Por que é tão difícil o ser humano aceitar a inteligência alheia?

Autor Mensagem
Carlos Henrique 2
Veterano
# nov/09 · Editado por: Carlos Henrique 2


Todos sabem que não existe essa estória de todo mundo ser igualmente inteligente e sobressarir o mais esforçado. É fato que há diferentes graus e diferentes tipos de inteligência, mas há casos em que a inteligência parece de alguma forma incomodar as pessoas.

Em escolas e universidades sempre tem aquela minoria (não é o meu caso) que se destaca por causa do ótimo desempenho nas provas. A explicação pra isso é muito simples, e não necessariamente está relacionada ao tempo de dedicação aos estudos comparado aos demais, há pessoas que simplesmente tem uma facilidade acima da média de compreender certas coisas, de absorver certos conhecimentos, e de se concentrar na hora de fazer uma prova, traduzindo: são pessoas mais inteligentes (se comparadas às demais) no que diz respeito à determinada atividade.

Mas o que será que as pessoas em geral (os estudantes, principalmente) pensam ou dizem disso?
Vejamos alguns comentários frequentes das "más linguas":

- Essa pessoa não vive, só estuda, estuda e estuda
- Essa pessoa não faz sexo, não beija na boca, não sai pra se divertir
- Essa pessoa não trabalha, só estuda, assim é fácil
- Essa pessoa não deve fazer um terço do que eu faço


Sendo que muitas vezes a pessoa em questão tem uma vida social como qualquer outra, trabalha, namora, sai, etc.

Dissertem.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/09
· votar


Por que todos são menos inteligentes do que eu.

Pseudonimum
Veterano
# nov/09 · Editado por: Pseudonimum
· votar


Ah, cara... tem gente que acha que é obrigação se enquadrar, julga tudo dentro dessa visão de sair, explicitar atividade sexual, fazer festa.

No colégio as pessoas costumavam ter essa visão de mim, no conservatório que eu estudo também. Esses comentários maldosos e tal. E sério, é muito chato, cara. Parece que é obrigação se envolver pessoalmente com todo mundo, ser extrovertido, promíscuo, ficar falando bobagem da vida dos outros...

Tonanteador
Veterano
# nov/09
· votar


O ser humano em si não aceita que o outro possa ser melhor em alguma coisa, prefere exagerar ou até mesmo criar um defeito em pessoas mais capazes que elas, ao invés de tentar corrigir os seus próprios.Traduzindo: "Prefere falar do umbigo dos outros do que olhar pro seu próprio"

É, é a vida =/

McBonalds
Veterano
# nov/09
· votar


Mas o que será que as pessoas em geral (os estudantes, principalmente) pensam ou dizem disso?
Vejamos alguns comentários frequentes das "más linguas":


Essa parte pareceu uma das matérias do Jornal Hoje... =/

Tonanteador
Veterano
# nov/09
· votar


Só pra constar, quem dera isso se resumisse a inteligência alheia....

Pseudonimum
Veterano
# nov/09
· votar


Só pra constar, quem dera isso se resumisse a inteligência alheia.... (2)

Guitar_L
Veterano
# nov/09 · Editado por: Guitar_L
· votar


Carlos Henrique 2
Só pra constar, quem dera isso se resumisse a inteligência alheia....(3)
Isso pra mim é esforço, puro e simples. Inteligente é quem não precisa se matar de estudar pra entender qualquer coisa.
Abraços

Sam Keat
Veterano
# nov/09
· votar


a mano cala os dedos e vai ler um livro

se o maluko é inteligentes que bom pra ele, e tomara q ele seja esperto suficiente para naum deixar ninguem se aproveitar disso.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/09
· votar


Só pra constar:
"Quem dera isso se resumisse à inteligência alheia...."

Guitar_L
Veterano
# nov/09
· votar


Sam Keat
a mano cala os dedos e vai ler um livro
Que título vc recomenda cara? Tô pensando em começar um.
Abraços

Tonanteador
Veterano
# nov/09
· votar


veja o sistema:

TALENTO + PREGUIÇA = FRACASSO
FALTA DE TALENTO + PERSISTÊNCIA = (MUITO) BOM NO QUE FAZ
TALENTO + PERSISTÊNCIA = SUCESSO

Quer dizer, NÃO adianta o cara ser um prodígio se ele não tá nem aí, qualquer um que não tem talento nenhum pra coisa mas q se esforça para conseguir oq quer, consegue um resultado melhor que aquele supertalento vagabundo. Imagine Van halen, Hendrix e outros sem treino? O maior desperdício da história da guitarra! A prática leva a perfeição, percebam: Van Halen dizia que seu irmão saía para ir a boates enquanto ele tocava guitarra, e quando seu irmão voltava, ele estava no mesmo lugar tocando guitarra! uma prova de que, com persistência vc chega aonde quer.

Esqueçam esse papo de só chega lá quem tem talento. É assim, é? Então FAÇA VC MESMO SEU TALENTO E CALE A BOCA DO MUNDO!

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/09
· votar


FALTA DE TALENTO + PERSISTÊNCIA = (MUITO) BOM NO QUE FAZ

Há controvérsias.

Índio_DT
Veterano
# nov/09
· votar


Eu creio que inteligencia é uma palavra muito abrangente...
Algumas pessoas se destacam em alguns assuntos especificos...até os mais geniais tem dificuldade em algo.

