Intercâmbio de Faculdade

    Autor Mensagem
    kohler1000
    Veterano
    # jan/09


    Olá a todos,

    Pois é, estou pensando em fazer um intercâmbio enquanto estiver na faculdade, provavelmente pros EUA. Primeiramente queria saber como isso funciona, se você vai morar com uma família que nem quando é High School, se você vai morar na própria faculdade.

    Queria saber se isso influencia no curso e tudo mais, por exemplo, serei lesado em termos de aprendizado se for para lá? Porque os cursos aqui e lá são diferentes, o modo de ensino, o cronograma provavelmente é diferente. Enfim, quais os prós e os contras em se tratando disso?

    Desde já, agradecido.

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ta aí algo que eu queria saber. Eu pelo menos só vejo contras.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jan/09
    · votar


    Melhor guardar a grana e fazer um mestrado fora do país.

    kohler1000
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Carlos Henrique 2

    Apesar deu estar perguntando, já sei muitos prós... por exemplo, a sua fluência na língua aumenta infinitamente, depois que a experiência de morar em outro país é única. Todo mundo com quem já conversei e que morou por algum tempo em outro país recomenda, nem que seja por um curto período. Porque viajar como turista é uma coisa, morar é outra totalmente diferente (segundo eles).

    Julia.
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Julia.
    · votar


    kohler1000
    se você vai morar com uma família que nem quando é High School, se você vai morar na própria faculdade.
    Depende. Vc pode morar com uma família, sozinho, com estudantes, na faculdade, fora dela. VarEia.

    Queria saber se isso influencia no curso e tudo mais, por exemplo, serei lesado em termos de aprendizado se for para lá? Porque os cursos aqui e lá são diferentes, o modo de ensino, o cronograma provavelmente é diferente.
    Depende. Depende se a sua faculdade aceita as matérias. VarEia.²

    Prós: Ganha muita experiência de vida, cresce como pessoa, é doido pra caralho. Haha.
    Farei intercâmbio com vigor e entusiasmo.

    Contra: É caro pra caralho, sente falta do povo, corre o risco da Universidade não aceitar suas matérias, fica alguns meses sem comer pão de queijo e beber Guaraná.

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    kohler1000

    Kr, aqui na Unesp, o pessoal de engenharia que faz intercâmbio, se eu n me engane, vai a trabalho, msm estando no começo do curso, mas aprende bastante coisa pq trabalha na área msm!

    Vc acaba ficando pra trás nas matérias neh, mas eh uma boa experiência e ateh bom pro curriculo...

    E o pagamento eh suficiente e ainda sobra... Soh que tem a passagem neh...

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Legal ir depois que já se formou, fazer especialização e tal...

    kohler1000
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Na real mesmo, queria ir pra ver como é a facul (v4dias) lá hahah... se for metade do que mostra nos filmes e eles mesmos falam tá bom demais.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jan/09
    · votar


    se for metade do que mostra nos filmes

    Eu não cairia nessa.

    kohler1000
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Black Fire

    O negócio é que eu já ouvi de americanos de verdade que é a mesma coisa, e até mesmo de um alemão, antes eu tbm pensei que nem fosse não shauhsa

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jan/09
    · votar


    kohler1000
    Sei lá, só acredito vendo.

    King of Terror
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: King of Terror
    · votar


    Acho que vale muito a pena. Independente de ser EUA, algum país da Asia ou Europa. Como já disseram aí, a experiência é única, você aumentará muito sua proficiência no idioma de escolha.
    Mesmo que sua grade seja distinta da universidade de destino, vai abrir a sua cabeça a novas visões.
    O ideal seria você procurar o coordenador de intercâmbio da sua universidade e também do seu curso. Aí ele pode te mostrar as faculdades credenciadas que tem acordo e montar uma plano de disciplinas a cursar.
    Outra oportunidade muito boa para viajar ao exterior é a AEISEC, que realiza intercâmbio entre universitários no mundo todo. É basicamente para estágio no exterior, e o melhor, remunerado, você arca inicialmente apenas com a passagem. Você faz um teste de inglês, uma entrevista e eles fazem o seu cadastro vcom o seu perfil acadêmico / profissional no banco de dados (mundial). Se alguma empresa o achar interessante, ou eles encontrarem alguma empresa de acordo com o seu perfil, você fecha a vaga.
    Vale a pena procurar se informar sobre isso também na sua universidade. :)

    AIESEC BRASIL

    Guto EADG
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    estou fazendo intercambio pela faculdade, na Austrália... cheguei ha 14 dias. ain't nothing easy, my friend... mas tenho certeza que vale a experiencia. quanto onde morar, tem como morar na faculdade (o que leva mais tempo porque a burocracia é grande, então ao menos que voce vá ficar muito tempo, dificilmente se opta por esse caminho...) ou vc pode morar com familia (home stay) ou em um republica, ou apartamento... estou morando numa republica.

    acho que o ÚNICO contra são os gastos iniciais, o resto vai da sua personalidade...vc tem que estar disposto a dar a cara a tapa..

    abçs

    McBonalds
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: McBonalds
    · votar


    experiência de morar em outro país é única

    Dependendo do caso, nem vale a pena. Por exemplo, tenho amigos que fizeram um intercâmbio da faculdade no ano passado, onde eles passaram quase um ano em Portugal e nem conseguiu se enturmar com o pessoal de lá...

