Alô você que fuma cigarro na rua contra o vento

Autor Mensagem
maizena e o um
Veterano
# mar/10
· votar


LeandroP

Bom, isso é facilmente resolvido se colocando a Lei válida para todos os fumantes que alcançaram a maior idade a partir de sua publicação, excluindo-se os antigos.

LeandroP
Moderador
# mar/10
· votar


maizena e o um

A gente não pode pensar assim. Saúde é pra todos.

O governo deve atacar a origem e remediar os "enfermos".

Eu não tenho culpa do fulano transar sem camisinha, e mesmo em tempos modernos, o governo deve dar assistência pro desprevinido.

Somos humanos, seres vivos, certos ou errados, ainda somos humanos.

E certamente não é bem isso que pesa nas contas públicas... Afinal de contas, eu não cobro de ninguém que votou no Maluf pelo dinheiro desviado.. enfim, sociedade é isso.

maizena e o um
Veterano
# mar/10
· votar


LeandroP

Exatamente, a sociedade tem leis e práticas que não comungam com uam lógica, com a racionalidade. Nós temos várias drogas que são proibidas e não causam tantos danos como o alcool por exemplo, que causa mortes em acidentes, é combustível para crimes passionais, entre outros. Esse é o meu ponto de vista em relação ao cigarro, ninguém vai negar atendimento a quem necessitar, apesar que isso já ocorre, a muitas pessoas que morrem porque não podem pagar pelo tratamento de doenças ou outros motivos pelos quais elas não escolheram passar.

Por isso que eu acho que se deve mudar um pouco isso, quem escolhe deve pagar, não precisa ser a vista, antecipado, mas assumir o compromisso, há várias maneiras do estado depois acertar as contas sem problemas e transferir os recursos para outros problemas de saúde.

Mas por outro lado, é sabido que o desvio de verbas acontece em vários campos do setor público, tanto quanto no privado, então é muito complexo pensar se isso pioraria ou melhoraria, o custo e estresse social seria inviável, é apenas o meu ponto de vista, sei que é impossível implementar uma medida dessas.

Random_Rampager
Veterano
# mar/10
· votar


maizena e o um
Legal.
Pegando o seu embalo, eu vou fazer um adendo à sua proposta de nova Lei.
Vamos estabelecer nas escolas uma nota "x" mínima, e o aluno que não atingir essa nota perde o direito à educação pública. Afinal, eu não sou burro, e não quero pagar escola pra quem é.

Vamos vetar do sistema de saúde o viciado em drogas e quem fez sexo sem proteção e pegou doenças contagiosas. Eu não faço nada disso, esses desgraçados que se fodam.

Vamos parar de fazer partos também, pq eu não quero ter filhos...

Etc etc etc etc...

Bah... Mais um exemplo entre muitos neste tópico, de gente olhando só pro próprio umbigo!

Primo Iti
Veterano
# mar/10
· votar


EDITADO PELO MODERADOR.

SEJA EDUCADO E TENHA BONS MODOS.

Random_Rampager
Veterano
# mar/10
· votar


Primo Iti
Ah, fala sério... Meu priminho de 8 anos tem uns insultos bem mais legais que esse.
E, em homenagem ao que ele diria: Pega esta rola que você está oferecendo, arreia as calças e fica socando bem forte no seu cu, sua bicha sifílica, perebenta e aidética. :P

maizena e o um
Veterano
# mar/10
· votar


Random_Rampager

Bom, ou você é besta ou se faz de desentendido. Expliquei bem o meu post na última vez que escrevi, essas suas comparações é que são dignas de quem tem 8 anos de idade. E sua idéia é boa, se for comprovado que o individuo é responsavel consciente pelo ato que o levou a causar o gasto publico, ele deve pagar, se estendendo a outros casos, a pessoa recebe o atendimento, mas depois vai ter que pagar, é tipo uma multa, mas na verdade é uma fatura, uma conta da estupidez.

maizena e o um
Veterano
# mar/10
· votar


Random_Rampager

Sobre o ensino público, isso foge completamente, o ensino público precisa de muitas outras coisas, e isso foge bem do assunto do tópico.

GuitarHome
Veterano
# mar/10
· votar



Não é bem assim, camarada.

