Uma banda mostra como ser moderno! (Metallica + Negócios)

    Autor Mensagem
    Fahrenheit
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Fahrenheit


    No fim de 2007, o grupo Metallica, uma das bandas de rock mais populares do planeta, encontrava-se diante de uma crise pela qual muitas empresas já passaram. Apesar da fama e do reconhecimento (100 milhões de CDs vendidos), o grupo sofrera escoriações ao longo de quase 30 anos de estrada. Não diferente de outras marcas mal administradas, o seu logotipo, que era reconhecido por qualquer fã, tinha sido tão retrabalhado que perdera a conexão com o espírito original da banda. Os últimos álbuns desapontaram público e crítica. O pior, porém, foi a briga na Justiça de Lars Ulrich (baterista e líder) com Shawn Fanning, criador do Napster, software que permitia a troca ilegal de músicas. Personificando os interesses das gravadoras, a banda perdeu legitimidade com os adolescentes. Um péssimo golpe de relações públicas.

    O trabalho para reerguer o Metallica seguiu um itinerário conhecido nos negócios. Lars chamou a prestigiada agência de design Turner Duckworth, com escritórios em Londres e São Francisco, para insuflar nova vida na poluída e cansada identidade visual do grupo. Lars visitou o estúdio em Londres e, diante do trabalho da equipe – para clientes como Coca-Cola e Motorola – comentou: "Esse raciocínio estratégico é do que a marca 'Metallica' precisa".

    O trabalho da TD foi além da programação visual. O nome do novo CD do grupo, Death Magnetic (morte magnética), foi sugestão de David Turner, sócio-fundador da agência. "Lars estava cônscio do grau de envolvimento criativo que teríamos. Mas isso não foi problema. Caras como Lars realmente entendem de marketing", diz. A nova logotipia ganhou visual mais agressivo e "metálico", em consonância com o tema do álbum.

    Para a capa do CD, a única exigência de Lars foi a criação de algo memorável, que resgatasse o gosto do ouvinte de possuir o CD na estante – como nos tempos dos discos de vinil do Led Zeppelin e do Deep Purple, nos anos 70. Esse gosto andava em baixa em tempos de música enquanto arquivo digital. A criação da capa nasceu de uma intensa competição dos designers da TD. "Praticamente o staff inteiro, em Londres e nos Estados Unidos, pulou em cima de mim, querendo trabalhar no 'Projeto Metallica'", diz Turner. No caso, a capa escolhida foi uma ilustração sintética, porém propositalmente ambígua e carregada de simbolismos: um caixão branco, uma cova aberta na terra (ou uma porta para outra dimensão. Isso sem falar da clara conotação sexual da coisa). Na semana de lançamento, em 12 de setembro, o álbum vendeu 500 mil cópias nos Estados Unidos.

    Para Turner, uma banda como o Metallica tem outra coisa a ensinar às marcas de bens de consumo. E nisso ela está na boa e exclusiva companhia de empresas como a Apple. No mercado atual, um fator se tornou crucial à construção de marca: o tempo. Explica: "A empresa de Jobs está sempre desenvolvendo coisas, sempre evolui. A Apple de 2008 não é a mesma de cinco anos atrás. Mas, ao mesmo tempo, é uma marca incrivelmente consistente". As grandes bandas entenderam esse princípio. "Grupos como o Metallica lançam um álbum, saem em excursão, depois lançam um single, um clipe e assim por diante. É o mesmo processo. Tudo muda, mas o cerne da banda é o mesmo."


    Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/1,,EDG84906-8376, 00.html



    Enfim, o que a grande maioria ou todos já sabem, uma banda desse porte, ou que queira chegar a esse porte tem que contar com o marketing ao seu lado. E foi isso que o Metallica fez para se reerguer. Se organizam como uma empresa.

    Um exemplo de banda.

    tncv
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ||
    V

    um post do james_the_ bronson

    Marcelo Machado
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    e assim viveram felizes para sempre...

    Sumerrew
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    esses caras são fodas

    tncv
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Marcelo Machado
    ¬¬

    Fahrenheit
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ||
    V

    um post do james_the_ bronson



    FAIL

    Marcelo Machado
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Marcelo Machado
    · votar


    tncv
    se eu nao tivesse postado,ou outra pessoa(tivesse postado antes de mim),o james_the_bronson n teria postado tbm

    entendeu?

    tncv
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Marcelo Machado
    entendi nada. :)

    marcio_zav
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    se nao tivesse sido eu nem outra pessoa,ele que nao seria :P


    O.o

    Marcelo Machado
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tncv
    bob do recife?

    Marcelo Machado
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    enfim, o metallica eh foda.

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    um post do james_the_ bronson

    Loola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Metallica é indiscutivél!

    Grow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    oxi... eu vi a capa, vi o logo e não me deu vontade de comprar o cd, baixei do mesmo jeito :P chupa lars


    velhos tempos q o james desenhava o logo da banda na parede de um banheiro qualquer...

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Loola
    Metallica é indiscutivél!

    Sua foto... esse seu post... :P ...

    Loola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    james_the_bronson
    ???

    marcio_zav
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    james_the_bronson ataca a novata.

    :P

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    marcio_zav

    Tá vendo. Ela não entende :\ ...

    Loola

    :] ...

    marcio_zav
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    james_the_bronson

    Se ferrou /o/ !!!

    Loola
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Loola
    · votar


    james_the_bronson
    marcio_zav
    entendi, mas as mulheres tem de se fazer de desentendida
    as vezes=)

    charminho=D
    suashushushaushaushushsuhsuahs
    brinkss

    lula_molusco
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O mesmo Metallica ultra-moderno que processou tudo quanto é empresa que faz software de compartilhamento de músicas?
    Huummm...

    marcio_zav
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Loola

    Não brinque com os sentimentos do menino ^^ ...

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Loola

    Eu sei. Mas então, é contigo mesmo ^^ ...

    huahsuhasuhaushuash

    Kaíque
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    james_the_bronha ataca
    Loola

    Loola
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ô.Õ

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    lula_molusco
    O mesmo Metallica ultra-moderno que processou tudo quanto é empresa que faz software de compartilhamento de músicas?
    Huummm...


    Sim, usaram a modernidade para ganhar dinheiro :P ...

    huehuehueuehueh

    Kaíque
    Loola

    :]

    CheshireCat
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Metallica > all \m/

    Até meu papagaio gosta de Metallica! Quando eu toco a Unforgiven, ele começa a "assobiar" \o/ (e não faz isso com nenhuma outra música)

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    james_the_bronson ataca a novata.
    james_the_bronha ataca
    Loola


    Cadê o eeevee?
    =p

    CheshireCat
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    TG Aoshi
    Huahauhauaha quando li isso, eu pensei "pokebola, vai" =P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma banda mostra como ser moderno! (Metallica + Negócios)