World Science Festival 2009 - Poder da escala Pentatônica

    Autor Mensagem
    ghostbastard
    Veterano
    # set/09 · Editado por: ghostbastard





    Sim, eu sei que existe um tópico para vídeos. Mas também sei que existem muitos tópicos imbecis sendo criados esses dias, e esse assunto é tão interessante...


    É legal notar, como é ate dito nos comentários do vídeo no youtube, como a escala pentatônica está instrínseca na humanidade.

    A maior parte da plateia não era formada por musicos, e todos sabiam qual nota cantar. Os seres humanos vem fazendo musicas ao longo de toda a existência e mesmo se considerarmos as microtonalidades, a escala pentatônica é um pilar.

    Em qualquer lugar do mundo que se toque uma musica em tonalidade menor, a pessoa vai dizer "nossa, que musica triste".


    é de se pensar.

    fill.zanchez
    Veterano
    # set/09
    · votar


    ghostbastard
    Penta rules!!! \o/

    Crazy Batera
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Crazy Batera
    · votar


    O que mais me intriga porém não é a mudança no tom, mas a duração em alguns momentos. O_o

    Muito estranho.

    Alias, muito legal acompanhar* também! =D

    *Edit: seria muito bom um video em que não houvesse o áudio da platéia.

    fill.zanchez
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Crazy Batera
    *Edit: seria muito bom um video em que não houvesse o áudio da platéia.

    Pra verificar se realmente iria funcionar da mesma forma conosco?

    Fastturtle
    Veterano
    # set/09
    · votar


    lagal

    Crazy Batera
    Veterano
    # set/09
    · votar


    fill.zanchez
    Nem é para ver se "realmente iria funcionar" como que duvidando, mas por curiosidade mesmo. =)

    Blackus
    Veterano
    # set/09
    · votar


    põe o link pra mim que eu não consigo ver os vídeos direto no fórum?

    ghostbastard
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Blackus


    yep

    http://www.youtube.com/watch?v=ne6tB2KiZuk&feature=player_embedded

    brunohardrocker
    Veterano
    # set/09
    · votar


    A pentatônica é do capeta, por isso o Slash faz sucesso.

    toty
    Veterano
    # set/09
    · votar


    huauaua muito legal esse video...

    Konrad
    Veterano
    # set/09
    · votar


    ghostbastard
    Em qualquer lugar do mundo que se toque uma musica em tonalidade menor, a pessoa vai dizer "nossa, que musica triste".


    Sultans of Swing. =(

    Brincadeira.

    Villts
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Puta que pariu, achei isso MUITO foda.

    Villts
    Veterano
    # set/09
    · votar


    A primeira nota que ele soltou era a tônica?

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Ainda tenho esperança de que o Blues dominará o mundo õ/

    Rod Turtle
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Se fosse a menor harmônica só os gordos suecos conseguiriam.

    Stonebreaker
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Stonebreaker
    · votar


    sem janela aqui, tem link?

    Dogs2
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Em qualquer lugar do mundo que se toque uma musica em tonalidade menor, a pessoa vai dizer "nossa, que musica triste".

    nossa véi, além disso não ser verdade, vc é brasileiro e diz uma coisa dessas?
    Aqui no Brasil o que mais tem é música em modo menor que é feliz, só de musiquinha de carnaval tem um monte

    Dogs2
    Veterano
    # set/09
    · votar


    aliás, postaram esse vídeo no fórum de Música também, criaram um tópico só pra ele, e disseram que a platéia era de músicos, agora num sei em quem acreditar

    Villts
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Dogs2
    aliás, postaram esse vídeo no fórum de Música também, criaram um tópico só pra ele, e disseram que a platéia era de músicos, agora num sei em quem acreditar

    Fiz minha mãe cantar com o vídeo e deu certo.

    Dogs2
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    Villts
    Existem vários níveis de absorção de material musical. Sua mãe nasceu ouvindo nossa música ocidental que faz um uso absurdo da escala pentatônica.

    Villts
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Dogs2

    nossa véi, além disso não ser verdade, vc é brasileiro e diz uma coisa dessas?
    Aqui no Brasil o que mais tem é música em modo menor que é feliz, só de musiquinha de carnaval tem um monte


    Era o que eu ia falar... os chorinhos da vida hahaha

    Villts
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Dogs2
    MInha mãe é leigaça com música, cara.

    Dogs2
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Villts
    Minha mãe é leigaça com música, cara.

    Acho que a gente não tá falando da mesma coisa.
    Isso não tem nada a ver com conhecimento teórico/prático, e sim com absorver material musical, que é o que faz as pessoas ouvirem uma música e entender, inconscientemente, as coisas.

    Villts
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Dogs2
    e sim com absorver material musical, que é o que faz as pessoas ouvirem uma música e entender, inconscientemente, as coisas.

    Siiiim isso mesmo, tem gente que não tem feeling nenhum pra isso.
    É que não soube explicar.

    Acho que isso do vídeo dá certo sim, deve ter alguma lógica.

    Dogs2
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    Villts
    Eu tô falando do princípio básico do ato de apreciar música.
    E não tô falando que o vídeo tá errado, só desdobrei os comentários que o dono do tópico fez.
    A escala pentatônica é uma das mais simples e mais fáceis de intuir, até porque pela física da coisa (série harmônica) ela é uma sequência quase que elementar de notas. Essa é a lógica que vc se referiu. PORÉM CONTUDO ENTRETANTO tem o contexto também. Eu não tô discordando na essência, mas acrescentando. Afinal se eu nascesse num planeta absurdo que a gravidade puxasse pra cima, se eu fosse pro planeta Terra eu acharia muito bizarro ela puxar pra baixo. Por isso pra nós é tão ruim de entender alguns sistemas orientais de temperamento. Parece que é tudo desafinado, mas pra quem viveu e absorveu esse material musical, a coisa soa a mais natural possível.
    Até dentro do nosso temperamento tem "estranhamento". Tem quem ache bizarro Stravinsky, mas pra mim é tão natural quanto uma pentatônica.
    Só tem como saber se a pentatônica faz parte do ser humano tão na essência mesmo se vc isolar de música um bebê e quando ele crescer vc fazer esse "teste" do vídeo. Mas ainda cabe o argumento de memória genética hauhauha, sei lá, não entendo muito dessa área.
    É uma longa e chata discussão que vai do nada pro lugar nenhum, então nem vou falar mais nada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a World Science Festival 2009 - Poder da escala Pentatônica