Ajuda na compra de equipamento para gravação de entrevistas

Autor Mensagem
Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10


Estava em dúvida se postava aqui ou na seção de home studio, resolvi postar aqui pois não é para a gravação de músicas, e o foco deve ser no peso e no preço, mas se algum moderador quiser mudar, fique à vontade.



Então, a situação é a seguinte:

Estou trabalhando num projeto para universidade e preciso comprar equipamentos para a gravação do áudio de entrevistas. A câmera que usarei para filmar não tem um microfone muito bom, portanto terei de comprar outros.

Tenho até uns 2500 para gastar, aí vai o que eu sei que vou precisar:

Um netbook
Dois microfones


Precisarei de uma placa de som externa também né? Será necessário um preamp?

Valeu galera.

Minow
Veterano
# fev/10 · Editado por: Minow
· votar


Tetanossauro Rex
O microfone pode ser exposto, tipo de reportagem de tv?
Se sim, é um dinâmico padrão cardióide comum, mais barato que isso não vai arrumar nada.
Agora, se você quiser lapelas ou um boom, prepare algumas centenas de dólares (considerando um equipamento BEM amador).

Pra que você quer um netbook? Espero que não pretenda gravar nada nele!
Se fosse essa a intenção, ESQUEÇA. Compre um gravadorzinho portátil desses tipo M-Audio ou Zoom H2.
Procure um que grave em WAV 24 bits, 48kHz no mínimo.
Esses já vem com pré (bem vagabundo, mas funciona) e você pode plugar os mics direto nele.

Dê uma pesquisada aí e qualquer coisa poste aqui que eu te digo se presta ou não.
Mas antes diga qual o esquema que você quer fazer, se é reportagem ao vivo, esquema documental, ou depoimentos com uma certa produção por trás (sem ser no meio da rua).

Outra coisa, é só áudio ou tem imagem também? Você falou de câmera... então o que você pode fazer, que é o melhor esquema (sem precisar de timecode ou uma claquete) é jogar o som direto na câmera. Pra isso você precisa dos mics (que não posso te indicar sem saber o que você quer exatamente) e um mixer.

Mais uma coisa, qual é a câmera?
Me diga tudo com detalhes sobre o que vocês tem e o que você quer exatamente que eu te ajudo.

Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Pode ser exposto sim, sem problema algum. E o netbook seria para a gravação do áudio, mas se for inviável, gravo num notebook mais parrudo. Qual seria a configuração recomendada para a gravação de dois canais simultâneos?

Comprar um gravador desses portáteis seria viável somente se pudessem gravar dois canais simultaneamente.

E bem, serão reportagens ao vivo, sem ensaio nem nada, e sem grandes cortes de edição. Serão feitos vídeos, meu plano é filmar com uma filmadora hd, gravar o áudio e depois sincronizá-los.

Obrigado.

Minow
Veterano
# fev/10 · Editado por: Minow
· votar


Tetanossauro Rex
Qual seria a configuração recomendada para a gravação de dois canais simultâneos?

O problema não é esse. O problema é que num notebook você não vai poder mexer com timecode (a não ser que compre o DV Toolkit pro Pro Tools que custa 2500 dólares).
Logo, terá que usar uma claquete a cada take pra fazer o sync depois. E como é tv, vocês vão fazer coisas em 25 quadros e outros formatos. E isso pode te dar bastante problemas com sync depois.

Esses gravadores digitais tem vários canais sim, além de ter como injetar timecode (acho que não geram).

meu plano é filmar com uma filmadora hd

Cara, seja mais específico! Hahahaha
Se você me disser pelo menos a marca da câmera, e se é MiniDV, HDV, etc, eu posso te ajudar melhor.

Se a câmera tiver duas entradas mono (ou uma stereo), você pode jogar o som direto nela. É o mais simples e mais efetivo, sem se preocupar com quadros ou claquete, visto que o áudio já vai na fita (ou no cartão).

