Excesso de prestatividade

Autor Mensagem
Jack Holland
Veterano
# jul/09
· votar


Aced
Tem gente da minha família que oferece 50x a mesma coisa, e quando se cansa de oferecer, procura outra coisa pra oferecer como eu falei ali.

Então diga pra pararem com isso. Não é legal.

você disse que não tem isso nas "famílias paulistanas", conhece todas as famílias paulistanas?

Não conheço todas, óbvio, mas também não vi aqui em 22 anos de vida o que vi lá em nem 3 dias. Não é o suficiente pra generalizar, é claro. Mas é uma forte base de raciocínio.

ju_flor
Veterano
# jul/09
· votar


Muita insistência realmente é chato, qndo a pessoa n quer algo.
agora...

percebi que eles "sofrem" do mesmo irritante mal que assola o nordeste

n gostei da colocação.

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


Minha mãe é foda, quando eu sento na mesa, me sirvo o que quero comer, e blz, vou comer. Aí ela faz um scan pra ver o q eu me servi, e me oferece todas as outras coisas que tem na mesa. SEMPRE.

Aí eu falo: "Mãe, na outra encarnação acho que a senhora era um garçom..."

Mila Turunen
Veterano
# jul/09
· votar


Ser atencioso é uma coisa, insistência é outra.

E nem acho que é coisa de Turismo. Meus parentes no Paraná são assim, quando fui para o interior de Minas foi a mesma coisa. Acho que o povo de São Paulo é que é meio desligado - e eu gosto disso.

Aced
Veterano
# jul/09
· votar


Jack Holland

Cara, pra que dar uma de antipático e dizer pra pararem, deixa eles, não vou me esquentar por causa de uma besteira dessas. E você, mandou parar?

Nem sempre se basear pelo que você já viu é se basear pelo que é de fato.

Fikdik.

MajorKong
Veterano
# jul/09
· votar


Que conversa não ter em São Paulo. Isso é coisa de hospitalidade mesmo, tentar agradar a pessoa que vem de fora. Obviamente, se eu fizer uma visita em Manaus, vou ser mais paparicado do que se fizer uma aqui em Fortaleza mesmo. Aí vou sair dizendo "aqui em Fortaleza não tem muito disso"? hahaha

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


Acho que o povo de São Paulo é que é meio desligado - e eu gosto disso.

A frieza da cidade grande...

Meus parentes em São Luís dizem que o pessoal daqui de Brasília é muito frio, pouquíssimo caloroso.

Carla Andréa
Veterano
# jul/09
· votar


Mila Turunen
Acho que o povo de São Paulo é que é meio desligado - e eu gosto disso.

Anotado.

Jack Holland
Veterano
# jul/09
· votar


Aced

Cara, é como eu disse... isso pra mim é irritante e se fosse um parente que estimo, conversaria. Mas se você não esquenta com isso e não está nem aí, eu respeito, oras.

Nem sempre se basear pelo que você já viu é se basear pelo que é de fato.

Antes, não podíamos tirar conclusões do que NÃO víamos. Agora, tb não posso concluir nada do que eu VI também? O que eu vivenciei era o que, então? Um holograma? Uma abdução? Essa falácia é nova. Era mais fácil vc ter falado para eu não generalizar, seria mais pop.

Aced
Veterano
# jul/09
· votar


Antes, não podíamos tirar conclusões do que NÃO víamos. Agora, tb não posso concluir nada do que eu VI também? O que eu vivenciei era o que, então? Um holograma? Uma abdução? Essa falácia é nova. Era mais fácil vc ter falado para eu não generalizar, seria mais pop.

Não falei que não era pra você tirar conclusões pelo que você viu ou deixou de ver, mas não somente pelo que você viu ou deixou de ver. Simples.

Headstock invertido
Veterano
# jul/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Jack Holland
ei li isso e em pensamento: "mas que FDP"

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jul/09
· votar


Hehe inconveniência é desagradável mesmo, mas sei lá companheiro, talvez tu não esteja se expressando legal, já insistiram para mim aceitar algo, todavia não sei se por ter respondido de forma super franca e convicta, "na boa", tais pessoas entenderam e não me ofereceram mais.

Mas como já falaram acima, o pior é quando querem que tu coma, beba algo que realmente não faz parte de teu cardápio, e as pessoas sabem disto.
Eu detesto cebola, mas quando têm jantares e almoços em família, tem uma tia minha que faz questão de esbanjar cebola na comida, o pior que insinua que é para mim, para ganhar o hábito de comer cebola, fico enjuriado, já houve casos, que fizeram uma pizza bem true, e ela colocou a cebolinha básica, achando que eu iria comer a pizza, tipo fazendo uma chantagem, não quis saber da pizza e ainda fiquei aborrecido pela insistência e ironia. Um pouco de bom senso não faz mal a ninguém, pelo menos vejo assim

Jack Holland
Veterano
# jul/09
· votar


Aced
Não falei que não era pra você tirar conclusões pelo que você viu ou deixou de ver, mas não somente pelo que você viu ou deixou de ver. Simples.

