A cadeia no Brasil

Autor Mensagem
jimmy vandrake
Veterano
# mar/10
· votar


Essa é a realidade do terceiro mundo. O indivíduo que nasce em condições precárias, não tem educação de berço e fundamental, saúde e alimentação acaba se envolvendo numa vida criminosa. Depois é preso por uma polícia em parte corrupta, julgado por uma justiça completamente incompetente e falha por leis feitas por nossos ilustres deputados. Se condenado vai para num presído destes que você citou onde intensifica ainda mais o problema.
Sempre digo, prisão no Brasil é o pior inferno nem satanás conseguiria criar um ambiente tão deprimente.

klypterosforme
Veterano
# mar/10
· votar


jimmy vandrake

Excelente colocação colega! O primeiro +1 foi meu!

Mr. Joe
Veterano
# mar/10
· votar


jimmy vandrake

Excelente mesmo. +1!

EternoRocker
Veterano
# mar/10
· votar


jimmy vandrake

Entrar pro crime é questão de oportunidade... assim como tudo na vida. Pra quem não tem escrúpulo, pegar numa arma é mais fácil e menos vergonhoso do que pegar uma caixa de laranja na feira.

Vc disse que é preso por uma polícia em parte corrupta... o criminoso é preso... logo... a polícia que o prendeu fez a parte dela... Em nenhum lugar do mundo tudo é 100%. Até na China onde a corrupção é punida com morte existem corruptos.

Quanto a justiça incompetente, onde vc acha que a lei é falha ???

Sabe onde a lei é falha ?? Na moral que dá pra bandido... não sou a favor da pena de morte, longe disso... mas as penas são muito brandas no Brasil.

Pense no seguinte... O bandido não comete um crime. Ele comete um, dois, três, quatro, cinco... até ser preso. Ou seja... a real finalidade de um presídio não é recuperar... mas sim afastar o criminoso da sociedade. Ele não sendo preso... comete crime. Ele sendo preso e saindo da prisão... vai cometer do mesmo jeito.

Quanto a pena de morte... vou dar um exemplo. Os Nardoni. Se eles fossem executados, que graça teria ???

Vai ser muito mais interessante vê-los dormindo num chão frio e molhado do que dentro de um caixão aveludado. O mesmo vale pra um Francisco de Assis Pereira e tantos outros.

E os assassinos do garoto João Hélio, deveriam ser tratados com mais dignidade né ??? Num centro de detenção modelo, com comida no prato, cama limpinha, plano de saúde, chuveiro elétrico. Afinal de contas, arrastar uma criança pelo cinto de segurança não é nada nos dias de Counter Strike.

PelamordeDeus!!!

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/10
· votar


Codinome Jones

Tem que acabar com as cadeias. Tem que liberar os "mano".

Simonetti
Veterano
# mar/10
· votar


klypterosforme
Dessa vez eu acho que meu ban tá reservado!

De forma alguma. Você escreveu muito bem e foi coerente em sua afirmação. Se forem te banir, podem me banir junto.

Infelizmente tem alguns cretinos acéfalos neste fórum que, ao menor sinal de reclamação vão logo escrevendo "mimimimi". São um bando de retardados, infantis e ignorantes. Reclamar é cidadania. É um ato nobre. Escrever "mimimimi" é coisa de gente que anda vendo MTV demais e lendo coisas relevantes de menos, enfim, pessoas que no máximo conseguirão emprego como caixas no McDonalds.

Voltaire escreveu: "Posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até a morte seu direito de dizer". Eu não concordo com o que você escreveu, mas você o fez de forma absolutamente inteligente. Eu sou muito taxativo quanto o assunto é criminalidade, e - talvez por falta de sabedoria minha - não consigo perdoar pessoas que atentam contra vida, daí não concordo contigo.

Robespierre escreveu: "Punir os opressores de humanidade é clemência... perdoá-los é crueldade". Ainda nesta linha, ele também escreveu: "Piedade é traição".

