Como fazer um bom editorial?

Autor Mensagem
-Toolbar-
Veterano
# set/09


Alguém aqui faz jornalismo ou é bom em redações?

Qual a estrutura de um editorial ( regras, quantidade de parágrafos, modo de texto) e uma forma de fazer um legal.

Preciso fazer 7 editoriais com temas diferentes de umas notícias que pegarei.

Valeu!

Abraços.

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


Obrigado. Viu?

dibass
Veterano
# set/09
· votar


O editorial é a parte de todo o corpo de imprensa quanto a um determinado assunto!
Carrega muitas características do texto opinativo, o que difere que ao invés de conter a sua particular opinião vai se tratar de um todo, por exemplo, o Jornal "tal" pensa isso sopre akilo!


(sempre tenho q fzê esses trecos)

Grow
Veterano
# set/09
· votar


-Toolbar-
quantidade de parágrafos
o suficiente, sem exageros

seu professor não passou regras?

sei lá... coisa básica, não escreva: "na minha opinião" por exemplo... leia editoriais q tu pega o jeito


se liga no editorial da folha de hj falando sobre o impasse político q se formou em honduras

lembrando q vc deve defender sua opinião

Do golpe à aventura

Nada é unívoco na crise em Honduras, agravada pela presença do líder deposto Manuel Zelaya na embaixada brasileira A Crise política em Honduras alcança novos patamares de tensão com a presença do presidente deposto, Manuel Zelaya, na embaixada brasileira em Tegucigalpa -onde se encontra abrigado desde segunda-feira.
A embaixada está cercada por forças militares. Cortaram-se suas comunicações telefônicas. Organizações não-governamentais levam mantimentos às dezenas de pessoas apinhadas no local -que, conforme as convenções internacionais, constitui território brasileiro soberano.A suspensão imediata do cerco acrescenta mais um item relevante ao conjunto de condições apresentadas pela comunidade internacional para superar-se o isolamento em que se encontra o atual governo hondurenho.As forças golpistas, entretanto, resistem a qualquer concessão. O governo Micheletti rejeitou a proposta de acordo apresentada por Oscar Arias, presidente da Costa Rica e Prêmio Nobel da Paz, que previa a volta de Zelaya ao poder, num governo de conciliação nacional, com anistia a todos os envolvidos na crise. Esse continua sendo o melhor caminho para superá-la.
Todavia, não são as resistências do atual governo o único fator de agravamento da situação. Nada é unívoco no quadro hondurenho, e as atitudes de Zelaya não correspondem em absoluto ao papel de mártir da democracia que lhe tem sido atribuído.Zelaya tentou aplicar, contra uma cláusula pétrea da Constituição de seu país, o modelo chavista da permanência no poder, viabilizada por plebiscito popular. Naquela altura, já estava em curso a campanha para a sucessão presidencial -em que seu candidato tinha poucas chances de vencer.A tentativa de tumultuar o processo democrático -vale dizer, de golpe plebiscitário- foi condenada pelo Congresso e barrada na Corte Suprema. Roberto Micheletti, presidente do Congresso, assumiu conforme a linha sucessória estabelecida pela Constituição -já que o vice-presidente havia renunciado para concorrer nas eleições, marcadas para 29 de novembro. Foi o ato abusivo de expulsar Zelaya do país, "manu militari", que configurou a ilegitimidade do atual governo.A partir de então, o justificado repúdio internacional ao golpe propiciou a Zelaya ocasiões para exercer, como nunca, o aventureirismo tumultuário que culmina em seu peculiar "asilo" na embaixada brasileira. De asilo político, a rigor, não se trata: o presidente deposto não se refugiou na embaixada para proteger-se da perseguição de seus inimigos, mas sim para retornar a seu país, contando com uma tribuna privilegiada para inflamar os seus correligionários.
Se às autoridades brasileiras cabe protestar contra o cerco da embaixada, é também imperativo que se definam de pronto as condições para a estada de Zelaya. Ele precisa ser impedido de servir-se do espaço brasileiro como um palanque, dando novo combustível a uma crise que já ameaça desaguar num surto de violência civil.


Grow
Veterano
# set/09
· votar


ou seja, na opinião da folha zelaya não é santo nem exemplo de um democrata pleno

dibass
Veterano
# set/09
· votar


Procure o manual de redação da folha de são paulo, tenho certeza q pode te ajudar!

