Corte nos gastos, quais suas prioridades?

Autor Mensagem
thiaguinhu
Veterano
# set/09
· votar


eu não consigo entender como alguem consegue gastar tanto com telefone. Tenho conhecidos que gastam entre 200 e 400 reais e nem se quer utilizam para trabalho. Apenas para papear mesmo.

Na minha visão, isso é jogar (muito) dinheiro fora! Ao invés de telefone, use celular como foi dito, ou skype =]

Quer ficar papeando com a namorada, adquira um nextel ... de rádio pra rádio é de graça, porém ainda terá o custo fixo de 100 mangos no mês...

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# set/09
· votar


eu cortaria o caviar dos cafés da manha e os lambruscos das jantas

jocarred
Veterano
# set/09
· votar


hauhauhauhuaha, ja ia apertar no botao "criar topico" quando vi esse...kkk


ae quem quiser me dar uma ajudinha eu agradeço...

seguinte, moro com meus tios, facul e trampo fica na capital, uns 15Km daqui, minha renda é de R$1500 por mes, meu pai me manda R$1000 e trampando eu tiro mais um minimo...




pode ate parecer muito, mas ai vai as despesas:


- moto (combustivel) - uns R$200 por mes (de busao fica mais caro)

- só tomo cafe da manha em casa, ou seja, 2 refeiçoes+lanches= uns R$350 por mes

- telefone meu tio paga, mas, a net sou eu... R$50

- quem faz facul sabe que mesmo sendo federal e vc nao tendo que pagar mensalidade existe gastos, esses eu ainda nao somei pq varia muito de um mes para o outro, mas nunca fica em menos de R$100

-saidas dos fds é que mata pq tenho as minhas despesas e a da gata... uns R$500

- outros gastos semanais, como por exemplo, pizza e cerveja com a galera da facul...lá vai mais uns R$50

isso ae é as despesas fixas, teoricamente era pra sobrar uns R$200 por mes, mas nao ta sobrando, ta sobrando é mes no fim do dinheiro, num sei pra onde vai os R$200, só se eu gasto isso com as coisas que eu nao conto, tipo, balas, chicletes, sorvete, coca-cola e etc...enfim, queria que sobrasse mais grana pois eu to pensando em sair da casa dos meus tios e alugar uma quitinete (R$250a.m.)...

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/09
· votar


thiaguinhu
eu não consigo entender como alguem consegue gastar tanto com telefone. Tenho conhecidos que gastam entre 200 e 400 reais e nem se quer utilizam para trabalho. Apenas para papear mesmo.

Cara, nas minhas férias eu cometi o absurdo de gastar 230 contos com o cel (gastava 110 a 120 antes)... No mÊs seguinte eu aumentei o plano de 60 min para 120 e fiz o tal do infinity da TIM, resultado, paguei 70 reais de conta esse mês. :-)

The_Fourth_Horseman
Veterano
# set/09
· votar


jocarred
- moto (combustivel) - uns R$200 por mes (de busao fica mais caro)

Porra.. tu mora onde? no acre? :P

- só tomo cafe da manha em casa, ou seja, 2 refeiçoes+lanches= uns R$350 por mes

cacetada! não precisa comer no mc`donalds toda vez!

- quem faz facul sabe que mesmo sendo federal e vc nao tendo que pagar mensalidade existe gastos, esses eu ainda nao somei pq varia muito de um mes para o outro, mas nunca fica em menos de R$100

minhanossasenhora!!! em 3 anos de facul não gastei isso.. é só xerox, pô! Tá certo que alguns compram livros, mas isso é só no começo de semestre.

-saidas dos fds é que mata pq tenho as minhas despesas e a da gata... uns R$500

Malditos friskies!!

jocarred
Veterano
# set/09 · Editado por: jocarred
· votar


The_Fourth_Horseman
gasosa aqui ta quase R$3 mano..hehe


cacetada! não precisa comer no mc`donalds toda vez!
pow é ACRE, nunca vai ter mc`donalds aqui...kkk

pow é uns R$8 cada refeiçao, só ai é R$16 por dia, vezes 5 dia na semana, vezes 4 semana por mes...enfim...isso mata...kkk


Malditos friskies

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


edit: minhanossasenhora!!! em 3 anos de facul não gastei isso

aqui eles pedem muito livro cheguei a pagar R$ 300 em um unico livro, e tbm to perto de concluir ai tem muitos trabalhos, daqui uns dias vem as benditas monografias e tals...xD

jocarred
Veterano
# set/09
· votar


mas iae galera ninguem no forum faz contabilidade nao??
ou economia??

