Sobre comprar um terreno e construir uma casa

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# set/09


=D

vale a pena?

enfim ...
vou me empenhar a saber tudo sobre isso.

Imagino que seja um bom négócio para ganhar uns trocados.
Não tenho a mínima idéia de preços e etc, mas conforme for o andamento, se for viável; imagino que até o final do ano que vem, de repente seja possível construir uma casa ou ter algo bem encaminhado.

A idéia, claro, é não gastar muito. Aliás não gastar muito mesmooo... algo do tipo, contatar 10 ou 11 fonecedores antes de efetuar uma compra ou coisa parecida.

Se alguém tiver dicas de como fazer, diz aí.

Farei do zero, desde a escolha do terreno até a entrega da chave :)

Alguns 1º's passos que irei seguir, um "pré-plano":


1 -Escolha do Terreno > Levantamento Topográfico >Sondagem do Terreno

2 -Escolha do Arquiteto > Elaboração e discussão do projeto

3 -Compra e registro do terreno

4 -Finalização e Detalhamento do Projeto

5 -Alvará de Licença para a Construção

6 -Orçamento da Obra


darei início essa semana e até o final do ano imagino que já tenha uma ligeira idéia se é um negócio rentável ou não. Se não for, vamos por outros meios.
Vou atualizando no passo a passo de como construir uma casa.

^^




se alguém tiver idéias, já viu histórias conhecidas de quem começou do zero e etc, posta aí.


boa semana
:*

_JCM_
Veterano
# set/09
· votar


Rato

Posso te dizer que é um ótimo investimento... depois que tu constroi a 1ª e vende, com certeza você vai fazer dinheiro para construir mais uma e ainda sobrar uma graninha.

Logo logo, tu vai ver que é um bom negócio.

Abraço.

tncv
Veterano
# set/09
· votar


alugar é melhor que vender, não é?

pelo menos aqui no DF alugar uma casa é muito melhor que vender, pois qualquer casa com 2 quartos no Gama(que é 40 km do Plano Piloto) tá mais de um salário, dar pra alugar até 800 putos perto do centro da cidade.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/09
· votar


Rato

Não tenho uma experiência pessoal sobre isso,mas também já me interessei pela idéia, meu atual pensamento sobre o assunto é:

A não ser que vc seja do ramo da construção, com muitos contatos, isso dá muita dor de cabeça, tanto na construção (gerenciamento da obra) quanto no final, compradores ou aluguel. No meu caso, que não sou muito paciente não é um bom investimento, agora não sei vc.

Lembrei, tenho um colega que está construindo umas casinhas pra alugar, as vezes até ele mesmo dá uma de pedreiro, ele consegue R$ 350,00 com cada uma.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/09
· votar


Conheço um cara que começou do zero, e hoje não tem nada.

tncv
Veterano
# set/09
· votar


Black Fire
deve tá muito feliz atualmente.

Rato
Veterano
# set/09
· votar


_JCM_
tb tô achando.
O foda é o tempo e dedicação para tal =/


Black Fire
explique-se
=D

Carlos_Souza_Jr
hehe
construir pequenas casas para alugar.
Tem um cara na minha rua q fez isso.
Virou um Cortiço a parada. Deve haver umas 5 casas com, sei lá, uns 3 cômodos cada.

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


Black Fire

Conheço um cara que começou do zero, e hoje não tem nada.

haha

Conheço outro que hoje tem um milhão. Começou com dois.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# set/09
· votar


Lembrei, tenho um colega que está construindo umas casinhas pra alugar, as vezes até ele mesmo dá uma de pedreiro, ele consegue R$ 350,00 com cada uma.

350 pila? casinha de cachorro?

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


Cara, não se meta com construção se não entender disso. É mais jogo comprar alguma casa de condomínio/loteamento na planta.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/09
· votar


Black Fire
Conheço um cara que começou do zero, e hoje não tem nada.

Ah... sei ... aquele cara de Quixeramobim, o Carlinhos Elói, uma pessoa cabriocárica, inoxidável, rélpis, batráquio...

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/09
· votar


The_Fourth_Horseman
350 pila? casinha de cachorro?

Por aí filho... São kitnetes, quarto, sala cozinha e banheiro....

