A situação financeira das universidades

Autor Mensagem
izzystradlin
Veterano
# abr/09


venho por meio deste compartilhar minha tristeza com esse fato..vou falar pelas duas universidades que hoje tem na minha cidade (Carazinho-RS)....pois bem...

a situação da ULBRA, todos conhecem, protestos, salários atrasados, falência quase decretada, hospital quase fechando e toda a situação de roubos e desvios que aconteceram com a instituição...lamentável....agora mesmo querendo ser filantrópica novamente não sai do buraco na minha opinião...


já a outra universidade, a que eu curso Sistemas de Informação, a UPF - Universidade de Passo Fundo que possui vários campin de extensão aqui na cidade e outras do Rio Grande do Sul e uma história longa e de sucesso...

tem muito aluno! muita grana! história e respeito de todos e esse ano vieram aos alunos fazer uma consulta (auto-avaliação) para saber o que será feito nos próximos 10 anos da instituição...

pois bem..

1) Alegam que não conseguem mais competir com as "mini-universidades" e de ensino à distância..que fazem cursos horríveis compreços baixíssimos atraindo o "povão"..

2) Ou assumem ser "faculdade comunitária" por completo ou viram particular por completo e não ajudam mais a comunidade com dinheiro algum..(aumentando também as mensalidades)

3) a jornada de Literatura por exemplo, é mantida pela UPF em Passo Fundo e é conhecido internacionalmente.....mas gera muitos gastos e a prefeitura quase não ajuda...

enfim

nos deparamos com isso....qual é a solução pra esse processo de transição onde as pequenas universidades estão tirando alunos e falindo as grandes instituições?

reduzir gastos?
jogar sujo também fazendo "enxugar" os custos do curso?

aguardo suas nobres e ilustres opiniões (sei que alguns conhecem bem isso)..

abraçinhos por trás...

LFL
Veterano
# abr/09 · Editado por: LFL
· votar


a situação da ULBRA, todos conhecem, protestos, salários atrasados, falência quase decretada

nem fala... me formo lá esse ano e essa semana toda ainda vai estar de greve

Mosrite
Veterano
# abr/09
· votar


izzystradlin
minha cidade (Carazinho-RS)
abraçinhos por trás...

esses gaúchos..

powerguitar10
Veterano
# abr/09
· votar


izzystradlin
Carazinho-RS

Onde?

a situação da ULBRA, todos conhecem

Eu não.




Espero ter ajudado. =]

izzystradlin
Veterano
# abr/09
· votar


LFL
sorte sua mannn...fico preocupado com o pessoal que ainda tem 3 ou mais anos pela frente..

eles comentaram alguma coisa se alguma outra universidade compra o patrimônio da Ulbra? Como fez por exemplo a Parmalat?

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# abr/09
· votar


izzystradlin

Cara ta aí uma coisa que não faz sentido nenhum pra mim, estudei na UERJ no rio de janeiro, tinhámos no andar de engenharia um banheiro sujo, 4 bebedouros quebrados, salas sem ar condicionado e quadros de giz. situação do 5.o andar.

Subindo 2 andares, tinhamos as salas de direito:

Todas com ar condicionado, banheiros de primeira, bebedouros pra tudo quanto é lado, cantina/lanchonete excelente, cadeiras alcochoadas, datashow, quadros para serem usadas com canetas pilot.

Sabe qual era a diferença? Investimento privado, a faculdade de direito era considerada uma das melhores do país, já a de engenharia não.

Eis que no ano passado ou retrasado, a pós em engenharia de petróleo conseguiu um bom conceito e a petrobras resolveu investir, botou ar nas salas, quadros, data shows e etc.

Acho que os alunos tinham que se conscientizar disso, os reitores e etc, são políticos, e o poder está nas nossas mãos, quanto melhor forem os estudantes mais atenção chamarão da iniciativa privada, revertida é claro em investimentos.

BurnTKD
Veterano
# abr/09
· votar


A feevale (centro universitário da minha cidade) tinha a mensalidade por cadeira no semestre passado de 190 reais. Esse semestre subiu pra 290.
É triste.

