Como fazer um bom editorial?

Autor Mensagem
-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


Ainda esperando..

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


Postando na outra página

Chega Sarney

O Brasil atualmente passa por um momento de escândalos políticos mascarados pela penumbra que a "democracia" brasileira oferece, o qual está sendo denominado como "crise do senado". Como principal mentor está José Sarney, Presidente do Senado pelo PMDB-AP. Maranhense e patriarca da mais longa e conhecida oligarquia brasileira, não se cansa do poder, e, levando-se em comparação o estado de subdesenvolvimento do Maranhão, dá para se ter uma idéia desta "dominação" da oligarquia sobre o Estado.

Os "atos secretos" é o principal escândalo do Senado. Foram revelados 544 atos secretos do Senado, com nomeações de parentes e amigos de 37 senadores, incluindo Sarney (duas sobrinhas e um neto). Criação de cargos e aumento de salários. Isso vai totalmente contra os preceitos da democracia.

Sarney recebeu auxílio-moradia de 3.800 reais, mesmo tendo casa própria e residência oficial em Brasília; omitiu a posse de uma casa de 4 milhões de reais em Brasília das declarações à Justiça Eleitoral de 1998 e 2006; documentos do falido Banco Santos indicam a existência de conta de Sarney no exterior; a Fundação José Sarney desviou verbas da Petrobrás para firmas-fantasmas e empresas da família do senador; seguranças do senado sendo usado por ele. Tanto escândalo que fica impossível seu contínuo como força maior do senado.

Sendo assim, pode-se afirmar que seu mandato é um exemplo de anti-democracia, de se dar inveja a qualquer nação de tradição totalitária. O país está demonstrando alavancar economicamente, porém, há doenças que deverão ser tratadas.

No Brasil, não se vale mais o pensamento da maioria, a escolha, o voto. Estes cargos vão contra o gosto da população, e Sarney não sai da casa, mesmo que continuem com tamanhos protestos dentro como fora da Internet. Campanhas como "Fora Sarney" expressam a indignação brasileira com o mandato do senador. Ele não quer sair e se diz vítima de acusações, das quais, diz que não sabe de nada.

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


-Toolbar-
Você não acatou nem dez por cento das sugestões que eu dei pro primeiro texto.

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


MajorKong
Você não acatou nem dez por cento das sugestões que eu dei pro primeiro texto.

É lógico que eu arrumei. Dá um molhada direito lá. Tem tudo que vc falou..

Enquanto ao editorial do Sarney. Ficou bom?

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


-Toolbar-
Eu dei umas sugestoes no ultimo texto, mas vc nao achou legal, creio q nosso jeito de escrever seja diferente, entao nem vo da opiniao, mas no geral esse texto ta bom

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


Fastturtle
Eu dei umas sugestoes no ultimo texto, mas vc nao achou legal, creio q nosso jeito de escrever seja diferente, entao nem vo da opiniao, mas no geral esse texto ta bom


Eu achei também, pelo que lembro, o final eu dei uma mexida.

Mas opina nesse aí também. =]

Se vc puder ajudar será muito bom. =D

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


Ninguém opinou no de cima. =/

E esse agora?

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


O monstro de Amstetten

Quem diria que existe alguém tão cruel e atroz, que tira a liberdade da própria filha, deixando-a em cativeiro no porão de sua casa por 24 anos? Que comete estupro e incesto, tendo com ela 7 filhos, os quais, juntos com ela, são aprisionados? Que assassina um dos filhos? Pois é, existe alguém assim, e o nome dele é Josef Fritzl.

Josef Fritzl, austríaco, trancava sua filha em casa na pacata cidade de Amstetten. Acusado de estupro, incesto, seqüestro, escravidão e assassinato. Este caso ganhou repercussão mundial, deixando horrorizadas diversas faces no mundo.

De tempos em tempos, da mesma forma em que surgem gênios e grandes mentes, surgem também cruéis, pessoas sem sensibilidade, sentimento e compaixão. Gente como Nero, Idi Amin, Mao Tsé-tung e Hitler mostram ao mundo do que o ser humano pode ser capaz.

Distúrbios mentais e psicológicos existem e, com grande certeza, a maioria dessas pessoas possui. Costumamos chamar pessoas deste calão como "doentes". Distúrbio é esta doença e é a esperta jogada de advogados de criminosos, como o da promotora Christiane Burkheiser que pediu a internação de Josef.

As devidas penas têm que ser tomadas, pois muitos daqueles que sofreram penas severas, antes de seus atos já sofreram lesões psicológicas. Nada se justifica.

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


-Toolbar-
Pois é,

Tira isso.

deixando horrorizadas diversas faces

Faces? Troca isso.

surgem também cruéis

Cruéis o quê?

Gente como

É melhor trocar por algo mais formal.

calão

uso errado da palavra. Calão = linguajar de baixo status social.

Distúrbio é esta doença e é a esperta jogada de advogados de criminosos, como o da promotora Christiane Burkheiser que pediu a internação de Josef.

