Autor |
Mensagem |
Fahrenheit Veterano |
# nov/08 · Editado por: Fahrenheit
No fim de 2007, o grupo Metallica, uma das bandas de rock mais populares do planeta, encontrava-se diante de uma crise pela qual muitas empresas já passaram. Apesar da fama e do reconhecimento (100 milhões de CDs vendidos), o grupo sofrera escoriações ao longo de quase 30 anos de estrada. Não diferente de outras marcas mal administradas, o seu logotipo, que era reconhecido por qualquer fã, tinha sido tão retrabalhado que perdera a conexão com o espírito original da banda. Os últimos álbuns desapontaram público e crítica. O pior, porém, foi a briga na Justiça de Lars Ulrich (baterista e líder) com Shawn Fanning, criador do Napster, software que permitia a troca ilegal de músicas. Personificando os interesses das gravadoras, a banda perdeu legitimidade com os adolescentes. Um péssimo golpe de relações públicas.
O trabalho para reerguer o Metallica seguiu um itinerário conhecido nos negócios. Lars chamou a prestigiada agência de design Turner Duckworth, com escritórios em Londres e São Francisco, para insuflar nova vida na poluída e cansada identidade visual do grupo. Lars visitou o estúdio em Londres e, diante do trabalho da equipe – para clientes como Coca-Cola e Motorola – comentou: "Esse raciocínio estratégico é do que a marca 'Metallica' precisa".
O trabalho da TD foi além da programação visual. O nome do novo CD do grupo, Death Magnetic (morte magnética), foi sugestão de David Turner, sócio-fundador da agência. "Lars estava cônscio do grau de envolvimento criativo que teríamos. Mas isso não foi problema. Caras como Lars realmente entendem de marketing", diz. A nova logotipia ganhou visual mais agressivo e "metálico", em consonância com o tema do álbum.
Para a capa do CD, a única exigência de Lars foi a criação de algo memorável, que resgatasse o gosto do ouvinte de possuir o CD na estante – como nos tempos dos discos de vinil do Led Zeppelin e do Deep Purple, nos anos 70. Esse gosto andava em baixa em tempos de música enquanto arquivo digital. A criação da capa nasceu de uma intensa competição dos designers da TD. "Praticamente o staff inteiro, em Londres e nos Estados Unidos, pulou em cima de mim, querendo trabalhar no 'Projeto Metallica'", diz Turner. No caso, a capa escolhida foi uma ilustração sintética, porém propositalmente ambígua e carregada de simbolismos: um caixão branco, uma cova aberta na terra (ou uma porta para outra dimensão. Isso sem falar da clara conotação sexual da coisa). Na semana de lançamento, em 12 de setembro, o álbum vendeu 500 mil cópias nos Estados Unidos.
Para Turner, uma banda como o Metallica tem outra coisa a ensinar às marcas de bens de consumo. E nisso ela está na boa e exclusiva companhia de empresas como a Apple. No mercado atual, um fator se tornou crucial à construção de marca: o tempo. Explica: "A empresa de Jobs está sempre desenvolvendo coisas, sempre evolui. A Apple de 2008 não é a mesma de cinco anos atrás. Mas, ao mesmo tempo, é uma marca incrivelmente consistente". As grandes bandas entenderam esse princípio. "Grupos como o Metallica lançam um álbum, saem em excursão, depois lançam um single, um clipe e assim por diante. É o mesmo processo. Tudo muda, mas o cerne da banda é o mesmo."
Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/1,,EDG84906-8376, 00.html
Enfim, o que a grande maioria ou todos já sabem, uma banda desse porte, ou que queira chegar a esse porte tem que contar com o marketing ao seu lado. E foi isso que o Metallica fez para se reerguer. Se organizam como uma empresa.
