Como se dar bem na faculdade em 10 passos.

Autor Mensagem
King of Terror
Veterano
# nov/08 · Editado por: King of Terror
· votar


Atomic
Cara, vc pode não enxergar agora, mas se pretende seguir carreira na sua área (ciência da computação), algum dia vc vai sentir que estava equivocado.
Essas mat's da vida são de extrema importância para desenvolver soluções num nível mais alto. São exatamente essas "teorias inúteis" que o diferenciam de um técnico ou tecnólogo.
Conversando com um cara do Google que veio dar palestra aqui na faculdade, ele mesmo citou que sentiu isso na pele. Passou de qualquer jeito em geometria analítica, álgebra linear, cálculos da vida, mat. discreta e outras que achava baboseira. Hoje em dia É SÓ o que ele usa lá. Para solucionar problemas mais sofisticados não adianta nada apenas saber muito de alguma linguagem ou solução pronta.
Para se desenvolver novas tecnologias e soluções é fato, vc precisa saber muito bem a base. Aplicar algoritmos e soluções prontas é muito fácil, para isso não precisa de faculdade, realmente pode jogar todo o blá blá blá da matemática, física e teorias computacionais fora. Mas lembre-se que alguém teve que desenvolver o que vc tá usando.

Bog
Veterano
# nov/08
· votar


King of Terror

Pois é... existem vários lugares onde esses conhecimentos "inúteis" têm aplicação direta e prática, é o que eu estava tentando falar.

Mas aí o cara vai responder que como ELE não quer entrar no Google, essas coisas são inúteis e não precisavam ter sido ensinadas na faculdade.

Também acho estranho que ele tenha falado de jogos, mas não tenha notado a relação entre jogos e computação gráfica, IA e redes, que são coisas que têm uma base bem teórica. Queria ver o cara fazer um novo engine 3D sem saber álgebra linear...

matthaeusrc
Veterano
# mar/12
· votar


Bom, depende do curso.
Tem curso que te permite mais festas, outros como medicina ou engenharia, se você ficar faltando e não estudando não dura 1 ano.

Acho uma boaeEntrar namorando e dedicar mais ao curso porque assim você ainda tem sua garota, sexo e vida social aos fins de semana, além de não passar desespero todo fim de perídoo.

E outra, não sabia que ouvir los hermanos é ser nerd. Achei que programa de nerd era rpg, filmes nerds, etc. Pensei que eles nem saiam de casa.

Quanto a questão do trote, não é bem assim. No primeiro período você não depende de veterano tanto assim. Além disso, exceto se você for uma gostosa que foi de shortinho no trote, os veteranos não vão nem lembrar de você direito depois. Se for ou não for, não faz tanta diferença assim.

Headstock invertido
Veterano
# mar/12
· votar


A velha generalização continua. Surra de relativismo mole na cara de vocês.

DrZaius
Veterano
# mar/12 · Editado por: DrZaius
· votar


Bom texto. Ter contatos e ser socialmente apto é tão ou mais importante que estudar.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


DrZaius
Ter contatos e ser socialmente apto é tão ou mais importante que estudar.

Verdade. O pessoal às vezes acha que eu estou sendo sarcástico quando digo que "a escadaria dos fundos do bloco A" é parte integrante da experiência de um universitário, ou que o coffe break e o almoço estão entre os momentos mais importantes de um congresso científico.

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


"a escadaria dos fundos do bloco A"

cof, cof!

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


tambourine man

Não entendi as tosses. A "escadaria" era muito esfumaçada na tua universidade?

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


Bog

assim como os fundos dos prédios em geral

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Mas lembre-se também que por trás de todo nerd, sempre tem uma bola de papel ou um giz apontado para sua nuca.

Na minha faculdade só tinham adultos na sala e isso não acontecia.

d.u.n.h.a.
Veterano
# mar/12
· votar


A pessoa que escreveu isso deve fazer Educação Fisica na PUC. Tirando as duas primeiras dicas as outras são extremamente ridiculas.

joe_harris
Veterano
# mar/12
· votar


Faculdade é coisa séria, mas quem leva tudo muito a sério não aproveita... como disseram tem que saber conciliar!

