Autor |
Mensagem |
ghostbastard Veterano |
# set/09 · Editado por: ghostbastard
Sim, eu sei que existe um tópico para vídeos. Mas também sei que existem muitos tópicos imbecis sendo criados esses dias, e esse assunto é tão interessante...
É legal notar, como é ate dito nos comentários do vídeo no youtube, como a escala pentatônica está instrínseca na humanidade.
A maior parte da plateia não era formada por musicos, e todos sabiam qual nota cantar. Os seres humanos vem fazendo musicas ao longo de toda a existência e mesmo se considerarmos as microtonalidades, a escala pentatônica é um pilar.
Em qualquer lugar do mundo que se toque uma musica em tonalidade menor, a pessoa vai dizer "nossa, que musica triste".
é de se pensar.
|
fill.zanchez Veterano |
# set/09
· votar
ghostbastard Penta rules!!! \o/
|
Crazy Batera Veterano |
# set/09 · Editado por: Crazy Batera
· votar
O que mais me intriga porém não é a mudança no tom, mas a duração em alguns momentos. O_o
Muito estranho.
Alias, muito legal acompanhar* também! =D
*Edit: seria muito bom um video em que não houvesse o áudio da platéia.
|
fill.zanchez Veterano |
# set/09
· votar
Crazy Batera *Edit: seria muito bom um video em que não houvesse o áudio da platéia.
Pra verificar se realmente iria funcionar da mesma forma conosco?
|
Fastturtle Veterano |
# set/09
· votar
lagal
|
Crazy Batera Veterano |
# set/09
· votar
fill.zanchez Nem é para ver se "realmente iria funcionar" como que duvidando, mas por curiosidade mesmo. =)
|
Blackus Veterano |
# set/09
· votar
põe o link pra mim que eu não consigo ver os vídeos direto no fórum?
|
ghostbastard Veterano |
# set/09
· votar
Blackus
yep
http://www.youtube.com/watch?v=ne6tB2KiZuk&feature=player_embedded
|
brunohardrocker Veterano |
# set/09
· votar
A pentatônica é do capeta, por isso o Slash faz sucesso.
|
toty Veterano |
# set/09
· votar
huauaua muito legal esse video...
|
Konrad Veterano |
# set/09
· votar
ghostbastard Em qualquer lugar do mundo que se toque uma musica em tonalidade menor, a pessoa vai dizer "nossa, que musica triste".
Sultans of Swing. =(
Brincadeira.
|
Villts Veterano |
# set/09
· votar
Puta que pariu, achei isso MUITO foda.
|
Villts Veterano |
# set/09
· votar
A primeira nota que ele soltou era a tônica?
|
Meu filho ouvirá Classic Rock Veterano |
# set/09
· votar
Ainda tenho esperança de que o Blues dominará o mundo õ/
|
Rod Turtle Veterano |
# set/09
· votar
Se fosse a menor harmônica só os gordos suecos conseguiriam.
|
Stonebreaker Veterano |
# set/09 · Editado por: Stonebreaker
· votar
sem janela aqui, tem link?
|
Dogs2 Veterano |
# set/09
· votar
Em qualquer lugar do mundo que se toque uma musica em tonalidade menor, a pessoa vai dizer "nossa, que musica triste".
nossa véi, além disso não ser verdade, vc é brasileiro e diz uma coisa dessas? Aqui no Brasil o que mais tem é música em modo menor que é feliz, só de musiquinha de carnaval tem um monte
|
Dogs2 Veterano |
# set/09
· votar
aliás, postaram esse vídeo no fórum de Música também, criaram um tópico só pra ele, e disseram que a platéia era de músicos, agora num sei em quem acreditar
|
Villts Veterano |
# set/09
· votar
Dogs2 aliás, postaram esse vídeo no fórum de Música também, criaram um tópico só pra ele, e disseram que a platéia era de músicos, agora num sei em quem acreditar
Fiz minha mãe cantar com o vídeo e deu certo.
|
Dogs2 Veterano |
# set/09 · Editado por: Dogs2
· votar
Villts Existem vários níveis de absorção de material musical. Sua mãe nasceu ouvindo nossa música ocidental que faz um uso absurdo da escala pentatônica.
|
Villts Veterano |
# set/09
· votar
Dogs2
nossa véi, além disso não ser verdade, vc é brasileiro e diz uma coisa dessas? Aqui no Brasil o que mais tem é música em modo menor que é feliz, só de musiquinha de carnaval tem um monte
Era o que eu ia falar... os chorinhos da vida hahaha
|
Villts Veterano |
# set/09
· votar
Dogs2 MInha mãe é leigaça com música, cara.
|
Dogs2 Veterano |
# set/09
· votar
Villts Minha mãe é leigaça com música, cara.
Acho que a gente não tá falando da mesma coisa. Isso não tem nada a ver com conhecimento teórico/prático, e sim com absorver material musical, que é o que faz as pessoas ouvirem uma música e entender, inconscientemente, as coisas.
|
Villts Veterano |
# set/09
· votar
Dogs2 e sim com absorver material musical, que é o que faz as pessoas ouvirem uma música e entender, inconscientemente, as coisas.
Siiiim isso mesmo, tem gente que não tem feeling nenhum pra isso. É que não soube explicar.
Acho que isso do vídeo dá certo sim, deve ter alguma lógica.
|
Dogs2 Veterano |
# set/09 · Editado por: Dogs2
· votar
Villts Eu tô falando do princípio básico do ato de apreciar música. E não tô falando que o vídeo tá errado, só desdobrei os comentários que o dono do tópico fez. A escala pentatônica é uma das mais simples e mais fáceis de intuir, até porque pela física da coisa (série harmônica) ela é uma sequência quase que elementar de notas. Essa é a lógica que vc se referiu. PORÉM CONTUDO ENTRETANTO tem o contexto também. Eu não tô discordando na essência, mas acrescentando. Afinal se eu nascesse num planeta absurdo que a gravidade puxasse pra cima, se eu fosse pro planeta Terra eu acharia muito bizarro ela puxar pra baixo. Por isso pra nós é tão ruim de entender alguns sistemas orientais de temperamento. Parece que é tudo desafinado, mas pra quem viveu e absorveu esse material musical, a coisa soa a mais natural possível. Até dentro do nosso temperamento tem "estranhamento". Tem quem ache bizarro Stravinsky, mas pra mim é tão natural quanto uma pentatônica. Só tem como saber se a pentatônica faz parte do ser humano tão na essência mesmo se vc isolar de música um bebê e quando ele crescer vc fazer esse "teste" do vídeo. Mas ainda cabe o argumento de memória genética hauhauha, sei lá, não entendo muito dessa área. É uma longa e chata discussão que vai do nada pro lugar nenhum, então nem vou falar mais nada.
|