Quais a diferenças do Delphi para o Visual Basic ?

Autor Mensagem
Guilherme 90
Veterano
# jan/10


Olá pessoal, estou com essa dúvida..

Em questão de iniciante, qual é a melhor indicada ? Eu já consegui apostila do Delphi 7 + uma do proprio programa explicando as funções e to baixando video-aulas...

Valeu.

Sumerrew
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
Em questão de iniciante, qual é a melhor indicada ?


Aprenda algoritmos, depois vá direto pro Java.

Quase nada
Veterano
# jan/10
· votar


Depende, se vc quiser fazer programinhas pra microprocessadores, robozinhos, sistemas embarcados.. aprenda C, e se for trabalhar com isso, aprenda Ada.

Se quer programar pra windows mesmo, pega visual basic pra começar.. Depois vai pra C#.

Um meio termo entre os dois, e acho que com bom futuro, é Java. O próprio site da sun tem tutoriais excelentes.

Gan
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
Quais a diferenças do Delphi para o Visual Basic ?
a diferença eu nao sei mas a semelhança é q são ambos dois cocôs asquerosos...

zuera, mas é verdade.

falando tecnicamente, vb é interpretado, delphi compila código nativo pro windows. Delphi tem vários recursos de linguagem de programação de verdade , como ponteiros, alocação dinacmica , orientação a objetos (acho q no vb6 nao tinha) , sem contar q o delphi tem sintaxe mais próxima de linguagens mais sérias como c e java, pra mim vb e vb.net tem uma sintaxe horrososa.

Guilherme 90
Veterano
# jan/10 · Editado por: Guilherme 90
· votar


Sumerrew

Java é muito avançado cara, eu cheguei a ler apostila de lógica e algoritmos, entendi um pouco, ai baixei apostila de Java e C/C++, conclusão: não entendi nada por ser linguagens muito avnaçadas, ou vai ver que eu não achei apostilas decentes que aborda DESDE DO ÍNICIO (MUITO INICIANTE) até mais avançado, acho que eu vo conseguir aprender essas linguagens apenas comprando livros, já até pesquisei e encontrei alguns excelentes. Mas valeu pela dica.

Me indique alguns livros de C/C++ e Java pra eu pesquisar.

Quase nada

Cara eu não sei o que quero, só quero aprender a programar, e pelo que eu vejo na maioria das opniões das pessoas, Delphi (Object Pascal) é uma linguagens "simples" e de fácil aprendizado por ser melhor para iniciantes (eu). O futuro é Java sim, a minha intenção é programar para Windows e Web, eu baixei curso de: JavaScript, ASP, PHP e SQL (Video aula), são muito bons, explica tudo detalhadamente (códigos, sintaxe, etc)

Gan

To entendendo cara, acho que vou no Delphi 7, já consegui os materais para estudo, vo baixar + uma video aula abordando muita coisa da linguagem, video aula ajuda demais da conta.

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


Uma luz no fim do túnel aí!

DarkMakerX
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
O futuro é Java sim

Nem sonhando. Não gosto de Java. Linguagem muito ruim, NA MINHA OPINIÃO. Muita frescura pra pouco desempenho.

O futuro são linguagens mais web, como PHP e C#...
Pra começar, PHP é moleza.

Masi entre VB e Delphi, eu fico com Delphi.

DarkMakerX
Veterano
# jan/10
· votar


Esqueci, mas o mais importante é aprensar a lógica de programação.
Com ela, você aprende qualquer linguagem.

Zandor
Veterano
# jan/10
· votar


Delphi já tá extinto, essa é a diferença.

Guilherme 90
Veterano
# jan/10 · Editado por: Guilherme 90
· votar


DarkMakerX

Já me falaram e ja até lí que Java é a linguagem pro futuro sim, mas isso nao quer dizer que PHP e C# vão ser deixados de lado, porque ai não é todos que gostam de Java, você é um deles, mas no meu caso o que vier ta valendo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

PHP é moleza ?
Owa, eu to tendo mo dificuldade com JavaScript, imagina se eu pegar PHP, to fudido mesmo...

e sobre a lógica de programação, eu cheguei a ler uma apostila, mas chegou numa parte que eu nao entendi (culpa da apostila que nao explicou direito). Manda uma apostila de lógica boa pra eu ler e ir estudando junto com JS.