Random_Rampager
Veterano
# mar/12
· votar


Bom e útil o tópico. Leiam com atenção especialmente os itens 2, 6 e 8.

Se por acaso o nerd não passar cola, o baderneiro tem a resposta da prova que pegou da turma anterior.
Cara, isso me deu nostalgia extrema, sério. Eu pegava as provas da turma anterior, E sentava do lado dos nerds.

Trilha sonora da faculdade:
http://www.youtube.com/watch?v=EHqUdk-xibg&feature=fvst

joe_harris
Veterano
# mar/12
· votar


Random_Rampager
Trilha sonora da faculdade:
http://www.youtube.com/watch?v=EHqUdk-xibg&feature=fvst

Com certeza... essa musica é mto foda!

freudunddrums
Veterano
# mar/12
· votar


esse pessoal faz muita onda , faculdade é a mesma merda do ensino medio , só muda o nome, e que agora vc ta fazendo algo que de uma forma ou outra escolheu fazer.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


freudunddrums

Este estudou num escolão...

Comuna CCCP
Veterano
# mar/12 · Editado por: Comuna CCCP
· votar


Bem o sistema educacional é escroto, você tem que aproveitar o convívio social mesmo.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


50% da minha turma ia pra fazer festa e ir em baladas.

Deve ter gente lá que ainda não terminou o curso.

Benva
Veterano
# mar/12
· votar


freudunddrums
esse pessoal faz muita onda , faculdade é a mesma merda do ensino medio , só muda o nome, e que agora vc ta fazendo algo que de uma forma ou outra escolheu fazer.

UAHEUAHEUAHUEHAUEHAUHEUAHEUAEAEHAU

Claro, é a mesma merda, inclusive, com a mesma cobrança dos professores e do mercado de trabalho.

Gustoau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gustoau
· votar


Bog
Este estudou num escolão...

Eu ainda não terminei meu curso, mas faço Biologia numa federal e até agora não vi grandes diferenças com relação ao ensino médio(em dificuldade). Talvez por ser Biologia?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Gustoau
Talvez por ser Biologia?

Talvez pela Faculdade.
Quando eu fiz na particular também não via nenhuma diferença.
Quando fui pra Federal eu vi bastante.

Ainda dentro da própria universidade, o curso da mesma disciplina no noturno (que além de tudo era apenas licenciatura) também era mais fácil se comparado com o diurno, muita gente do diurno inclusive fazia algumas matérias no noturno por conta disso.Mas ainda assim também era mais difícil do que o da particular [fiz algumas disciplinas eletivas no noturno].

Gustoau
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Talvez pela Faculdade.
Quando eu fiz na particular também não via nenhuma diferença.
Quando fui pra Federal eu vi bastante.

Ainda dentro da própria universidade, o curso da mesma disciplina no noturno (que além de tudo era apenas licenciatura) também era mais fácil se comparado com o diurno, muita gente do diurno inclusive fazia algumas matérias no noturno por conta disso.Mas ainda assim também era mais difícil do que o da particular [fiz algumas disciplinas eletivas no noturno].


Que merda, tomara que seja culpa do tempo e não da faculdade. Digo, ainda não peguei biologia celular e tal, talvez a dificuldade nem tenha começado realmente... tomara :(

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau

Sem querer desanimar, mas na Federal foi hip hop desde o começo. Se tivesse sido flauta eu acho que teria conseguido fazer Física junto.

