Formação e perspectiva de vida, será que alguém ainda sonha

Autor Mensagem
lovehatelove_fe
Veterano
# out/09


Primeiro, boa noite..
O titulo é bem romantico, mas esses dias vivi uma situação bem triste, e fiquei afim de relatar.

Fui dar uma aula de Ingles pra terceiro ano, substituindo um amigo meu. Foi numa escola num bairro periférico, a noite... bom, cheguei lá com a minha aula preparada, estou acostumada a dar aula pra cursinho, não são cursinhos tão bons, são esses que tem nas federais mesmo, que abrem vagas de graça pra galera (a maioria que formou em escola publica e nao passou no vest), na UFES chama PUPT e na UFU chama MEP. Enfim, e nesses cursinhos, claro, a galera quer entrar na faculdade, e por mais que a maioria opte por cursos mais faceis de passar, eles querem (no minimo) um diploma pra poder prestar concursos a nivel universitario e tal, e mesmo trabalhando, eles conseguem levar esse sonho pra frente.
Mas quando fui nessa escola, fiquei muito triste porque a galera está ali só pra terminar o colegial mesmo. Dei aula pra 3 turmas, e só achei 4 pessoas que vão prestar o vestibular, ou por falta de esperança, ou porque o trabalho é muito duro e eles não conseguem tirar um tempo pro estudo. Além disso é muito triste tbm saber que a maioria dos professores desse tipo de escola não ta nem ai pra formação do aluno, vão lá, dão a matéria de qualquer forma e saem o mais cedo possível. Tudo bem que as condições dos professores de escola pública no Brasil são muito precários, mas se eles aceitam trabalhar recebendo o que recebem, que trabalhem direito, com ética.

Enfim, só estou escrevendo sobre isso porque achei muito triste, porque os sonhos estão morrendo, e a gente começa a levar a vida com o que vier, satisfeitos, ou não, porque parece que não tem mais saida.

Kensei
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
:(

Eric Clapton
Veterano
# out/09
· votar


Eu nunca desisti do meu sonho. Sempre estudei em escola publica, trabalho em uma multinacional (sou estagiário, mas é um começo) e daqui dois anos eu termino minha faculdade. Já deixei (e deixo) de ir pra muita balada, festa, etc. pelos meus estudos e sei das consequencias.

Quem faz a escola é o aluno.

Eric Clapton
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe


Na primeira série eu lembro de dois amigos meus que só iam pra escola por causa da merenda. Um se esforçou pra estudar e hoje tem a sua própria empresa e tem carro, casa... o outro... bem o outro infelizmente está comendo capim pela raiz. Se envolvoeu com o trafico e toda aquela história que nós já sabemos.

O foda é que a Sociedade culpa o Estado por tudo.

BastetCat
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
É muito triste isso, mas infelizmente é a realidade. Poucos ainda querem seguir seus sonhos ou objetivos.

maggie
Veterana
# out/09
· votar


Esses dias um conhecido meu falou que estava dando aulas em escola municipal e desistiu.

"Ah, professor, tu é gente boa etc, mas eu não vou estudar não. Vou trabalhar aí nos mercados, no estoque ou no caixa, ou vou ser gari."

Fróids.

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


eu ainda tenho Sonho...'
estou estudando, fazendo curso...estou atrás de emprego...pretendo fazer facul...escola técnica...

quero .;D

TaylorBass
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
Eu sei como é..

Eu faço geografia e tive um estágio em algumas escolas públicas. Só vou contar uma conversa minha com o professor após uma aula conturbada dele..
"E aí professor.. aula difícil, né?"
"Nada, aula boa.. os meus 3 melhores alunos prestaram atenção.. o resto não tem importância"

Um exemplo de descaso que me chamou atenção, até pq me formo ano que vem e penso em ser prof. tb..

ROTTA
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe

Os inúmeros casos de sucesso que conheço sempre foram baseados na superação, esforço e foco. E existem casos assim tanto de gente de vida mansa quanto de pessoas com dificuldades, o que me faz crer que atitude é o que falta para muitos.

Querem colher os frutos sem ter plantado nada...
Abraços.

Guto EADG
Veterano
# out/09 · Editado por: Guto EADG
· votar


a primeira verdade é que no Brasil, diferente dos países desenvolvidos, o único jeito de se ter uma vida decente é estudando.
a segunda verdade é que nem todo mundo gosta ou quer estudar.