Segundo o Alcorão, o espiritismo e várias religiões orientais: "Matar um homem inocente é como matar todos os homens". Daí, um simples homicídio de um homem inocente atenta contra todos nós. É um crime contra a humanidade, e devemos puní-los. Sem dó, sem piedade. O perdão quem tem que dar é Deus, depois Dele também aplicar sua pena. A nós, homens, cabe impedir que estes homicidas possam repetir seus atos.

jimmy vandrake

Seu pensamento é muito bonito, muito humano, mas eu não consigo pensar assim. Você segue a Lei do Bom Selvagem, que diz que o homem é produto do meio que vive.

Fosse valer tal teoria, implicaria que todos favelados, pobres e analfabetos seriam crimonosos. Da mesma forma, em países mais evoluídos social e culturalmente, a criminalidade seria zero. Esta lei despreza um fator importante: o livre-arbítrio.

O meio sócio-cultural-econômico é fator influente sim, mas não definidor. Cabe a cada cidadão fazer escolhas: Deus nos deu um grande presente: o livre-arbítrio, que é também nosso maior entrave, pois a maioria dos homens não é dotada de uma ferramenta essencial para usar este presente de forma correta: a sabedoria. E a sabedoria nada tem a ver com riqueza ou pobreza, mas sim com espírito, com a bondade (neste caso) inerente ao ser que deve fazer a escolha. Infelizmente tem pessoas que têm o espírito ruim, que são maldosas, e isto nada as fará mudar. Precisam evoluir.

Mesmo ao bandido já na "vida", cabe a ele decidir ou não se mata vítima. Tem pessoas que são capazes de morrer fome antes de permitirem-se a cometer um crime que lhe maculará a alma. Matar um ser humano com intenção é um ato tão grave, tão bruto que ao meu ver deveria ser automaticamente punido com prisão perpétua.

A todo momento somos apresentados oportunidades de lucrar de alguma forma fazendo coisas erradas, de nos corrompermos: aceitar um troco a mais, superfaturar uma compra, etc, etc, etc. Cabe a cada um decidir ou não o que fazer. A oportunidade faz o ladrão? Não, pois oportunidade TODOS NÓS temos. A índole faz o ladrão, a falta de caráter faz o ladrão, a pobreza de espírito faz o ladrão.

Não adianta cometer crime e correr pra asa do pastor evangélico. Ele não vai te salvar depois da morte. Pode até amenizar, mas o que tá feito, tá feito. Sua dívida foi criada e precisará ser paga.


Sempre digo, prisão no Brasil é o pior inferno nem satanás conseguiria criar um ambiente tão deprimente.

É muita arrogância nossa afirmar que podemos ser melhores que Deus em qualquer coisa que seja. Leia "Memórias de um Suicida" e saberá do que digo.

O pós-vida reserva para alguns um futuro que faz a pior cela da pior carceragem deste planeta parecer a Disneylândia.

klypterosforme
Veterano
# mar/10
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Tem que acabar com as cadeias.

O mundo tem que acabar logo!

Prof. Grosélio
Veterano
# mar/10
· votar


klypterosforme
O mundo tem que acabar logo!


Isso vai demorar. Como eu disse em outro tópico, tudo que está acontecendo é o princípio das dores.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/10
· votar


EternoRocker

Cara ! manter pessoas presas em condições sub humanas nada tem a ver com justiça, mas sim com vingança.
Não estou defendendo bandidos. Apenas expondo que eles são produtos da exclusão social e que isto motiva a adesão destas pessoas à marginalidade.
Eu prefiro acreditar que se estas pessoas tivessem a mesma educação e oportunidades que você e eu tivemos sua visão de mundo e atitudes seriam diferentes. Contudo se mesmo assim elas optam pelo crime seu lugar é na prisão e com deveres de quem esta preso. Cumprir pena, trabalhar no presídio, nada mais.
Nosso modelo prisional piora ainda mais o individuo, os torna ainda mais violentos. Aglutina milhares de ociosos violentos durante anos. O que pode se esperar disto ?