Hein? E ainda faltaram vírgulas.

As devidas penas têm que ser tomadas


Penas tomadas?

Esses dois últimos parágrafos tão muito confusos. Você precisa expor melhor seus argumentos e ser mais claro quanto ao objetivo do artigo.

MajorKong
Veterano
# set/09 · Editado por: MajorKong
· votar


-Toolbar-
mascarados pela penumbra que a "democracia" brasileira oferece

Qual o sentido desse frase. Por que a palavra "penumbra"?

crise do senado

Crise do Senado

a mais longa e conhecida oligarquia brasileir

Longa? Comprida? Duradoura?

levando-se em comparação

consideração?

dá para

É possível?

Estado

estado.

dá para se ter uma idéia[i]

Da natureza? Do efeito? Das conseqüências?

[i]desta


Dessa.

Os "atos secretos" é

SÃO!

nomeações

Para quê? Cargos de confiança?

. Criação

, c


; documentos

Foi o Sarney? Não, foram os documentos. Esquece o ; e coloca .

Os ; começam com um sujeito "Sarney" e depois ganham outros. é melhor reformular o parágrafo.

seguranças sendo usado

E a frase está meio sem sentido.

contínuo

Uso estranho do termo. nunca vi ser usado como nesse sentido como substantivo. Permanência?

de se dar

Não tem o se.

alavancar -se


porém,

Não tem a ,

Internet

Pulou de pára-quedas na conversa.

sabe de nada.

Sabe nada.

É melhor colocar mais opiniões e argumentos, a fim de deixar mais característico como artigo de opinião.

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


MajorKong
Que granda ajuda vc me deu velho!

Já fiz as trocas no texto original. E postarei mais alguns que não estão tão bons, mas não precisa mais corrigir não. Nem dá tempo.

-Toolbar-
Veterano
# set/09 · Editado por: -Toolbar-
· votar


Beleza em risco

Para algumas profissões, o indivíduo necessita de um curso especial àquela que irá exercer e provar o que aprendeu. Esses cursos oferecem o conhecimento hábil, teórico e prático que a profissão requer. Todavia, não são todos os "profissionais" que passaram por esse caminho. Há alguns que exercem tal profissão sem ao menos ter tido o ensino básico da mesma.

Marcelo Caron é um desses. Médico que não estava habilitado a realizar cirurgias plásticas, mas dizia-se especialista em lipoaspiração. Resultado: provocou a morte de cinco pacientes mulheres e deformações físicas gravíssimas em 29.

Qual o preço de uma vida? Apenas R$200 mil? Foi isso que recebeu a família de Graziela Murta de Oliveira de indenização por danos morais, morta por insuficiência renal, respiratória e hepática. E o preço de sérios danos corporais? O que Marlene Maria Alves recebeu foi uma indenização de R$88 mil, por danos morais e materiais.

A justiça no Brasil é lenta e tem que ser recriminada por isso. Depois de 9 anos do crime, Caron é condenado e ainda faltando o julgamento da morte de mais três vítimas. A justiça pode ser lenta, mas dificilmente falha.

Há que ter cuidados especiais na escolha do profissional, procurar médicos conceituados ou hospitais renomados. Não obstante, a falta de uma boa remuneração de grande parte do país, faz com que procurem serviços mais convencionais e satisfatórios ao próprio bolso. O governo tem que tomar as devidas medidas e conseguir uma melhor fiscalização.

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


Nova face, nova vida

Quem diria a alguns anos atrás que seria possível transplantar uma face? Talvez em 1997, John Woo já adivinhava o futuro quando produziu o filme "A Outra Face", fazendo alguns norte-americanos acreditarem na possibilidade. Agora já podem ter certeza! Depois de uma francesa, atacada por um cachorro, e de um chinês, atacado por um urso, foi a vez da estadunidense Connie Culp, de 46 anos, passar por um transplante de face.

Diferentemente dos outros casos, este merece atenção, pois foi um caso muito complexo. Foram implantados ossos e músculos, refeito o sistema nervoso e sanguíneo. Embora a aparência dela não seja bela, foi um grande avanço na medicina. Nunca foi feita uma cirurgia tão minuciosa e complexa como essa. Ela hoje pode sorrir, sentir cheiro e gostos.

Vítima de violência doméstica, Connie Culp foi baleada pelo então marido em 2004, desde então passou por 27 cirurgias. 80% de seu rosto foi refeito.

Muitos preferem a morte à deformação. Depois de seu ex-marido tentar tirar sua vida e deixá-la impossibilitada de atividades vitais como respirar normalmente e comer, Connie escolhe o seu caminho, de acreditar e conseguir continuar a vida.

Uma lição de vida para todos. Muitos desprezam a falta de beleza de outros, sendo que tudo aquilo o tempo apagará. Mas a sensação de viver, comer, sorrir, cheirar já faz a vida valer à pena. A vida é muito mais que um rosto bonito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer um bom editorial?