    Ano passado, por meios não muito convencionais, eu fiz um mochilão na Europa e fiquei uma semana em Portugal. Só nessa semana eu conheci mais gente do que aqueles meus amigos conheceram em um ano.

    Atomic
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    tipo, pelo que eu ja ouvi de gente que fez vale eh pela experiencia e por aprender a lingua mesmo

    pra aprender materias do proprio curso nao compensa.. mas sao so alguns meses, no maximo atrasa vc um semestre

    outra opcao eh ir pra ficar alguns meses trabalhando/fazendo curso da lingua local, acaba que paga todos os custos, dependendo do lugar

    Bog
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    kohler1000

    Dependendo do tipo de trabalho que você quer fazer, e da tua pressa, vale mais a pena ir fazer um mestrado/doutorado com bolsa. Além de não pagar (pelo contrário, você é PAGO para estar lá), a vida é bem mais autônoma, e você pode trabalhar em laboratórios de pesquisa de ponta, com recurso$, além de ter contato com empresas poderosas. Conheço gente que fez estágio de verão na IBM, no Google, na NVidia e tal. Há quem seja contratado no final do curso. Aqui no Japão, algumas pessoas do meu ex-lab foram para Panasonic, Toshiba, Nintendo, NEC... Para o currículo, conta MUITO, isso se você um dia voltar para o Brasil, ehehhe.

    É um pouco mais difícil de conseguir, mas como aqui no OT só tem nerd, você não deve ter maiores problemas. Mas isso vale bem mais para quem quer trabalhar com pesquisa - seja pesquisa básica (acadêmica) ou aplicada (indústria).

    King of Terror
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Bog
    Cara, isso é realmente muito atraente. Eu tenho algum interesse em fazer um mestrado e penso em tal possibilidade.
    Você que já passou por isso poderia me passar umas informações? :)
    Você tem MSN?

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    serei lesado em termos de aprendizado se for para lá?

    voce já é lesado em termos de aprendizado por viver no Brasil...
    hauhauhauhaahauhauhaa

    com ctz é uma experiência única...todo mundo que eu conheço que fez falou que foi exelente...
    é bom pra aprender inglês, aprender com qualidade, infra-estrutura e profissionais decentes...
    se tiver a oportunidade não disperdice não

    Bog
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    King of Terror

    Manda uma msg privada para mim, ou falamos por aqui mesmo. ;) Em último caso, me passa o teu e-mail que podemos conversar.

    A experiência de ter estudado no Japão foi um dos eventos mais importantes da minha vida. Não troco por nada!

    kohler1000
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Estou saindo agora, mais tarde eu respondo a todos que dirigiram a palavra a mim =)

    [/up disfarçado]

    kohler1000
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    King of Terror

    Interessante cara, esse negócio de trabalhar lá, deve ser uma experiência foda.

    Guto EADG

    Fala mais um pouco ae cara, qual seu curso?

    McBonalds

    Deve ser que seus amigos são meio autistas.

    Bog

    Mas ae cara, acho que nada impede que faça-se os dois, ainda mais que você falou que é pago pra fazer a pós-graduação. Ia ser muito bom, não acha?

    SeEk AnD dEsTrOy

    voce já é lesado em termos de aprendizado por viver no Brasil...


    usAHUh, é, pode ser... mas inglês mesmo eu já sou fluente, viver lá uns meses só aumentaria minha fluência (as vezes to vendo um filme ai ouço alguma coisa e tal e não consigo entender, apesar de entender a 80% de tudo que falam em filmes e quando eu viajei pra lá).

    Locohawa
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    kohler1000
    Pois é, estou pensando em fazer um intercâmbio enquanto estiver na faculdade, provavelmente pros EUA. Primeiramente queria saber como isso funciona, se você vai morar com uma família que nem quando é High School, se você vai morar na própria faculdade.

    Queria saber se isso influencia no curso e tudo mais, por exemplo, serei lesado em termos de aprendizado se for para lá? Porque os cursos aqui e lá são diferentes, o modo de ensino, o cronograma provavelmente é diferente. Enfim, quais os prós e os contras em se tratando disso?


    Cara, existem tantos tipos diferentes de intercâmbio, agências de intercâmbio, convênios de intercâmbio e oportunidades de intercâmbio, todas tão diferentes, que não tem como te dar uma resposta decente.