Quanto a justiça incompetente, onde vc acha que a lei é falha ???

mas as penas são muito brandas no Brasil.

Você perguntou e você mesmo respondeu ? Não entendi.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/10
· votar


Simonetti

Minha colocação não é uma justificativa social.
Minha cunhada trabalha com crianças pobres e que são em grande parte vítimas de famílias desestruturadas. A maioria vive em regiões extremamente pobres e sem recursos. Alguns são filhos de mães e padrastos ou inverso. Muitos destes pais são viciados em drogas pesadas, agridem e quando não abusam sexualmente destas crianças. Falta de recursos como educação, alimentação e saúde são a garantia de vida delas.
Então vejo o processo da marginalização como a evolução de uma complexa trajetória de erros que se iniciam através das pessoas e atingem o estado. Seja através da falta de ações sociais ou justiça. Por fim acabam presos nas condições que o tópico discute.
Vejo que para nós de uma maneira geral é diferente e também somos fruto do meio em que vivemos. Como disse o EternoRocker Entrar pro crime é questão de oportunidade... assim como tudo na vida. Pra quem não tem escrúpulo, pegar numa arma é mais fácil e menos vergonhoso do que pegar uma caixa de laranja na feira.

Para nós é exatamente ao contrario. O trabalho é uma questão de oportunidade, porque em nosso meio as pessoas nos pegarão pela mão e nos indicarão a empregos, e não a pegar uma arma e sair para roubar. É mais fácil para nós carregar a caixa de laranja.
Contudo no meio social destas pessoas não existem caixas de laranjas a serem carregadas, mas sim trafico de drogas, e assaltantes roubando aos montes. Qual caminho elas seguirão ?
Não creio que pudesse ser diferente disto. Somos uma país de 3º mundo, não por condições econômicas mas sim sociais e políticas.
São exatamente estes fatos que nos caracterizam desta maneira.

klypterosforme
Veterano
# mar/10
· votar


Para mim não se trata apenas de criminosos.

O sistema é tão criminoso quanto eles.

A respeito de estar lá e ser bandido é seguinte:
Não sou bandido mas se atravessar na minha eu arrebento.
Tenho a paciencia curta pra certas coisas e sei que posso ir parar lá por causa disso.

E qualquer um de bem que for provocado a ponto de perder a cabeça faz besteira também.

brunohardrocker
Veterano
# mar/10
· votar


http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/03/09/casal-de-gansos-ajuda-polic iais-civis-vigiar-700-presos-em-sao-goncalo-916026578.asp

Bog
Veterano
# mar/10 · Editado por: Bog
· votar


Falam em inferno, que é "divertido" ver os caras lá, que é para pensarem no que fizeram e isso e aquilo, mas como bem lembraram, isso não tem a ver com justiça, e sim com vingança.

Eu particularmente acho que o sistema prisional brasileiro é todo errado. Ao mesmo tempo em que ficam vivendo em condições precárias de higiene e lotação, os caras têm coisas como visita íntima, e a oportunidade de criar uma sociedade paralela lá dentro - onde ainda existem alguns privilegiados. Isso quando não falamos dos celulares, drogas e outros brindes que acabam entrando. Ou seja, o cara não fica lá pensando na besteira que fez (isso quando fez mesmo a besteira, porque também acontecem prisões injustas), fica pensando em sobreviver, e quem sabe subir de posição naquela sociedade paralela.