O cara comprou um terrenão em uma vila e construiu cinco casinhas, aluga para cara solteiros ou gente de baixa renda, enfim, ele tem uma baita dor de cabeça por R$ 1750,00 por mês.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/09
· votar


Rato
O pai de um amigo meu tinha um negócio desses de construir uma casa e vender, depois construir outra e assim sucessivamente, acho que não deu muito certo, mas o cara é burro pra caramba, então nem conta.

brunohardrocker
Veterano
# set/09 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Rato

Depende muito do lugar também, onde valoriza, onde desvaloriza...

Eu comprei em sociedade com minha irmã, um terreno próximo a minha faculdade aqui, 15 x 30. Mas construir tá fora de cogitação...

Por aqui é um investimento bom, até o momento a procura por imóveis é mais alta que a oferta, então as coisas valorizam. Eu calculo que esse terreno eu possa vender por uns 20 mil a mais, daqui 2 anos.

Rato
Veterano
# set/09
· votar


Cara, não se meta com construção se não entender disso. É mais jogo comprar alguma casa de condomínio/loteamento na planta

uma coisa q aprendi é q, quando não entendemos de algo, o interessante é aprender sobre.

=D


comprar imóvel na planta, sim, é jogo, porém o prazo é longo demais. Algumas prestações pesam demais, por exemplo entrega das chaves.
Tem tb a questão dos ajustes dos preços, q pode ser IGPM ou INCC. Vc acaba ficando muito "desprotegido" do negócio. Se vc escorregar no período do financiamento, para sair é complicado.

apesar q tão vendendo ap por aqui por 400 conto mensais e sem comprovação de renda. Acho q são 400 meses para pgar.
Previsão de entrega para 2011.

=D


é bom negócio, sem dúvida, mas acho q começar do início dá jogo.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/09
· votar


brunohardrocker

Lembrei de um negócio desses, meu pai a uns 10 anos atrás comprou um terreno em Vargem Grande - Rj, por 10 mil pilas, depois de 3 anos ele conseguiu 30 mil no terreno...

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


Rato

uma coisa q aprendi é q, quando não entendemos de algo, o interessante é aprender sobre.


Sim, mas você fatalmente vai começar errando. E tem que ter cacife pra bancar qualquer prejuízo.

Luis Guitar
Veterano
# set/09
· votar


Rato
Man, meu pai faz isso aqui na nossa cidade...
Ele trabalha de fiscal de obras na prefeitura, e constrói casas para vender...
Por isso mudo muito, já mudei, sem exageros, 26 vezes só na minha cidade.
Vendemos um carro que tinhamos, compramos 3 terrenos no valor de 8 mil cada, agora estão valendo 14! =)
Meu pai vai contruir uma casa em um, depois vender outro e construir outra casa. Se manjar dos negócios, dá pra tirar uma grana legal! =)

maggie
Veterana
# set/09
· votar


Outra opção é investir em um apto. na planta.

brunohardrocker
Veterano
# set/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
Vargem Grande

Baixo índice de violência, já contribui muito pra isso =]

Bidal
Veterano
# set/09
· votar


Rato
Fala ae Ratão!
Bom dia.

Cara, pelo que eu sei:

- Antes de tudo, peça para o proprietário do terreno as certidões negativas de débito e vasculhe se o terreno não é inventário dividido em várias frações pra diversos proprietários, isso é fria.
- Verifique o local se não necessita de fazer fundação e plainagem do terreno, pois vc pensa que é só construir e quando vai ver já gastou tudo com trator pq o terreno é arenoso.
- Contrate uma empresa que construa e já fornecem os pedreiros, empreiteiros e engenheiro, reduz em 99% sua dor de cabeça, se vc tiver que ficar atrás de empreiteiro e pedreiro vai saber do que estou falando.
- Fique muito em cima quanto a calculo de material, quem constrói tem parece que prazer de entrar em lojas de materiais de construção e encher o carrinho deliberadamente
- Calcule a obra contando com o acabamento (parte mais cara) e com supostos imprevistos (na maioria das vezes acontece) pra não ser pego de surpresa e ter que parar a obra
- Fique em cima do arquiteto quanto a posição das janelas de ambiente comum da casa tipo cozinha, sala de estar, garagem pra ser construída pra ter claridade, as vezes eles dão muita atenção pra comodidade e beleza e acabam esquecendo de que esse é um dos fatores principais (essa é a maior treta de arquiteto com engenheiro) [[peça umas dicas pro kiki]]
- Não economize em encanamentos
- Não economize em eletrodutos de qualidade e condutores elétricos tb (posso de dar boas dicas disso depois)
- Fique em cima dos projetos de iluminação e não economize no quadro de distribuição, isso pode dar muita dor de cabeça posteriormente (posso te ajudar nessa parte também)