Você diz isso hoje porque existem várias campanhas em relação ao fumo. Mas pra quem começou a fumar nos anos 80/90 estimulado por propagandas em novelas, filmes, carros de corrida, esportes, etc, a situação é bem diferente.



Falou e disse, fora os Reality shows da vida como A Fazenda e BBB em que muito dos participantes fumam e querendo ou não estimulam muitos adolescentes a fumarem.

maizena e o um
Veterano
# mar/10
· votar


GuitarHome

Há vários filmes, jogos que pode-se dizer que estimulam a trapaça, a violência, entre outros, influências negativas é o que mais há na sociedade, o ser humano não tem instinto natural, tudo que faz é por influencia, se for assim, somos todos inocentes de qualquer coisa.

Random_Rampager
Veterano
# mar/10
· votar


maizena e o um
Quem não entendeu foi você. Eu li e reli o que você escreveu. Você faz uma analogia "que foge bem do assunto do tópico", mais do que a minha analogia com o ensino público, já que diferentemente do álcool o cigarro não altera o estado mental de ninguém...

Mas enfim, basicamente, vc diz que quem fez determinada escolha, deve pagar por ela. Cara, te falo aqui... Eu tenho plano de saúde, que eu pago, e muuuuuuito dificilmente buscaria alguma coisa pelo SUS. Se acontecer alguma coisa comigo, eu vou estar lá de boa, num apartamento de hospital, fumando meu cigarro. :P

O mesmo não acontece com o cara que não tem como bancar o plano de saúde. E você ainda acha que ele tem que pagar pelo atendimento "top" que ele vai receber???? Pra começar, velho, se esse cara pudesse pagar alguma coisa, ele estaria pagando o plano de saúde!

Eu acho que o que você falou, apesar de uma mini tentativa de fundamentação, é um indescutível exemplo de só olhar para o próprio umbigo, sim! Você acha que eles escolheram fumar, você não, e que não é justo o dinheiro dos seus impostos ser usado pra pagar tratamento de saúde pra eles. Vai falar que isso não é olhar pro próprio umbigo?

maizena e o um
Veterano
# mar/10
· votar


Random_Rampager

Claro que não, estou olhando para a sociedade como um todo, eu não sou usuário do SUS, mas acho que o mesmo seria mais eficiente e melhor se não desperdiçasse tempo e energia, com bêbados, acidentados por imprudência, entre outros. Todo mundo tem que ser atendido, por isso existe os PS da vida, negar atendimento médico é crime e é algo grotesco em minha concepção.

A minha idéia é a seguinte, por exemplo.

Um motoqueiro sem habilitação e em alta velocidade numa via pública se acidenta, sofre fraturas graves e tem que fazer um tratamento, tudo isso pelo SUS. Ótimo, ele é atendido, tratado com cuidado, atenção e tudo mais. Mas após o inquérito, fica comprovado que ele foi o responsável pelo acidente, no código de transito, ele é multado, e tem que pagar os danos que fez a outro veículo, ou pelo código civil, a alguma propriedade, ou tb pelo mesmo e o penal, responder a danos a outras pessoas ou propriedades também. Mas o que eu acrescento, é que ele deveria pagar pelos gastos que causou ao sistema público, os pinos, as mantas sujas de sangue, a lavanderia, a faxina da sala cirurgica, as horas de fisioterapia, entre outros. Você vai argumentrar, para isso já se paga o Seguro Obrigatório, sim, exato, mas e no caso do fumante, o que há? Nada. Ele deliberadamente escolhe usar uma droga sabidamente prejudicial e danosa aos cofres públicos e sai liso na brincadeira. Assim como no caso do álcool, essas situações mereceriam uma atenção especial, é preciso não punir, mas cobrar as pessoas pelas suas escolhas, você vai argumentar, que a alta carga tributária sobre o cigargo já se responsabiliza por isso, não, ela não foi feita pensando nisso, mas talvez seja uma forma, que não vai ser tão polêmica, um estudo sobre o gasto médio dos pacientes vítimas de tabaco, e implementar sobre a produção média e anual do cigarro, o problema são as várias marcas que lubridiam a receita.

