Jack Holland Veterano |
# dez/08 · Editado por: Jack Holland
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jimmy vandrake
Eu nunca ouvi falar de quebras generalizadas em motores VW 16v. Caso tenham acontecido, podem ser inúmeros fatores ou erros de projeto que tenham causado este problema. Embora a cilindrada seja a mesma, a construção de um motor com cabeçote de 16v muda totalmente: coletores de admissão e de escape, parâmetros de injeção, sistemas de lubrificação e arrefecimento, pressão do óleo, água, etc. etc... é praticamente outro motor... por isso não há como provar que eventual quebra é só culpa das válvulas a mais. Falo genericamente, mas como não sou especialista em VW, pode ser que eu esteja errado... neste caso eu agradeceria se me mostrasse uma fonte que comprovasse isso.
Não estou disposto a discurtir suas preferências
Não é uma questão de preferência. Respeito o gosto de qualquer pessoa. Caso não tenha lido o tópico inteiro, só o que não concordei com a frase dita acima "16v deve ser problemático e manutenção provavelmente das mais caras da categoria", que é claramente baseada em ACHISMO e PRECONCEITO, e usei meus argumentos contra.
Aliás, num post na outra página eu havia postado uma coluna excelente que esclarece grande parte do assunto, e percebe-se que vc nem se deu ao trabalho de ler.
vc pode aproveitar e nos dar uma aula da perda de desempenho dos motores 16v em regimes de baixa rotação e arrancada, e de extremo torque em altas rotações.
Pois não, vamos lá... Comparativo: Peugeot 206 1.6 8v versus 1.6 16v Disponível em: http://www.carrosnaweb.com.br/compara.asp
Pois é... como vc disse, realmente o desempenho na arrancada piorou... com 20cv a mais e fazendo o 0 a 100 km/h 1,6 segundos mais rápido... isso que é uma SW!! É claro que as válvulas a mais não tem nada a ver com isso...
O torque piorou também, aumentando de 14 para 15 kgfm a 1000 RPM acima. Mas aqui vai um adendo: pra vc não dizer que "o torque foi mais pra cima", não sei se vc já viu alguma vez um gráfico de distribuição de torque, caso sim, vc sabe que para determinar uma PERDA, deve-se considerar a % de torque do 16v disponível na mesma rotação de torque máximo do 8v. Ou seja, além de não haver perda, o 16v dispõe de ainda mais torque onde o do 8v no gráfico começaria a cair.
Fora a evolução indiscutível da potência específica e redução da relação peso/potência, que em arrancada só AJUDA.
Tudo lógico e claro, sem achismos...
E ainda insisto: se os melhores carros europeus e japoneses (que são líderes em robustez mecânica como vc mesmo disse) não abrem mão do cabeçote multiválvula (que não tem relação alguma com eventuais defeitos que o carro possa ter), seriam eles os burros, os errados, enquanto os achismos brasileiros é que estão corretos?
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