Rato
Veterano
# set/09
· votar


boa -Toolbar-,

não manjo nada disso.

Tenta entrar em contato com o Google. Ele manja pra caramba de tudo isso.

Acho que de repente tb quem manja disso é a ZXC. Manda um e-mail pra ela ou uma mensagem.

=/


boa sorte guras ... se não me engano esse trabalho foi passado para vc a mais de um mês.
Tem q se programar rapaz

boa sorte :)

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


Rato
boa sorte guras ... se não me engano esse trabalho foi passado para vc a mais de um mês.
Tem q se programar rapaz


Pra ser mais exato, 7 meses. =/


Quanto ao Google, não tem nada de bom.

Li uns editoriais aí e tive uma noção. Tentando fazer um aqui e depois eu posto.

Valeu quem ajudou ou tentou ajudar. =D

-Toolbar-
Veterano
# set/09 · Editado por: -Toolbar-
· votar


Fiz esse editorial, ficou bom? Comentem e se virem erro me avisem?

Pandemia em pânico

Previamente, quando pensamos em gripe suína, vemos uma nova gripe com um forte potencial de morte, devido ao grande alerta e estado de pânico que os países e a mídia fazem em torno dessa pandemia. Porém, mesmo que necessitemos de prevenção, não é uma calamidade pública para tanto pânico.

As pessoas passaram a ter cuidados com contaminação e a própria saúde depois do surgimento desta gripe. Um absurdo! Lotam-se hospitais e postos de saúde para qualquer resfriado.

Vale-se lembrar que a gripe comum gera uma porcentagem maior de mortalidade que a H1N1. Em média por dia, morrem em São Paulo 17 pessoas por gripe comum. Esquecem-se de pneumonia ou dengue e gastam tempo e dinheiro na divulgação e constatação da nova gripe.

Devemos nos precaver contra qualquer vírus, tendo uma boa alimentação, cuidados higiênicos, evitar contatos e principalmente bom senso! Diga-se de passagem, ninguém gosta de ficar doente! Se você está, evite contato com outras pessoas, cuidado com o uso de utensílios e na hora de tossir ou espirrar. A máscara não foi feita apenas para se proteger da gripe suína. Bom senso acima de tudo!

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


O ruim é que quando colo aqui no fórum os espaços do parágrafo não saem... =/

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


=l

Meu próximo tópico será sobre religião. =/

Grow
Veterano
# set/09 · Editado por: Grow
· votar


-Toolbar-

vamos lá



Previamente, quando pensamos em gripe suína, vemos uma nova gripe com um forte potencial de morte, devido ao grande alerta e estado de pânico que os países e a mídia fazem em torno dessa pandemia, porém, mesmo que necessitemos de prevenção, não é uma calamidade pública para tanto pânico.


Defina a idea e pontue. Dê tempo para o leitor respirar. O primeiro parágrafo deve deixar claro qual o assunto abordado para prender a atenção do leitor. Evite esses termos que grifei e cuidado com a redundância.


As pessoas passaram a ter cuidado com contaminação e a própria saúde depois do surgimento desta gripe. Um absurdo! Lotam-se hospitais e postos de saúde para qualquer resfriado.

exclua isso. reforce a segunda parte com algum argumento. não acho anormal aspessoas irem aos postos e hospitais por causa de um resfriado. Deixe claro q elas estão indo devido ao ppânico causado.

Vale-se lembrar que a gripe comum gera uma porcentagem maior de mortalidade que a H1N1. Em média por dia, morrem em São Paulo 17 pessoas por gripe comum. Esquecem-se de pneumonia ou dengue e gastam tempo e dinheiro na divulgação e constatação da nova gripe.
segundo quem?

Devemos nos precaver contra qualquer vírus, tendo uma boa alimentação, cuidados higiênicos, evitar contatos e principalmente bom senso! Diga-se de passagem, ninguém gosta de ficar doente! Se você está, evite contato com outras pessoas, cuidado com o uso de utensílios e na hora de tossir ou espirrar. A máscara não foi feita apenas para se proteger da gripe suína. Bom senso acima de tudo!
não gostei, parece texto de revista feminina...
o texto é opinativo ou informativo? há vários manuais de como se precaver da gripe por aí, acho q vc devia usar o último páragrafo para defender mais sua ideia


ah, sei lá...

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


Grow
Defina a idea e pontue. Dê tempo para o leitor respirar. O primeiro parágrafo deve deixar claro qual o assunto abordado para prender a atenção do leitor. Evite esses termos que grifei e cuidado com a redundância.