Random_Rampager
Veterano
# mar/10
· votar


maizena e o um
Já existem vários estudos neste sentido. E, acredite, o governo lucra MUITO com os cigarros, mesmo com os gastos na saúde. Em tempo: Cigarro é o produto que já tem a carga tributária MAIS ALTA, exatamente por conta disso. :)

maizena e o um
Veterano
# mar/10
· votar


Random_Rampager

Sim, eu citei isso, mas ainda é pouco, muito pouco.

Random_Rampager
Veterano
# mar/10
· votar


Quanto aos cigarros falsificados, de contrabando, etc, nem vou comentar... Eu não sei muito sobre essas, até pq a qualidade costuma ser lá em baixo. Mas, mesmo com a conta de TODOS os pacientes vitmas dos males do cigarro, o governo lucra MUITO!!!

maizena e o um
Veterano
# mar/10
· votar


Random_Rampager

Se você tiver um estudo, ou uma base de dados que comprove isso, ficarei grato em ver, me deixará menos revoltado com essa droga vagabunda.

Random_Rampager
Veterano
# mar/10 · Editado por: Random_Rampager
· votar


maizena e o um
Sim, eu citei isso, mas ainda é pouco, muito pouco.

Ou seja: Agora vc quer que, além do fato do governo já lucrar horrores às custas do cigarro que este sujeito compra, ainda tem que arrancar dele o dinheiro do tratamento, efetivamente cobrando duas vezes, já que os custos da saúde são a justificativa pela qual a carga tributária é tão alta?

Fala logo que você quer que morre tudo de uma vez, seria mais honesto. :)

Editado pra não postar de novo: Eu não tenho em mãos, mas no google você deve achar alguma coisa... Acredite, cara, essa pendenga de custos x impostos no cigarro já foi exaustivamente debatida.

maizena e o um
Veterano
# mar/10
· votar


Random_Rampager

A carga tributária alta visa evitar que as pessoas façam a besteira de fumar, causando desconforto a qualquer não fumante que conviva com elas ou tenha que passar por elas. Essa tributação é utlizada em campanhas antitabagistas, além de servir para cobrir outros buracos orçamentários, como medidas de estímulo para outros setores, nisso entra o que você entende como lucrar.

A carga para a saúde seria outra, logo não haveria dupla tributação.

maizena e o um
Veterano
# mar/10 · Editado por: maizena e o um
· votar


Random_Rampager

Você fala sobre olhar par ao próprio umbigo, mas minha idéia é coibir o fumo, é torná-lo inviável, o governo não tem esse interesse, por isso minha idéia nunca iria pra frente.

Random_Rampager
Veterano
# mar/10
· votar


maizena e o um
Cara, seu raciocínio cada vez mais desvia da lógica. Claro que a carga tributária tem este efeito de coibir o fumo. Mas ela também dá uma ENORME quantidade de dinheiro para o governo, que dá pra ele pagar os custos com saúde, campanha e o diabo a quatro, e ainda sobra uma imensa margem de lucro pra ele gastar com outras coisas.

1- A carga tributária alta visa evitar que as pessoas façam a besteira de fumar, causando desconforto a qualquer não fumante que conviva com elas ou tenha que passar por elas. Essa tributação é utlizada em campanhas antitabagistas,(...)

2- Você fala sobre olhar par ao próprio umbigo, mas minha idéia é coibir o fumo, é torná-lo inviável, o governo não tem esse interesse, por isso minha idéia nunca iria pra frente.


Cara, se você ficar toda hora falando e desfalando, fica difícil conversar com você...
E me explica como querer "coibir o fumo, torná-lo inviável", afetando DIRETAMENTE a liberdade e o direito de escolha do outro só porque você não gosta ou não concorda, não seja olhar pro próprio umbigo? =)

maizena e o um
Veterano
# mar/10
· votar


Random_Rampager

É comprovadamente uma droga perigoso e causadora de danos a quem usa e quem convive com o usuário. É contra isso que eu sou, simples assim. Eu não sou o governo, eu sou eu, não estou me 'desfalando'. Sobre liberdade, o que dizer dos usuários de cocaína, maconha, heroína, lsd, anfetaminas, caçadores em geral, fãs de rinhas de galo, jogadores de bicho, canibais, etc???