Um exemplo de banda.
|
tncv Veterano |
# nov/08
· votar
|| V
um post do james_the_ bronson
|
Marcelo Machado Veterano |
# nov/08
· votar
e assim viveram felizes para sempre...
|
Sumerrew Veterano |
# nov/08
· votar
esses caras são fodas
|
tncv Veterano |
# nov/08
· votar
Marcelo Machado ¬¬
|
Fahrenheit Veterano |
# nov/08
· votar
|| V
um post do james_the_ bronson
FAIL
|
Marcelo Machado Veterano |
# nov/08 · Editado por: Marcelo Machado
· votar
tncv se eu nao tivesse postado,ou outra pessoa(tivesse postado antes de mim),o james_the_bronson n teria postado tbm
entendeu?
|
tncv Veterano |
# nov/08
· votar
Marcelo Machado entendi nada. :)
|
marcio_zav Veterano |
# nov/08
· votar
se nao tivesse sido eu nem outra pessoa,ele que nao seria :P
O.o
|
Marcelo Machado Veterano |
# nov/08
· votar
tncv bob do recife?
|
Marcelo Machado Veterano |
# nov/08
· votar
enfim, o metallica eh foda.
|
james_the_bronson Veterano |
# nov/08
· votar
um post do james_the_ bronson
|
Loola Veterano |
# nov/08
· votar
Metallica é indiscutivél!
|
Grow Veterano |
# nov/08
· votar
oxi... eu vi a capa, vi o logo e não me deu vontade de comprar o cd, baixei do mesmo jeito :P chupa lars
velhos tempos q o james desenhava o logo da banda na parede de um banheiro qualquer...
|
james_the_bronson Veterano |
# nov/08
· votar
Loola Metallica é indiscutivél!
Sua foto... esse seu post... :P ...
|
Loola Veterano |
# nov/08
· votar
james_the_bronson ???
|
marcio_zav Veterano |
# nov/08
· votar
james_the_bronson ataca a novata.
:P
|
james_the_bronson Veterano |
# nov/08
· votar
marcio_zav
Tá vendo. Ela não entende :\ ...
Loola
:] ...
|
marcio_zav Veterano |
# nov/08
· votar
james_the_bronson
Se ferrou /o/ !!!
|
Loola Veterano |
# nov/08 · Editado por: Loola
· votar
james_the_bronson marcio_zav entendi, mas as mulheres tem de se fazer de desentendida as vezes=)
charminho=D suashushushaushaushushsuhsuahs brinkss
|
lula_molusco Veterano |
# nov/08
· votar
O mesmo Metallica ultra-moderno que processou tudo quanto é empresa que faz software de compartilhamento de músicas? Huummm...
|
marcio_zav Veterano |
# nov/08
· votar
Loola
Não brinque com os sentimentos do menino ^^ ...
|
james_the_bronson Veterano |
# nov/08
· votar
Loola
Eu sei. Mas então, é contigo mesmo ^^ ...
huahsuhasuhaushuash
|
Kaíque Veterano |
# nov/08
· votar
james_the_bronha ataca Loola
|
Loola Veterano |
# nov/08
· votar
ô.Õ
|
james_the_bronson Veterano |
# nov/08
· votar
lula_molusco O mesmo Metallica ultra-moderno que processou tudo quanto é empresa que faz software de compartilhamento de músicas? Huummm...
Sim, usaram a modernidade para ganhar dinheiro :P ...
huehuehueuehueh
Kaíque Loola
:]
|
CheshireCat Veterano |
# nov/08
· votar
Metallica > all \m/
Até meu papagaio gosta de Metallica! Quando eu toco a Unforgiven, ele começa a "assobiar" \o/ (e não faz isso com nenhuma outra música)
|
TG Aoshi Veterano |
# nov/08
· votar
james_the_bronson ataca a novata. james_the_bronha ataca Loola
Cadê o eeevee? =p
|
CheshireCat Veterano |
# nov/08
· votar
TG Aoshi Huahauhauaha quando li isso, eu pensei "pokebola, vai" =P
|