Depois da re-leitura vi que não havia pontuado, mas já pontuei. =]

Vou arrumar alguns detalhes e edito pra vcs verem. =]

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


quais os assuntos?

-Toolbar-
Veterano
# set/09 · Editado por: -Toolbar-
· votar


Dei uma arrumada. E agora?

Pandemia em pânico

Neste ano, está sendo estampado nos jornais, cada dia mais rotineiramente, divulgação e fatos sobre a gripe suína. O Influenza A (H1N1) de início, era um vírus encontrado em porcos, mas de algum modo, está atingindo o homem. Não se sabe da origem desta nova gripe em humanos. No entanto, sabe-se que em sua maioria atinge países com grande imigração.

Previamente, quando pensamos em gripe suína, vemos um novo vírus com forte potencial de morte, devido ao grande alerta e estado de pânico que os governos e a mídia fazem em torno dessa pandemia. Porém, mesmo que necessitemos de prevenção, não há razão para pavor.

As pessoas passaram a ter cuidado com contaminação e a própria saúde depois do surgimento desta gripe. Lotam-se hospitais e postos de saúde em fator de qualquer resfriado.

A contaminação por esta gripe é mais fácil? Sim. Mas, vale-se lembrar que a gripe comum gera uma porcentagem maior de mortalidade que a H1N1. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 2 mil pessoas são mortas no Brasil pela gripe comum por ano. Esquecem-se de tuberculose ou dengue e gastam tempo e dinheiro na constatação e divulgação da nova gripe.

Devemos nos precaver contra qualquer vírus tendo uma boa alimentação e cuidados higiênicos; evitando contatos físicos; e principalmente exercitando o bom senso. Ninguém gosta de ficar doente! Se você está, evite contato com outras pessoas, tenha cuidado com o uso de utensílios e na hora de tossir ou espirrar. A máscara não foi feita apenas para se proteger da gripe suína. Bom senso acima de tudo!

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


Grow
Quanto ao último parágrafo, a professora é mulher, então...

Fastturtle
quais os assuntos?

Sou eu que defino. Depende dos assuntos que eu pegar.

Grow
Veterano
# set/09
· votar


-Toolbar-
hm, achei q ficou melhor =)

lembre-se sempre ao fazer o editorial: informação superficial não vale nada!

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


-Toolbar-
eu mudaria algumas partes

Rizzo
Veterano
# set/09
· votar


-Toolbar-
quantidade de parágrafos
o suficiente, sem exageros

seu professor não passou regras?

sei lá... coisa básica, não escreva: "na minha opinião" por exemplo... leia editoriais q tu pega o jeito


se liga no editorial da folha de hj falando sobre o impasse político q se formou em honduras

