Quais a diferenças do Delphi para o Visual Basic ?

Autor Mensagem
Gan
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
Eu só quero aprender a programar e ser programador
cara , precisa definir melhor isso. O q é ser programador pra vc? é fazer cruds de sistemas webs? nesse caso, não precisa de muita coisa, escolha uma linguagem estude e saia mexendo nela.

Agora se vc quer ser um profissional sério, tem um caminho longo a seguir, e q quase ninguem segue (por isso a profissao estar tao prostituida), mas se vc optar por esse caminho aprenda no mínimo os seguintes tópicos mais ou menos nessa ordem:

1. algoritmos
2. estrutura de dados
3. organização de computadores. (estrutura de memória, instruções de cpu, etc...)
4. orientação a objetos;
5. arquitetura cliente servidor.

e isso é o mais básico q vc pode ter, infelizmente hoje em dia, tanto profissionais sem faculdade quanto os q tem faculdade, não sabem nem 2 itens dessa lista, mas se vc quer ser um bom profissional procure aprender isso, de preferencia numa boa faculdade q vai te ensinar várias coisas além dessas. Caso queira só fazer uns bicos, aprenda qualquer coisa direcionada pro q vc precisa fazer.

Bog
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
e sobre o Inglês, sei quase nada...

Sei que sai um pouco da tua dúvida, mas recomendo FORTEMENTE aprender, e aprender direito. Sério. Eu particularmente acho que é quase impossível ser um profissional de respeito e bem-sucedido nesta área sem saber inglês, ao menos no Brasil. A quantidade de informação que não está disponível em português é absurda.

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/10
· votar


Jurava que esse tópico fosse posterior a 1998.

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


DarkMakerX

PHP é mais leve em que sentido ? Na hora de programar ?
Porque ele tem bem mais coisas do que em JavaScript...

shoyoninja

Bem mais simples ? Cara eu vi a sintaxe simples do C++, eu paguei pau, é "cabuloso" pra quem nao tem noção de lógica. Dei uma olhada neste livro e gostei, eu só não compro porque agora não tenho dinheiro, pra falar a verdade estou coma mão coçando pra comprar esses livros...

E sobre o inglês é fundamental pra quem gosta de informática e principalmente quem quer seguir carreira na área.

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


Gan

Então cara, ser programador para mim é o cara que manja muito de uma determinada linguagem...

e q quase ninguem segue (por isso a profissao estar tao prostituida),

Mas porque quase ninguém segue ? É muito dificil assim ?

Bog

Ingles é fundamental sim.

shoyoninja
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
Bom velho, aí é com você.
Entender código fonte escrito só de olhar e sem conhecer a linguagem você não vai mesmo.
Mas é bem intuitivo depois que você sabe do que se trata.

Enfim, boa sorte!

Gan
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
Mas porque quase ninguém segue ? É muito dificil assim ?
não é difícil , mas requer um certo tempo e dedicação, ao passo q o mercado têm absorvido bastante profissionais nos últimos anos, então muita gente com pouca treinamento consegue emprego.
Na minha opinião, uma das causas disso é q no brasil não se faz software de verdade, então se tem bastante espaço pra usuários de tecnlogia ao invés de espaço pra quem faz tecnlogia, tipo caras como o bog q são um outro patamar (pesquisa e etc) tanto para engenheiros q vão projetar hardware, fazer SOs , drivers, compiladores, servidores de application e etc... eu imagino q vc deva conhecer muita gente q se diz programador e faz site web, mas quantas pessoas vc conhece q já fez um driver, mesmo q simples?

DarkMakerX
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
A sintaxe do PHP é bem mais fácil.

Javascript é orientado a objetos, tornando sua compreensão um pouco mais complicada para iniciantes.

PHP é menos restrito em relação a sintaxe, tanto que muitos dizem que é uma linguagem porca, pois muitas coisas podem estar erradas mas mesmo assim não impedem outras de funcionar, ou funcionam meio campengas. Mas isso vai da maneira que você escreve suas linhas de código.

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


shoyoninja

Na verdade eu sempre olho codigo fonte de todo site que eu entro, já virou até costume
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gan

eu imagino q vc deva conhecer muita gente q se diz programador e faz site web, mas quantas pessoas vc conhece q já fez um driver, mesmo q simples?

Programador tem alguns no meu msn e até primos meu que foram Analista de sistemas, Programadores...

Mas não conheço ninguém que faz driver nem nada disso, sou curioso também nisso aí, não deve ser nada fácil..

