Nazimo, Protestantismo alemão e Catolicismo, qual a real relação entre eles?

Autor Mensagem
Bagre_Ensaboado
Veterano
# ago/09 · Editado por: Moderador


Pesquisando encontrei diversas informações, todavia em grande parte contraditórias, inclusive sobre farsas do livro de John Cronwell - O Papa de Hitler, e também um site contendo diversas fotos e outros dados da relação de Hitler com a Igreja Protestante Alemã, entretanto de inúmeras fontes diversas, que dificultam a verificação de veracidade, alem de normalmente as postagens serem boa parte de sites ora adeptos do Catolicismo ou Protestantismo.

Alguma indicação de um material imparcial? Algum esclarecimento confiável?
Bom final de semana a todos, abraços.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# ago/09
· votar


Vou ajudar e chegar logo no assunto da página 20, Não há como provar a existência de Deus. :-)

Bagre_Ensaboado
Veterano
# ago/09 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar


Carlos_Souza_Jr
Vou ajudar e chegar logo no assunto da página 20, Não há como provar a existência de Deus. :-)

Haha não desejo levar a discussão a tal ponto, é serio :D

Algum moderador poderia tirar o "s" do Nazismos?
Grato

Eric Clapton
Veterano
# ago/09
· votar


Você está lendo muito o "Codigo da Vinci"...

shoyoninja
Veterano
# ago/09
· votar


Todos terminam em "ismo".

Manda outra.

Dogs2
Veterano
# ago/09
· votar


Nazimo, Protestantismo alemão e Catolicismo, qual a real relação entre eles?

a intolerância

Bagre_Ensaboado
Veterano
# ago/09
· votar


Murillo Wendel
Você está lendo muito o "Codigo da Vinci"...

HAha na verdade encontrei à respeito, pesquisando sobre a maçonaria.

shoyoninja
Todos terminam em "ismo".

Manda outra.


Hehe boa.

Dogs2
Veterano
# ago/09
· votar


*trilha sonora do tópico - musiquinha do Arquivo X*

Bagre_Ensaboado
Veterano
# ago/09
· votar


Dogs2
a intolerância

Segundo o que observei sim, o próprio Lutero teria uma tendência ao anti-semitismo.

Mas o interessante seriam as informações de fontes puramente históricas, e não moldadas de acordo com este ou aquele movimento.

Dogs2
Veterano
# ago/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Bagre_Ensaboado
Mas o interessante seriam as informações de fontes puramente históricas, e não moldadas de acordo com este ou aquele movimento.

yeah

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


http://www.nobeliefs.com/speeches.htm

Hitler tinha fortes convicções religiosas e usou o cristianismo como catalisador para a sua ideologia aberrante... . Os estatutos do partido nazi associavam a ideologia do partido ao cristianismo positivo. Lembram de Got mit uns (Deus conosco) das fivelas do cintos dos soldados da Alemanha nazi?
http://img11.imageshack.us/img11/7396/buckle.jpg

Ao se tornar chanceler ele seus discursos mostravam sua aversão ao ateísmo...
"Eu juro que nunca me irei associar a partidos que queiram destruir a Cristandade(...) Queremos encher de novo a nossa cultura com o espírito Cristão(...) Queremos queimar todos os desenvolvimentos imorais recentes na literatura, no teatro e na imprensa – em suma, queremos queimar o veneno da imoralidade que entrou em toda a nossa vida e cultura como resultado do excesso liberal(...)" ( Adolf Hitler)

"Pela sua decisão de levar a cabo a limpeza moral e política da vida pública, o Governo está a criar e a assegurar as condições para uma vida interior religiosa verdadeiramente profunda. As vantagens para o indivíduo que possam provir de compromissos com organizações ateístas não se comparam de forma alguma com as consequências que são visíveis na destruição dos nossos valores éticos e religiosos comuns. O Governo nacional vê em ambas as denominações Cristãs [igreja católica e protestante] o factor mais importante para a manutenção da nossa sociedade."( Adolf Hitler, discurso no Reichtag a 23 de Março de 1933)