Pode ser simples, mas não tem pé nem cabeça.
Amigo, vivenciar ou testemunhar um fato é o máximo das evidências, não tem como ter "prova" mais cabal que isso!! O fato existiu, eu interpreto de uma forma e você de outra, eu acho isso um saco e você gosta, e fim de papo!
Daqui a pouco se eu FLAGRAR minha namorada com outro em pleno ato, não posso tirar conclusões dela porque "nem sempre se basear pelo que você já viu é se basear pelo que é de fato". É foda...

Bagre_Ensaboado

Um pouco de bom senso não faz mal a ninguém (2)

Aced
Veterano
# jul/09
· votar


Jack Holland

A pergunta é: Você está falando do que você "enxerga" ou do que você "vê"? Você viu que em determinado ambiente acontece algo, não implica dizer que em nenhum outro ambiente além do que se está inserido, este algo também não aconteça, não é mesmo? Você tem PROVAS de que isso não acontece nos ambientes só pelo que você viu? Pode-se julgar um conjunto infinito por dois ou três elementos?

E mais uma coisa, você é aluno de Direito, não significa sabe argumentar melhor do que eu, muito menos que é o dono da situação pra dizer quando o papo vai ter fim, se tiver fim.


Daqui a pouco se eu FLAGRAR minha namorada com outro em pleno ato, não posso tirar conclusões dela porque "nem sempre se basear pelo que você já viu é se basear pelo que é de fato". É foda...

É por aí mesmo, vai que eles estavam só testando as molas da cama.

Jack Holland
Veterano
# jul/09
· votar


Aced

Velho, juro que, por mais boa vontade que eu tenha, não compreendo onde você quer chegar com tudo isso.
Abri o tópico visando um bate-papo informal e descompromissado, e vc está querendo rebater ofensas e equívocos que não existem.
Eu já disse que tirei as minhas conclusões baseado naquilo que eu vi. Ponto.
Pra mim, tudo isso que vc diz significa um alerta para que eu não generalize, mas vc já afirmou não ser isso.
Poderia ser alguma falácia anti-preconceito, mas sinceramente acredito que a vida em sociedade não seria possível sem ele. O ser humano é preconceituoso por instinto e não há quem mude isso. De qualquer forma, procurei em minha narrativa evitar de todas as formas deixar qualquer indício de preconceito, coisa que, aliás, faço sempre, mas não por não os ter, e sim para fins de politicagem.

E mais uma coisa, você é aluno de Direito, não significa sabe argumentar melhor do que eu, muito menos que é o dono da situação pra dizer quando o papo vai ter fim, se tiver fim.

De onde tirou que estudo direito? E eu tb não insinuei saber argumentar melhor que você em momento algum, apenas acredito em duas coisas: uma discussão precisa de pelo menos 2 pessoas, e o que uma não quer, duas não fazem; segundo, a melhor forma de vencer uma discussão é evitá-la, coisa que estou tentando fazer, por considerar que estamos tomando um rumo desnecessário.

Abraços.

ROTTA
Veterano
# jul/09 · Editado por: ROTTA
· votar


Será que esse pessoal não entende que não é não? Que não gostamos de ser tratados como aleijados?

Acho o tema bastante irrelevante, mas nas situações que você passou o "não é não" acabou não ficando tão claro. Veja:

- Não, obrigado, já bebi muito. Depois eu pego mais.
- Não, po. Não precisa, e eu não curto muito goiabada.

Tem gente que exagera na prestatividade (normalmente são pessoas inseguras). Negócio é deixar bem claro, e educadamente, que não se quer.

Abraços.

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Acho a coisa mais natural o povo ser mais frio nas capitais, onde se encontram pessoas dos mais variados tipos, e mais caloroso no interior, onde todo mundo conhece todo mundo, e como disseram se vem alguém de fora eles querem passar uma boa impressão.

Eu tenho experiências com os dois casos. Se eu morasse em São Paulo capital, não seria nada caloroso, já não sou muito em cidade pequena hehe.

No sul tem aquelas familias inteiras de descendentes de alemães, quando a gente chega na casa deles é sempre recebido com aquelas bolachas caseiras, e eu não recuso! hehe

Aced
Veterano
# jul/09
· votar


brunohardrocker

Pois é, eu também moro numa capital, só que do nordeste, e as pessoas não são exageradas assim.

Jack Holland
Veterano
# jul/09
· votar


ROTTA

Exatamente isso que vc destacou são as formas "educadas" que encontrei para recusar.