DarkMakerX

JavaScript (basico) não entra OO nao, apenas para nivel avançado, ou será que o basico também é OO? E sobre o PHP, eu tentei aprender e não consegui, agora quando começei pegar JS já me facilitou um pouco, bem isso vai pra cada pessoa..

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


Gan
tanto para engenheiros q vão projetar hardware, fazer SOs , drivers, compiladores, servidores de application e etc...

Esse tipo de coisa ai é muito complexo ? envolve muito mais coisa do que simplesmente programar ?

Eu tenho interesse nisso aí viu, vou ate olhar faculdades de Engenharia da Computação

Gan
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
Esse tipo de coisa ai é muito complexo ? envolve muito mais coisa do que simplesmente programar ?

Eu tenho interesse nisso aí viu, vou ate olhar faculdades de Engenharia da Computação

não é muito complexo, mas demanda tempo, eu te aconselho a investir sim numa faculdade, vc pode até fazer um bom curso de técnólogo rápido (2 anos), começar a trabalhar e depois fazer faculdade.

Guilherme 90
Veterano
# jan/10 · Editado por: Guilherme 90
· votar


Gan

A minha intenção é fazer faculdade tecnologa (2,5) e já entrar no mercado de trabalho.

Experiencia vou adquirindo com o tempo...
Você sabe programar em quais linguagens ?

Fez faculdade ? Qual foi sua primeira linguagem ?

Acho que se eu fizer o Tecnologo, não vale a pena entrar em outra faculdade de 4 anos (ou 5 anos, tipo Engenharia da Computação)...

Eu vi a Grade Curricular desse curso (EC) e vai cálculo DEMAIS, Calculo I, II e III, e Fisica até II, tirando outros, dizem que esses calculos é barra pesada, o que me desanima de entrar numa faculdade dessas é justamente esses calculos monstros..

Thiagainas
Veterano
# jan/10
· votar


eu comecei de delphi, foi o mais facil pra entender...VB eh meio complicado...

mas cada linguagem tem sua vantagem cara...

eu aconselho Delphi...depois vc parte pra .net ou JAva ou a linguagem q mais lhe preferir...

Thiagainas
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
Eu vi a Grade Curricular desse curso (EC) e vai cálculo DEMAIS, Calculo I, II e III, e Fisica até II, tirando outros, dizem que esses calculos é barra pesada, o que me desanima de entrar numa faculdade dessas é justamente esses calculos monstros..



não eh barra não cara, e eh mto bom essas materias pra vc desenvolver a sua lógica...vai por mim, não eh barra e vale a pena...são matérias mto boas...

Guilherme 90
Veterano
# jan/10 · Editado por: Guilherme 90
· votar


Thiagainas

O que voce falo do Delphi é o que todo mundo fala e eu acho certo também que disse, começar pelo Delphi (Object Pascal) é o melhor caminho, depois pega linguagens mais avançadas, mas também já me falaram que nao vale a pena investir o tempo aprendendo porque é linguagem "morta", me aconselharam Java ou C++, mas aí é que tá!

Como que vou aprender Java se é COMPLEXA e ainda por cima é OO ?

E C/C++ que é ainda mais complexa que Java, porque tudo veio dessa linguagem. Deve ser por isso que muitos desistem da programação, pessoas indicam linguagens dificeis pra iniciantes..

não eh barra não cara, e eh mto bom essas materias pra vc desenvolver a sua lógica...vai por mim, não eh barra e vale a pena...são matérias mto boas...

A cara, tipo assim, eu acho legal matemática, deixa voce com raciocinio violento, mas é cálculo pra cacete, cheguei a baixar uns PDF do Calculo II e III, eu fiquei de cara, o trem dá até medo.

Tu já fez faculdade ? Quais linguagens voce sabe programar ? Já pegou esses calculos na facul ?

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


Thiagainas

?

Bog
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
não conheço ninguém que faz driver nem nada disso, sou curioso também nisso aí, não deve ser nada fácil..

Não é nenhum bicho de 7 cabeças. Já fiz driverzinhos, e posso dizer com certeza que não chegava nem aos pés da complexidade de um sistemão integrado de um banco ou coisa do tipo.

E C/C++ que é ainda mais complexa que Java

Não é não. O básico de C é extremamente simples. C foi criada para fazer software de baixo nível, e por isso não tem instruções mirabolantes nem bibliotecas monstruosas para fazer tudo. O que pode tornar C um pouco chata de usar é exatamente o fato de que a linguagem não faz muito mais do que o básico do básico.