Isso não é gambiarra não, esse esquema é usado profissionalmente, já usei isso em programas que você já deve ter visto na tv. Entre isso e usar um notebook, ou um gravador digital, esse é o melhor esquema e o de maior qualidade também (visto que os prés desses gravadores são bem ruins). Tem gente que tem preconceito com isso... não sei porque. Agora, é o seguinte. Pra isso, o ideal é que você use um mixer pra pré amplificar e mandar o sinal pra a câmera.

O sinal vai entrar como line na câmera, sem phantom power (vai estar escrito 48v nela, se for Panasonic, na Sony acho que é PH mesmo).
Você vai desligar o microfone interno dela e usar os dois canais, e vai mandar um sinal de tone pra ela pra regular o ganho de entrada.
No mixer deve ter um botãozinho de tone que vai mandar uma frequência senóide de 1000Hz. Na câmera, esse sinal vai ter que entrar em -20dB, -18dB num lugar silencioso.
O resto é no mixer. Tente não usar o limiter se o mixer for barato (provavelmente vai ser).

Se quiser ou achar melhor (mais mobilidade) você pode optar por um gravador digital. Pesquise muito e não economize nele. O mais ideal é usar um mixer com ele também, mas acho que não será possível. Pegue um que aceite timecode, e compre de marcas decentes. Pesquise aqui.

Obs: ao invés de procurar por mesas ou mixers, procure por field mixers.
É algo assim.

Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
O problema não é esse. O problema é que num notebook você não vai poder mexer com timecode (a não ser que compre o DV Toolkit pro Pro Tools que custa 2500 dólares).
Logo, terá que usar uma claquete a cada take pra fazer o sync depois. E como é tv, vocês vão fazer coisas em 25 quadros e outros formatos. E isso pode te dar bastante problemas com sync depois.



Opa opa, vamos com calma hehe, sou um pouco leigo no assunto e não compreendi o que você quis dizer.

A câmera é uma sony HDR-XR520V, e acredito que ela possua somente uma entrada mono, então não teria como jogar o som direto na câmera, teria?

Sobre o gravador digital, também seria uma boa, principalmente devido à mobilidade, pois como as entrevistas não serão realizadas no mesmo local, eu terei de carregar tudo isso:

Um tripé
Uma câmera
Microfones e aparelhagem necessária
Algumas vezes, um notebook

Dispomos também de um notebook sony vaio, com 3gb de ram, porém cujo modelo não consigo me recordar agora, porém posso consultá-lo mais tarde, se for necessário.

Planejamos filmar e gravar entrevistas com qualidade amadora, porém satisfatória. Já filmamos duas utilizando somente a câmera, porém a qualidade do áudio é muito baixa, pois além do microfone interno da câmera não ser muito bom, as salas não possuem tratamento acústico.

Então, o que seria melhor mesmo é um gravador digital, correto?

Minow
Veterano
# fev/10 · Editado por: Minow
· votar


Tetanossauro Rex
Desculpa, vou explicar melhor.

O sync é o sincronismo entre som e imagem. Timecode é aquele código numérico naquele formato 01:12:05:27. Ele é usado pra fazer o sync de uma maneira mais prática que batendo uma claquete (sabe como é?).

Não conhecia o modelo dessa Sony, aí googlei e vi que é daquelas pequenininhas. Realmente, não vai ter como jogar o som nela.
Ela não gera e nem recebe timecode (o que é brochante demais).

Resumindo, você vai ter que gravar o som numa fonte externa (gravadorzinho) e fazer o sync da moda antiga, na claquete.

Vou te dar umas dicas pra um resultado mais satisfatório.

-Não sei se você vai ter grana pra um field mixer (pelo menos um que faça diferença). Então como vai gravar direto num gravador que é bem baratinho, use um bom microfone. Veja se não tem como pegar emprestado alguma coisa na sua faculdade.

-Grave tudo em WAV 24bits/48Khz.

-Não use o limiter do gravador, jamais.

-Tenha um bom windshield pros microfones, mesmo dinâmicos.

-NUNCA, JAMAIS, faça o sync na mão sem claquete, só olhando a imagem. Não sei quem vai montar, mas se ele der essa idéia, chame outra pessoa.

-Antes de gravar, pergunte a quem vai montar/fotografar a respeito do som e frame rate. A mudança/conversão dessas taxas muitas vezes podem mudar o pitch do som, ou tirar ele de sync.

Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
O sync é o sincronismo entre som e imagem. Timecode é aquele código numérico naquele formato 01:12:05:27. Ele é usado pra fazer o sync de uma maneira mais prática que batendo uma claquete (sabe como é?).


Entendi.

Então como vai gravar direto num gravador que é bem baratinho, use um bom microfone. Veja se não tem como pegar emprestado alguma coisa na sua faculdade.

Bem cara, é universidade pública, até uma extensão é difícil de arrumar.

-NUNCA, JAMAIS, faça o sync na mão sem claquete, só olhando a imagem. Não sei quem vai montar, mas se ele der essa idéia, chame outra pessoa.

-Antes de gravar, pergunte a quem vai montar/fotografar a respeito do som e frame rate. A mudança/conversão dessas taxas muitas vezes podem mudar o pitch do som, ou tirar ele de sync.


O faz-tudo no caso sou eu, e não entendo nada haha, vou ter que aprender na marra.

Mas enfim, como você acha que eu devo aplicar esses 2500?

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Tetanossauro Rex
Mas enfim, como você acha que eu devo aplicar esses 2500?

Compre o melhor gravador digital que conseguir.
Poste os candidatos aqui pra um chuck norris approval.

Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10 · Editado por: Tetanossauro Rex
· votar


Minow
Mas ainda precisaria de microfones. De que tipo devo procurar?

Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10
· votar


Esse zoom H4n tá parecendo bem bacana, a minha dúvida é se o microfone dele substituiria um par de microfones ou se ainda seria necessária a compra deles.

Aí vai um link das especificações (em inglês):

http://www.zoom.co.jp/english/products/h4n/index.php

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Tetanossauro Rex
minha dúvida é se o microfone dele substituiria um par de microfones


NÃO.
Compre os microfones.

Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Que tipo de microfones devo procurar? E esse seria um bom gravador?Obrigado.

Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10
· votar


Err... up?

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Tetanossauro Rex
Opa, foi mal.
Sim, o H4 é uma boa opção.

Sobre os microfones, bem, se for pra fazer uma coisa no meio da rua, como eu disse, um cardióide dinâmico, bem simples, você só vai ter que pesquisar.
Mas você vai querer dois mics iguais? Não era melhor duas opções?

Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Bem, não gravarei na rua, gravarei sempre em locais fechados, mas nem sempre no mesmo local.

Acredito que fosse melhor que os microfones fossem iguais, para evitar divergências na qualidade/timbre da gravação, não?

Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10
· votar


E bem, com a compra do H4n, restariam 1000 reais para a compra de dois microfones.Que marcas/modelos você recomenda que eu pesquise?Obrigado

Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
O que você acha de 2 shures beta 58?

maggie
Veterana
# fev/10
· votar


O Grow também pode dar uns pitacos nesse tópico.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Tetanossauro Rex
Acredito que fosse melhor que os microfones fossem iguais, para evitar divergências na qualidade/timbre da gravação, não?

Sim, mas o lance é que muitas vezes você não precisa do som do entrevistador, basta o depoimento da pessoa.
Não sei se vou te ajudar bem com esse microfone, nunca usei esses microfones mais baratos pra isso... o Beta eu já usei pra vocal de música e é um bom mic. Comprar um shotgun pra você é inviável?

ghostbastard
Veterano
# fev/10
· votar


Minow


aquela vez vc tinha perguntado que mic eu usava.. eu respondi no tópico lá, não sei se vc leu...

Grow
Veterano
# fev/10
· votar


Tetanossauro Rex
Estou trabalhando num projeto para universidade e preciso comprar equipamentos para a gravação do áudio de entrevistas. A câmera que usarei para filmar não tem um microfone muito bom, portanto terei de comprar outros.

