para variar.

BokuWa
Veterano
# mar/10
· votar


joaormrt

Já passei no vest.

teuabreu
Veterano
# mar/10
· votar


- O cortiço (Aluísio Azevedo)- escroto
- Iracema (José de Alencear) - escroto
- A cidade e a serra (Eça de Queirós) - escroto
- Dom Casmurro (Machado de Assis)- 'e o menos escroto mas 'e escroto
- Memórias de um sargento de milícias (Manuel Antônio de Almeida) -escroto

Bras Cubas 'e legal li 52 vezes!!! Muito bom!!!

Excelion
Veterano
# mar/10 · Editado por: Excelion
· votar


Sinto vergonha de morar em um país em que uma lista de livros para vestibular contém meia dúzia de livros.

Isso me lembra que muitos nem tem contato com essa meia-dúzia de livros...

Agora, pensando mais a fundo, eu acho tudo isso uma injustiça sem tamanho. Veja bem, minha escola tinha as aulas normais mais aulas extras que quem estivesse interessado, fazia. Desde aulas de aprofundamento a aulas de cultura geral e atualidades. Eu fiz boa parte, e ajudaram DEMAIS no vestibular. Os professores então nem se fala... Alguns com diplomas de instituições como Yale, LSE, Cambridge, Columbia...

Tudo isso e mesmo assim, eu passei por pouco no vestibular e na segunda tentativa, e modéstia a parte, eu aprendo bem rápido.

Agora eu fico pensando, como é que um cara que estudou numa escola pública pode competir comigo e os caras que ficaram acima de mim na classificação, por exemplo?

Isso me deixa muito puto, porque enquanto o ensino público não for no mínimo decente, esse ciclo vicioso continuará mantendo boa parte da população brasileira nas "classes" economicamente desfavorecidas, o que gera consequencias com políticas populistas ESCROTAS como Bolsa Família que dá o peixe mas não ensina a pescar, que por sua vez gera impostos mais altos... E é uma cadeia de consequencias que se estendem "quilômetros", siga o raciocinio e veja por quanto tempo você não ficará divagando sobre isso.

Um desabafo (desnecessário e no lugar errado diga-se de passagem) de um sonhador, contra essas correntes do ensino público miserável que impedem muitos de forma cruel a terem chances reais de alcançar plenamente muitos de seus sonhos, e assim serem feliz. Um paradoxo visto qua a nossa Contituição tem como objetivos construir uma sociedade livre, justa e solidária e erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

Random_Rampager
Veterano
# mar/10
· votar


Excelion
Eu concordo em partes... Se seus pais investiram pra te colocar numa escola destas, eles gastaram essa boa grana pra vc ter essas vantagens mesmo, e não pra vc ter um diploma bonitinho do segundo grau...

Mas eu concordo que o ensino público deve ser melhorado mesmo, e MUITO! Mas, infelizmente, a solução que o nosso "excelente" governo dá pra isso são políticas populistas como bolsa família e pró uni.

Random_Rampager
Veterano
# mar/10 · Editado por: Random_Rampager
· votar


Konrad
Sinto vergonha de morar em um país em que uma lista de livros para vestibular contém meia dúzia de títulos.
Cara, podia ter 50, que pro país, pra economia e pro povo isso não ia fazer absolutamente nenhuma diferença.

Clauber guns
Veterano
# mar/10
· votar


O Cortiço e Dom Casmurro eu li

O Cortiço é bem zuado, o dom casmurro eu curti

To lendo agora "Triste Fim de Policarpo Quaresma"
=D

Clauber guns
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad
Sinto vergonha de morar em um país em que uma lista de livros para vestibular contém meia dúzia de títulos.

De fato
Esses dias minha professora de português estava falando sobre algo desse gênero
Ela manda os alunos dela ler um livro desses que costumam cair em vestiba a cada 2 semestres
(esse ano é Triste fim de policarpo quaresma e vidas tristes)
E é uma briga com os alunos pra eles lerem apenas 2 livros no ano.
Esses dias um ex-aluno dela mandou um recado no orkut dizendo que tava morando nos EUA e que a filha dele de 7 anos, lia um livro por mês desse tipo.

