Já que todo mundo está falando de Darwin

    Autor Mensagem
    guschard
    Veterano
    # nov/09


    ...por causa dos 200 anos de seu nascimento, resolvi postar aqui um assunto que eu li hoje de manhã ou ontem a noite no jornal (sim, eu realmente não me lembro se eu li hoje ou ontem).

    Eu procurei agora o artigo mas não consegui achar em nenhum lugar, inclusive na internet, mas consegui achar algumas coisas relacionadas. Em resumo: um arqueólogo fez algumas descobertas sobre religiões em culturas muito antigas. O que isso tem a ver com Darwin?? Ele propõe que há uma predisposição genética nos seres humanos a adotarmos uma religião.
    Há muitos e muitos anos atrás, quando a cooperação era essencial mas não haviam códigos morais para manter os indivíduos unidos, qualquer tipo de instituição que favorecesse essa união seria uma vantagem em relação à outros grupos. O autor cita o exemplo de tribos que realizavam rituais antes de guerras, o que aumentava o sentimento de cooperação do grupo e, consequentemente, suas chances de vitória. É aí que entra a teoria evolucionista de Darwin. Quando surgem indivíduos inclinados à se unir em torno de uma crença comum, eles terão mais chances de sobreviver, aumentando a probabilidade de esta se tornar uma característica predominante.

    A idéia básica do artigo é essa, mas faltam muitos detalhes. Como eu já falei, eu não consegui achar o próprio artigo na internet, então vou postar um outro que é bem parecido. Ele fala sobre a "transmissão" dos códigos morais, também através dos genes, e explica melhor sobre a necessidade de cooperação entre os animais e sobre a "transmissão" de comportamentos através dos genes.
    PS: transmissão entre "" porque o comportamento não é transmitido, e sim uma predisposição à seguir determinado comportamento.

    http://antonini.med.br/blog/?p=1836

    Não vou entrar em grandes detalhes, mas achei muito interessante essa visão. Nunca tinha pensado por esse lado e isso me trouxe uma nova perspectiva pra uma pergunta: se alguem for criado em uma ilha totalmente isolado de qualquer outro ser humano, como essa pessoa se comportaria quando fosse adulto??

    Bom... fui extremamente nerd, mas precisava compartilhar isso com alguém... hahahahahahha... Darwin é um genio

    Tiaguh
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Tiaguh
    · votar


    mais um tópico sobre religião naaaaaaaaaaaaaaaaaaaooooooo.......!

    Tio Frank
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Logo a religião é um catalisador da evolução?

    Não vejo a evolução nas pesquisas com celulas tronco, hum...

    guschard
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: guschard
    · votar


    Tio Frank
    Não, nem de longe. A união dos indivíduos já foi uma característica extremamente favorável à sobrevivência. A religião, ou qualquer crença que conseguisse isso seria uma vantagem, correto??
    Por isso, os indivíduos com essa predisposição conseguiram se sobressair e, atualmente herdamos essa característica. Talvez hoje essa união não seja tão favorável quanto antigamente e, mesmo que for, evolução natural não tem nada a ver com células tronco. O artigo explica que temos uma predisposição à religião, não que a religião acelera a evolução.

    maggie
    Veterana
    # nov/09
    · votar


    Logo a religião é um catalisador da evolução?
    Não vejo a evolução nas pesquisas com celulas tronco, hum...

    Não, o que ele afirmou é que as tribos que tinham uma religião / crença / ritual que os unissem teriam vantagens evolutivas.

    guschard
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Tiaguh
    Que comentário idiota.
    Quando surge uma explicação científica sobre a religião, você trata isso como debate de cristãos X ateus. Antes que os religiosos me batam, eu não falei que esta visão esta certa, mas é um novo ponto de vista sobre a religião.

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Mas aí é uma vantagem coletiva e não individual. E mais social do que genética...

    Vantagem numérica, hehe...

    maggie
    Veterana
    # nov/09
    · votar


    james_the_bronson
    Mas aí é uma vantagem coletiva e não individual. E mais social do que genética...

    Da mesma forma que viver em grupos e não só.

    Porém não sei até que ponto a crença une, no caso das tribos antigas.. Não dá pra analisar pensando na religião que conhecemos hoje, já estruturada etc.

    -Toolbar-
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Esses tópicos já tão bem sem graça e comuns.

    Acho melhor fazer um tópico.


    Debates sobre religião. - Parte 1, 2, 3... E como tópico permanente.

    adnz
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Lamarck estava parcialmente certo.

    Prove me wrong!

    Machine Gun Man
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Machine Gun Man
    · votar


    Isso seria genética? O.o

    Edit: Mas aí é uma vantagem coletiva e não individual. E mais social do que genética... (2)

    guschard
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: guschard
    · votar


    Porém não sei até que ponto a crença une, no caso das tribos antigas.. Não dá pra analisar pensando na religião que conhecemos hoje, já estruturada etc.
    eh, exatamente... não é religião do jeito que existe atualmente... eh apenas alguma crença maior que une os individuos

    -Toolbar-
    eu falei sobre religião porque eu li o artigo hoje... o assunto central do topico não eh a religiao em si, mas sim como a teoria de Darwin eh ainda mais abrangente do que eu pensava... da uma olhada no artigo q eu postei q vc vai entender melhor

    ainda tenho esperança que mais alguem alem da maggie entenda o proposito do topico... é uma discussao CIENTIFICA, e nao RELIGIOSA...

    guschard
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Isso seria genética? O.o
    sim... porque o "O.o"???

    -Toolbar-
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    guschard
    Eu entendi o propósito.

    Mas falando em Darwin acaba falando em religião. =P

    E tem bastante tópico de religião ainda na primeira página do fórum.

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    nunca tinha parado pra pensar nisso, mas realmente faz sentido...
    a religião da força ao homem, por isso ela permanece, e evolui de acordo com padrões culturais

    Não vejo a evolução nas pesquisas com celulas tronco, hum...
    então vc não acompanha as publicações...

    Lamarck estava parcialmente certo.
    realmente...esses dias um professor meu me passou um artigo mostrando que hoje em dia já estão aceitando alguns pontos da teoria de lamarck...

    Bog
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Bog
    · votar


    guschard

    Cara, existe muita, mas MUUUUUITA controvérsia a respeito do uso da teoria da seleção natural fora do seu contexto biológico. Em especial, toda forma de darwinismo social ou sociobiologia, visto que sociologia, para começo de conversa, não é uma ciência (não nos termos estabelecidos pelo método científico).

    Em outras áreas, a idéia de evolução até é usada na prática. Em computação, temos toda uma área chamada computação evolucionária, que se baseia na evolução de uma população de soluções para um problema através da sobrevivência das "melhores" soluções!

    Sam Keat
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    eu gosto das teoriaas de darwin mas..... ele caiu

    Chespirito
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Darwin se equivocou.

    (/episódio de ontem de toma lá da cá)

    Konrad
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Sociobiologia is the way.

    TheRover
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Por que Darwin levou toda a fama pelo evolucionismo e Lamarck estava errado?

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/13
    · votar


    TheRover
    Culpa dos comunistas.

    CindyFerrari
    Veterano
    # out/13
    · votar


    TheRover
    porque deus quis assim

    sallqantay
    Veterano
    # out/13
    · votar


    o OT virou um Olavo de carvalho emulator 2.0

    o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Já que todo mundo está falando de Darwin