Dúvida em q facul fazer

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# fev/09
· votar


thiago_guitar_men

Cara, aqui tem muita gente da área, então se alguém tiver paciência para ajudar, você pode conseguir informações. Por enquanto, eu posso destacar os 3 cursos "típicos" da informática:

- Ciência da Computação: leia a primeira palavra do nome deste curso. E nunca se esqueça dela se no meio do curso pensar em reclamar do excesso de matemática e teoria. Não é um curso para formar analistas de sistemas, nem administradores de bancos de dados, ou webdesigners. É um curso para formar desenvolvedores de tecnologias (informáticas, né) de forma geral, mas com ênfase nas bases sobre as quais essas coisas são construídas.

Obviamente, como no mundo real as coisas não são tão bonitinhas, a maior parte sai deste curso trabalhando como... analista de sistema, administrador de banco de dados, webdesigner e etc. ;)

- Engenharia da computação: a ênfase aqui é maior na parte física e nos softwares "básicos" (básico não quer dizer que seja simples, quer dizer que são os mais fundamentais para o funcionamento do computador). Mas eu só disse "ênfase", o curso abrange o todo também.

No fim, muitos vão trabalhar com hardware, mas muitos vão sair do curso e trabalhar como analista de sistema, administrador de banco de dados, webdesigner e etc.

- Sistemas de informação: este já é mais voltado para o mundo do software corporativo, TI, e para formar analistas de sistemas e afins. O pessoal sai trabalhando como analista de sistema, administrador de banco de dados, webdesigner e etc.

Notou o que todos têm de similar? O foco é diferente, mas no fim, eles são cheios de intersecções. Se você quer ser pesquisador "hardcore", ciência da computação é bem mais indicado. Se quer ser engenheiro e mexer com hardware, engenharia é a escolha óbvia. Para as outras coisas, na verdade, depende muito mais do teu perfil e aptidões do que do curso propriamente dito.

Não se esqueça também dos cursos de tecnologo, mais específicos e direcionados - o que pode ser bom ou ruim, dependendo de você e do mundo daqui a 15 anos. Conheço muita gente que passou o curso de Ciência da Computação inteira reclamando do curso, quando no fundo o problema estava nas pessoas, que queriam ter feito algo mais parecido com um curso de tecnólogo. Tecnólogo é superior, não é 2o grau técnico, viu!

No mais:

*quanto é osalario minimo depois de formado em sistemas??

Não estou totalmente por dentro disso, mas não deve estar muito longe de 2000 reais... para um profissional minimamente competente. Profissionais bons podem começar ganhando 5000 ou até mais. Profisisonais incompetentes podem começar ganhando portas na cara.

Legal é que nesta área, muita (mas MUITA) gente já trabalha bem antes de estar formado.

*Quanto é mais ou menos a facul por mes???

Uma federal custa os impostos que papai já paga. Uma particular... varia totalmente né cara! Não dá para querer comparar PUC com Unicantinho!

galera,tipo,as facul q eu falei,qual delas é mennos concorrida(menos gente fazendo)????

Acredite, isso é uma preocupação que se torna completamente irrelevante muito antes do que você imagina.

Headstock invertido
Veterano
# fev/09
· votar


thiago_guitar_men
Se não tiver muita vida social faça Engenharia da Computação...além de aprender a projetar e fabricar peças, placas de circuito e microchips...vai aprender programação de softweres e desenvolvimento de redes de computadores e hardwere em geral...Área de atuação não vai faltar...

Diino
Veterano
# fev/09
· votar


King of Terror

poisé. eles ganham bem. os que menos tiram são os oftalmos, acho que quem tira mais é psiquiatra. \o/

300 pila por hora pra te desabafar.

King of Terror
Veterano
# fev/09 · Editado por: King of Terror
· votar


thiago_guitar_men

*Quanto é mais ou menos a facul por mes???


Para Eng. da Computação por ex., para um aluno de 5º ano, em um vaga para estágio na Ericsson aqui em SJC, o cara ganha R$1600,00 para trabalhar das 7h às 13h. Com convênios medicos, odontológico, transporte, alimentação...
E mais até do que trabalhar, essa pessoa vai receber um treinamento pesado com grande possibilidade de efetivação. Aí depois de se formar, o salário inicial deve ser por volta de uns 4 ~ 5mil.

