Porque o emprego pode acabar

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# ago/09


"Estudiosos afirmam: até 2020 o emprego vai acabar e nós teremos que nos adaptar a essa nova realidade. O trabalho, como nós o conhecemos hoje, vai sofrer e já está sofrendo profundas transformações. Conheça o porquê e saiba como você pode estar preparado.

Vamos ser sinceros. Você não é muito chegado a trabalhar. Não é? Sem ofensas, afinal nossos antepassados também não tinham lá muita afeição pelo batente. Os inventores da democracia, os gregos, já deixavam toda a tarefa pesada para os escravos. Vá entender essa democracia...
Não, não estou aqui fazendo apologia ao hedonismo, mas sim me referindo a uma tendência apontada por muitos pesquisadores que são ainda mais radicais que o mestre da futurologia, Alvin Tofler, autor do best-seller internacional A Terceira Onda.

"Quando você depende de uma linha de montagem que é a idéia da indústria, a pontualidade é muito importante. O mundo industrial inventou o relógio de pulso. Todos precisavam estar sincronizados. No campo, se o sujeito chega às 7 horas para plantar, ou se chega às 8 horas, faz pouca diferença. Na linha de montagem, em que um aperta o parafuso que o anterior encaixou, precisam todos estar ao mesmo tempo no mesmo local. Hoje, mais que o horário das 9 às 5, o importante é a produtividade."
Alvin Toffler. Do livro A Terceira Onda.


Gráfico 1


Tendência ao Teletrabalho - Gáfico 2


"No caso do Brasil, por exemplo, eu acredito que existam na verdade três países diferentes. Há o Brasil da primeira onda, em que as pessoas trabalham na terra da forma que seus ancestrais faziam há centenas de anos, produzindo só o necessário para sobreviver. O Brasil da segunda onda é visto em São Paulo e em várias outras regiões do país, com grande urbanização, muitas indústrias, engarrafamentos e poluição. E também é possível encontrar no Brasil, de uma forma ainda incipiente, uma parte da sociedade que já vive a terceira onda. São pessoas que estão na internet, usam computadores de forma rotineira e têm empregos que exigem um conhecimento cada vez mais sofisticado. O Brasil é um país heterogêneo, cultural e racialmente, e hoje também comporta três estruturas econômicas diferentes."
Alvin Toffler. Futurólogo. Em entrevista à BBC Brasil em agosto de 2002

[...]
Outro futurólogo de prestígio, quando se trata do futuro do trabalho é o professor Thomas W. Malone, do Massachusetts Institute of Technology Sloan School of Management. Ele foi um dos primeiros a antever que a descentralização do controle das empresas e a busca de valores humanos (ao invés de vantagens econômicas) seriam primordiais para o desenho do novo trabalho.
Ele afirma agora que, no futuro, os profissionais vão se converter de empregados para empregadores independentes. Ou seja: eles terão não apenas um "emprego", mas um "portifólio de projetos".

Daqui a uma década, a geração X (os nascidos nas décadas de 60 e 70) estará ocupando os cargos de poder decisório ou se aposentando. A geração Y ou geração Millenial (os nascidos em meados dos anos 80), virão em seguida. São os jovens que não sabem o que era o mundo sem internet ou globalização. [...]

"O sucesso desses jovens não será definido por cargos ou tempo de serviço, mas por conseguir o que é pessoalmente importante para eles."
Bruce Tulgan. Autor do livro Not everyone Gets a Trophy: How to Manage Generation Y (Nem todo mundo ganha um troféu: como lidar com a geração Y) ainda sem edição brasileira."

Fonte: O Futuro do Trabalho - Rita Loiola (Revista Galileu)

Matéria completa: Blog Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2009/07/por-que-o-emprego-pode-acabar. html




Sumerrew
Veterano
# ago/09
· votar


mas que baita bobagem

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


E eu é que levo a fama. Os tópicos que eu abro é que são idiotas. Fala sério.

Sumerrew
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Mas o tópico não é ruim. Da pra discutir de boa. Nos seus não dá pra discutir nada, só chingar e piadinhas

Fastturtle
Veterano
# ago/09
· votar


vo espera xega la pra ve como vai se

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


Sumerrew
Da pra discutir de boa

Discutir o que? Falta de emprego? Isso já é realidade. Se o emprego acabar é só a pessoa abrir um negócio proprio. Abrir a propria empresa. Fácil.

Fastturtle
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
na teoria sim, na pratica ja eh otra historia

Sumerrew
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Abrir a propria empresa. Fácil.

Você não consegue nem abrir um tópico decente cara, imagina uma empresa.


LOL

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


Sumerrew

Voce já viu onça? Se um dia voce vier na minha cidade, voce está convidado para tomar um cafezinho lá na Aquarela Escola de Música. Se sobrar um tempinho eu falo contigo.

Um Abraço

_Dio
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
reclama demais, rapá...
cria algum tópico decente e depois pode pensar em choramingar.