Penso que está bem provado que Hitler não era um ateu nem nada que se parecesse, e que até defendia o cristianismo contra os valores seculares. Qual a religião de Hitler? O anti-semitismo dele teve origem nas suas convicções cristãs. Se formos acreditar nas palavras do próprio:
«Eu sou agora como dantes um Católico e sempre o serei.» – Adolf Hitler, numa carta ao general Gerhard Engel, em 1941
«Quando Ele [Jesus] achou necessário, Ele expulsou esses inimigos da raça humana para fora do Templo de Deus; porque na altura, como sempre, eles [os judeus] usaram a religião como forma de avançar os seus interesses comerciais.» – Adolf Hitler, Mein Kampf (vol.1, capítulo 11)

«(...) hoje eu acredito estar a agir de acordo com a vontade do Criador Todo Poderoso: ao defender-me contra o Judeu, estou a lutar pela obra do Senhor» – Adolf Hitler, Mein Kampf
Para além da influência nas ideias aberrantes de Hitler, o cristianismo também teve um papel muito importante na aceitação do regime:
"Um estado que uma vez mais governa em nome de Deus pode contar não só com o nosso aplauso mas também com a cooperação entusiasta e activa da igreja. Com alegria e gratidão vemos como este novo estado rejeita a blasfémia, ataca a imoralidade, promove a disciplina e a ordem com uma mão firme, exige temor perante Deus, trabalha para manter o casamento sagrado e a nossa juventude espiritualmente instruída, traz a honra de volta a pais de famílias, assegura que o amor pelo povo e pela pátria não é mais escarnecido, mas arde em mil corações." – parte do sermão do domingo de Páscoa de 1933 proferido por pastores protestantes da Baviera.

Não foi só a igreja protestante que proclamou o seu apoio a Hitler, o Vaticano firmou em 1933 uma concordata com o regime nazi. Olha a fala do o arcebispo de Munique:
"Numa altura em que os líderes das grandes nações do mundo encaram a nova Alemanha com uma fria reserva e suspeição considerável, a Igreja Católica, o maior poder moral na Terra, expressou através da Concordata a sua confiança no novo governo alemão." -Cardeal von Faulhaber, arcebispo de Munique, num sermão de 1937

Dogs2
Veterano
# ago/09 · Editado por: Dogs2
· votar


dúvida auto-esclarecida

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


ZXC
«Quando Ele [Jesus] achou necessário, Ele expulsou esses inimigos da raça humana para fora do Templo de Deus; porque na altura, como sempre, eles [os judeus] usaram a religião como forma de avançar os seus interesses comerciais.» – Adolf Hitler, Mein Kampf (vol.1, capítulo 11)

Bem coerente ele.

Guguminator
Veterano
# ago/09
· votar


Segundo o que observei sim, o próprio Lutero teria uma tendência ao anti-semitismo.

Ele tinha preconceito com judeus, são coisas diferentes.

Tanto que escreveu um livro chamado "Sobre os judeus e as suas mentiras ".

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


o próprio Lutero teria uma tendência ao anti-semitismo.

Guguminator

Ele tinha preconceito com judeus, são coisas diferentes.


Você tem dicionário em casa?

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


ZXC

Muito bem colocado.

Além disso o Vaticano ajudou na fuga de vários chefes nazistas, após o fim da guerra. Sem contar que no dia após a morte de Hitler, missas foram ditas, em sua memória, por toda a Europa.

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


brunoliam
http://outroladodanoticia.files.wordpress.com/2008/11/aaaapap.jpg

Quando Hitler chegou ao poder em 1933, foi o próprio Vaticano quem supervisionou os termos da concordata, assinada em 20 de julho de 1933, redigidos pelo Monsenhor Gröber, o "bispo nazista" de Fribourg, que, a pretexto de proteger os católicos, tirou o Führer do isolamento diplomático em que se encontrava, nos primeiros momentos da sua ascensão.