Bog
Veterano
# fev/09
· votar


thiago_guitar_men

A propósito, procure se informar em várias fontes, conhecer o dia a dia de profissionais da área, e todas essas coisas que o bom senso diz que você devia fazer antes de escolher uma carreira que vai te acompanhar para o resto da vida - ou então sugar anos e alguns milhares de reais até você mudar de idéia.

King of Terror
Veterano
# fev/09
· votar


Diino
Na verdade foi um trocadilho, um urologista recebe muito mais que 15 paus por mês em seu consultório. hehe

Diino
Veterano
# fev/09 · Editado por: Diino
· votar


Bog

falo tudo.

King of Terror

OIUHEIAUHAEIUEHIEUAHEAIUEHAOIUHEIAUHAEIUEHIEUAHEAIUEHAOIUHEIAUHAEIUEHI EUAHEAIUEHA
EAHAIEUHOIUHEIAUHAEIUEHIEUAHEAIUEHAOIUHEIAUHAEIUEHIEUAHEAIUEHAOIUHEIAU HAEIUEHIEUA

putzzz, to lerdão hj.
:S

thiago_guitar_men
Veterano
# fev/09
· votar


Bog

valeu ae cara pela ajuda!!!!!

muitobom suas colocações!!!!vlw ae....



xD

Headstock invertido

é......uma coisa pra se pensar mesmo!

Dressaaa
Veterano
# fev/09
· votar


thiago_guitar_men

Man, quando eu saí do Ensino médio também não sabia o que fazer. Pra ter uma idéia, eu pensava em fazer História, e hoje estou na informática.

Fiquei sem estudar 1 ano e fui trabalhar até que aparecesse um curso que fosse interessante.

De repente abriu uma turma para um curso de tecnologia em desenvolvimento voltado para web, e como eu já brincava com isso em casa, e gostava resolvi fazer. Estou no último semestre, trabalho na área e te digo que me encontrei. Não que quero fazer site até morrer, mas sinto que a web é a minha praia.

As vezes é melhor você sentar e pensar um pouco antes de sair desesperado querendo ingressar na faculdade. Se teus pais te sustentam e você pode estudar sem trabalhar, não tenha medo de errar de curso, ingresse em um e se você não gostar, troque. Se você tem que trabalhar pra se sustentar, dá um tempo. Invetigue mais sobre sua área de interesse. Visite faculdades, trabalhe como estagiário em empresas, comece a buscar, em casa mesmo, no que você gostaria de trabalhar.

Pegue uma linguagem de programação, estude os conceitos, programe em casa. Pega seu micro monta e desmonta, faz um site. Ninguém vai te dizer o que é melhor pra você, você terá que descobrir.

Outra, não fique pensando na grana, bons profissionais ganham bem em qualquer lugar. Se você vai querer ser advogado pra ganhar um monte de dinheiro, mas na verdade você gosta mesmo é de programar, você vai acabar sendo caixa de supermercado.

Hoje você pode ser estagiário, ganhar 400 pila, amanhã você é programador e ganha 1800, mes que vem é analista, e quem sabe ano que vem empresário. Basta você gostar do que faz e ter vontade de crescer profissionalmente.

E tenho dito, segundo experiência própria =D

Headstock invertido
Veterano
# fev/09
· votar


King of Terror

Para Eng. da Computação por ex., para um aluno de 5º ano, em um vaga para estágio na Ericsson aqui em SJC, o cara ganha R$1600,00 para trabalhar das 7h às 13h. Com convênios medicos, odontológico, transporte, alimentação...
E mais até do que trabalhar, essa pessoa vai receber um treinamento pesado com grande possibilidade de efetivação. Aí depois de se formar, o salário inicial deve ser por volta de uns 4 ~ 5mil.