lembrando q vc deve defender sua opinião

Do golpe à aventura

Nada é unívoco na crise em Honduras, agravada pela presença do líder deposto Manuel Zelaya na embaixada brasileira A Crise política em Honduras alcança novos patamares de tensão com a presença do presidente deposto, Manuel Zelaya, na embaixada brasileira em Tegucigalpa -onde se encontra abrigado desde segunda-feira.
A embaixada está cercada por forças militares. Cortaram-se suas comunicações telefônicas. Organizações não-governamentais levam mantimentos às dezenas de pessoas apinhadas no local -que, conforme as convenções internacionais, constitui território brasileiro soberano.A suspensão imediata do cerco acrescenta mais um item relevante ao conjunto de condições apresentadas pela comunidade internacional para superar-se o isolamento em que se encontra o atual governo hondurenho.As forças golpistas, entretanto, resistem a qualquer concessão. O governo Micheletti rejeitou a proposta de acordo apresentada por Oscar Arias, presidente da Costa Rica e Prêmio Nobel da Paz, que previa a volta de Zelaya ao poder, num governo de conciliação nacional, com anistia a todos os envolvidos na crise. Esse continua sendo o melhor caminho para superá-la.
Todavia, não são as resistências do atual governo o único fator de agravamento da situação. Nada é unívoco no quadro hondurenho, e as atitudes de Zelaya não correspondem em absoluto ao papel de mártir da democracia que lhe tem sido atribuído.Zelaya tentou aplicar, contra uma cláusula pétrea da Constituição de seu país, o modelo chavista da permanência no poder, viabilizada por plebiscito popular. Naquela altura, já estava em curso a campanha para a sucessão presidencial -em que seu candidato tinha poucas chances de vencer.A tentativa de tumultuar o processo democrático -vale dizer, de golpe plebiscitário- foi condenada pelo Congresso e barrada na Corte Suprema. Roberto Micheletti, presidente do Congresso, assumiu conforme a linha sucessória estabelecida pela Constituição -já que o vice-presidente havia renunciado para concorrer nas eleições, marcadas para 29 de novembro. Foi o ato abusivo de expulsar Zelaya do país, "manu militari", que configurou a ilegitimidade do atual governo.A partir de então, o justificado repúdio internacional ao golpe propiciou a Zelaya ocasiões para exercer, como nunca, o aventureirismo tumultuário que culmina em seu peculiar "asilo" na embaixada brasileira. De asilo político, a rigor, não se trata: o presidente deposto não se refugiou na embaixada para proteger-se da perseguição de seus inimigos, mas sim para retornar a seu país, contando com uma tribuna privilegiada para inflamar os seus correligionários.
Se às autoridades brasileiras cabe protestar contra o cerco da embaixada, é também imperativo que se definam de pronto as condições para a estada de Zelaya. Ele precisa ser impedido de servir-se do espaço brasileiro como um palanque, dando novo combustível a uma crise que já ameaça desaguar num surto de violência civil.
Previamente, quando pensamos em gripe suína, vemos uma nova gripe com um forte potencial de morte, devido ao grande alerta e estado de pânico que os países e a mídia fazem em torno dessa pandemia, porém, mesmo que necessitemos de prevenção, não é uma calamidade pública para tanto pânico.

Defina a idea e pontue. Dê tempo para o leitor respirar. O primeiro parágrafo deve deixar claro qual o assunto abordado para prender a atenção do leitor. Evite esses termos que grifei e cuidado com a redundância.


As pessoas passaram a ter cuidado com contaminação e a própria saúde depois do surgimento desta gripe. Um absurdo! Lotam-se hospitais e postos de saúde para qualquer resfriado.

exclua isso. reforce a segunda parte com algum argumento. não acho anormal aspessoas irem aos postos e hospitais por causa de um resfriado. Deixe claro q elas estão indo devido ao ppânico causado.

Vale-se lembrar que a gripe comum gera uma porcentagem maior de mortalidade que a H1N1. Em média por dia, morrem em São Paulo 17 pessoas por gripe comum. Esquecem-se de pneumonia ou dengue e gastam tempo e dinheiro na divulgação e constatação da nova gripe.
segundo quem?

Devemos nos precaver contra qualquer vírus, tendo uma boa alimentação, cuidados higiênicos, evitar contatos e principalmente bom senso! Diga-se de passagem, ninguém gosta de ficar doente! Se você está, evite contato com outras pessoas, cuidado com o uso de utensílios e na hora de tossir ou espirrar. A máscara não foi feita apenas para se proteger da gripe suína. Bom senso acima de tudo!
não gostei, parece texto de revista feminina...
o texto é opinativo ou informativo? há vários manuais de como se precaver da gripe por aí, acho q vc devia usar o último páragrafo para defender mais sua ideia


leia isso ai com atenção.

flw

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


Rizzo
leia isso ai com atenção.

flw


Confira comigo no replay. \o/


Já li tudo cara.. =]

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


Fico pensando. Imaginem se a professora coloca no google um trecho do meu editorial pra ver se eu não copiei de algum lugar. Aí ela dá de cara com meu usuário no FCC =l

Vai nos meus tópicos e vê as minhas merdas. =S huahuaha

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


Vou partir pra outro.. o/

Tenho 7 pra fazer.

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


Valeu Grow. Tá me dando uma grande ajuda! =]

Grow
Veterano
# set/09
· votar


-Toolbar-
Fico pensando. Imaginem se a professora coloca no google um trecho do meu editorial pra ver se eu não copiei de algum lugar. Aí ela dá de cara com meu usuário no FCC =l
ahahahhah

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


-Toolbar-
está sendo estampado divulgação e fatos

A Influenza A (H1N1) de início, era um vírus Se é víus, não seria "O"?

de início entre vírgulas.

de algum modo , ,


porém, Ou tira a vírgula ou faz ". Porém,"


em sua maioria , , . Não seria melhor colocar na maioria dos casos? Tá "a gripe, em sua maioria, atinge"

os países Que países? Não seria "os governos"?