Gan
Veterano
# jan/10
· votar


Gan
A minha intenção é fazer faculdade tecnologa (2,5) e já entrar no mercado de trabalho.

Experiencia vou adquirindo com o tempo...
Você sabe programar em quais linguagens ?

Fez faculdade ? Qual foi sua primeira linguagem ?

Acho que se eu fizer o Tecnologo, não vale a pena entrar em outra faculdade de 4 anos (ou 5 anos, tipo Engenharia da Computação)...

Eu vi a Grade Curricular desse curso (EC) e vai cálculo DEMAIS, Calculo I, II e III, e Fisica até II, tirando outros, dizem que esses calculos é barra pesada, o que me desanima de entrar numa faculdade dessas é justamente esses calculos monstros..

eu sei c/c++, java, pascal , python, ruby e c# decentemente, um pouquinho de php e vb tb. comecei com pascal , no colégio técnico. faculdade do fazendo ainda, bacharelado em ciencia da computação. o ruim de fazer a engenharia nem é a grade, é o tempo q vai te tomar mesmo, tem q ver o q vc acha melhor, mas na minha opiniaoé bom ter faculdade, nem q seja depois de fazer técnólogo e começar a trabalhar

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


Bog

Entendi...

Eu estava pensando em comprar um livro de C/C++, a maiorioa dos livros que são bons é na faixa de 115 reais pra cima...

Tu chegou a ler algum livro dessa linguagem para aprender ?

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
http://en.wikipedia.org/wiki/The_C_Programming_Language_%28book%29

É bem fácil de achar na internet.

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


Gan
eu sei c/c++, java, pascal , python, ruby e c# decentemente, um pouquinho de php e vb tb. comecei com pascal , no colégio técnico. faculdade do fazendo ainda, bacharelado em ciencia da computação. o ruim de fazer a engenharia nem é a grade, é o tempo q vai te tomar mesmo, tem q ver o q vc acha melhor, mas na minha opiniaoé bom ter faculdade, nem q seja depois de fazer técnólogo e começar a trabalhar

Xulispa, voce sabe tudo isso? Um dia eu chego la.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Todo mundo começa pelo Pascal, eu to começando pelo JavaScript. Acho que vo fazer o Tecnologo mesmo, até porque isso nao quer dizer que é ruim por ser 2 anos e meio, é até melhor que não tem muita "enxeção de linguiça".

And the meek shall inherit the earth

Não sei ler inglês, mas acho que deve ter a versao taduzida!

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jan/10
· votar


Não sei ler inglês, mas acho que deve ter a versao taduzida!
Recomendo aprender inglês antes mesmo de aprender a programar então.

MajorKong
Veterano
# jan/10
· votar


Se fosse eu mandando o cara aprender inglês, já tava em 15 negativos. hahaha

shoyoninja
Veterano
# jan/10
· votar


The Blue Special Guitar
Jurava que esse tópico fosse posterior a 1998.

??

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


And the meek shall inherit the earth

No momento nao tem como eu entrar em um colégio de Inglês, e eu to aprendendo a programar sozinho, por minha conta.

Mas vou entrar na faculdade no meio do ano, lá eu vo aprender inglês..

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Concordo que as linguagens web dominarão no futuro, mas acho que não serão C# ou php, linguagens de mais de 15 anos.

O C original tem mais de 40 e é usado até hoje, claro... não é uma linguagem web, mas serve como comparação. Quanto ao PHP, a cada nova versão ele fica melhor, considero inclusive melhor que seu concorrente ASP, da Micro$oft.

Não acredito muito em linguagem do futuro. Linguagem certa para se estudar é a linguagem do presente. Quando o futuro chegar, você aprende a linguagem nova. Programador é programador, independente da linguagem. Quer aprender uma nova? Estuda um ano inteiro e tira a certificação dela no fim :D

Sim... Vou fazer curso de Cobol+Java esse ano... Sistemas legados financeiros precisam de novos programadores... Os atuais estão se aposentando/morrendo.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
Acho que vo fazer o Tecnologo mesmo, até porque isso nao quer dizer que é ruim por ser 2 anos e meio, é até melhor que não tem muita "enxeção de linguiça".