The Losers - Tiros em Varsóvia

O exercito pintado de vermelho segrega
Campos de concentração q ardem sobre chamas
Temos ressentimentos demais...

As crianças, foram roubadas seu sonhos
Com inchadas, gritos de dor e sofrimento
Por que Varsóvia ainda ouço você chorar?

O vaticano se calou! o papa apertou a mão de Hitler!
E as bombas? e os tiros?
homens e mulheres obrigados a trabalhar

Câmara de gás! Banho assassino!
Sopa de ódio e nada pra comemorar a ignorância
Ate q ponto o homem pode chegar?

O q o seu medo pode te fazer?
O q o seu preconceito pode transformar?
E agora o q você vai fazer pra mudar?

Não são vilões, heróis ou mocinhos
Isso não e mais uma historia de contos banais
e o mundo silenciou! e Deus continuou assistindo?

;)

Alex Ferrer
Veterano
# ago/09
· votar


Conspiracionista.

Em tudo TEM que ter algo por trás e você PRECISA saber mesmo que isso não te afete.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# ago/09
· votar


ZXC

Puxa valeu, informações bem interessantes.
Esclareceu e confirmou boa parte do que eu já havia lido.

Alex Ferrer
Veterano
# ago/09
· votar


Bagre_Ensaboado

Agora falando sério cara, o Vaticano se você for seguir a história ele sempre se aliou a pessoas que hoje fazem a gente duvidar do Vaticano.


Porque?

Porque eles eram o lado vencedor e o Vaticano apostou neles. Essa história de a casa de Deus não é bem assim. O Vaticano lutou pra manter soberania durante a Idade Média. Tudo na base de influências.

Então eu nem ligo mais pra isso porque eu sei que antes de um monte da padres o Vaticano era a maior força da Idade Média. E eu acreditando em Deus ou não, o que eu tenho a ver com o Vaticano?

ZXC
Veterano
# ago/09 · Editado por: ZXC
· votar


http://img39.imageshack.us/img39/5286/ratzingernazi5zd.jpg

Joseph Alois Ratzinger = Papa Bento XVI

Alex Ferrer
Veterano
# ago/09
· votar


Lawful Evil

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


Joseph Alois Ratzinger = Papa Bento XVI

Não quero defender ninguém aqui sem ter conhecimento, mas só acrescentar uma coisa se fazer pensar.
Nas escolas que estudei desde quando era pequeno, nunca dei muito valor a cantar o hino nacional em posição de sentido, nunca gostei mesmo. Mas se não o fizesse, tomaria advertência, suspensão ou algo parecido, então tinha que obedecer. E se não estou enganado, existem leis que punem qualquer tipo de "desrespeito com a pátria", e desde cantar o hino usando boné já é imoral.
Então eu imagino que o Hatzinger, como na foto, tendo instinto de sobrevivência como qualquer ser vivo e pressupondo que não concordava com o nazismo, jamais iria mostrar o dedo médio ali ou mesmo se recusar a levantar a mão, achando que Hitler iria dizer: "Tudo bem meu filho, não nasci pra agradar todo mundo mesmo!"

Como eu disse é só pra fazer pensar. Não conheço o Papa, muito menos o que ele pensa.
Mas já que é uma fotinho que deixa os anti-religiosos felizes e cheios de certeza, não precisa pensar que podem estar enganados, continuem felizes!

Aced
Veterano
# ago/09 · Editado por: Aced
· votar


Bagre_Ensaboado

Durante a ascensão das ditaduras Fascistas e Nazistas, Mussolini, através do tratado de Latrão, criou um Estado só para a Igreja Católica. Quer relação maior que essa?