VeruskaLustosa
Veterano
# set/09
· votar


jocarred

Primeiro, não saia da casa dos seus tios até terminar a facul, é bobeira e dinheiro gasto à toa.

Me planejei esse ano e estou colhendo bons frutos, consórcio de carro e coisa e tals, além de terminar a facul e continuar com meu curso de canto.

Vms lá, se vc tem uma renda mensal de 1500 reais a primeira coisa é:

reserva de dinheiro, no começo é ruim, dá uma sensação de perda...rsrsrs, mas depois vc se acostuma

qdo receber a grana, pelo que ví vc recebe de uma só vez, já reserve os valores determinados como:
Net R$ 50,00
Combustível R$ 200,00
Aplicação Mensal / Poupança R$ 100,00 (*)

(*) uma projeção grotesca, levando em consideração os juros da poupança em 0,6%, no final de 5 anos você terá +- R$ 7.200,00 guardados, isso se não aumentar os valores.

Nossa, sobrou incríveis R$ 1.150,00 pra vc gastar o resto do mês todo, como controlar isso?? Fácil, fácil.

Desses 1150 reais, vc separa o quanto gostaria de gastar com cada coisa e deixa o dinheiro, isso mesmo, a grana na sua gaveta separada em envelopes dos gastos que vc pretende fazer.
Isso é no começo até vc se adaptar a fazer isso e policiar o seu subconsciente com esses cálculos.

Separa 400 reais pra namorada R$ 100,00 por final de semana, não gaste mais que isso, é só separar o dindin por fds e só pegar isso(mas procure conversar com ela para fazer programas mais baratos né, pegue desconto de motel em sites, isso ajuda pacas)

Almoço/lanches/gastos mais R$ 550, mas isso com notas de 50 e 10 e vou te explicar porquê: Você coloca 60 reais na carteira no domingo à noite e outros 60 na quarta à noite, cara, vc vai ver que na sexta feira, sobrou dinheiro, uns 10 ou 15 reais sempre sobram, é incrível.

Gastos com a Facul, vc tenta tirar do dinheiro do "lanche", se precisar mais, dentro dessa reserva sobrou o dinheiro suficiente para isso.

Parece incrível, mas sabe o quanto sobrará no mês para vc? R$ 200,00, ou seja, vc sem saber, já economizou 100 reais no começo do mês e ainda mais os 200 reais no final do mês, que vc pode reservar para roupas, gastos extras com a motoca ou outras coisas, mas se guardar, será muito melhor.

Sabe o que mais pega no seu orçamento, as saídas e os gastos descontrolados, óbvio, só que qdo saímos com o dinheiro certo para fazer determinada coisa, raramente passamos do valor.
Isso é normal, só não podemos esquecer que reservas são sempre bem vindas e que vc está construindo o seu futuro agora, se não se adaptar a guardar dinheiro ou controlar os seus gastos, nunca será independente e provavelmente será um adulto frustrado e sem conquistas.

Sem contar que cartão de crédito, folhas de cheque e essas coisas, sempre ficam em casa!!!

Só lhe digo, por experiência própria, eu consegui meu consórcio - já tenho um carro, quero um melhor, alguns cursos bem legais na minha área, estou aumentando minhas aulas de canto, tudo isso planejando.

Abraços ;)

Jiuvaskala
Veterano
# set/09
· votar


saí de casa faz menos de 2 meses e perdi meu estágio...tá foda...

Bidal
Veterano
# set/09
· votar


VeruskaLustosa
haha método diferente mas parece ser bem eficaz =)

jocarred
Cara, joga tudo no excel, qualquer centavo gasto coloque em débito e qualquer moeda que tu achar no chão coloque em crédito, faça um balanço parcial e vc vai ter noção de quanto já gastou, quanto vc tem em caixa e quanto pode gastar ainda, e se quiser deixar mais "aviadado" vc pode fazer uns gráficos trimestrais de gasto e ver pq gastou mais de um mês para o outro...

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


jocarred
- só tomo cafe da manha em casa, ou seja, 2 refeiçoes+lanches= uns R$350 por mes
eita

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
Eu trocaria o celular póspago por um prépago
ja to usando pre-pago e sem credito faz tempo \o/

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/09
· votar


Fastturtle
ja to usando pre-pago e sem credito faz tempo \o/

sortudo

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
E continuo fazendo ligaçoes!!! \o/

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/09
· votar


Fastturtle
E continuo fazendo ligaçoes!!! \o/

à cobrar ushauhsushahusa

Mila Turunen
Veterano
# set/09
· votar


eu tenho que diminuir minhas compras de Cerpa para ir num psicólogo.
.-.