Acho que se o ponto não é reeducar (coisa que as cadeias brasileiras não fazem mesmo), e sim deixar o sujeito pensando na besteira, o sistema japonês dá de 10 a 0 no brasileiro. É considerado um sistema extremamente rígido, porque retira sem pudor um monte de direitos do sujeito. Sem essa de visita íntima, o cara é praticamente despido de contato com o mundo exterior. Não pode falar alto - na verdade, não pode nem ficar conversando. Tem que trabalhar, e abaixar a cabeça quando passa o guarda. Disciplina e obediência torturantes. Por outro lado, o cara não fica lá amontoado se preocupando em escolher o bando ao qual vai se juntar, quem ele vai matar para não morrer e outras coisas que aparentemente algumas pessoas associam com "justiça". Claro, melhor que isso seria ter algum sistema que realmente reeducasse o sujeito.

Não sou defensor dos presos, nem acho que são todos uns coitadinhos vítimas da sociedade. Mas não vejo em que vai ajudar amontoar todos em um lugar onde ficam se matando uns aos outros, com alguns assumindo posição de liderança, organizando rebeliões e crimes fora dali, largando todos no ócio e cheios de tempo livre para arquitetar planos diversos e brincar de galgar posições em uma sociedade paralela...

Bog
Veterano
# mar/10
· votar


De acordo com a revista Época, algumas das regras que se aplicam nos presídios daqui:

O preso não tem amigos

Não se pode andar, somente marchar

Deve-se pedir permissão para tudo: sentar, levantar, deitar, comer, ir ao banheiro, falar

Deve-se olhar sempre para o chão

O trabalho nas fábricas dentro das prisões é obrigatório

No início e no fim do dia de trabalho, o preso é minuciosamente revistado. Um tubo é introduzido em seu ânus

É proibido dividir a comida com outro preso

As visitas, através de vidros, duram 20 minutos

A direção do presídio pode vetar os visitantes

Em todos os casos, o único idioma permitido é o japonês


Enfim, se é para tirar o sujeito de circulação, funciona bem mais do que largar uns matando os outros enquanto não falam pelo celular.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# mar/10
· votar


Bog
Um tubo é introduzido em seu ânus

Cara, tive pena dos presos no Japão.

Bog
Veterano
# mar/10
· votar


Carlos_Souza_Jr

Pelo menos eles não falam no celular. =P

EternoRocker
Veterano
# mar/10
· votar


jimmy vandrake

Não tive tempo de ler tudo o que a galera escreveu... to correndo aqui... mas quanto ao que vc respondeu, eu entendo seu ponto de vista, mas se vc parar pra analisar, a justiça é a "vingança" promovida pelo Estado, é a punição.

Eu respondi aquilo no intuito de demonstrar que a lei não é falha, pelo contrário, acho a lei super completa... mas o que pesa, justamente por fatores como os "Direitos Humanos", é a sua bondade com os marginais. A pena é branda, aí rola fiança, remição, recursos bla bla bla... um cara condenado há 05 anos cumpre 02... o condenado há dois paga cesta básica.

Daí vejo que o retorno pra quem opta pela vida marginal deve ser o mais penoso possível... Lembrando que sempre ouvimos falar do vizinho ou de alguém que lutou pra pagar a faculdade, lutou pra concluir os estudos, madruga no ponto de onibus pra chegar ao trabalho...

Quando eu era muleque dos meus 14 anos eu gostava de ter minha grana... de comprar minhas coisas, ir no cinema... Com 14 anos eu arrumei um emprego numa farmácia... era auxiliar de loja, limpava chão e lavava banheiro. Entende onde quero chegar ??? Eu tinha dois caminhos: Ou me juntava com a turminha do barulho ou trabalhava. Fiz minha escolha...

Sei que o governo não vai me dar nada, que a saúde pública é um fiasco, que o ensino público é complicado... Acho que isso não me dá o direito de me revoltar com a sociedade e descontar nas pessoas na rua... Só sei que amanhã acordo cedo pra trabalhar... igual ontem... Sem fazer mal a ninguém.

brunohardrocker
Veterano
# mar/10
· votar


Carlos_Souza_Jr

Mas aqui no Brasil o "tubo" também funciona, mas é o natural.