    Mas de acordo com o que tu escolher, tu pode morar em família, tu pode morar na faculdade, pode ter aulas na faculdade de lá (ou não), pode fazer reaproveitamento quando voltar..

    Enfim, é muita coisa. Depende do intercâmbio que você vai fazer.

    Bog
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    kohler1000
    Mas ae cara, acho que nada impede que faça-se os dois, ainda mais que você falou que é pago pra fazer a pós-graduação. Ia ser muito bom, não acha?

    É verdade, é bom, mas... vá se preparando então para adiar muita coisa, heheheh. Se por um lado você pode ter experiências pessoais incríveis, por outro os teus ex-colegas vão estar comprando casa e carro enquanto você mora num quartinho de dormitório. =P

    Ibanez GSA 270dx
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
    · votar


    kohler1000

    Primeiramente queria saber como isso funciona, se você vai morar com uma família que nem quando é High School, se você vai morar na própria faculdade

    na grande maioria dos casos vc mora no alojamento da propria universidade... mas existem os mais endinheirados que procuram um apartamento na cidade e alugam pra morar durante o intercambio.

    Queria saber se isso influencia no curso e tudo mais, por exemplo, serei lesado em termos de aprendizado se for para lá? Porque os cursos aqui e lá são diferentes, o modo de ensino, o cronograma provavelmente é diferente.

    Se o seu intercambio for em uma universidade que possui o convenio com a sua universidade, entao nao tera problemas de aceitaçao de materias, ja que ambas as instituiçoes ja possuem essa parceria... mas falo do intercambio academico mesmo, e nao curso de verao pra aprende ingles em 1 ou 2 meses, falo de vc ficar de 6 meses a 1 ano estudando numa universidade de outro pais, assistindo aula, fazendo provas e trabalhos e acumulando creditos que serao computados em seu "boletim" (o que eu imagino que vc ta falando mesmo)... qnt ao curso, logico que vai haver diferenças, se numa propria cidade os cursos ja nao sao iguais, imagina entao em diferentes paises??

    mas nao se preocupe com isso, uma programaçao em C+ no Brasil é igual a dos EUA, a taxa de juros composta daki tmb é igual a de la, um H2SO4 daki tmb é igual la etc etc etc (se vc entendeu o que eu quis dizer)... o que eu costume ver das pessoas que fizeram intercambio (pelo menos do meu curso, Administraçao) é que la fora vc pode optar por fazer matricula em algumas disciplinas que nao existem muito no Brasil, que vc teria a oportunidade de faze-las com esse intercambio...


    Enfim, quais os prós e os contras em se tratando disso?

    cara, nao existem contras ao meu ver... com intercambio vc ganha: experiencia de vida, passa momentos que vc nunca vai esquecer, vc vai voltar outra pessoa pra ca, seu curriculo ficara a frente de muitas outras pessoas que nao tiveram experiencia profissional e/ou academica internacional etc etc etc

    se vc tive dinheiro pra bancar (para muitos, esse é o contra) entao vai cara, sem medo e sem receio... eu vou tenta fazer tmb daki uns 2 anos talvez, num sei se vai dar certo (por dinheiro e por minha facul ate agora so ter um convenio com universidade de lingua inglesa, vamo ver se eles arranjam mais), mas um intercambio na minha area (administraçao) é um diferencial absurdo que constaria no meu curriculo...

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    kohler1000
    Eu faço Engenharia na Poli/USP, e aqui existem basicamente dois jeitos de se fazer intercâmbio: diploma duplo ou aproveitamento de créditos.

    A Poli tem convênios com faculdades européias para o programa de diploma duplo. Você vai para uma determinada faculdade (algumas da Frabça ou uma de Turim, na Itália) pra ficar três anos, e volta para a Poli para fazer o último ano. Mas este é um programa muito específico, nem vale comentar.

    O programa de aproveitamento de créditos é mais liberal, digamos. Você vai, fica um ano e faz as matérias que você quiser. Se você fizer matérias semelhantes às do currículo da sua faculdade você pode conseguir equivalência quando voltar, mas convenhamos que é bom fazer matérias que só tenham na facu gringa. Se você bombar em tudo, não tem problema, volta pro Brasil e continua a sua faculdade.

    É isso o que eu sei.

    Drowned Man
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Estou pensando em estudar fora do país depois que terminar a graduação. Língua (ui!) e mestrado.

    Quais os passos pra bolsa?

    sallqantay
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Drowned Man

    www.universia.com.br/

    mas o esquema do bog é bom também (pós-graduação sanduíche)

    Drowned Man
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    sallqantay
    mas o esquema do bog é bom também (pós-graduação sanduíche)

    Estou pensando nisso, também. Na verdade, estou avaliando as possibilidades por enquanto, já que preciso de uma fluência maior no inglês antes de mais nada.

    Drowned Man
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Ah, e não é que...

    http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/07/19/951774/10 1-links-aprender-qualquer-idioma-graca.html

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Intercâmbio de Faculdade