Ensino de Esperanto nas escolas.

Autor Mensagem
lula_molusco
Veterano
# jan/09
· votar


Eu sou a favor de votarem um idioma e o mundo inteiro se acostumar a ele.
Por mim seria o inglês que já tem meio caminho andado na popularização.

maggie
Veterana
# jan/09
· votar


lula_molusco
Chinês é mó popular...mais de um bilhão de pessoas falam.

Fora da China não chega nem perto do inglês... ainda!

brunohardrocker
Veterano
# jan/09
· votar


lula_molusco
Chinês é mó popular...mais de um bilhão de pessoas falam.

Dentro da China...

E falar é uma coisa, escrever é outra.

Acho que devia se ro inglês, que já é bem popular e as letras são as mesmas de várias linguas.

som
Veterano
# jan/09
· votar


alguém fala esperanto aqui no fórum?

brunohardrocker
Veterano
# jan/09
· votar


alguém fala esperanto aqui no fórum?

Eu falo: "Esperanto"

som
Veterano
# jan/09
· votar


brunohardrocker

piada sensacional, a rainha das anedotas

McBonalds
Veterano
# jan/09
· votar




Vídeo interessante que fala mais ou menos o que eu penso.

Penso que adotar o inglês como língua "universal" é um grande erro, pois ele não tem condições para isso.

Lembrando também que a proposta do Esperanto não é substituir as línguas nacionais existentes, e sim protegê-las através de uma língua ponte que seja verdadeiramente internacional e neutra, coisa que o inglês está longe de ser.

som
Veterano
# jan/09
· votar


McBonalds

fala esperanto?

Guitar_RdS
Veterano
# jan/09
· votar


Atomic

ou se quiserem algo neutro latim seria doido

O latim é tr00!!
Um dia ainda aprendo ele e o inglês, ambos fluentes, é claro.

lula_molusco
Chinês é mó popular...mais de um bilhão de pessoas falam.
A China não vai muito longe.

maggie
Veterana
# jan/09
· votar


McBonalds
Penso que adotar o inglês como língua "universal" é um grande erro, pois ele não tem condições para isso.

Lembrando também que a proposta do Esperanto não é substituir as línguas nacionais existentes, e sim protegê-las através de uma língua ponte que seja verdadeiramente internacional e neutra, coisa que o inglês está longe de ser.


Utopicamente pode ser, mas a realidade já impõe o inglês, atualmente. Seja isso bom ou ruim.
=]

som
Veterano
# jan/09 · Editado por: som
· votar


maggie

nem tanto, se for ensinado nas escolas é grande avanço para a adoção internacional. E um bom motivo (há outros) para fazê-lo:

Efeito propedêutico: Existem evidências de que estudar Esperanto antes de estudar qualquer outra língua acelera e melhora a aprendizagem, pois aprender outras línguas estrangeiras a seguir é mais fácil que aprender a primeira, enquanto que o Esperanto reduz os obstáculos associados com a "primeira língua estrangeira", esse fenômeno é conhecido como efeito propedêutico, sendo muito acentuado no Esperanto.

mais no artigo da wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esperanto

McBonalds
Veterano
# jan/09 · Editado por: McBonalds
· votar


maggie
Utopicamente

Na verdade, antigamente também se considerava a proposta de se utilizar os números arábicos em cálculos algébricos como utopia, por exemplo.

Tudo que propõe uma mudança significativa na realidade é taxado como utópico, até que venha um "louco" (ou vários, como no caso do Esperanto) e ponha em prática.

realidade já impõe o inglês
E pode apostar que isso é ruim. Que o digam os tailandeses que precisam fazer cirurgia na língua para poder pronunciar as palavras do inglês corretamente, ou os indianos que sofrem grande discriminação lingüística nos países anglófonos.

Mas enfim, de que realidade estamos falando? Sim, porque na realidade que eu conheço, só 6% dos países do mundo tem inglês como língua materna, mas por concentrar mais de 50% da riqueza mundial, você já sabe hehehe

som
Falo

EnrickAlves
Veterano
# jan/09
· votar


Bacana.
Mesmo assim acho que deviam esperar um pouco mais antes de "expandir" o esperanto.

maggie
Veterana
# jan/09 · Editado por: maggie
· votar


McBonalds
Mas enfim, de que realidade estamos falando? Sim, porque na realidade que eu conheço, só 6% dos países do mundo tem inglês como língua materna, mas por concentrar mais de 50% da riqueza mundial, você já sabe hehehe

Essa mesmo.
Os principais idiomas ainda são inglês, espanhol, francês, alemão e italiano...
Porém o inglês é o mais utilizado em negociações internacionais, assim como o dólar é a moeda mais usada.

Não estou defendendo nem dizendo que é ruim, mas acreditar que o fato de uma lei ser aprovada no Brasil vai mudar a realidade mundial, fazendo o Esperanto ficar popular, é meio ingênuo, concorda?
=]

brunohardrocker
Veterano
# jan/09
· votar


O que eu não concordo é com o ensino do espanhol aqui no Brasil se o português não for ensinado nos demais países latino-americanos!
Nós não podemos perder para os argentinos poxa!