De resto se eu for lembrando eu vou postando, quiser trocar ideia em off disso ai, manda lá no email.
=)

Rato
Veterano
# set/09
· votar


MajorKong
isso guras.
Certamente sim, mas não vou dar de lôco não pow. Será planejado.
Até o final do ano acho q já dá para ter uma bagagem legal sobre o assunto.

^^



Black Fire
hauau

vou ver se tem algum curso sobre.
De repente rola algum no SENAC =D

brunohardrocker
q tipo de terreno?

compraram só para nvestir mesmo?


vamos construir pow
=D

powerguitar10
Veterano
# set/09
· votar


teste

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# set/09
· votar


brunohardrocker
Baixo índice de violência, já contribui muito pra isso =]

Certeza, grande parte da classe média prefere morar no meio do mato a conviver com os absurdos das áreas urbanas.

Rato
Veterano
# set/09
· votar


Luis Guitar
quero todos os contatos do vosso pai.
Inclusive de comprometo a ir até aí conversar pessoalmente.
=D


Bidal
por isso que é bom ter amigo Engenheiro, viu.
O Kiki nem sabe mas ele q vai fazer a planta haha

Boas dicas =D

brunohardrocker
Veterano
# set/09
· votar


Rato
q tipo de terreno?

compraram só para nvestir mesmo?


Por enquanto é um investimento, só pra capitalizar mesmo!

Estamos pagando o financiamento do terreno, aí não temos como construir, por enquanto! =]

maggie
Veterana
# set/09
· votar


Rato
Tem umas empreiteras com plantas prontas, daí você assina o contrato e não se incomoda tanto.

Não sei em termor financeiros se é muito mais caro, mas vale pesquisar.

powerguitar10
Veterano
# set/09
· votar


Rato

Mestre...Posso te ajudar pois ja estou nesse ramo a um tempo. Já construi 8 casas populares.

O canal é comprar terreno...construir e vender. Só. Alugar é furada...demanda tempo e dá dor de cabeça...esse lance de inadimplencia...nego que some...etc


O que eu gasto "geralmente" é:

-terreno R$20000,00 (um terreno num lugar de classe media-baixa...porem com futura valorização)

-Casa R$20000,00 (pelo menos...nesse valor ai é uns 4 a 5 mil só da empresa que vai construir....o resto é material)...isso é uma casinha simples, sem luxo nenhum, com laje, 01 banheiro e etc.

Na hora de vender é R$55000,00 garantido.

tudo isso bem por baixo...ja peguei terrenos mais caros e fiz casinhas melhores, porem a % não é tão boa.

PS.: Não se meta com obra. É mais barato achar alguma empresinha empreitera do ficar atrás de pedreiro. Atrasam e podem ainda sumir com material seu. Alem disse tem eletricista, arquiteto, bombeiro hidraulico...no fim fica mais caro. Com uma empresinha eles bolam um projeto simples, e fazem tudo RAPIDO, pois vc fecha o valor e só termina de pagar quando entregam as chaves. Já os outros profissionais vai pagar por diária e etc.

Bom...no geral é isso! =)

Hoje dei uma parada e prefiro investir o todo em terrenos, pelo simples fato de o ES estar crescendo MUITO, e terreno esta monstruosamente sendo valorizado.

Valeu!

Bidal
Veterano
# set/09
· votar


Rato
hehe que é isso, amigos são pra essas coisas, mas já acompanhei umas construções de familiares, e realmente é mais ou menos por ai.
e o que a még falou tb, as vezes já vem tudo da construtora, tipo um Lar doce lar.

maggie
Veterana
# set/09
· votar


Bidal
e o que a még falou tb, as vezes já vem tudo da construtora, tipo um Lar doce lar.

Acho vantagem pra quem não pode acompanhar a obra, pedreiro tem que estar sempre fiscalizando.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre comprar um terreno e construir uma casa