torão Bgi Veterano |
# jan/09
O excesso de informação compromete nossa concentração e produtividade, mas podemos intervir neste 'mal do século' mudando alguns hábitos.
Nossa sociedade é baseada em informação e estamos afundados em seus excessos, seja pela disponibilidade infinita da internet, pela variedade de canais de TV a cabo ou pela onipresença de música ou burburinho em todos os ambientes. Este cenário atrapalha nossa capacidade de focar, e traz as seguintes consequências:
1. Perda de produtividade - a falta de foco e o excesso de opções nos faz pular de um assunto ou detalhe a outro, distraindo-nos de nossas metas e propósitos. 2. Mente inquieta - este ruído constante de mídia acaba gerando um zumbido constante que obstrui a concentração e a paz interior. 3. Perda de Tempo - todo o tempo desperdiçado recebendo, deglutindo e repetindo informação inútil é descontado de nossa cota diária de trabalho, diversão, envolvimento e felicidade. 4. Desconexão - quanto mais somos expostos e envolvidos pelo excesso de informação, mais se enfraquece nosso elo interior com nossos valores, sentimentos e metas. 5. Stress e Ansiedade - o zumbido da informação inútil vicia, e cria a ilusão de temos milhares de pequenas coisas a fazer, notícias para ler, tarefas a cumprir. Após meses nessa rotina, a impressão que se tem é a de que se está sempre ocupado, atrasado e devendo.
A boa notícia é que apesar da pressão cultural pelo excesso, é possível mesurar a quantidade real de informação que você precisa, e talhar suas rotinas de acordo. Pero, como hacer? Reduza suas fontes ao necessário
Decida quanto tempo por dia você vai gastar navegando na internet, lendo jornais, notícias, ou vendo televisão. Selecione também que canais vai se permitir assistir, quais sites (ou quantos) vai visitar e que jornais vai ler. Disciplina é fundamental aqui, trace uma meta realista e cumpra. Feche sua caixa de Email
Se sua profissão permite, mantenha sua conta de emails fechada, e estabeleça horários para conferir e responder mensagens. Sugestão: 8h, 10h, 14h, 16h, 17:40h. Estabeleça metas para suas tarefas
Trabalhar com pequenos prazos diários ajuda a manter o foco. Se vai iniciar uma tarefa agora, projete qual o resultado final e o tempo necessário, e procure cumprir esta mini-meta. Planeje
Se possível, tenha como primeira tarefa do dia relacionar quais são suas mini-metas diárias. Reserve horários para rotinas como confererência e resposta a emails, telefonemas, e pequenas distrações (ex: navegar neste blog por 5 minutos). Se estabelecer horários para informação não-essencial, ela não invadirá seu espaço de trabalho depois. Evite ser multi-tarefa
Fazer várias coisas ao mesmo abre espaço para distração e informação inútil. Sempre que possível, conclua uma tarefa antes de iniciar outra. A sensação inicial é a de que se está sendo produtivo, e até um pouco obtuso (afinal, quem é o burro que faz só uma coisa por vez?), mas ao ver os resultados ao final do dia, você perceberá a diferença. Faça uma redução gradual
Ser um viciado em informação inútil é como ter obesidade mórbida. Será improdutivo iniciar uma dieta revolucionária e só tomar suco de aipo por um mês. Em dois dias abre-se espaço para um chocolatinho, e em uma semana se está de volta à churrascaria e à picanha pingando gordura.
Faça uma dieta moderada de informação, diminua gradualmente os programas de TV, os blogs, os sites de fofoca, as curiosidades. Arrisco dizer que 98% da informação informal que nos chega é inútil, mas divertida. Então reduzir 10% do volume por semana é um ótimo trabalho. E a boa notícia é que não precisa chegar a zero.
Que tal começar agora?
Baseado no texto How to Reduce Information Overload do Think Simple now.
FONTE
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