GiulianoB
Veterano
# mar/10
· votar


bando de cuzao dexa os cara fumá em paz, na rua eles estao respeitando a lei

GiulianoB
Veterano
# mar/10
· votar


......jogadores de bicho, canibais, etc???


o loco anda assistindo muito filme do hannibal!

Leblues
Veterano
# mar/10
· votar


Thiago Yoshiki
Não tem que proibir cigarro mesmo, agora seria um absurdo, mas quem fuma tem que fumar trancado em casa sentindo o próprio cheiro, ninguém é obrigado a ficar recebendo fumaça na cara, quer mijar, mija na privacidade do seu banheiro, quer cagar, caga na privacidade do seu banheiro, cigarro deveria ser a mesma coisa, fume na privacidade do seu banheiro.

-Dan
Veterano
# mar/10
· votar


Thiago Yoshiki
cantVaria
Random_Rampager


Vcs, se nunca tivessem fumado, começariam a fumar hoje?

Pq eu nao falei pra proibir e nem falei contra quem fuma. Quis dizer que é uma tolice grande começar a fumar hoje, onde temos tanto acesso a informação e podemos ver os males com mais clareza que antes.

LeandroP
Moderador
# mar/10 · Editado por: LeandroP
· votar


Tem tantas coisas no mundo que eu gostaria de mudar.

Não é porque sou fumante, mas me preocupa mais outras atitudes do que fumar na rua por exemplo.

Eu desvio das pessoas que vêm na minha direção, eu devo esperar que elas desviem só porque ocupam a minha trajetória?!

Eu ando a pé, nunca tive carro, mas respiro a fumaça de quem tem. O carro é uma necessidade pra uns e o cigarro é pra outros. Há quem prefira andar a pé e fumando e os que preferem andar com o carro, seja ele com o motor desregulado ou em perfeitas condições, de qualquer forma isso prejudica o ar que eu respiro. Nunca mandei tomar no cu um motorista preso pelo trânsito e que manda fumaça pra calçada.

Este tópico é um tipo de pequenismo, pra ter o que falar quando não se tem - rebelde sem calça. Antes os problemas de comportamento na rua fosse apenas o de fumar em público, comportamento tão antigo quanto cagar sentado.

Se eu fizer tudo certinho, você me garante um "bom dia / boa tarde / boa noite" pelo menos?!

Não, né?!

Então vai tomar no copo e pensar melhor a respeito.

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10
· votar


-Dan
Você acha que eu sou velho? Ou que não tenho meu lado cético?
Quando começei a fumar eu já sabia dos malefícios do cigarro, todo mundo sempre fala dos malefícios mas nunca dos benefícios. Você deve estar se perguntando "benefícios??? Mas cigarros NÃO traz benefício nenhum!!!!!!!"
Não vou fazer uma lista dos males, apenas dizer que é prazeroso fumar. Para algumas pessoas isso não é suficiente, para outras sim. É como botar tudo numa balança e ver qual lado desce, no meu caso o lado bom vale mais.

-Dan
Veterano
# mar/10
· votar


Thiago Yoshiki
Então o prazer de fumar é maior que os maleficios pra vc. Tudo bem, a escolha é sua embora eu discorde, nao sou eu q vai dizer o que é melhor pra vc.
Talvez um medico diga, mas eu nao. So expus meu ponto de vista

Thiago Yoshiki
Veterano
# mar/10
· votar


-Dan
Então o prazer de fumar é maior que os maleficios pra vc
Exatamente. Considero-me um fumante consciente, mesmo que tenha opções consideradas erradas ou melhor, fora do bom senso.

Mas esse assunto já foi muito debatido, espero que seja meu último post nesse tópico.

Um abraço a todos que discutiram de forma saudável sobre algo não tão saudável assim ^^

Amoroso Dancer
Veterano
# ago/11
· votar


odeio quando to passando, ai aquele fdp fumante assopra aquela fumaça nojenta na minha cara..
pqp ¬¬


hj fizeram isso comigo dentro do estacionamento do shop poh!!
uma enmorme falta de respeito mesmo... deixo aqui meu odio!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alô você que fuma cigarro na rua contra o vento