Rizzo
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
mas vc consegue superar qualquer um no quesito, tópico idiota.

pults! ficar viajando aqui, sobre a lua

eu ein

adnz
Veterano
# ago/09
· votar


Seria legal contribuir para o progresso da sociedade fazendo só o que me interessa. :D

Rizzo
Veterano
# ago/09
· votar


DiogoCarvalho
Prof. Rosélio Araujo
reclama demais, rapá...
cria algum tópico decente e depois pode pensar em choramingar.




noss..nem tinha lido..agora que vi
HAHAHAHAAHAHAHAAHAHAHAAHHAHAHAAHAAHHAHAH

_Dio
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
voce está convidado para tomar um cafezinho lá na Aquarela Escola de Música

essa Escola também tem filial em Moçambique?

_Dio
Veterano
# ago/09
· votar


Rizzo
?

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Como eu só vou voltar aqui daqui à uns 10 dias, não vou poder ler o que postam. Mas fiquem avontade. Como este tópico não iria passar da primeira página, agora vai. No fundo todos tem um bom coração.

A filial da Escola em Moçambique ainda não tem. Mas já está nos nossos planos levar uma filial pra lá.

Um abraço e até breve.

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


Sumerrew
mas que baita bobagem

Pode ser. Também achei o tema muito brusco. A previsão é a um prazo muito curto (2020 está 'logo aí').

Mas é de se pensar, visto que os pesquisadores estão usando o termo "emprego" e não "trabalho". Ou seja, com base em tendências, estão afirmando que no futuro não haverá mais aquela geração de empregos que ainda vemos (indústrias contratando pessoas, nescessitando de pessoas) e as pessoas vão buscar o trabalho autônomo.

Olha o que diz esse trecho:

"A noção de emprego também estará em extinção e em uma década a própria palavra "emprego" poderá estar caindo em desuso (pelo menos no sentido trabalhista).
Será a era do trabalho autônomo (freelance), colaborativo e, de certa forma, inseguro. Com mais conforto, cuidado com a natureza e criatividade. Será?

Ou seja, talvez o chamado fim do emprego seja uma tendência que será experimentada por uma parcela grande da sociedade. Mas que talvez não dê para se falar em uma sociedade de empreendedores, de maneira geral
."

Eu só estou colocando em questão esse tema. Vendo o que outras pessoas pensam, porque também estou questionando meu professor.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/09
· votar


brunohardrocker
A previsão é a um prazo muito curto (2020 está 'logo aí').

E sendo assim, quem tem hoje 15 anos de idade pode parar de estudar, sonhar, planejar alguma coisa. Fala sério. Não tem o menor sentido.

Adrianodevil
Veterano
# ago/09
· votar


é só a pessoa abrir um negócio proprio. Abrir a propria empresa. Fácil.

Que simples, gente!

Pera aí que eu vou abrir uma empresa alí e já volto...

Fastturtle
Veterano
# ago/09
· votar


2020 demora ainda

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo

O texto não fala de trabalho e sim de emprego, entende?
E para ser, por exemplo, um programador autônomo, também é necessário que a pessoa tenha formação.

Mas é claro que eu sei que o mundo não vai ser tomado por pessoas que trabalhem em áreas como esta, onde se pode trabalhar em casa. É justamente onde questiono, pois existem áreas que não vejo possibilidade nisso, como a medicina por exemplo.

Machine Gun Man
Veterano
# ago/09
· votar


E sendo assim, quem tem hoje 15 anos de idade pode parar de estudar, sonhar, planejar alguma coisa.

Por quê?

Blackus
Veterano
# ago/09
· votar


até parece. o Drucker andava falando em sociedade pós-capitalista também, que não sei o que, estado totalitário, quase orwelliano... Tudo bobagem de administrador.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/09
· votar


Futurólogo
Taí um emprego que já deveria ter acabado.

krydes
Veterano
# ago/09
· votar


brunohardrocker

Pessoal fique tranquilo o que vai acabar é o "emprego" trabalho infelizmente sempre vai ter, ou seja vão acabar as "tetas".
um abraço a todos.

Sab_Ian
Veterano
# ago/09
· votar


Eu entrei no tópico imaginando o fim do emprego de um jeito diferente. Tinha lido uma vez, em uma edição da Rolling Stone, em que o emprego iria diminuir de uma maneira radical, mas, isso pra poupar o ser humano. Nesse caso, as máquinas iriam fazer todo o trabalho, e os humanos iriam apenas desfrutar dessa produção automatizada e aproveitar o tempo livre. Claro que esse é um estágio utópico de se atingir, pois, há trabalhos em que só o ser humano é capaz de fazer, como um filme, uma música, ou operações médicas específicas. Então, por mais que o fim do emprego esteja próximo, sempre haverá pessoas trabalhando, e são essas pessoas que poderam criar uma nova forma de empregar.

tomasbignoto
Veterano
# ago/09
· votar


Prof. Rosélio Araujo
você só defeca pela boca..

Fastturtle
Veterano
# ago/09
· votar


o emprego nao vai acabar

Crazy Batera
Veterano
# ago/09
· votar


o emprego nao vai acabar...

... a forma de trabalho que será de outra forma!!

----------------

Diversáo, trabalho e estudo = Ócio Criativo

Faz 3 anos que tento finalizar este livro =/

Fastturtle
Veterano
# ago/09
· votar


Crazy Batera
sim \o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque o emprego pode acabar