Autor |
Mensagem |
oiio Veterano |
# dez/09
li um texto num livro e resolvi compartilhar...
" O nosso ego tem uma tendência natural à depressão. Freud o chamou de " instinto tanatista ". Ou seja, de morte. O nosso ego é como um foguete dirigido para cima. O combustível que o impulsiona para o alto é o prazer e o sucesso. Mas o foguete do ego é pesado e puxa para baixo, isto é, para a depressão. Se o empuxo não é suficiente, caímos em depressão, ficamos doentes e morremos precocemente. O gráfico abaixo demonstra a situação:
img
entao...
O importante é manter o ego em estado de entusiamo. O perigo não é acabar no delírio de onipotência, mas em suicídio. Como se vê pelo fato de que há muito mais suicidas do que ditadores. A doença é um suicidio inconsciente. Enquanto o foguete do ego estiver numa zona de entusiasmo, estamos bem, somos felizes e vivemos em perfeita saúde. Nossa vida está OK. Se entramos em zona de depressão, ficamos infelizes, tristes vemos a vida como uma tragédia e adoecemos facilmente. "
Manter seu alto-astral é algo que vc deve fazer sempre. fikdik
:*
|
Andy TheCatSp Veterano |
# dez/09
· votar
oiio Não
|
TaylorBass Veterano |
# dez/09
· votar
as vezes eh dificio zóio
|
Rapha_krust... Veterano |
# dez/09
· votar
oiio
Dá para perceber nesse discurso a forte influencia do que dizia Comte...o pai do positivismo.
Porém Paulo Freire também dizia que o que move a vontade do homem é a esperança...A esperança da melhora da atual situação.
Porém vejo que isso está cada vez mais difícil. Pois é todo o meio influenciando para o lado oposto.
|
oiio Veterano |
# dez/09
· votar
Andy TheCatSp
mas pra vc, o suicídio seria o ideal mesmo!
|
Bob do recife Veterano |
# dez/09
· votar
esse Ego parece outra coisa Oo
|
The_man_without_name Veterano |
# dez/09
· votar
lega bem interessante so que fiquei numa duvida :* é bjs ou :* va a pqp
|
Andy TheCatSp Veterano |
# dez/09
· votar
oiio to brinkando gataa ;D
mantér o alto-astral é essencial mesmo =D
|
Rapha_krust... Veterano |
# dez/09 · Editado por: Rapha_krust...
· votar
oiio mas pra vc, o suicídio seria o ideal mesmo! Andy TheCatSp to brinkando gataa ;D
Tá vendo que nem sempre o positivismo funciona...
fikdik
|
russobass Veterano |
# dez/09
· votar
oiio
texto, muito bom.
Mas é meio lógico né.
Difícilmente alguém de alto astral vai cometer um suicídio.
concorda?
|
Guguminator Veterano |
# dez/09
· votar
Melhor um delírio de onipotência do que o suicídio.
|
oiio Veterano |
# dez/09
· votar
russobass
sim, claro... mas o texto mostra a importância de "impulsionar para o alto" o seu ego sempre :)
|
russobass Veterano |
# dez/09
· votar
oiio sim, claro... mas o texto mostra a importância de "impulsionar para o alto" o seu ego sempre :)
sim sim, por isso gostrei do texto.
|
MajorKong Veterano |
# dez/09 · Editado por: MajorKong
· votar
oiio mantenha sempre seu alto-astral
|
MajorKong Veterano |
# dez/09
· votar
Bob esponja do recife
esse Ego parece outra coisa Oo
Isso num tópico sobre Freud...
|
MajorKong Veterano |
# dez/09
· votar
oiio A doença é um suicidio inconsciente.
Deu vontade de jogar o Robbins fora agora.
|
# dez/09
· votar
alguem me responde por que eu sempre usei :* como xingamento
|
qew Veterano |
# dez/09
· votar
Legal, mas é foda manter o alto-astral, principalmente qdo vc mesmo esta se achando um completo idiota. =/
Alto-estima é fundamental pra ter um alto-astral, e vice-versa... E qdo vc nao tem um dos dois, use o que ainda lhe resta para nao se tonar um cavalo, como disseram pra mim outro dia.
|
# dez/09
· votar
:*
|
JowR Veterano |
# dez/09 · Editado por: JowR
· votar
oiio mantenha sempre seu alto-astral
Lembrei do pagode alto astral
juro.
|
oiio Veterano |
# dez/09
· votar
The_man_without_name
ta me xingando?
|
Eric Clapton Veterano |
# dez/09
· votar
Eu lembro do baixo Astral:
http://www.youtube.com/watch?v=A5RmItC3Jiw
|
TaylorBass Veterano |
# dez/09
· votar
Murillo Wendel q merda.
|
Eric Clapton Veterano |
# dez/09
· votar
TaylorBass ´ ahsuhaeuheushuahu
Clássico!!
|
oiio Veterano |
# dez/09
· votar
Murillo Wendel
huauhahuauhauhuahua pqp
eu n entendo como eu assistia uma coisa dessa!
|
# dez/09
· votar
oiio hahaha nao so que ninguem me ajuda .......... :ª
|
Pseudonimum Veterano |
# dez/09 · Editado por: Pseudonimum
· votar
Depressão é necessária pra se crescer. Negar angústia, ansiedade, tristeza, nervosismo, desânimo, pra se apegar a subterfúgios que elevem o astral é... fail na certa. Hora ou outra tudo sempre vai voltar à tona, por não se dar atenção àquilo, não se procurar formas de lidar, de administrar.
Enfim, o que eu quero dizer é que negar a dor é escapismo e fraqueza. Ela é tão e talvez mais importante do que estar bem. Só com ela que se cresce como pessoa. Sofrimento é coisa que se deve permitir vir à tona, não desviar ou ignorar.
Como dizia o Jung... depressão é a melhor coisa que poderia acontecer a uma pessoa, porque obriga ela a dar atenção a um lado dela que nunca daria atenção normalmente. E olhar pra esse lado é o caminho pra tomar consciência do que há de mais desconhecido em si mesmo.
|
MajorKong Veterano |
# dez/09
· votar
Pseudonimum Tenta dizer isso prum bipolar.
|
Pseudonimum Veterano |
# dez/09 · Editado por: Pseudonimum
· votar
MajorKong Engraçado você dizer isso, porque... muitas vezes, pra psicanálise, a agitação, o ânimo elevado demais, a mania, é um mecanismo de defesa contra depressão e afins.
Enquanto houver uma tristeza que não se dá atenção, a euforia vai fazer sentido de estar ali.
|
kiki Moderador |
# dez/09 · Editado por: kiki
· votar
Pseudonimum Enfim, o que eu quero dizer é que negar a dor é escapismo e fraqueza. Ela é tão e talvez mais importante do que estar bem. Só com ela que se cresce como pessoa. Sofrimento é coisa que se deve permitir vir à tona, não desviar ou ignorar. Concordo plenamente É precisso errar pra aprender. Infelizmente.
Só tome cuidado com o nome "depressão". Esse nome, assim como outros como "Transtorno Bipolar" e "TOC" tem sido muito levianamente usados. Tratam-se de doenças, sérias.
E a Mania (o inverso da Depressão) não é bem um mecanismo de defesa, é o outro lado da moeda mesmo. É tão perigosa quanto a primeira.
|