Trololo
Veterano
# mar/10
· votar


Agora imagina quem ta numa prisão dessa preso por engano? Ou não foi um crime tão grave?
Chega a dar dó mesmo...

SuperGeo
Veterano
# mar/10
· votar


EternoRocker
Só sei que amanhã acordo cedo pra trabalhar... igual ontem... Sem fazer mal a ninguém.

Homicídio culposo é sem intenção de matar e vc vai pra cadeia do mesmo jeito.

Comofas daí?

cantVaria
Veterano
# mar/10
· votar


Cadeia no Brasil??

Não queira parar em uma, mano.

Dogs2
Veterano
# mar/10
· votar


Só tem machão aqui.
Acredito que a cadeia precisa ter um caráter de correção (quando possível) e isolamento (essencialmente), não de tortura. Não interessa e nem adianta de nada o sofrimento do bandido, e mesmo que interesse, o preço que eles pagam por ter cometido o crime é estarem isolados da sociedade. Quanto ao que realmente interessa, nossa segurança de que o indivíduo não nos atormente mais, basta ele estar preso que ele não nos atormentará.
Lembrando que estamos discutindo no no campo das idéias, porque na prática as coisas ocorrem de outra forma.

Dogs2
Veterano
# mar/10 · Editado por: Dogs2
· votar


jimmy vandrake
Essa é a realidade do terceiro mundo. O indivíduo que nasce em condições precárias, não tem educação de berço e fundamental, saúde e alimentação acaba se envolvendo numa vida criminosa.

Respeito o seu ponto de vista, mas não acredito que seja na essência um problema de terceiro mundo, embora ocorra em tais países. O que gera a violência na essência, na minha opinião, é a justaposição entre a miséria e o desejo de um padrão de felicidade que não se correlaciona com aquela comunidade em um mesmo espaço geográfico. Aliás, isso também gera a pirataria (tentativa de replicar um padrão de felicidade dos ricos aos pobres), que por conseguinte está ligada à violência. Porque miséria crua mesmo não gera violência... eu já fui muitas vezes no nordeste e conheço um povoado entre o Piauí e o Ceará que é extremamente pobre (é pobre mesmo, não é igual favela do Rio de Janeiro que o morador tem DVD) e passou quase 2 anos sem nenhum homicídio.

Codinome Jones
Veterano
# mar/10
· votar


Dogs2
Respeito o seu ponto de vista, mas não acredito que seja na essência um problema de terceiro mundo, embora ocorra em tais países. O que gera a violência na essência, na minha opinião, é a justaposição entre a miséria e o desejo de um padrão de felicidade que não se correlaciona com aquela comunidade em um mesmo espaço geográfico. Aliás, isso também gera a pirataria (tentativa de replicar um padrão de felicidade dos ricos aos pobres), que por conseguinte está ligada à violência. Porque miséria crua mesmo não gera violência... eu já fui muitas vezes no nordeste e conheço um povoado entre o Piauí e o Ceará que é extremamente pobre (é pobre mesmo, não é igual favela do Rio de Janeiro que o morador tem DVD) e passou quase 2 anos sem nenhum homicídio.

devolvam a senha do dogs2 ae pessoal...

Random_Rampager
Veterano
# mar/10
· votar


Eu, sinceramente, estou mais preocupado com a qualidade e eficiência das nossas políticas de combate ao crime, do que com a qualidade das cadeias.

klypterosforme
Veterano
# mar/10 · Editado por: klypterosforme
· votar


Tratamento de choque gera violência extrema.
Organismo treinado.
Mentes fortalecidas pelo ódio.

Ao contrário do que vocês pensam, os fracos não ficam vivos.
Quem cumpre pena e consegue a liberdade leva consigo
alguma coisa na bagagem, e não são sorrisos.