Tem gente que exagera na prestatividade (normalmente são pessoas inseguras). Negócio é deixar bem claro, e educadamente, que não se quer.

É já levando isso em consideração que se recusa educadamente. O problema é, quanto mais educado vc for, mais vão insistir. Quando falo isso, é insistência de verdade, coisa de ficar um tempão pegando no seu pé.

Acho o tema bastante irrelevante

Normal. Não é típico do brasileiro mesmo pensar em desenvolver sua etiqueta e bom senso.

brunohardrocker
No sul tem aquelas familias inteiras de descendentes de alemães, quando a gente chega na casa deles é sempre recebido com aquelas bolachas caseiras, e eu não recuso! hehe

Aí sim...
Mas já pensou se vc não quisesse e ficassem meia hora no seu pé, praticamente enfiando elas na sua boca? Aí é outra história!

james_the_bronson
Veterano
# jul/09
· votar


Ó, o pessoal do interior já aprendeu a zuar paulista :O !!!

Isso aí foi só para mostrar para você que aqui você não tem o menor poder de decisão sobre as coisas :] ...

Seja bem vindo :D !!!

Jack Holland
Veterano
# jul/09
· votar


james_the_bronson
Isso aí foi só para mostrar para você que aqui você não tem o menor poder de decisão sobre as coisas :]

uhUAHuahuAHUhauHAUhauHA bem pensado... só pode ser isso mesmo!!!

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Jack Holland
Mas já pensou se vc não quisesse e ficassem meia hora no seu pé, praticamente enfiando elas na sua boca? Aí é outra história!

Já cheguei a passar por situações parecidas com as suas. Pra vc ter um idéia, na época que minha irmã trabalhou de recenseadora do IBGE, eu era apenas um muleque ainda e ia junto com ela nesses lugares mais simples.

Cara, se fosse aceitar tudo o que ofereciam em cada casa que íamos, era de explodir!

Mas eu sou muito paciente, acho que eles não aguentam a paciência que eu tenho de recusar quantas vezes for preciso.

james_the_bronson
Veterano
# jul/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Isso aí deve ser síndrome de mafioso, síndrome de padrinho...

- Toma uma garrafa de vinho. Dino, pega lá uma daquela safra antiga!
- Ah que isso, não obrigado.
- Ora, não faça cerimônias...
- É que eu nem bebo, sabe?
- Mas vinho não é bebida, vinho é vinho.
- Mas...
- Haha, você é muito educado... +dois tapas fortes e mudança no semblante+

Só que por aqui nego faz isso com café...

... e com a água do galão da recepção...

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


james_the_bronson

hahahaha
Lembrei do meu falecido avô agora.

Jack Holland
Veterano
# jul/09
· votar


james_the_bronson
brunohardrocker

hahahahaha
Tb já aconteceu muito comigo (essa foi no nordeste), por exemplo, tô na casa da pessoa, me servi (coloquei o tanto que vou comer) e tô almoçando de boa na mesa, quando tô estufado quase acabando ela vem com a panela e pergunta:
- Não quer mais?
- Nã... (póff, já virou metade da panela no seu prato)
Aí é foda, se eu comer passo mal, se não comer faço desfeita e desperdiça a comida, se tentar argumentar passa por ranzinza e mal educado...

Bizet
Veterano
# jul/09 · Editado por: Bizet
· votar


Pode ser coisa de interior... Não vejo isso nas casas dos meus amigos, mas vejo no interior de Minas. E eu moro no Nordeste :P

CheshireCat
Veterano
# jul/09
· votar


Minha mãe é exatamente assim. Minha melhor amiga tá passando umas semanas aqui em casa, e ela [mãe] quase obriga a coitada a comer. Eu me sinto incomodada pela coitada da Moni, sério mesmo.
.-.

TG Aoshi
Veterano
# jul/09
· votar


Vocês ficam aí discutindo isso, mas o ruim é quando essa receptividade toda some do nada!

huahuhauhauha!

CheshireCat
Veterano
# jul/09
· votar


TG Aoshi
Vocês ficam aí discutindo isso, mas o ruim é quando essa receptividade toda some do nada!
Eu sou vegan, até prefiro que não me ofereçam nada! Assim não fico parecendo chata por recusar tudo ahauhauhauahuahauhauahua

Hard Luck Woman
Veterano
# jul/09
· votar


"No sul tem aquelas familias inteiras de descendentes de alemães, quando a gente chega na casa deles é sempre recebido com aquelas bolachas caseiras"


Quando eu vou visitar os parentes, sou obrigada a comer os "grustulis" mesmo sem fome, senão eles ficam ofendidos e acham que a gente é mal educado =|

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Excesso de prestatividade