"Ah, professor, tu é gente boa etc, mas eu não vou estudar não. Vou trabalhar aí nos mercados, no estoque ou no caixa, ou vou ser gari."

isso nao tem nada de mais. a sociedade precisa dos garis. a sociedade precisa de pessoas atendendo no caixa do supermercado. precisa de pessoas organizando o estoque do supermercado.

a terceira verdade é que um caixa de supermercado, ou um gari, nao tem cidadania, porque nao tem acesso a saude, lazer, e a tantas outras coisas que o nosso Estado nao proporciona adequadamente.

Se você pega um país como a França ou Austrália, um caixa de supermercado ou gari, tem uma vida digna.

É incrível pensar que no BR a única saída para uma vida minimamente decente seja estudar tanto...

Eu por exemplo, sempre me pego pensando que se eu nao tivesse nascido em uma família classe média-???? que e tivesse tido a oportunidade para estudar, sera que eu teria o feito?
Digo, se eu tivesse que ter trabalhado durante o segundo grau para ajudar em casa, e tivesse estudado durante a noite em escola pública... acho que eu nao teria uma profissao muito diferente da de um caixa de supermercado ou coisa assim...

O que eu quero dizer, é que se eu simplesmente nao estudei... porque nao tive a chance, nao quis ou nao consegui, sou fadado a nadar à margem da sociedade?

---aqui estou divagando----
Ir no PSF, esperar um tempão para ser atendido, e sair com a receita e nao ter o remedio disponivel?
Se sofrer de depressão, ansiedade, sindrome do panico, ou algum transtorno de personalidade, meu unico caminho sao as drogas ou o manicomio porque serviços relacionados a saude mental é coisa de gente rica.
Me falam em AIDS, Sifilis, gonorreia e gravidez precoce, mas ninguem me explica que pelo fato de eu morar amontoado com as filhas do meu padastro num cômodo com uma televisao que envia estimulos de ordem sexual o tempo todo, quando a minha puberdade e a delas estiverem chegando, não vai haver muito o que possamos fazer, com ou sem camisinha.

Dai tem algumas alternativas, ou viro rapper, jogador de futebol ou traficante. As duas primeiras exigem talento. A última... uma linha, ou duas.
Ahh.. também posso ser caixa de supermercado, gari ou balconista... mas aí.. mas aí.. ninguém vai me admirar tanto... e não vou ter uma vida confortável..

- quem não quer ter uma vida confortável?

Eric Clapton
Veterano
# out/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Guto EADG

+1

Disse tudo meu amigo. Uma coisa leva a outra! Se a sociedade não cobrar e fiscalizar o Estado, eles por boa vontade não irão investir nisso tudo. Consequentemente, se o Estado investir e a sociedade não se interessar, de nada irá adiantar os esforços. Parece ridículo, mas isso é uma parceria!

Bog
Veterano
# out/09 · Editado por: Bog
· votar


Guto EADG

Taí, cara, gostei do post. Em países decentes, fazer faculdade e se formar é mais uma opção do que uma necessidade para se ter uma vida decente. Claro que aumenta a competitividade e o salário, mas uma das coisas que eu gosto do Japão é que aqui eu, que estudei um monte, não ganho MUUITO mais do que um operário ou pedreiro. Na verdade, descontando-se as horas extras, eu ganho MENOS do que um operário. O retorno que eu tenho por ter estudado é um trabalho mais tranquilo, mais divertido e mais prestigioso, mas mesmo quem não estudou tem a chance de ter uma vida decente - e mais importante, os filhos dessa gente têm a oportunidade de estudar e se formar, caso seja este o seu desejo.