Pra quem quer ir pro mercado de trabalho, isso é, quer sair do meio acadêmico, acho que é a melhor escolha: Curso Superior de Tecnologia (vulgo tecnólogo). Depois você recheia seu currículo com certificações, e quem sabe uma especialização ou mestrado mais pra frente. É o que eu pretendo fazer.

Aqui no IFPB (antigo CEFET-PB) o curso tem duração de 3 anos e se chama "Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet".

A grade é essa: Fluxograma de TSI

Thiagainas
Veterano
# jan/10 · Editado por: Thiagainas
· votar


guilherme_90
Como que vou aprender Java se é COMPLEXA e ainda por cima é OO ?

então, Delphi não eh linguagem morta não, tem mta gente q usa ainda, mtos programas, e eu acho q ela eh mto boa para o aprendizado...

onde eu me formei, o curso de sistemas de informação começava com pascal e delphi, depois ia pra java e OO...mas conforme a galera foi entrando essa imagem de Delphi e pascal linguagem morta, eles pediram pra começar com c++ e java...o q aconteceu foi q quase ninguem conseguia aprender direito...por causa da complexidade e dificuldade, no fim os gestores voltaram a passar delphi e pascal pq o aprendizado era melhor...

mas enfim esse eh um caso isolado e não eh a verdade absluta, eu acho q vai da facilidade de cada um com a linguagem...

Tu já fez faculdade ? Quais linguagens voce sabe programar ? Já pegou esses calculos na facul ?

como flei , me formei Bacharel pela UMC em 2008, tive as aulas de estatisticas e calculo I e II...

realmente da primeira vez eu lembro q vi e fikei assustado, mas conforme o curso avançou vc percebe como as materias se encaixam no contexto.
Vai por mim quando vc tiver no curso e pegar essas materias vc jah vai estar calejado e vai passar de boa...ou não rsrsrsrsrsrs

quanto as linguagem jah trabalhei com Delphi, depois passei pra .NET, utilizando C#, e fiz alguns projetos em java pra web..

atualmente eu sou analista de sistemas aki na empresa, e a gente trabalha com Delphi e .NET...mas eu estou parando de programar pra fikar somente com a parte de analise...

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


Jonathas Lacerda

Então, aqui uma cidade vizinha tem o tecnologo em Sistemas para Internet, são 2 anos e meio

e a grade curricular é muito boa, nessa grade que voce me passou no caso aprende linguagem em C, da faculdade daqui deve aprender Pascal como primeira, e outras mais para Web mesmo.

Veja aqui a Grade Curricular

Thiagainas

Acho que tu tem razão, muitas pessas programam em Delphi e pra falar a verdade tem empresas em BH que estão contratando Programadores em Delphi, a procura de quem programa em Delphi é muito maior de quem é programador em VB/.NET por exemplo.

O aprendizado é bem melhor pra começar em Delphi do que em Java, C/C++, tanto é que eu cansei de baixar apostilas de C++ e não entendia desgraça nenhuma, daí então fui pelo JavaScript, e aí começei a entender a programação (Apesar que nao sei porra nenhuma ainda) mas pelo menos pra ajudar na lógica e etc. Vou começar aprender Delphi também, junto com JS, já consegui fazer um script básico no JS, uma calculadora (+/-/*/"/" e Raiz) pode ser básico, mas para mim foi até dificil pra quem nao tem muita lógica. O negocio é baixar muitos scripts e ver o código fonte e tentyar entender os códigos, fazendo isso ajuda bastante na lógica.


tive as aulas de estatisticas e calculo I e II...

realmente da primeira vez eu lembro q vi e fikei assustado, mas conforme o curso avançou vc percebe como as materias se encaixam no contexto.
Vai por mim quando vc tiver no curso e pegar essas materias vc jah vai estar calejado e vai passar de boa...ou não rsrsrsrsrsrs


O cara no mínimo tem que estudar "muito" pra passar no cálculo I e II, baixei umas apostilas, eu me assustei, tem umas fórmulas monstruosas. Cara eu tenho dúvida entre Tecnologo e Bacharelado em SI, o que me sugere ?

E quando você começou a aprender lógica e Pascal na faculdade, tu teve muita dificuldade pra começar entender como funciona e principalmente a lógica pra desenvolver algum Software ?

DarkMakerX
Veterano
# jan/10
· votar


a procura de quem programa em Delphi é muito maior de quem é programador em VB/.NET

A diferença está no salário.

Uma mulher aqui no trabalho estava procurando programador médio em .Net pra começar com R$5.000

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quais a diferenças do Delphi para o Visual Basic ?