Porra, legal pacas...o bom do curso é que vc sai preparado pra praticamente todas as áreas sobre informática...perito em hardwere, softwere e redes...é foda

thiago_guitar_men
Veterano
# fev/09
· votar


Headstock invertido

foda msm!!!

thiago_guitar_men
Veterano
# fev/09
· votar


galera,ciencia da computação é mesma coisa q engenharia da computação????

pq se nao nem tem aqui por perto de minha cidade engenharia da computação!

Headstock invertido
Veterano
# fev/09
· votar


thiago_guitar_men
Ciencias foca na parte de desenvolvimento de softweres.

thiago_guitar_men
Veterano
# fev/09
· votar


Headstock invertido

mais será q ciencia aprende bastante coisas como a engenharia da computação???e será q o salarioé bonzinho tmbeim:::????


hauhauhauhauhauha


hehe...

Henrique S.
Veterano
# fev/09
· votar


Diino

faz E.E. em que faculdade mano? da tempo de viver? aeshuaseuuuhase

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# fev/09 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar


thiago_guitar_men

pq se nao nem tem aqui por perto de minha cidade engenharia da computação!

se vc se limitar a distancia da sua casa suas opçoes serao poucas... faço facul em Ribeirao Preto e tem um cara da minha sala que é do norte de Mato Grosso...



e será q o salarioé bonzinho tmbeim:::????


vc nao leu o post do Bog neh???

sempre falo uma frase do paraninfo da classe do meu irmao (que é de Biologia, totalmente diferente)... num adianta vc pensar em dinheiro e correr atras dele, prq vc nunca vai alcança-lo... dinheiro nao é objetivo, é CONSEQUENCIA... consequencia de vc ter se formado numa universidade conceituada e que te proporcione otimo conhecimento e preparo, consequencia de vc ser bom no que faz, sempre buscando se aperfeiçoar e sempre trabalhando duro

Headstock invertido
Veterano
# fev/09
· votar


thiago_guitar_men
é como eu disse...ciências foca no desenvolvimento de Softweres, por isso, em se tratando de softweres ciencias vc vai aprender mais linguagens. na Engenharia, ve aprende algumas linguagens de programação pq vc tem que saber programar o que projeta certo? Se vc fizer uma especialização de linguagens formais de programação depois do curso de engenharia, pronto cara...tá apto a fazer praticamente TUDO no ramo da informática. Emprego não vai faltar, é um mercado que cresce muito.

Se ciencias dá dinheiro? Claro q dá...basta vc ter vontade de chegar lá, se destacar na sua área...

E como o cara aí falou, se vc for se limitar pela distãncia é arriscado vc começar um curso e não gostar...as opções vão ser poucas...vai atrás do que vc realmente quer.

Abraço

King of Terror
Veterano
# fev/09 · Editado por: King of Terror
· votar


Headstock invertido
Porra, legal pacas...o bom do curso é que vc sai preparado pra praticamente todas as áreas sobre informática...perito em hardwere, softwere e redes...é foda


Então, cara não é bem por aí. Claro que o curso aborda diversas áreas da eletrônica e computação, mas dizer que é perito em hardware fica complicado. A noção que se dá no curso é suficiente para correr atrás do que vc queira e se aprofundar.
Se vc gosta de hardware, pegue pesquisas na área, faça disciplinas eletivas, procure estágios na área, estude por fora.

Isso é válido para qualquer curso, ninguém sai perito em nada. Na verdade para o cara se intitular "perito" em algum assunto, só se ele dominá-lo com uma boa profundidade, tiver mestrado / doutorado na área. Aí é diferente, o cara dedicou parte de sua vida só em descobrir tudo que poderia de algo muito específico.

thiago_guitar_men
Veja bem, em ambos os cursos você terá uma boa carga de programação, estará apto a desenvolver softwares e projetos envolvendo softwares.
O que distingue os dois cursos é a ênfase em engenharia, para eng. de computação. Você terá uma BOA parte da grade do curso focada nos conceitos básicos (à qualquer engenharia, não somente computação), terá até mecânica (embora não te qualifique a projetar nada formalmente).