LFL
Veterano
# abr/09 · Editado por: LFL
· votar


izzystradlin
eles comentaram alguma coisa se alguma outra universidade compra o patrimônio da Ulbra? Como fez por exemplo a Parmalat?

tchê, só boatos.. inclusive da igreja Universal comprar hehe
com aquele reitor lá, sei não.. tá foda

Crazy Batera
Veterano
# abr/09
· votar


Karalho, UPF colocou o triplo de vagas na faculdade de arquitetura!! A nossa, já não davam conta... porém constrói Centro de convivencia, novos prédios,e tudo o mais... nao dá para entender.

powerguitar10
Veterano
# abr/09
· votar


LFL

\o\

izzystradlin
Veterano
# abr/09
· votar


Crazy Batera
responderam a auto-avaliação?

izzystradlin
Veterano
# abr/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
não faz sentido no que diz respeito à qualidade, pois a UPF é muito boa e não tem defeitos no sentido de limpeza, estrutura e etc..

o problema maior talvez esteja na hora dos investimentos do dinheiro, muita bobagem, muitas coisas supérfluas e sempre gastanto o que não se precisa...

e aí a gente não tá contando a inadimplência, que no caso das federais não conta....

izzystradlin
Veterano
# abr/09
· votar


BurnTKD
pois é man.....quem perde com tudo isso sempre é a gente...

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# abr/09
· votar


izzystradlin

A sim... nesse caso é bem diferente mesmo. Talvez o problema seja ser uma faculdade boa rsrssrs

O número de alunos deve diminuir.

Existe diretório/conselho de alunos? Vcs tem algum poder em relação a administração?Nem que seja fiscal?

Crazy Batera
Veterano
# abr/09
· votar


izzystradlin
Sim...

o problema maior talvez esteja na hora dos investimentos do dinheiro, muita bobagem, muitas coisas supérfluas e sempre gastanto o que não se precisa... (2)

izzystradlin
Veterano
# abr/09
· votar


e eu vou mais além...é uma bola de neve que vem de anos..

sim, pois inventaram o dito "cursinho pré-vestibular", que somente os que tem grana pra pagar fazem....automaticamente indo nas federais e passando, ocupando as vagas de quem não tem grana pra pagar o curso...

aí as universidades particulares precisam pegar os alunos que teoricamente não passaram numa federal e que não tem grana pra pagar a faculdade....

alguns como eu não fazem todas as cadeiras, outros não conseguem pagar, atrasam, ficam devendo e etc...contribuindo pra que a instituição chegue nesse ponto...

mas isso não é uma generalização até pq se o cara é bom de verdade, passa numa federal mesmo sem cursinho...

mas enfim...de cada 10 casos, uns 8 são riquinhos que entram na federal por pagarem cursos pré-vestibular...

izzystradlin
Veterano
# abr/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
Existe diretório/conselho de alunos? Vcs tem algum poder em relação a administração?Nem que seja fiscal?

sim, tem o diretório acadêmico que inclusive tem um voto na mesa diretora...mas enfim...
a UPF ainda não passa por crise, mas já está preocupada com o que fazer pois sabe que não vai conseguir competir e talvez na filantropia assine seu decreto de falência a médio prazo...

=/

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# abr/09
· votar


izzystradlin

Até pq pra quem precisa trabalhar, ou aos 18 já trabalha, estudar em faculdade pública é meio complicado, eu mesmo optaria fácil por uma particular se tivesse esse problema.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/09
· votar



Karalho, UPF colocou o triplo de vagas na faculdade de arquitetura!! A nossa, já não davam conta


Pois é, a Fear do campus de Passo Fundo tá com déficit de 20 salas de aula, e mesmo assim fazem dois vestibulares por ano e entram 2 turmas em cada. Esse ano a gente ficou umas três semanas sem aula e só apareceu sala porque foi todo mundo ameaçar o coordenador.

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/09
· votar


E ai que me consta o orçamento da UPF já é maior que o da prefeitura de PF.