Editado: Ah, claro, estou falando de ensino superior, eu acho que:
1. O ensino médio devia ser mais voltado para o mundo real e menos para o vestibular; e
2. TODA criança deve estudar. Neste caso, não deve haver opção; e
3. Claro que a "vida decente" é para quem quer trabalhar. Quem não quer trabalhar - tendo estudado ou não - merece mesmo ficar na miséria. Mas é comum um cara se matando de trabalhar ganhando mixarias, enquanto uma casta de privilegiados "trabalha" de 3a a 5a enquanto ganha fortunas...

lovehatelove_fe

Mas claro, o problema é o cara NÃO querer ser gari mas não ter outra opção. Neste caso, no Brasil, quem precisa passar só por escolas públicas sofre. Mas também sejamos realistas: sempre vai depender de um esforço do indivíduo, não dá para colocar a culpa toda "no Governo", "na sociedade" ou "no capitalismo". Conheço inúmeros exemplos, até mesmo na minha casa: meu irmão estudou sempre em colégio particular e se formou na PUC em 2006, e ainda depende do papai; enquanto minha noiva sempre passou por instituições públicas, e hoje está aqui, no Japão, uma fisioterapeuta formada sendo paga para aprender acupuntura. Por isso, acho que a mudança precisa vir dos dois lados: se a sociedade precisava prover mais oportunidades para quem quer estudar (e menos desigualdade para quem não quer), quem quer estudar devia fazer a sua parte também, e não ficar só culpando o governo, o capitalismo e o FMI.

Mila Turunen
Veterano
# out/09
· votar


Guto EADG
uma das únicas vezes que vejo um post e posso dizer que concordo absolutamente com ele.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Eu não posso mais estudar numa faculdade. Minhas obrigações e responsabilidades não me permitem mais isso.

Mas se eu ganhar na loto ou na sena e não precisar mais trabalhar, aí sim eu vou estudar aquilo que realmente gosto... O problema é que nem jogar eu jogo.

Jungekolossalen
Veterano
# out/09
· votar


Meu sonho é casar com uma velha podre de rica, e fazer ela saltar de bungee-jump logo após o casamento. Ela morreria do coração e eu ficava rico...
Mas como isso é altamente improvavel, o negócio é estudar pra virar um bom engenheiro civil.

adnz
Veterano
# out/09
· votar


Jungekolossalen
Claro, pois a faculdade e todo o conhecimento que os professores e que os livros vão te passar só são um instrumento para o DINHEIRO, DINHEIRO, dinheiros!!!!!!!!!!!!!!!!!!

MajorKong
Veterano
# out/09
· votar


Acho uma distorção querer que todos se formem no ensino médio. De que adianta, se não exitem oportunidades e o melhor é ir trabalhar? Acredito que a formação de gente em idade produtiva deve ser apenas em função do mercado.

O resultado é isso. Gente que não quer ensinar dando aula pra quem não quer aprender.

Excelion
Veterano
# out/09 · Editado por: Excelion
· votar


Onde estudei, todo mundo tinha uns sonhos bem altos, e até o mais playboyzinho maconheiro de todos se dedicava pelo menos um pouco, porque ele tem noção que pra manter o modo de vida dele ele tem que arrumar um bom emprego. Exceto nos casos "papis min da din din".

Na verdade, boa parte do povo que era da minha escola, ou tá no exterior trabalhando e estudando como eu, ou ta em facul boa no Brasil ou tá sugando o dinheirinho do papai até ele se cansar e socar o filho num cursinho.

Desconheço essa juventude triste em que os jovens se conformam com emprego de caixa ou gari.

Tudo bem que era uma escola particular... Porque escola pública é TENSO.

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Por isso eu tenho um certo nojo de quem se acha a ultima bolacha do pacote, dizendo que no Brasil só tem "gente burra", simplesmente por não ter estudo.

O post do Guto EADG diz tudo o que não consigo dizer.

Querem que pedreiros sejam formados em engenharia, e o pior, tem que ser no caralho de uma faculdade federal de renome. ¬¬

MajorKong
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
Alguém tem que limpar as privadas.

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


MajorKong
Alguém tem que limpar as privadas.

Sim, o que alguém não tem que fazer, é passar por cima de quem limpa privadas.

izzystradlin
Veterano
# out/09
· votar


Guto EADG
Eu por exemplo, sempre me pego pensando que se eu nao tivesse nascido em uma família classe média-???? que e tivesse tido a oportunidade para estudar, sera que eu teria o feito?
Digo, se eu tivesse que ter trabalhado durante o segundo grau para ajudar em casa, e tivesse estudado durante a noite em escola pública... acho que eu nao teria uma profissao muito diferente da de um caixa de supermercado ou coisa assim...



teu comentário foi perfeito, mas nessa parte entra minha história..