_Raulzito_
Veterano
# jan/09
· votar


Acho o ensino de esperanto, principalmente no Brasil, inútil, pelo menos agora. Tem tanta coisa que poderiam ensinar...

McBonalds
Veterano
# jan/09
· votar


maggie
Os principais idiomas ainda são inglês, espanhol, francês, alemão e italiano

Correto. Por esses serem os países mais ricos da atualidade. Mas no entanto, estes idiomas não são os mais falados.

acreditar que o fato de uma lei ser aprovada no Brasil vai mudar a realidade mundial, fazendo o Esperanto ficar popular, é meio ingênuo, concorda?

Concordo, mas nem foi isso que eu disse =]
Pessoalmente, acho que o Esperanto só vai ficar popular quando o mundo dos negócios adotá-lo, o que não está muito longe de acontecer, vide algumas empresas que já o utilizam.



brunohardrocker
O que eu não concordo é com o ensino do espanhol aqui no Brasil

Eu até concordo, tendo em vista que somos a minoria na América do Sul...


_Raulzito_
Acho o ensino de esperanto, principalmente no Brasil, inútil,
Eu acho que não, vide os efeitos propedênticos que eu falei lá em cima.

Outra coisa é que quando se fala Esperanto, o mundo se abre para você. Pelo menos nas comunidades esperantistas que eu frequento, todos se falam de igual para igual, independente de país ou sotaque.

É diferente de você conversar em inglês com um americano e conversar em Esperanto, por exemplo. Falando Inglês você vai estar sempre em desvantagem.

Pode não ser a prioridade atualmente, mas não é, definitivamente, inútil como você falou.

Mas cá entre nós, acho que cada um quer puxar brasa pra sua sardinha mesmo. Os músicos querem que ensinem Música nas escolas; os esperantistas, Esperanto; os cientistas, ciência. E por aí vai... Acho que vai faltar tempo nas escolas pra tanta coisa que querem colocar...

som
Veterano
# jan/09
· votar


McBonalds
bonege

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


ou se quiserem algo neutro latim seria doido

Sim, com sua extrema facilidade de conjugar substantivos em 6 casos diferentes...

Mila Turunen
Veterano
# jan/09 · Editado por: Mila Turunen
· votar


Chinês é mó popular...mais de um bilhão de pessoas falam.
HIAHAIUAHAUIAHAUI!!

Chinês foi o idioma mais procurado no curso de Letras em 2007 (início letivo em 2008). =)

Edit.: Na USP, claro ^^

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar



Chinês é mó popular...mais de um bilhão de pessoas falam.
HIAHAIUAHAUIAHAUI!!

Chinês foi o idioma mais procurado no curso de Letras em 2007 (início letivo em 2008). =)

Edit.: Na USP, claro ^^


Putz quanto abobado, o Chinês nunca vai pegar, porque é praticamente impossível pra um não-nativo ganahr fluência.

McBonalds
Veterano
# jan/09
· votar


ou se quiserem algo neutro latim seria doido

Sim, com sua extrema facilidade de conjugar substantivos em 6 casos diferentes...


Sem contar que, sendo efetivamente uma língua "morta", não teria como se adaptar à realidade de hoje. Como se diria e-mail em latim?
Teriam que inventar tantas palavras que a língua acabaria tão planejada quanto o Esperanto.

som
Bone. Ĉu vi ankaŭ parolas?

brunohardrocker
Veterano
# jan/09
· votar


McBonalds
O que eu não concordo é com o ensino do espanhol aqui no Brasil

Eu até concordo, tendo em vista que somos a minoria na América do Sul...


Mas nós somos mais ricos e sozinhos temos mais território que qualquer um deles! (grande merda! hauhauha)

não flanger q eu chorus
Veterano
# jan/09
· votar


Esperanto é coisa de hippie safado e sem vergonha que não tem o que fazer e só pensa e faz merda.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


não flanger q eu chorus
Quanto você cobra a hora aula de esperanto então?

não flanger q eu chorus
Veterano
# jan/09
· votar


Black Fire

Eu não dou aula de esperanto, não faria sentido tendo em vista meu ponto de vista. Você não sabe interpretar?

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


não flanger q eu chorus
Sim, então: hippie safado e sem vergonha que não tem o que fazer e só pensa e faz merda.
, você deve ser professor de Esperanto então.

não flanger q eu chorus
Veterano
# jan/09
· votar


Black Fire

Não, eu estava demonstrando qe tenho uma visão bem negativa do esperanto, você não conseguiu entender? O seu problema é com o português, por isso deve querer aprender esperanto.

Mila Turunen
Veterano
# jan/09
· votar


Esse OT ainda me mata de rir.

Black Fire
Isso eu já não sei... ^^

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


não flanger q eu chorus
Que burro que você é, nem entendeu a piadinha que eu fiz sobre você ser hippie e vagabundo e acha que eu não sei interpretar texto. ¬¬

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ensino de Esperanto nas escolas.