Zandor

Sim sim, mas para mim no momento não faz lá muito diferença, Object Pascal pelo que todos dizem (ou a grande maioria) é mais fácil que outras, e até nas faculdades ensinam essa linguagem como primeira opção para depois ensinar as mais avançadas, tipo: Java, C/C++, C#, Assembler e PHP.

Zandor
Veterano
# jan/10
· votar


Ish hoje em dia dá muito mais trabalho fazer qualquer coisa em Delfi do que em C# por exemplo.

Uma vez eu abri o visual studio (uma versão bem recente) só pra em um computador de escola só pra ver como era e eu vi na hora porque descontinuaram o Delphi, tem os forms, os botõezinhos , é praticamente a mesma coisa (programação orientada a botão) só que com uma linguagem melhor. A IDE faz tudo. E é praticamente a mesma coisa que Java (ps: algum programeiro provavelmente vai me repreender por isso mas é a minha experiencia de leigo).

Object Pascal, C e C++ são tudo uma nojeira só se comparar com as opções modernas.

Zandor
Veterano
# jan/10
· votar


C# é a linguagem do futuro pra quem quer programar em windows

Java é coisa de cientista

Sumerrew
Veterano
# jan/10
· votar


DarkMakerX
php é uma merda
até um cachorro programa em php
Padrão Homossexual de Programação

LOL

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


Zandor

To entendendo...

Tu é programador em quais linguagens ?
Mas porque Java é coisa de cientista ?

Sumerrew

o.O

DarkMakerX
Veterano
# jan/10
· votar


Sumerrew
php é uma merda
até um cachorro programa em php


Cara, o FCC é em PHP. Você não está em uma merda.

A única diferença é que PHP deixa você mais livre, mas merda por merda qualquer linguagem faz.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Comece por Pascal, ou algo bem fácil e UHL (Ultra High Level) como Python. E depois passe para alguma linguagem com POO (programação orientada a objetos) como C# ou Java.

White G3
Veterano
# jan/10
· votar


DarkMakerX
Boa!

Guilherme 90
Veterano
# jan/10 · Editado por: Guilherme 90
· votar


Jonathas Lacerda

Muito obrigado pela sua dica meu amigo. Ja estou providenciando o Aplicativo Delphi 7, consegui a Biblia de Pascal + apostila do Delphi 7 explicando suas funções.

Me diz, é comum as pessas desistirem de programação por causa da lógica ? Porque eu já pensei varias vezes em desistir, mas é algo que eu quero aprender, mas a logica me atrapalha demais, eu não tenho nenhuma..

Uma pessoa demora a adquirir isso ?

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90

Em programação, lógica é tudo. Linguagem é só sintaxe... Recomendo que aprenda primeiro lógica mesmo, separado de qualquer linguagem.

Na faculdade, geralmente se aprende isoladamente, ou com alguma linguagem fácil, por isso citei pascal ou python.

Bog
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90

Delphi é uma linguagem de programação que um dia foi muito popular.

VB não é uma linguagem de programação, é um programa de montar aplicativozinhos. =P

Esta é a diferença, hehehe.

Agora, uma coisa que é verdade:
Em programação, lógica é tudo. Linguagem é só sintaxe...

Confundir o conhecimento de uma linguagem com a capacidade de programar é o mesmo que confundir o conhecimento de gramática com a capacidade de escrever bem. ;)

Zandor
Java é coisa de cientista

Ã?!

DarkMakerX
O futuro são linguagens mais web, como PHP e C#...

Depende de qual futuro você fala.

Que eu me lembre, o futuro do firmware e software básico em geral continua sendo C. O.o

E creio que o futuro da Visão Computacional e dos games (tá, pelo menos da Visão Computacional e dos games de alto desempenho) continua passando por C++...

Bog
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90

A propósito, a linguagem de programação mais simples que eu conheço atende pelo simpático nome de Lua. Acho que aprendi a programar com ela em menos de 2 horas. Não sei se é apropriada para iniciantes, mas sei que a sintaxe é MUITO simples. Ah, e é made in Brazil!!! O.o

http://www.lua.org/portugues.html

Alex Supertramp
Veterano
# jan/10
· votar


O futuro são linguagens mais web, como PHP e C#...

Concordo que as linguagens web dominarão no futuro, mas acho que não serão C# ou php, linguagens de mais de 15 anos.