Kensei
Veterano
# set/09
· votar


- Reduziria gastos com alimentação fora de casa;
- Cortaria TV a cabo HD;
- Não pagaria seguro do carro;
- Cortaria as brejas weiss e importadas;
- Venderia algumas tralhas no ML.

Kensei
Veterano
# set/09
· votar


E pelo jeito eu viajei bonito né

jocarred
Veterano
# set/09 · Editado por: jocarred
· votar


VeruskaLustosa
Primeiro, não saia da casa dos seus tios até terminar a facul, é bobeira e dinheiro gasto à toa

é ja aguentei isso po 4 anos da pra aguentar por mais 1...uhauhauha


Sem contar que cartão de crédito... sempre ficam em casa!!!
quanto a isso ta tranquilo, o meu é um adicional do cartao do meu pai, e só uso pra comprar roupa, calçados, creditos pro celular pré-pago, presente pra namorada ou pra algum niver que eu for e etc



entaoos gastos meus e com a namorada nas saidas dos fds estao incluidos nos 400 reais pra namorada R$ 100,00 por final de semana ???



e os gastos com pizza e cerveja com a galera da facul e os gastos com a facul, estao tudo incluido em Almoço/lanches/gastos mais R$ 550 ???

jocarred
Veterano
# set/09
· votar


Bidal
Cara, joga tudo no excel, qualquer centavo gasto coloque em débito e qualquer moeda que tu achar no chão coloque em crédito, faça um balanço parcial e vc vai ter noção de quanto já gastou, quanto vc tem em caixa e quanto pode gastar ainda, e se quiser deixar mais "aviadado" vc pode fazer uns gráficos trimestrais de gasto e ver pq gastou mais de um mês para o outro...

isso pode ser uma boa ideia, vo fazer o que a VeruskaLustosa disse, se num der certo vou tentar isso...xD

VeruskaLustosa
Veterano
# set/09
· votar


jocarred

Nanão, gastos com a namorada e/ou balada só os 400 reais mesmo, vai ser dentro desse orçamento também!!!

é 100 paus por fds!!! parece pouco, espere sobrar ou reequilibrar o seu orçamento e vc pode aumentar um pouquinho, mas tente isso por 2 meses!!!

O dinheiro na mão te dá maior sensação de poder no começo, mas qdo vc vê que só tem aquilo para gastar, fica mais fácil controlar.

Não lembre do dinheirinho na gaveta não, só veja e se prepare para gastar o que está na carteira mesmo!!

Queremos sair para curtir e não para fazer contas, mas....como as contas têm que ser feitas uma hora, geralmente no final do mês qdo vemos que não temos mais nada, então deixe as contas já feitas. Antes de sair já leva o dindin que pode gastar naquela noite ou naquele dia e depois é só curtir.

Esse nosso desequilíbrio com dinheiro é porque não temos a real percepção do quanto podemos realmente gastar, não ficamos calculando, olha, vou gastar 150 hoje e amanhã só posso gastar 20 e no final de semana que vem 75 no sábado e 87 no domingo, entende? não fazemos esses cálculos e vamos e convenhamos é chato pacas.

Como disse anteriormente, é uma questão de adaptar o seu cérebro, seu subconsciente para uma reeducação.

Diferente de outros países, nossas escolas não nos ensinam a sermos empreendedores, a sermos consumistas conscientes ou a pouparmos dinheiro, INFELIZMENTE.
A melhor idade para começar esse aprendizado seria na alfabetização, mas, como não deu, vms agora começar a repensar os gastos.

A idéia da planilha é boa, mas no começo vc só vê que conseguiu gastar mais do que recebeu e isso abre um novo tópico - Como consegui gastar todo o meu dinheiro e mais um pouco e ainda estou com 50 reais na carteira e mais 500 reais de contas para pagar??rsrsrsrs

jocarred
Veterano
# set/09
· votar


VeruskaLustosa

muito bom, perfect, um pouco complicado, devo adimitir, mas depois de ler varias vezes eu entendi tudinho...rsrsrs, vou fazer isso durante um mes e depois vou postar o resultado...vlw

xD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Corte nos gastos, quais suas prioridades?