Após esses conceitos, o foco se volta para eng. eletrônica e um pouco de automação industrial (em geral, vai depender também da faculdade) aliadas a teorias de computação.
Portanto, se vc acha os circuitinhos dos vestibulares, capacitores, indutores, leis de Kirchoff, Farad, etc. um "porre", melhor nem se aventurar nessa área, pois a teoria e prática na parte de eletrônica pode ser um tanto traumática até o final do curso, inclusive a parte microprocessadores e componentes que cobra MUITOS detalhes de arquitetura.

Em contrapartida, como na grade de CCO não há tais disciplinas, a abordagem do curso acaba sendo voltada para software. Mas veja bem, eu não disse LINGUAGENS COMERCIAIS DE PROGRAMAÇÃO.
Pois a falsa impressão que muitos têm do curso, é que vai virar um expert em Visual Basic (por ter aprendido o básico no colégio técnico), Delphi, Java, etc. Nada disso, você terá algumas linguagens sim, como C, C++ e Java, porém não vai sair sabendo tudo delas, pelo contrário, apenas o básico. Você deve se perguntar então "mas se não aprofundo na faculdade, para quê fazer isso?".

A razão disso é simples: formar profissionais flexíveis, versáteis e altamente adaptativos na áreas da computação.
Você aprenderá a programar DE FATO, a pensar, produzir soluções ainda não criadas, investigar, ao contrário de um técnico que sabe aplicar uma solução pronta em uma linguagem específica.

A teoria da computação em si está muito mais ligada à matemática do que à qualquer outra coisa. Logo de cara o curso já derruba muita gente nas matérias de cálculos e geometria da vida. Porém, apesar de grande parte não dar valor, essa é a grande chave de um bom cientista da computação, sua capacidade em lidar com novas situações, novos algoritmos, soluções, etc. Nesse ponto, muita gente já se frustrou muito e começa a dizer que o curso não presta, que é muito generalista, etc., quando na verdade esperava por algo que o ensinasse a utilizar uma ferramente para um determinado fim, aplicar soluções já consolidadas e comercialmente viáveis.

Além dessa parte de programação, você estudará arquitetura de computadores, sistemas operacionais (não, vc não vai aprender dicas de windows e linux, mas sim a estrutura básica do funcionamento de SO por dentro, a relação hardware / software), inteligência artificial, visão computacional, redes, banco de dados, entre algumas outras. Repare que o curso não se aprofundará em nada do que disse anteriormente. Eu vejo isso como uma vantagem, pois vc tem a oportunidade de passar por diversos ramos da computação e VOCÊ escolher no que quer se aprofundar.

Enfim, você deve também procurar os profissionais que já atuam no mercado de trabalho, e até mesmo, se tiver oportunidade, conversar com um professor / coordenador dos cursos de interesse, eles vão poder abrir bastante a sua cabeça com relação a todas essas dúvidas.

Bog
Veterano
# fev/09
· votar


Headstock invertido
perito em hardwere, softwere e redes...é foda

Quebrador de ilusões: na verdade, raramente alguém sai de algum curso superior perito em alguma coisa. Sério. O bom e velho bacharelão só dá base. Perito você só fica trabalhando ou fazendo mestrado/doutorado...

ciencias vc vai aprender mais linguagens

Nossa cara, não é bem isso não... Na verdade, medir um profissional de informática pelo número de linguagens de programação que ele domina não faz sentido. O que Ciência tem mais é toda uma parte de fundamentos e teoria. Grafos, Teorida da Computação, Lógica, Teoria de Sistemas e afins. Digamos que o ponto não é saber "mais" linguagens, e sim saber mais sobre os porquês de cada coisa na computação.


King of Terror

Hhaha, notei que você falou basicamente o que eu queria ter dito. Agora que eu já escrevi, fica o reforço, e o comentário: concordo plenamente contigo! :)

ROTTA
Veterano
# fev/09
· votar


thiago_guitar_men
Sei q tem vários cursos,mais tipo,o q a galera ae indica q nessa area de informatica é mais legal de fazer????