Com as protestantes, Hitler mencionava-as como em seus discursos, já que o luteranismo já fazia parte da cultura alemã, mesmo que esse não seguisse essa religião. Ha indícios de que Hitler visitava sessões místicas e era empolgado com o ocultismo.

ZXC
Veterano
# ago/09 · Editado por: ZXC
· votar


brunohardrocker

Não acho que a foto seja apologia a nada, apenas uma explanação ao questionamento do tópico. Até porque ele desertou do exercito de Hitler e foi feito prisioneiro de guerra. Mas ela ilustra bem o questionamento sobre a real relação entre nazismo x protestantismox catolicismo. Não estou qui falando do Papa, estou tentando me manter laica, mas colocando-o como imagem católica nessa relação.
;)

Bagre_Ensaboado
Veterano
# ago/09
· votar


brunohardrocker
ZXC
«Quando Ele [Jesus] achou necessário, Ele expulsou esses inimigos da raça humana para fora do Templo de Deus; porque na altura, como sempre, eles [os judeus] usaram a religião como forma de avançar os seus interesses comerciais.» – Adolf Hitler, Mein Kampf (vol.1, capítulo 11)

Bem coerente ele.


Hehe, a passagem bíblica implica na aversão de Jesus para com o comércio no templo de fato, todavia próximo da consumação dos fatos, o mesmo disse "Pai, perdoai-os eles não sabem o que fazem..."

Logo acredito severamente que o Fuhrer interpretou o texto de forma oportunista e esparsa sim.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# ago/09
· votar


Alex Ferrer
Agora falando sério cara, o Vaticano se você for seguir a história ele sempre se aliou a pessoas que hoje fazem a gente duvidar do Vaticano.


Porque?

Porque eles eram o lado vencedor e o Vaticano apostou neles. Essa história de a casa de Deus não é bem assim. O Vaticano lutou pra manter soberania durante a Idade Média. Tudo na base de influências.

Então eu nem ligo mais pra isso porque eu sei que antes de um monte da padres o Vaticano era a maior força da Idade Média. E eu acreditando em Deus ou não, o que eu tenho a ver com o Vaticano?


Bom velho, eu compreendo tal posicionamento sim, já que a influência política da ICAR era (é?) tremenda.
Inclusive lendo um livro, do relato de um ex-padre, o mesmo afirma que boa parte do ouro explorado no Brasil se encontra em posse do Vaticano, inclusive este mesmo sacerdote, cita " A Hisória do Brasil" de Rocha Pombo como fonte de suas colocações.
Até onde procede, não faço idéia, acredito que alguém por aqui bem entendido em história deva saber à respeito.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# ago/09 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar


Aced
Durante a ascensão das ditaduras Fascistas e Nazistas, Mussolini, através do tratado de Latrão, criou um Estado só para a Igreja Católica. Quer relação maior que essa?

Com as protestantes, Hitler mencionava-as como em seus discursos, já que o luteranismo já fazia parte da cultura alemã, mesmo que esse não seguisse essa religião. Ha indícios de que Hitler visitava sessões místicas e era empolgado com o ocultismo.


Tais informações giram em torno do que encontrei mesmo, mas é de certo modo até compreensível se ocorreu uma tendência do apoio Fascista à ICAR sendo a recíproca verdadeira, por se tratarem de interesses nacionais, assim como o Protestantismo sendo maioria (salvo o erro) na alemanha nazista.

ZXC
Veterano
# ago/09
· votar


Bagre_Ensaboado
Logo acredito severamente que o Fuhrer interpretou o texto de forma oportunista e esparsa sim.

Nunca escutou a frase de Shakespeare "O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém." ?

Bagre_Ensaboado
Veterano
# ago/09
· votar


ZXC
Nunca escutou a frase de Shakespeare "O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém." ?

Hehe a frase em si não, mas seu conceito não me é estranho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nazimo, Protestantismo alemão e Catolicismo, qual a real relação entre eles?