Formação e perspectiva de vida, será que alguém ainda sonha

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# out/09
· votar


Guto EADG
"Ah, professor, tu é gente boa etc, mas eu não vou estudar não. Vou trabalhar aí nos mercados, no estoque ou no caixa, ou vou ser gari."

isso nao tem nada de mais. a sociedade precisa dos garis. a sociedade precisa de pessoas atendendo no caixa do supermercado. precisa de pessoas organizando o estoque do supermercado.


Vero. Mas o mais chocante é a falta de perspectiva da galera.
Algo do tipo "nem vou tentar, não adianta". Isso que é o triste.

Aliás, muita gente despreza profissões menos glamurosas tipo pedreiro, porteiro, copeira.. Eu admiro esse pessoal que trabalha duro TODOS os dias pra ganhar seu dindim.
=)

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
Cara, essas matérias acabam sendo pra cumprir grade, sinceramente... digo isso porque já cursei Eng. Ambiental... o prof era engajado em fontes alternativas e tal... mas isso é só pra cumprir grade.
Mas eu concordo com você que essa posição parte dos proprios alunos, porque estão havendo muitos congressos sobre Engenharia e sociedade, tecnologia social, e ninguem se interessa.. eu mesma quis juntar um grupo pra ir no ultimo congresso sobre eng. e sociedade em SP e a galera dizia "ah, isso é chatisse, balela". Eu to com um projeto com uma amiga e alguns parceiros pra gente montar um grupo de discussão sobre eng. e sociendade, essa ideia surgiu quando estudavamos juntas na UFU, começamos a implementar lá, tinhamos apoio de alguns professores, do diretorio academico que eu participava, mas não rolou porque eu mudei pra UFES e ela pra UFG... ia ser dificil chamar a galera pra isso, mas a gente estava com disposição, e agora estamos com contatos pra tentar implantar isso nas nossas universidades... espero que de certo!
Lá na Geografia (UFES), por exemplo, tem um grupo que chama "Café Geografico", a galera vai lá, apresenta os projetos ou discute sobre algum assunto... isso tudo numa sexta a noite, rola das 18:00 atéé 21:00, 21:30, depois a galera junta e já vai pra um buteco, isso é super construtivo... e se estendesse, seria mais ainda... porque o que eu observei tbm, é que a Geografia é muito academioca, e pouco pratica... seria interessante estender as discussões e tal.

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


maggie
Vero. Mas o mais chocante é a falta de perspectiva da galera.
Algo do tipo "nem vou tentar, não adianta". Isso que é o triste.



Era exatamente sobre isso que eu estava tentando falar!!!

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
Cara, essas matérias acabam sendo pra cumprir grade, sinceramente

Hmmm... No meu caso, que fiz Eng. Ambiental e 2 de Sociedade, os professores eram muito interessados, as aulas foram dinâmicas, legais, não havia cobrança de forma burra(prova decoreba) porém, os alunos é que pulavam fora... Foi lá que eu aprendi sobre platão, sócrates e o mundo das idéias. Enfim, concordo com tudo que vc escreveu.

jimmy vandrake
Veterano
# out/09
· votar


A garantia de uma carreira bem sucedida não depende só dos professores, mas de um conjunto de iniciativas que partem principalmente de quem tiver real interesse. Quem não vai atrás fica atrás mesmo. É o processo seletivo da vida.

Stonebreaker
Veterano
# out/09 · Editado por: Stonebreaker
· votar


Não existe mudança sem revolução e não existe revolução sem violência.

A classe dominante está feliz com a situação. Enquanto o povo não matar eles e botar fogo em tudo, vai continuar só sonhando.

TaylorBass
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
hehe.. eu já ouvi falar, vou dar uma procurada.
No meu curso de Geografia (UFF), a gente tem licenciatura e bacharel juntos, vc opta em qual vai se formar primeiro. Quando eu parei pra pensar em qual carreira deveria escolher, só me veio 2 opções: músico ou professor.. hehe! Então, como não tive coragem e estudo pra encarar uma facul de música, optei pela licenciatura mesmo. E é engraçado você vir falar sobre o seu interesse na área humana, pq a maioria da galera do meu curso tem mais interesse nas áreas mais "exatas" da Geografia, como cartografia, geoprocessamento.. e assim, acabam exaltando os engenheiros.. hehehe! Pelo menos lá na UFF, os próprios alunos do curso não o valorizam, talvez por temer o mercado de trabalho para o Geógrafo e ver como única opção a licenciatura, que é um pavor para a maioria também.
E aí o cara que já não vê a licenciatura com bons olhos, acaba ficando mais desmotivado quando pensa no seu futuro salário; na violência e na própria desvalorização do professor na sociedade. Dessa forma, é óbvio que ele não vá querer se especializar ou procurar maneiras para melhorar este caos do ensino público.. vai apenas se adequar à essa tristeza toda.

londrer
Veterano
# out/09
· votar


q bad =/

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


TaylorBass
=D é, tenho bastante interesse... conheci uma galera bem legal da UFES da Geografia no FSM e a partir dai tenho estudado bastante lá na Geografia... até pensei em reopção de curso... mas acho que eu somaria mais se terminasse meu curso, e quem sabe, fizesse um mestrado em alguma área que eu me interessar dentro da Geo. Aliás, acho que semestre que vem vou pegar algumas matérias, tenho crescido bastante intelectualmente lá.

=D acho lindo!

TaylorBass
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
eu tô meio de saco cheio de algumas matérias (parte física), até pq to sacando que o meu lance é música mesmo.. hehe! Mas gosto muito da parte voltada a educação e vou tentar ser um bom prof. .. hehe!

DarkMakerX
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
Não é falta de perspectiva. Na verdade, isso nem passa pela cabeça deles (ó eu dando uma de velho).

Com tanta coisa desnecessária hoje, ninguém mais para pra pensar qual o rumo que quer tomar, o que pretende fazer.
Não é que eles se conformaram em ter a vida que terão, mas a questão é que não levam isso em conta.

Mas também analisar isso com base nos que querem prestar vestibular para faculdades federais não é certo.
Eu mesmo sempre planejei minha vida, estudei, mas nunca quis entrar numa federal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Formação e perspectiva de vida, será que alguém ainda sonha