Duas dicas de quem já esteve na mesma que você:

- Não confunda sua afinidade com a informática para finalidades diversas (dia-a-dia) com uma carreira na área. São coisas bem diferentes.
- Se está realmente em dúvida, por que não vai trabalhar na área um tempo e decide depois. Quem foi que disse que tem que emendar o ensino médio no superior? Aliás, tenho certeza que as escolhas do pessoal seriam mais certeiras se trabalhassem uns 6 meses ou 1 ano antes de entrar na faculdade.

Abraços.

BokuWa
Veterano
# fev/09 · Editado por: BokuWa
· votar


"Sem romantismo, o que interessa é o dinheiro."
Frase da minha mãe quando fui escolher o meu curso, não ouvi ela, acabei fazendo física.
Tem areas com mais gente, logo salário mais baixo, mas de fato tem que ver o que melhor se encaixa no seu perfil. Na duvida, faça o que gosta, se for para ficar sem grana, que seja fazendo o que quer.


ps:Ele deve ter comentado isso, então tirei o nome dele. HAhahahhaha.

thebassx
Veterano
# fev/09
· votar


medicina tu tira uns 15 paus por mes no MÍNIMO


Se for urologista dá muito mais.


HAHAAHHAHAHAAHAHAHAA

Bog
Veterano
# fev/09
· votar


ROTTA
Não confunda sua afinidade com a informática para finalidades diversas (dia-a-dia) com uma carreira na área. São coisas bem diferentes.

Nossa cara, essa eu não tinha nem lembrado, mas é realmente uma coisa importante de se lembrar.

Acho que QUALQUER um que tenha feito qualquer curso na área se lembra de um puhado de colegas que se desapontava com o curso por causa disso. Até alguns malucos que gostavam de jogar videogame e depois achavam ruim descobrir que "computação gráfica" era a mais pura álgebra linear, e não "operação de 3D Studio", hehehe.

Rizzo
Veterano
# fev/09
· votar


DgSS
Tá de sacanagem com o kra?!


Hãmm?
Maluco eu faço engenharia elétrica e o Itaú ja foi diversas vezes procurar alunos do 7º período pra cima na faculdade pra ver quem sabe Cobol ah claro, depois de formado em torno de 7 mil reais que eeles pagariam inicialmente..

pq eu iria brincar com isso?

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# fev/09
· votar


Fortran é foda. E de muita utilidade, pelo menos para quem não é moleque.

King of Terror
Veterano
# fev/09
· votar


Rizzo
Pois é né, apesar de parecer um contra-senso falar em Cobol e Fortran hj em dia, ainda há lugares para se trabalhar com isso.
Como sistemas bancários que vc citou, são sistemas projetados e implementados há muito tempo, em cobol, clipper, etc. Migrar tudo isso seria um trabalho infinito e extremamente arriscado, visto que é um sistema já solidificado e funcionando. Além disso, o sigílo para se trabalhar em ambientes assim tem que ser absoluto, para trocar todo o sistema seria necessário muítissimas outras pessoas envolvidas.

Eu não programo em nada do que vc citou, aliás, acho que até difícil achar isso hj, não? Fortran eu conheço bastante gente que programa, por ser uma linguagem bastante científica / acadêmica.
No seu curso eles ensinam COBOL? :)

ROTTA
Veterano
# fev/09
· votar


King of Terror
Pois é né, apesar de parecer um contra-senso falar em Cobol e Fortran hj em dia, ainda há lugares para se trabalhar com isso.

Fortran eu não sei, mas em Cobol, a T-Systems (multinacional alemã) está formando gente para suprir mão-de-obra. Aqui na região existe uma unidade da empresa com muita gente trabalhando em Cobol, para atender os projetos off-shore dos grandes clientes da T-Systems.

Abraços.

Diino
Veterano
# fev/09
· votar


Henrique S.

na PUCRS.

como assim "da tempo de viver"?
IOEUAHOAEIUHEOAIUEHAOIEUAH

estudo e trabalho.
agora to de ferias.
\o/

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


thiago_guitar_men
Basicamente:
- Engenharia da Computação: lida com hardware
- Ciência da Computação: lida com software

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/09
· votar


erico.ascencao
- Engenharia da Computação: lida com hardware
- Ciência da Computação: lida com software


- Sistemas de informação: lida com software e clientes chatos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida em q facul fazer