minha família nem de longe é classe média, muito pelo contrário, estudei os 8 anos em escola estadual, no meio de tudo isso que já foi citado, marginais, mendigos, favelados e tudo que se imaginar...todos muito gente boa e legais...mas o que me diferenciava deles é que eu fazia minha parte e corria atrás..nunca ninguém me disse que eu precisava estudar, afinal em escola pública tirar um 9 é barbada...

no ensino médio, minha mãe conseguiu uma bolsa de 70% num colégio particular da cidade pois minhas notas eram excelentes e acabei fazendo ensino médio de qualidade que tinha o curso técnico em informática embutido, misturado durante os 3 anos...

com esse curso consegui um emprego de dar aula de informatica básica e pagar minha faculdade..

depois disso.....bom, é fácil analisar..

fikdik que muitas crianças de personalidade e formação se tornam "acomodadas" e querem ser apenas mais um na sociedade..

eu não quis, e tenho muito ainda o que fazer...mas acho que a lição que tirei disso em relação à maioria dos brasileiros é que fui ambicioso e nem um pouco acomodado...

=)

Rato
Veterano
# out/09
· votar


porque os sonhos estão morrendo

ainda bem, não?

viver em busca de sonhos traz muitas frustrações, imagino.


:)




e só achei 4 pessoas que vão prestar o vestibular, ou por falta de esperança, ou porque o trabalho é muito duro e eles não conseguem tirar um tempo pro estudo. Além disso é muito triste tbm saber que a maioria dos professores desse tipo de escola não ta nem ai pra formação do aluno, vão lá, dão a matéria de qualquer forma e saem o mais cedo possível.


muito foda opinar sobre isso.
Como o Guto EADG disse, estudando, vc transforma seu futuro sim.
Emprego tem, e a rodo. Passar em uma faculdade boa, dá sim, mas exige esforço.
A menos que o sujeito trabalhe em regime de escravidão, das 6 da manhã até a meia noite de domingo a domingo, imagino que sim, é possível.

Aí que temos 2 grandes problemas.
1. O sujeito tem q abrir mão de muitas coisas para conseguir seguir e teoricamente se dar bem no futuro.
2. Vou abrir mão de viver? Trabalhar como um condenado a semana toda para ganhar uma merreca e em alguma folga tenha q me afundar nos estudos?


É mais uma questão de escolhas.
Não estou levando em consideração as pessoas que vivem em condições precárias, por exemplo em Pauini (AM), que acho que 90% da população é miserável. Aí o sujeito precisa sobreviver.

Mas na maioria, isso falo pela minha formação em escola pública, péssima.
Em toda minha carreira acadêmica havia somente 1 ou outro que realmente era ganacioso a ponto de crescer na vida. Isso se arrastou até o final da faculdade, inclusive.



Acho q vc lovehatelove_fe, ao invés de ter esse sentimento de "compaixão" com esses seus alunos, deveria dar uma injeção de ânimo nesses guras aí e provar para eles que a vida é muito mais que isso.

^^

estou terminando um mega tópico sobre as filhadaputisses do mundo corporativo e lá, tentarei me expressar melhor sobre essas paradas.
Escrever na correria, dá não ^^

:*

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
Minha mãe deu aula em escola pública, e na época em que eu estava prestando vestibular ela me contava um pouco da realidade da escola pública e eu percebia o quão diferente era. Eu tive a sorte de estudar nuam boa escola particular e ter a oportunidade de fazer uma boa faculdade... mas eu penso: e estes caras, o que farão quando terminarem o colegial? Vão trabalhar no comércio, em loja de shopping...? Não quero desmerecer estas profissões, mas são empregos fadados ao insucesso, que não dão uma perspectiva de crescimento pessoal...

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


Rato
ainda bem, não?

viver em busca de sonhos traz muitas frustrações, imagino.


não concordo com isso não cara... acho que é um pensamento muito pessimista. A realização dos seus sonhos depende muito do seu esforço, mas tê-los é um passo fundamental pra realiza-los.

Acho q vc lovehatelove_fe, ao invés de ter esse sentimento de "compaixão" com esses seus alunos, deveria dar uma injeção de ânimo nesses guras aí e provar para eles que a vida é muito mais que isso.

Infelizmente só substitui um amigo, na minha aula tentei conhecelos o maximo possivel e dei minha opinião, tentei motiva-los, mas isso é um processo... alguem tem que continuar.