E bem, serão reportagens ao vivo, sem ensaio nem nada, e sem grandes cortes de edição. Serão feitos vídeos, meu plano é filmar com uma filmadora hd, gravar o áudio e depois sincronizá-los.

kra, infelizmente não posso te ajudar pq não tenho conhecimento técnico da coisa...

vou tentar dar dicas simples pra vc não fazer serviço perdido...

a sua câmera é filmadora né? tem entrada pra mic? então tenta comprar um mic pra gravar o áudio junto... mais simples

caso vc decida gravar o áudio separado vai dar um trabalhão depois na hora de editar o vídeo...

eu não sei como gravar áudio de forma legal sem usar um mic filé... deve ter algum gravador digital aí, mas tem q ser mto bom pro som não ficar parecendo de "gravador" se é q vc me entende...

Kensei
Veterano
# fev/10
· votar


Esse tópico merece sticky hein?!

Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Eu precisaria do som do entrevistador, e o que seria um shotgun?

Grow
A entrada é mono, daí fica inviável.

Kensei
Por que ué?O tópico é de uma dúvida

Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10
· votar


Dei uma pesquisada, mas shotguns só achei de 2 mil pra cima.

Kensei
Veterano
# fev/10
· votar


Tetanossauro Rex
man, o tópico é bem legal, bem como a atitude do mano minow em lhe ajudar.

Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10
· votar


Kensei
É nóis, assim que eu comprar algo eu posto aqui.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


ghostbastard
Li sim, o mic de gaita!

Grow
caso vc decida gravar o áudio separado vai dar um trabalhão depois na hora de editar o vídeo...

É a maneira usada desde o início do cinema falado... hehehehe
Só depois que inventaram o timecode é que ficou tudo ainda mais fácil, mas o padrão atual pra cinema é gravar o áudio separado num gravador digital (Cantar, Sound Devices, Nagra, Fostex) que já gera o timecode e injeta na câmera (mesmo câmeras de película recebem), depois o sync é feito de maneira (quase) automática. Existem claquetes eletrônicas que mostram o timecode também, mas aí o camarada teria que alugar uma e pagar uma diariazinha de uns 100 merréu, o que ninguém gosta de fazer (mas se tiver disposto eu alugo a minha =P /jabá)
Mas não tendo uma câmera com timecode, dá pra sincronizar o áudio usando uma claquete comum, não tem muito erro não.
E a idéia de usar um gravador, seria usar um microfone direto nele, não fica com a qualidade ruim não.

Tetanossauro Rex
Você precisa do som do entrevistador BOM? Porque o padrão é nem usar o som... como é guia, ele entra no mic do entrevistado mesmo, depois isso se corta fora.

Grow
A entrada é mono, daí fica inviável.


O fato da entrada ser mono não é problema... os microfones são mono!
A não ser que você resolva gravar em dois canais, não tem problema. Como é a entrada dessa câmera? Deve ser uma RCA, de qualquer maneira você precisaria de um mixer.

Coisas que eu já fiz:
Jogar o som stereo (duplicado) de um microfone pra a câmera e usar um canal um pouco mais baixo que o outro (-20dB e -18dB).
Jogar um canal só direto na câmera.
Jogar um shotgun num canal e um sem fio no outro.
Usar um mixer jogando ao mesmo tempo pra a câmera e pra um gravador digital.
Gravar direto num gravador e jogar um sinal guia pra câmera...

Tudo isso funciona perfeitamente, nada é gambiarra.

Tetanossauro Rex
Veterano
# fev/10
· votar


Minow
Você precisa do som do entrevistador BOM? Porque o padrão é nem usar o som... como é guia, ele entra no mic do entrevistado mesmo, depois isso se corta fora.

Sim, é importante.

O fato da entrada ser mono não é problema... os microfones são mono!
A não ser que você resolva gravar em dois canais, não tem problema. Como é a entrada dessa câmera? Deve ser uma RCA, de qualquer maneira você precisaria de um mixer.


É, então, até para facilitar em termos de peso, é mais jogo eu comprar o gravador mesmo, não?

erico.ascencao
Veterano
# fev/10
· votar


Tetanossauro Rex: A câmera que usarei para filmar não tem um microfone muito bom, portanto terei de comprar outros.

Isso aqui deve ser legal pra você.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


Tetanossauro Rex
É, então, até para facilitar em termos de peso, é mais jogo eu comprar o gravador mesmo, não?

É.
Não tem outro jeito, já que você quer dois canais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda na compra de equipamento para gravação de entrevistas