Java é coisa de cientista
Não, o que deixa java difícil é o padrão orientado a objetos que muitos não entendem. Java é o futuro sim, programas em java rodam até em torradeiras.

guilherme_90

Cara antes de iniciar com java você vai ter que devorar livros para entender bem o paradigma orientado a objeto, o que não é facil. Isso caso queira ser um programador de verdade, se não pode brincar de fazer aplicativozinhos com VB, Delphi ou qualquer moleza dessas.

Quase nada
Veterano
# jan/10 · Editado por: Quase nada
· votar


Não sei* pq dizem q java é tão difícil assim..

C++ é muito, mas muito mais punk..

Se ele quer fazer programinhas felizes pra windows, VB e Delphi já ta bom demais.. Eu pessoalmente acho que VB é melhor..

Depende do que ele quer fazer.. tem gente que fica desanimada fazendo programinhas pro Dos que acham números primos, divisores.. calculam determinante ou resolvam sistemas lineares.. (embora seja bem importante, talvez até essencial)

*: edit

DarkMakerX
Veterano
# jan/10
· votar


Bog
Realmente, C e C++ não vão deixar de existir tão cedo.
O que quis dizer é sobre programas locais, que estão perdendo espaço para aplicações web.

Sobre a Lua, não tinha ouvido falar. Mas achei bacana.

DarkMakerX
Veterano
# jan/10
· votar


Alex Supertramp
Concordo que as linguagens web dominarão no futuro, mas acho que não serão C# ou php, linguagens de mais de 15 anos.

Discordo. Podem haver outras linguagens, mas o PHP vai ter um longo caminho ainda.

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


Jonathas Lacerda

To entendendo, vou estudar mais lógica pra me ajudar e Pascal, porque é esse o ponto da minha dificuldade e , valeu mesmo cara.

Bog

\o uai boa dica, vou dar uma olhada dessa linguagem aí..

Alex Supertramp

Cara eu quero ser programador de verdade, com sinceridade, mas como eu sou iniciante, não posso aprender Java logo de cara, tenho que ir pro mais básico, que assim quando eu tiver intermediário na linguagem, eu passo pro Java ou outra linguagem orientada a objetos, como eu disse, até nas faculdades ensinam Pascal como primeira linguagens sendo que ela é de "fácil" aprendizado pra depois ir as mais avançadas, tipo Java, C/C++, PHP.

Quase nada

Se ele quer fazer programinhas felizes pra windows, VB e Delphi já ta bom demais.. Eu pessoalmente acho que VB é melhor..

Depende do que ele quer fazer.. tem gente que fica desanimada fazendo programinhas pro Dos que acham números primos, divisores.. calculam determinante ou resolvam sistemas lineares.. (embora seja bem importante, talvez até essencial)


Eu só quero aprender a programar e ser programador. Mas não adianta eu ir pra linguagens mais Punk sendo que tem outras mais fáceis indicadas para iniciantes, por exemplo: JavaScript é mais simples do que PHP.

shoyoninja
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
Recomendo C++.

Consegue se virar com inglês?

Guilherme 90
Veterano
# jan/10
· votar


shoyoninja

Todos sempr recomendam C/C++, mas é muito avançado cara.

e sobre o Inglês, sei quase nada...

DarkMakerX
Veterano
# jan/10
· votar


guilherme_90
JavaScript é mais simples do que PHP

Não cara.

Eu sei PHP e não conheço muita coisa de JavaScript.
PHP é beeem mais leve.

shoyoninja
Veterano
# jan/10 · Editado por: shoyoninja
· votar


guilherme_90
Não é avançado, muito pelo contrário, é bem mais simples :P.

Eu iria recomendar o C++ Primer, mas não sei se existe versão em português.

Esse aqui é um ótimo livro, mas é bem técnico:
http://www.submarino.com.br/produto/1/158347

O Primer é mais didático.

Edit: Sobre o inglês, apesar de existir traduções de livros técnicos, em geral a qualidade dessas traduções é sofrível. Tem coisas que parecem traduzidas pelo google, outras simplesmente não tem versão traduzida. E, no geral, documentação de bibliotecas e engines de desenvolvimento são em inglês e só... Então, é uma boa começar a exercitá-lo :P.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quais a diferenças do Delphi para o Visual Basic ?