Rato
Veterano
# out/09
· votar


não concordo com isso não cara... acho que é um pensamento muito pessimista. A realização dos seus sonhos depende muito do seu esforço, mas tê-los é um passo fundamental pra realiza-los.

não encaro como pessimista mas como ter os pés no chão.
Mas por algum outro ângulo, pode sim ser encarado como pessimista.

Infelizmente é uma opinião formada depois de observar muitos que tinham sonhos que no decorrer da vida foram vendo que eram impossíveis.
Opto por traçar objetivos sensatos a minha realidade, só isso.
:)

no mais, concordo contigo
lovehatelove_fe

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


Eu não estou falando que a culpa toda é do estado, do capitalismo... como alguns estao dizendo ai. E tbm acho que a pessoa muitas vezes faz a oportunidade sim, mas isso são pouquissimos casos, o problema não é só do estado, em muitos casos é da pessoa mesmo, mas isso é fortemente relacionado com a cultura e a educação da pessoa. Eu, sou de classe media, e sempre fui criada pra estudar, meu pai sempre me educou me guiando pra isso, e como eu sempre gostei de aprender, não foi muito difícil chegar onde cheguei até agora... mas como o Guto EADG falou, eu não sei se faria isso tudo, MESMO GOSTANDO DE ESTUDAR, se eu tivesse uma educação diferente, e essa cultura esta diretamente relacionada ao governo, querendo ou não, aos incentivos do governo.
Tudo bem, tem que ter gari, tem que ter garçonete, mas essas pessoas não precisam ser isso pelo resto da vida e muitas vezes o que falta é esperança e sonhos. E além disso não precisam trabalhar em condições tão precárias, o que falta é formação, pras pessoas não aceitarem tudo ao que são submetidas, o que as vezes é até subhumano. Não digo que elas precisam enfrentar o patrão, isso com certeza só daria em demissão e nada mais, mas existem muitas outras formas de se organizar e requerer melhores condições de trabalho.
Muitos aqui vão me chamar de revoltada, e bla bla, mas cara, se a gente fica parado, não resolvemos nada, e eu acho que se as pessoas acreditarem mais no que pensam já seria um grande passo pra uma mudança.
Tudo bem que tem muito vagabundo que não quer saber de nada, e nasceu mesmo pra vida fácil, eu mesmo tenho um caso de uma prima de terceiro grau ae que virou prostituta, teve um filho de um cara ricão e tá ai "numa boa", e teve uma educação parecida com a minha. Mas tem muita gente tbm que não foi educada pra correr atrás dos sonhos, das oportunidades, e aceitar o que vier. E isso não é culpa só dos pais delas, porque a escola tbm tem esse dever, juntamente com os professores.

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09 · Editado por: lovehatelove_fe
· votar


TaylorBass
Eu sou muito interessada no curso de Geografia, faço Engenharia e muitos diriam que não tem nada a ver esse meu interesse por geografia, mas o que falta na engenharia é isso, estudos sociais, pra deixarmos de produzir apenas o que somos "mandados" a produzir e começarmos a analizar como essa produção vai afetar na nossa realidade. Infelizmente na Engenharia não existe a palavra sociedade, e somos educados apenas pra produzir e não pensar muito no que isso vai gerar.

Mudando de assunto, esses dias estudei sobre pedagogia da alternancia, foi num grupo de discussões da geografia mesmo, um lance muito interessante relacionado a educação no campo, mas que, ao meu ver, pode ser aplicado mesmo no ambiente urbano, se der pra dar uma olhada. =D

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


PS: Pensei que esse tópico só teria um post.. =D

que legal!

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
Infelizmente na Engenharia não existe a palavra sociedade, e somos educados apenas pra produzir e não pensar muito no que isso vai gerar.

Acho que isso mudou muito de uns tempos pra cá... A quantidade de professores que eu tive falando sobre a importância de "Humanizar" os engenheiros, fora matérias com Engenharia na Sociedade, Ambiental e outras desse tipo. O que eu acho que ocorre é que esse comportamento "anti-social" é intrínseco do pessoal que normalmente frequenta as faculdades de engenharia.

Quanto ao assunto principal do tópico, acho que o Guto EADG disse tudo, e até me abriu os olhos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Formação e perspectiva de vida, será que alguém ainda sonha