A questao de estudar implica até numa questao cientifica: O cérebro tem um limite de tempo pra prestar atenção em algo, dependendo da situação em que se encontra o dono do mesmo. Partindo disso, temos que uma pessoa considerada "normal" tem em média 10 minutos completos de atenção em algo que o interesse, até acontecer a dispersão.
Logo, a questao de estudar envolve sim o habito do meliante.
Porém, tem pessoas que tem uma facilidade maior de absorver a informação, seja no momento de necessidade ou nao.

Entao, resumindo, inteligencia é realmente algo MUITO abrangente.


P.S.: Detesto estudar pra provas, mas sempre me dou bem...muito bem, por sinal. Seria eu um "gênio rebelde"?

Dogs2
Veterano
# nov/09
· votar


Esse papo de "o ser humano" se restringe mais a uma cultura geral que a gente vive do que uma inerência do ser

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/09
· votar


P.S.: Detesto estudar pra provas, mas sempre me dou bem...muito bem, por sinal. Seria eu um "gênio rebelde"?

Ou faz uma faculdade falcatrua?

Só uma suposição.

Índio_DT
Veterano
# nov/09
· votar


The Root Of All Evil
Bom...minha faculdade ficou na quarta colocação pela prova do MEC. Perdeu apenas para ESPM, Casper Libero e Mackenzie...

Tire suas conclusoes agora.

Rato
Veterano
# nov/09
· votar


" não existe saber mais ou saber menos, existem saberes diferentes".............provavelmente já ouviram isso em algum lugar.
Muito me impressiona pessoas que gostam de valorizar somente aos outros dizendo: - " Nossa! Como ele consegue fazer isso? eu jamais conseguiria."
Ok! Agora vamos pensar um pouco sobre isso.
Essa pessoa que vc admira por ser um mestre na matemática, um expert em computação ou mesmo um verdadeiro gênio; provavelmente não sabe fazer aquele "miojo" que vc faz, ter aquela cumplicidade que só vc tem, aquele jeitinho meigo do "saber como fazer" e até mesmo contar aquela piada sem graça e fazer todo mundo rir.
"Valorize sua especialidade".
Claro que isso não quer dizer que vc deve se estagnar ou ficar inerte perante ao conhecimento ou mesmo não admirar as pessoas que nos surpreendem com suas habilidades. Isso é só uma pequena maneira de dar uma "alavancada" na auto-estima......


Rato
2002

^^

Tonanteador
Veterano
# nov/09
· votar


Black Fire
Há exceções, né ;)
Se não houvessem o mundo seria um saco... hehehehe

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Índio_DT
Bom...minha faculdade ficou na quarta colocação pela prova do MEC. Perdeu apenas para ESPM, Casper Libero e Mackenzie...

Tire suas conclusoes agora.


Bem, não dá pra tirar conclusão nenhuma disso.

E eu não tava querendo ofender você nem sua faculdade não, é só uma suposição mesmo.

Pseudonimum
Veterano
# nov/09
· votar


Tipo, acho que não tem a ver com inteligência.

É mais essa coisa de se comportar como a manada. Se tu tá fora disso, vêm as más línguas.

Índio_DT
Veterano
# nov/09
· votar


The Root Of All Evil
Ah não?
A prova é feita pelos proprios alunos...

Como nao dá pra tirar conclusao a partir disso?

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/09
· votar


Índio_DT
Ah não?
A prova é feita pelos proprios alunos...

Como nao dá pra tirar conclusao a partir disso?


Sério que tu acha que esta prova do MEC ai mostra alguma coisa?
Tá bom então.

Konrad
Veterano
# nov/09
· votar


Vejamos alguns comentários frequentes das "más linguas":

- Essa pessoa não vive, só estuda, estuda e estuda
- Essa pessoa não faz sexo, não beija na boca, não sai pra se divertir
- Essa pessoa não trabalha, só estuda, assim é fácil
- Essa pessoa não deve fazer um terço do que eu faço


Está ai uma coisa que detesto de verdade: falar da vida dos outros. Um ser humano que se presta a isso não tem valor algum.

Índio_DT
Veterano
# nov/09
· votar


brunoliam
Está ai uma coisa que detesto de verdade: falar da vida dos outros. Um ser humano que se presta a isso não tem valor algum
Welcome to the World.

Cara...é ridiculo mesmo isso. Mas é uma tendencia...
Infelizmente o mundo vive de aparencias.

Rato
Veterano
# nov/09
· votar


Infelizmente o mundo vive de aparencias.

vc é o q vc tem

:)

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


Eu sou burro e pouco social.

Índio_DT
Veterano
# nov/09
· votar


The Root Of All Evil
Amigo...se eu chegar pra vc e falar que temos professores altamente qualificados, uma estrutura invejavel e preços bastante convidativos, vc vai acreditar?
Vai pedir um apoio?
Nada melhor do que um orgão regulamentador entao, correto?

TWT ICE
Veterano
# nov/09
· votar


falta de talento + preguiça = eu

Konrad
Veterano
# nov/09
· votar


Índio_DT
Cara...é ridiculo mesmo isso. Mas é uma tendencia...
Infelizmente o mundo vive de aparencias.


É uma característica, eu diria.

Rato
vc é o q vc tem

:)


É por ai.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que é tão difícil o ser humano aceitar a inteligência alheia?