Por que tem que haver um deus no final do túnel?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Aliás, um dos melhores debates sobre a existência de Deus que já li na minha minha vida está no livro "Por que não sou cristão", de Bertrand Russel, capitulo 12: "A existência de Deus - Um debate entre Bertrand Russel e o padre F.C. Copleston. (1948) O nível é altíssimo.

O Debate começa assim:

"COPLESTONE: Como vamos discutir a existência de Deus, talvez seja bom chegarmos a algum tipo de argumento provisório em relação ao que entendemos pelo termo "Deus". Presumo que estamos falando de um ser pessoal supremo - distinto do mundo e criado do mundo. O senhor concorda - ao menos de maneira provisória - em aceitar essa afirmação como o significado para o termo "Deus"?

RUSSEL: Sim, aceito esta definição.

COPLESTONE
: Bem, a minha posição é afirmar que tal ser de fato existe, e que a existência d'Ele pode ser comprovada de maneira filosófica. Talvez o senhor possa me dizer se a sua posição é a de um agnóstico ou a de um ateu. Quer dizer, o senhor diria que a não-existência de Deus pode ser comprovada?

RUSSEL: Não, eu não diria isso: a minha posição é agnóstica."

e vai por mais de 20 páginas.

brunoliam

hehehehe... De vez em quando é legal debater uma assunto desse tipo. Faço isso muito pouco.

Eu não sou ateu, até pq não desacredito de hipótese da existência de um Deus. Sou agnóstico.

Abs

Benjamin_the_Linus
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
sinceramente, ateh essa pate não consegui captar o "nível altíssimo" da discussão

pode ser q mais pra frente a conversa tenha esquentado, mas até aí, a única coisa q o padre fez foi qerer impor ideias na cabeça do cara, e o cara tentando rebater isso com quase q um simples "sim ou não"

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Benjamin_the_Linus: pode ser q mais pra frente a conversa tenha esquentado, mas até aí, a única coisa q o padre fez foi qerer impor ideias na cabeça do cara, e o cara tentando rebater isso com quase q um simples "sim ou não"

Sim claro, tem que ler tudo. Estas são as primeiras linhas do debate. São mais de 20 páginas e nesse início eles tentam chegar num acordo para que o debate tenha solidez definindo alguns valores morais e metafísicos.

Bem legal.

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


sinceramente, ateh essa pate não consegui captar o "nível altíssimo" da discussão

pode ser q mais pra frente a conversa tenha esquentado, mas até aí, a única coisa q o padre fez foi qerer impor ideias na cabeça do cara, e o cara tentando rebater isso com quase q um simples "sim ou não"


=O

Benjamin_the_Linus
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
mas é sério msm cara, oq eles disseram de tão impressionante/poético/instrutivo ateh agora?

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Benjamin_the_Linus

É um início de debate em altíssimo nível, sem imposição nenhuma!

Jamais vi algo igual.

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Benjamin_the_Linus

Quer ler mais? Veja o Capítulo 12. O livro em português:

http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/580182

Só baixar.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Benjamin_the_Linus: mas é sério msm cara, oq eles disseram de tão impressionante/poético/instrutivo ateh agora?

Eu disse que era "impressionante/poético/instrutivo"? Isso é VOCÊ quem está afirmando. Apenas disse que era um debate de altíssimo nível. Tá o link acima pra vc conferir.

Abs

Prof. Grosélio
Veterano
# out/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Eu sou protestante fanático.
Só não amarro um monte de dinamite na cintura, porque não sou nenhúm idiota.

Ian Anderson
Veterano
# out/09
· votar


Cade a Mila Turunen com as minha pipocas ?? 8D

Les Guitar
Veterano
# out/09
· votar


Eu acredito em Deus, mais pela ideologia do espiritismo da reencarnação;

Stonebreaker
Veterano
# out/09 · Editado por: Stonebreaker
· votar


Por que tem que haver um deus no final do túnel?

tem que ter alguém pra cobrar o pedágio

Stonebreaker
Veterano
# out/09
· votar


salve uri!

-Dan
Veterano
# out/09
· votar


shoyoninja
Eu diria que é reconfortante.

Atribuir a uma entidade similar a nós o controle de tudo que nos é desconhecido e supor que ela goste muito da gente tem um certo apelo, acho que você deve concordar...

Também é bastante interessante a idéia de viver eternamente junto com as pessoas queridas que morreram, sob a proteção e cuidados dessa entidade. Principalmente se a situação em que você se encontrar não for muito agradável.

Não acho que uma ilusão desse tipo seja necessariamente nociva, se isso fortalecer a mente e ajudar a enfrentar uma situação, que seja! Eu mesmo não teria o menor preconceito de recorrer a algo do tipo se estiver numa situação suficientemente ruim, insuportável.

Agora, quando a situação insuportável é constante e isso é necessário 24 horas por dia do nascimento a morte, a coisa fica um pouco absurda. Ainda mais quando essa entidade que deveria existir só na sua cabeça manda um representante para falar por ela ô.Ô .

Para mim é algo como um amigo imaginário de luxo.



Acho que é por ai!

Konrad
Veterano
# out/09 · Editado por: Konrad
· votar


MauricioBahia

Benjamin_the_Linus

Quer ler mais? Veja o Capítulo 12. O livro em português:

http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/580182

Só baixar.