Aced
Veterano
# abr/09
· votar


Pois é,

e com esse novo enem o MEC prometeu às universidades que aderirem a nova prova ainda esse ano, mais R$ 100.000.000 para estrutura interna. E as provas serão elaboradas pelo próprio instituto do MEC, ou seja, as universidades terão menos custos ainda.

Espero que a universidade federal daqui caia na real e veja que essa é uma boa oportunidade pra arrecadar fundos para as reformas nos prédios sucateados.

Aced
Veterano
# abr/09 · Editado por: Aced
· votar


post duplo.

Aced
Veterano
# abr/09 · Editado por: Aced
· votar


post triplo!

izzystradlin
Veterano
# abr/09
· votar


Black Fire
E ai que me consta o orçamento da UPF já é maior que o da prefeitura de PF.

EXATAMENTE!

thebassx
Veterano
# abr/09
· votar


izzystradlin

cara, falando em carazinho, que diabo de clube é esse que tem aí que varios famosos da musica eletronica tocam.. tipo.. ano passado tocou o robert babicz, preslaboys vai tocar aí esse ano.. enfim.. pq a cidade eh pekena.. o q q tem de especial nesse clube?

thebassx
Veterano
# abr/09 · Editado por: thebassx
· votar


quanto ao assunto do topico seria melhor entender porque o MEC autoriza a criacao de tantos cursos de esquina...

porra, tem cursos de bacharelado em administracao, contabeis, em 2 anos, com aulas presenciais UMA vez por semana a mensalidades de 200 reais por mes !!!!

quem acredita que isso forme alguem?
resultado: empobrecimento das universidades privadas de respeito, porque o ensino superior no brasil, me arrisco a dizer, é o unico lugar do mundo que é uma verdadeira industria, e mais e mais profissionais desqualificados...

por que ninguem questiona isso?

pro governo poder colocar nas estatisticas que o numero de pessoas com instrucao "superior" no Brasil cresceu e blá-blá-blá.

sem contar os cursos que inventam...curso superior em gestão de meretrícios. curso superior em gestão de marketing na criação de frangos.... e assim vai. putaria danada.

exemplo da palhaçada: http://www.unoparvirtual.com.br/cursos_graduacao.php

ahh.. sem contar o vestibular que deve ser uma prova de "conhecimentos gerais" só pra constar.

thebassx
Veterano
# abr/09
· votar


Pois é, a Fear do campus de Passo Fundo tá com déficit de 20 salas de aula, e mesmo assim fazem dois vestibulares por ano e entram 2 turmas em cada. Esse ano a gente ficou umas três semanas sem aula e só apareceu sala porque foi todo mundo ameaçar o coordenador.

:O

vai ver se aderirem a aula presencial uma vez por semana resolve este problema.

izzystradlin
Veterano
# abr/09
· votar


thebassx
cara, falando em carazinho, que diabo de clube é esse que tem aí que varios famosos da musica eletronica tocam.. tipo.. ano passado tocou o robert babicz, preslaboys vai tocar aí esse ano.. enfim.. pq a cidade eh pekena.. o q q tem de especial nesse clube?


hahah legal man, não sabia que era tão conhecido assim...negócio é que é uma casa de Eventos que em 10 anos aqui se transformou numa das melhores do brasil...

chama se Bier Site....o site é www.biersite.com.br

o lugar é fantástico e nesses 10 anos TODO mundo de bandas e Dj's veio pra cá...e tem tbm a festa das 12 horas de rave que só vem os Dj's Top...o segredo é a grande estrutura que tu vai ver no site e principalmente a grana que eles investem e tem de retorno...^^

izzystradlin
Veterano
# abr/09
· votar


thebassx
eu concordo em gênero número e grau no que tu te referistes às universidades de esquina ali em cima..

o MEC é mais piada do que a história de querer "subir" o nível intelectual na marra...é bem isso ali que acontece...

Mila Turunen
Veterano
# abr/09
· votar


Eu estudo na fflch, a segunda faculdade da USP que menos recebe verba.
:)

Semana que vem há conselho para ver quando se inicia a greve dos funcionários.

Nem vou comentar mais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A situação financeira das universidades