É esse tipo de gente que compõe o crime organizado hoje.
Fraco? Não mais! Preso? Não mais?

Pra onde vai? Não é da sua conta!
O que vai fazer? Que pergunta idiota!
Suporta a dor? Aguenta pressão?

Não se esqueçam que eles não moram lá, estão de passagem.
E quando voltarem terão contas a acertar e não fica barato.

Não estou falando bobagem, nem gosto de pensar assim.

Mas é que a maioria só enxerga até um determinado ponto, até onde convem.

Melhorar as condições de sobrevivencia e dignidade do ser humano que errou
é o primeiro passo para incluir essas pessoas na sociedade outra vez sem ficarmos presos dentro de casa cagando de medo por que lá fora tá tendo tiroteio e até a polícia tá levando chumbo!

Random_Rampager
Veterano
# mar/10
· votar


klypterosforme
Tratamento de choque gera violência extrema.
Organismo treinado.
Mentes fortalecidas pelo ódio.

Ao contrário do que vocês pensam, os fracos não ficam vivos.
Quem cumpre pena e consegue a liberdade leva consigo
alguma coisa na bagagem, e não são sorrizos.

É esse tipo de gente que compõe o crime organizado hoje.
Fraco? Não mais! Preso? Não mais?

Pra onde vai? Não é da sua conta!
O que vai fazer? Que pergunta idiota!
Suporta a dor? Aguenta pressão?

Não se esqueçam que eles não moram lá, estão de passagem.
E quando voltarem terão contas a acertar e não fica barato.

Não estou falando bobagem, nem gosto de pensar assim.

Mas é que a maioria só enxerga até um determinado ponto, até onde convem.

Melhorar as condições de sobrevivencia e dignidade do ser humano que errou
é o primeiro passo para incluir essas pessoas na sociedade outra vez sem ficarmos presos dentro de casa cagando de medo por que lá fora tá tendo tiroteio e até a polícia tá levando chumbo!



Cara, eu discordo... Na verdade, eu acho totalmente absurdo isso que você está dizendo. Eu não acho que a sociedade deva tratar bandido a pão-de-ló por medo dele sair bravinho da cadeia, não. A solução pra isso é uma polícia eficiente, pro cara saber que volta pra lá se não ficar pianinho...

E, sinceramente, quem é reincidente em roubo, em homicídio, quem comete homicídio qualificado, estupro... Essas pessoas não "erraram" não... Errar erro eu quando desafino um bend ou faço alguma bobagem no trabalho. Essas pessoas fizeram uma escolha racional em praticar essas condutas, e estão tendo exatamente o que é merecido. =)

klypterosforme
Veterano
# mar/10
· votar


tratar bandido a pão-de-ló

Olha a mentalidade!

nem vou perder meu tempo.

klypterosforme
Veterano
# mar/10
· votar


Quer bater, quer matar, tratar mau etc... coloca essa merda no julgamento do cara!

No tempo dos escravos era um tanto X de chibatadas e pronto!

Era mais verdadeiro!

EternoRocker
Veterano
# mar/10
· votar


SuperGeo

Cuidado pra não se confundir... ó...

Homicídio culposo é sem intenção de matar e vc vai pra cadeia do mesmo jeito.

Imagine que vc está numa avenida cujo limite é 60 km/h e vc, a 65 km/h atropela e mata alguém... Vc estava com vontade de matar ??? Não estava... mas ainda assim cometeu um homicídio culposo. Mesmo que estivesse na velocidade limite, ainda assim seria um culposo... Daí se vai pra cadeia ou não é outra história. Vai depender de perícia, averiguar de quem foi a culpa... Se houve negligência, imprudência ou imperícia... não é tão simples.

A vezes o cara faz tanta merda que acaba matanto alguém mesmo não querendo... Não é pq ele não tinha intenção que ele não tenha culpa.

Valews !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A cadeia no Brasil