Abs


Eu te avisei. =)

A capacidade de entender e de se expressar em língua portuguesa do pessoal por aqui é mais baixa do que a de um polonês nato recém chegado ao Brasil. Hihihihihihi

cantVaria
Veterano
# out/09
· votar


Eu sempre pensei que houvesse uma LUZ no fim do túnel...

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


cantVaria

Deus é Luz °.°

cantVaria
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP

Até mesmo no sentido desse dito?

Aced
Veterano
# out/09
· votar


Guguminator
Os crentes não são fundamentalistas, os crentes podem ser fundamentalistas.

james_the_bronson
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia

Fui ler essa porra, e li até o final do "Argumento da Contingência". E a sensação que dá é que no final eles sequer decidirão atacar Isengard...

shoyoninja
Veterano
# out/09
· votar


james_the_bronson
hehe

"Decidimos que vocês não são orcs."

Benjamin_the_Linus
Veterano
# out/09 · Editado por: Benjamin_the_Linus
· votar


brunoliam


Eu te avisei. =)

A capacidade de entender e de se expressar em língua portuguesa do pessoal por aqui é mais baixa do que a de um polonês nato recém chegado ao Brasil. Hihihihihihi


Falou o mestre intelectual do fórum. Se estivesse em inglês eu poderia até ter mais dificuldade, mas conseguiria me virar sim, e sem o google tradutor e essas coisas.

Agora é lógico q por ter nascido nesse país eu vou entender muito melhor se o livro estiver transcrito em português, oras.

É impressionante como a maioria dos professores gostam de se exibir, se bem q eu até entendo, pq aqeles q não o fazem não recebem a mínima atenção das pessoas a sua volta.

tsc tsc tsc

Aced
Veterano
# out/09
· votar


Benjamin_the_Linus
É impressionante como todo professor gosta de se exibir, se bem q eu até entendo, pq aqeles q não o fazem não recebem a mínima atenção das pessoas a sua volta.

_|_

Benjamin_the_Linus
Veterano
# out/09
· votar


Aced
huhuahuah, vai me dizer q vc já é professor com 17 anos, a mesma idade q eu?!

Aced
Veterano
# out/09
· votar


Benjamin_the_Linus

Não, mas eu não sou imbecil de falar que todo professor é exibido.

Benjamin_the_Linus
Veterano
# out/09 · Editado por: Benjamin_the_Linus
· votar


Aced
eu não falei TODOS TODOS, mas sim q a maioria o faz, e aqueles q naum o fazem simplesmente não recebem a devida atenção

e aliás, tb foi uma hipérbole, mas se vc naum sabe oq é hipérbole, pergunta pr professor q ele sabe
fikdik

Aced
Veterano
# out/09 · Editado por: Aced
· votar


impressionante como todo professor gosta de se exibir
eu não falei TODOS TODOS, mas sim q a maioria o faz

Se decida.

e aqueles q naum o fazem simplesmente não recebem

Nem é. Professores, assim como todos os outros profissionais são reconhecidos pela sua competência.


e aliás, tb foi uma hipérbole, mas se vc naum sabe oq é hipérbole, pergunta pr professor q ele sabe
fikdik


E você? Pelo visto não sabe o significado de paradoxo, não é?

Benjamin_the_Linus
Veterano
# out/09 · Editado por: Benjamin_the_Linus
· votar


Aced
Se decida.
só pra vc ainda não ficou claro. ¬¬

e aqueles q naum o fazem simplesmente não recebem

Nem é. Professores, assim como todos os outros profissionais são reconhecidos pela sua competência.

ah sim, claro!
Pff, professor é uma das profissões q mais causa estresse e uma das q é menos reconhecida, se atualize ;)

e aliás, tb foi uma hipérbole, mas se vc naum sabe oq é hipérbole, pergunta pr professor q ele sabe
fikdik

E você? Pelo visto não sabe o significado de antítese, não é?

huaahuahuhauha se vc está se referindo à suposta "contradição", ela já foi explicada. e nem é antítese q se fala

E agora paremos de desvirtuar, se quiser continuar com essa discussão idiota, converse com minha mão.

james_the_bronson
Veterano
# out/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Blá...

Aced
Veterano
# out/09
· votar


Benjamin_the_Linus
só pra vc ainda não ficou claro. ¬¬

Pra mim você disse coisas diferentes em dois posts.

ah sim, claro!
Pff, professor é uma das profissões q mais causa estresse e uma das q é menos reconhecida, se atualize ;)


Eu falei que bom profissional, tem que ser famoso? Aliás, existem SIM professores reconhecidos, gente que faz o trabalho porque gosta.

huaahuahuhauha se vc está se referindo à suposta "contradição", ela já foi explicada. e nem é antítese q se fala

É... foi antítese e paradoxo ao mesmo tempo, mas entre as duas fico com o paradoxo.

Quanto à contradição... você disse algo mais ou menos do tipo:

Todo Raimundo é feio.

E depois disse:

" Não disse que todo raimundo é feio, mas a maioria é."


Tá defecando pela boca hein amiguinho?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que tem que haver um deus no final do túnel?