As pessoas passaram a ter cuidado com a própria saúde

em fator Isso existe?

cerca de 2 mil pessoas são mortas no Brasil pela gripe comum Em quanto tempo?

pneumonia Tanto a gripe normal quanto a H1N1 podem matar por pneumonia (ou pneumonite no segundo caso). É melhor trocar pra não bagunçar.

Esquece-se e gastam concordância?

divulgação e constatação da nova gripe. Constatação?

Devemos nos precaver contra qualquer vírus, tendo uma boa alimentação
Tem essa vírgula?

evitar contatos Evitando. Concordância.

principalmente bom senso com bom senso ou tendo bom senso. Paralelismo sintático.

Melhor ficaria assim: Devemos nos precaver contra qualquer vírus tendo uma boa alimentação e cuidados higiênicos; evitando contatos físicos; e principalmente exercitando o bom senso.

Esquece o !


Diga-se de passagem, tira isso.


cuidado com o uso de utensílios Evite cuidado? Tenha cuidado.

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


MajorKong
Valeu cara! Dei uma ajeitada lá, dá um molhada..

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


Neste ano, está sendo estampado nos jornais, cada dia mais rotineiramente, divulgação e fatos sobre a gripe suína.
trocaria essa frase por algo mais simples, tiraria essas palavras em negrito...

Previamente, quando pensamos em gripe suína, vemos um novo vírus com forte potencial de morte, devido ao grande alerta e estado de pânico que os governos e a mídia fazem em torno dessa pandemia
tiraria esse previamente, usaria outra frase com algo mais simples...
da parte do devido em diante, da a impressao q o virus eh forte porcausa da midia e estado de panico dos governos...

A contaminação por esta gripe é mais fácil? Sim
na minha opiniao nao acho legal uma frase desse tipo como pergunta, reformularia para algo mais direto e ao mesmo tempo indireto

quanto aos dois ultimos paragrafos, ta parecendo q eh vc q ta falando, e dizendo oq tenq fazer e o q nao, eu mudaria para algo q de menos evidencia disso

-Toolbar-
Veterano
# set/09 · Editado por: -Toolbar-
· votar


Fastturtle
Sei lá cara.. Os editorias que tenho lido tem sempre um tom de descontração. Tentei dar o mesmo.

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


Chega Sarney

O Brasil atualmente passa por um momento de escândalos políticos mascarados pela penumbra que a "democracia" brasileira oferece, o qual está sendo denominado como "crise do senado". Como principal mentor está José Sarney, Presidente do Senado pelo PMDB-AP. Maranhense e patriarca da mais longa e conhecida oligarquia brasileira, não se cansa do poder, e, levando-se em comparação o estado de subdesenvolvimento do Maranhão, dá para se ter uma idéia desta "dominação" da oligarquia sobre o Estado.

Os "atos secretos" é o principal escândalo do Senado. Foram revelados 544 atos secretos do Senado, com nomeações de parentes e amigos de 37 senadores, incluindo Sarney (duas sobrinhas e um neto). Criação de cargos e aumento de salários. Isso vai totalmente contra os preceitos da democracia.

Sarney recebeu auxílio-moradia de 3.800 reais, mesmo tendo casa própria e residência oficial em Brasília; omitiu a posse de uma casa de 4 milhões de reais em Brasília das declarações à Justiça Eleitoral de 1998 e 2006; documentos do falido Banco Santos indicam a existência de conta de Sarney no exterior; a Fundação José Sarney desviou verbas da Petrobrás para firmas-fantasmas e empresas da família do senador; seguranças do senado sendo usado por ele. Tanto escândalo que fica impossível seu contínuo como força maior do senado.

Sendo assim, pode-se afirmar que seu mandato é um exemplo de anti-democracia, de se dar inveja a qualquer nação de tradição totalitária. O país está demonstrando alavancar economicamente, porém, há doenças que deverão ser tratadas.

No Brasil, não se vale mais o pensamento da maioria, a escolha, o voto. Estes cargos vão contra o gosto da população, e Sarney não sai da casa, mesmo que continuem com tamanhos protestos dentro como fora da Internet. Campanhas como "Fora Sarney" expressam a indignação brasileira com o mandato do senador. Ele não quer sair e se diz vítima de acusações, das quais, diz que não sabe de nada.

-Toolbar-
Veterano
# set/09
· votar


ficou bom?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer um bom editorial?