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


Random_Rampager
Konrad
Sinto vergonha de morar em um país em que uma lista de livros para vestibular contém meia dúzia de títulos.
Cara, podia ter 50, que pro país, pra economia e pro povo isso não ia fazer absolutamente nenhuma diferença.


De forma direta, não.

É apenas um indício e uma pista de como algo fundamental para qualquer ser que viva em sociedade e em uma democracia (a capacidade de ler e entende ro que está escrito) é tratado por aqui.

Não há pensamento crítico sem leitura, não há mudança de opinião sem leitura, não há consciência de cidadania sem leitura.

Então eu acho que realmante a falta de livros no vestibular não é só a causa do problema, e consequência também.

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


Clauber guns
De fato
Esses dias minha professora de português estava falando sobre algo desse gênero
Ela manda os alunos dela ler um livro desses que costumam cair em vestiba a cada 2 semestres
(esse ano é Triste fim de policarpo quaresma e vidas tristes)
E é uma briga com os alunos pra eles lerem apenas 2 livros no ano.
Esses dias um ex-aluno dela mandou um recado no orkut dizendo que tava morando nos EUA e que a filha dele de 7 anos, lia um livro por mês desse tipo.


Pois é. Leitura tem que ser hábito, gosto é secundário. O analfabetismo não acaba quando se aprende a escrever o nome.

Abç

Random_Rampager
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad

Concordo em partes...
Na minha época de terceiro ano (1998...), eu não li nenhum dos cinco livros da listinha do vestibular. Mas eu li outros seis. Eu li Trilogia da Fundação, Fundação 2 e A Fundação e a Terra, do Isaac Asimov, A Arte de ter razão, de Arthur Schopenhauer (esse sozinho já vale a lista de vestibular toda^^), Calila e Dimna (idem... esqueci o nome do autor) e um desses "os melhores discos de rock da história" que eu esqueci o nome agora. E li o resumo dos tais livros (era Brás Cubas, Vidas Secas, um desses de Drumond que eu não lembro qual, Grande Sertão veredas e um outro que eu nem lembro.

Tirando as coisas que a gente tem que ler da faculdade, esse deve ter sido o ano que eu peguei mais livros pra ler, mesmo eu não tendo relado na lista do vestibular, que, sinceramente, parece que os "intelequituais" do nosso país fizeram com o intuito específico de me entediar.

Pra que eu falei tudo isso? Porque eu acho que a leitura é importante sim, desde que seja algo que o leitor considere minimamente interessante. Aí, cada um, SE QUISER, vai atrás do que quer. Eu já acho cinco livros pra uma lista de vestibular muito, por vários motivos. Primeiro, pq vc não vai ser melhor advogado, médico ou engenheiro por causa disso. Segundo, e acho que até principalmente, porque não faz sentido nenhum enfiar um monte de livros guela abaixo de uma pessoa que não tem o mínimo interesse em ler nenhum deles e vai achar aquilo um legítimo pé no saco.

Resumindo, eu acho que a leitura é MUITO importante sim. É essencial. Mas eu discordo completa e veementemente quando vc diz que "gosto é secundário", amigo... Ao se obrigar uma pessoa a ler o que não quer, o que se cria é uma enorme aversão pela leitura. Eu vou ler o que eu tiver interesse, e não a listinha que quem quer que seja tenha preparado pra mim e pra todo o resto do país. :)

Horcruxes
Veterano
# mar/10
· votar


Dom Casmurro é simplesmente maravilhoso. Mas o meu livro favorito da lista da Fuvest / Unicamp é Vidas Secas. O livro é tão conciso, tão "seco" e tão sufocante... mas é perfeito.

Caio Gama
Veterano
# mar/10
· votar


Tripa-Seca


História... HAIUHUAIHA

vc ta tentando o que Medicina???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre livros clássicos pra vestiba.