Excesso de prestatividade

Autor Mensagem
Jack Holland
Veterano
# jul/09


Olá meus caros,

Acredito que este assunto ainda não fui discutido aqui.

Voltei, recentemente, de uma viagem ao interior do RJ (sou de SP).
Como sempre, nestas situações, costumo prestar atenção aos hábitos e costumes locais. E percebi que eles "sofrem" do mesmo irritante mal que assola o nordeste, que é o excesso de prestatividade. Exemplos:

Situação 1:

Eu sentado na mesa, na minha, mexendo no celular. Uma copo recém-esvaziado e uma garrafa de cerveja pela metade à minha frente. Chega a dona da casa.
- Vc não quer mais cerveja?
- Não, obrigado, já bebi muito. Depois eu pego mais.
- Não quer mesmo? Tem mais na geladeira.
- Eu sei, mas agora empapuçou um pouco, fique tranquila, logo que voltar a vontade eu mesmo me sirvo.
- Ah, deixa de frescura (enchendo o meu copo)
Eu em pensamento: "mas que FDP"!

Situação 2:

Grupo sentado em volta da mesa. O assunto era vícios e em determinado momento da conversa, citam o meu vício em doces, no que eu assumo, descompromissadamente. Vem o anfitrião:
- É mesmo? Vc gosta de doces? Fulana (se referindo à empregada), vá até o mercadinho comprar um pote de goiabada pro rapaz.
- Não, po. Não precisa, e eu não curto muito goiabada.
- Então, fulana (se referindo novamente à empregada), faça uma bananada para o rapaz.
- Obrigado, mas já falei que não estou com vontade agora. Qualquer coisa eu mesmo vou ao mercado e compro.
- Meu filho, na minha casa ninguém passa necessidade não.
Acordo no dia seguinte e me deparo com uma bacia enorme de bananada na mesa. Fui obrigado a comer um pouco, depois de MUITA insistência, pra não dar desfeita, pensando "mas que FDP"!

E diversas outras pequenas situações.

Será que esse pessoal não entende que não é não? Que não gostamos de ser tratados como aleijados? Que eu posso livremente fazer o que quiser, na hora que bem entender? Isso é bajulação ou mania de grandeza mesmo? Pois tudo o que conseguiram despertar em mim é a grande vontade de jamais colocar os pés lá. Ainda bem que esta síndrome ainda não chegou às famílias paulistanas.

E aí, alguém já passou por situações parecidas?

Abraços.

Rato
Veterano
# jul/09
· votar


deixa de ser ranzinza rapaz.

Agradeça pelos bons cuidados Jack Holland

:)

DarkMakerX
Veterano
# jul/09
· votar


Acho legal quando oferecem mais de uma vez, pois quebra aquela coisa de não aceitar por educação. Eu não aceito nada de primeira, porque assim percebo se a pessoa tá oferecendo de verdade, ou oferecendo pra não ficar chato.
Mas exagerar assim não dá. Depois de 2 "nãos" acabou.

GProtti
Veterano
# jul/09
· votar


Fale assim: dar pra mim que é bom nada, né?

The_Fourth_Horseman
Veterano
# jul/09
· votar


fala que tá na seca sexualmente...

qew
Veterano
# jul/09
· votar


deixa de ser ranzinza rapaz.(2)

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Isso é um costume não só brasileiro como latino-americano.

E não vejo algo de mal nisso. Se temos esse costume, também temos outros costumes muito diferentes disso.

Pseudonimum
Veterano
# jul/09 · Editado por: Pseudonimum
· votar


Será que esse pessoal não entende que não é não? Que não gostamos de ser tratados como aleijados?

Se tu diz isso, aí te chamam de mau humorado, de ranzinza, de exagerado, de irritadiço, etc etc etc.

Te entendo.

Jack Holland
Veterano
# jul/09
· votar


DarkMakerX
Acho legal quando oferecem mais de uma vez, pois quebra aquela coisa de não aceitar por educação. Eu não aceito nada de primeira, porque assim percebo se a pessoa tá oferecendo de verdade, ou oferecendo pra não ficar chato.

Sei disso.
Na verdade, eu resumi bem as situações. A maioria das vezes eu recusava mais de 5 vezes e ainda assim eles faziam o que eu NÃO queria.
Isso não é oferecer, é ser inconveniente, é obrigar, e isso enche o saco.
Se eu sou visita e estou precisando de algo, eu simplesmente peço, sem problema nenhum. Ainda mais nesse caso, em que havia "fartura".

Aced
Veterano
# jul/09
· votar


Êêta que paulistano tem uma mania de ser mais que os outros, eu hein.

Jack Holland
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum
Aí te chamam de mau humorado, de ranzinza, de exagerado, de irritadiço, etc etc etc

EXATAMENTE ISSO !!!!!!!!!!

+1

DarkMakerX
Veterano
# jul/09
· votar


Jack Holland
É, realmente é chato porque acaba te forçando a aceitar.

Jack Holland
Veterano
# jul/09
· votar


Aced
Êêta que paulistano tem uma mania de ser mais que os outros, eu hein.

Baseado em quê faz tal generalização?

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


Jack Holland

Acho que isso tem explicações sociais. São locais de baixa renda e às vezes turísticos, quando aparece alguém com dinheiro ou então de fora, eles querem agradar, seja pra obter a parte deles ou pra passar uma boa impressão.

O pessoal do interior em geral tem muito isso de se sentir menos do que quem vem de cidade grande...

Aced
Veterano
# jul/09
· votar


Jack Holland

Mas no final das contas, acho que esse negócio é no Brasil todo, amigo. Tem gente que não se satisfaz oferecendo algo até a morte e oferece outra coisa, "uma fruta, um sanduíche, um refrigerante, um suco", e enche a paciência mesmo. É típico do brasileiro ser prestativo.

Carla Andréa
Veterano
# jul/09
· votar


"sofrem" do mesmo irritante mal que assola o nordeste

Tudo nós!

hunf!
=(

Aced
Veterano
# jul/09
· votar


Jack Holland

Olhe você pra sua generalização :E percebi que eles "sofrem" do mesmo irritante mal que assola o nordeste

Não me venha falar de generalizações,ok.

Marcosrcf
Veterano
# jul/09
· votar


Jack Holland
Foda mesmo é quando tentam fazer vc comer alguma coisa que não quer, pq acham que vc tá de frescura!
AEOIAeioAUHEAOieuoIAEHoaieuhAOIEUHeoiE

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


É típico do brasileiro ser prestativo.

Não me venha falar de generalizações

qqq

*todo mundo se apontando generalizações olha o fiiight eeeeeeh*

.
.
.
.

todo mundo

RÁ!

OOOH NOOOES

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


Bah velho, isso é foda...

Eu sou magrão, e realmente, não tenho fome. Às vezes vou na casa de um amigo, e a mãe dele começa me oferecer comida, tp, e eu sempre recuso, pq realmente não to com fome e não quero comer, e ela e meu amigo ainda ficam ofendidos...

-Toolbar-
Veterano
# jul/09
· votar


Isso é foda mesmo.

Muitas vezes eu não quer e a pessoa:

-Ah.. não precisa ter vergonha. Toma!

E vc é obrigado a pegar algo que não quer.

Carla Andréa
Veterano
# jul/09
· votar


Só sou prestativa como guia turístico, mas não obrigo ninguém a nada.

=(

Aced
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum

Generation generalization.

=]

[/ Inglês do Casseta]

Jack Holland
Veterano
# jul/09
· votar


Aced

O sofrer que eu me referia não era em sentido negativo. Por isso mesmo que eu coloquei entre aspas, porque não encontrei outra palavra melhor na hora para expressar. O irritante era pra mim, mas como pode ver no tópico, nem todos se incomodam com isso. Eu citei o nordeste porque eu já fui lá e posso dizer, mas poderia ser qualquer outra região do Brasil. E o fato de eu ser paulistano não muda nada. Pare de se fazer de vítima ou de procurar cabelo em ovo.

Aced
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum
É típico do brasileiro ser prestativo.

Cadê a generalização? Não disse que era comum a todos, e sim que era típico.

Jack Holland
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum
Acho que isso tem explicações sociais. São locais de baixa renda e às vezes turísticos, quando aparece alguém com dinheiro ou então de fora, eles querem agradar, seja pra obter a parte deles ou pra passar uma boa impressão.

O pessoal do interior em geral tem muito isso de se sentir menos do que quem vem de cidade grande...


Aced
Mas no final das contas, acho que esse negócio é no Brasil todo, amigo. Tem gente que não se satisfaz oferecendo algo até a morte e oferece outra coisa, "uma fruta, um sanduíche, um refrigerante, um suco", e enche a paciência mesmo. É típico do brasileiro ser prestativo.


Concordo com vocês.
Pra falar a verdade, no fundo eu não culpo eles por isso.
Mas que é irritante, é.

Jack Holland
Veterano
# jul/09
· votar


-Toolbar-
Isso é foda mesmo.

Muitas vezes eu não quer e a pessoa:

-Ah.. não precisa ter vergonha. Toma!

E vc é obrigado a pegar algo que não quer.



Isso mesmo.
Vc recusa não por frescura, mas porque não quer mesmo.
Vai ver eles acham que, por ser de cidade grande, somos cheio de cerimônia, e não é isso. Só que eles não entendem.

O que eu observo aqui em São Paulo, é que é tudo mais ao estilo "americano", ou seja, na base do "foda-se". Por exemplo, quando vc chega na casa de alguém, raramente te oferecem alguma coisa, mas se vc pedir, eles trazem prontamente exatamente como você quer. Ou melhor ainda, mandam você ir lá buscar na geladeira ou armário, hauhauhauha.
Bem melhor assim!!

Aced
Veterano
# jul/09 · Editado por: Aced
· votar


Jack Holland
E o fato de eu ser paulistano não muda nada. Pare de se fazer de vítima ou de procurar cabelo em ovo.

-q

Se fazer de vítima só se for do mesmo problema que o teu. Tem gente da minha família que oferece 50x a mesma coisa, e quando se cansa de oferecer, procura outra coisa pra oferecer como eu falei ali.

Mas veja, não são todos da minha família que são assim, e é isso que eu quero dizer, você disse que não tem isso nas "famílias paulistanas", conhece todas as famílias paulistanas? E as nordestinas?

Porque você não diz simplesmente: " Minha família"?

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


Seu malagradecido

MajorKong
Veterano
# jul/09
· votar


A primeira coisa que eu diria: "gostei muito daquela sua filha lá."

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Excesso de prestatividade