E a diferença não era só na dificuldade não, mas também na profundidade e quantidade do conteúdo [que muitas vezes eu e várias pessoas até reclamávamos, pois um monte de coisa teve uma profundidade mó desnecessária]

Gustoau
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
mas também na profundidade e quantidade do conteúdo [que muitas vezes eu e várias pessoas até reclamávamos, pois um monte de coisa teve uma profundidade mó desnecessária]

Isso aqui tem, coisa de professor perguntando proteína da estrutura um protista específico(desnecessário pra caralho, eu acho que até falei com você no dia). Em Geologia e Anatomia, que são, respectivamente, 1º e 2º semestres, também teve um volume bem grande de coisa. Mas matérias complicadas de verdade eu acho que ainda não vi(talvez Biofísica fosse difícil, mas o professor é aquele dos 40% do programa... então não sei, mesmo tendo feito).

Talvez seja a sensação de continuidade que deu esse problema, não tive nenhum salto ou choque. Se eu for comparar o que to pegando agora em BVI com o que eu pegava no EM acho que teria bem mais complicação, mas eu não "sinto" isso porque acabou sendo meio gradativo.

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/12
· votar


esse pessoal faz muita onda , faculdade é a mesma merda do ensino medio , só muda o nome, e que agora vc ta fazendo algo que de uma forma ou outra escolheu fazer.

COMO É QUE É?
Explica essa porra direito que eu não quero ser enganado novamente!

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau

No colégio, estava acostumado com professores que basicamente pegavam a gente pela mãozinha e explicavam tudo. Na universidade, precisei me acostumar com uma realidade onde eu é que tinha que correr atrás. Um professor de colégio precisa se preocupar se cada aluno está aprendendo, um professor universitário precisa se preocupar em estar disponível para quem quer aprender.

No colégio, sempre fui um aluno mediano, mesmo sem estudar. Eu levava tudo na maior folga. Entrei na universidade com essa cabeça e não deu outra: 3,5 na minha primeira prova. Precisei aprender a estudar. Mais que isso, precisei aprender a aprender - porque na universidade descobri que eu precisava ser capaz de pegar um livro, um tutorial, e me virar, ir além do que o professor falava na sala de aula. Aprender isso foi *extremamente* importante mais para a frente, no Mundo Real, onde não tem sempre alguém que sabe mais para dizer o que/como eu devia aprender.

Óbvio que isso varia de curso para curso, de faculdade para faculdade, de professor para professor, de aluno para aluno. Mas meus alunos que não esperem que o titio dê um peixinho na boca de cada golfinho que fizer acrobacia.

Bog
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau

Ao que parece, você está se referindo à dificuldade. Acho que o ponto fundamental da diferença não é este. É a forma como o ensino é encarado, o papel do professor e do aluno.

Gustoau
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
No colégio, estava acostumado com professores que basicamente pegavam a gente pela mãozinha e explicavam tudo. Na universidade, precisei me acostumar com uma realidade onde eu é que tinha que correr atrás. Um professor de colégio precisa se preocupar se cada aluno está aprendendo, um professor universitário precisa se preocupar em estar disponível para quem quer aprender.

Bem, isso aqui é verdade, mas eu não tive problema porque já não esperava muito de professor. Digo, sempre fui meio independentezinho demais. O pior é que isso me atrapalha na faculdade mais do que me ajuda, porque eu acabo não tendo contato com professor. Imagina isso pra quem vê (ou via, desistência já tá batendo) carreira acadêmica como a única possibilidade :(

Mas ainda tem professores na faculdade que são bonzinhos. E os alunos os têm como "melhores da matéria que ensinam" só por causa disso. E a recíproca também é verdadeira, quando eu comecei minha matéria de fungos disseram que o professor era "horrível" e ia "comer meu cu com areia", no fim ele acabou sendo o melhor professor que eu tive na faculdade até agora, de longe.

Gustoau
Veterano
# mar/12
· votar


Bog
Ao que parece, você está se referindo à dificuldade. Acho que o ponto fundamental da diferença não é este. É a forma como o ensino é encarado, o papel do professor e do aluno.

Sim, era à dificuldade que eu tava me referindo. O ensino é bem mais kill or be killed mesmo.

freudunddrums
Veterano
# mar/12 · Editado por: freudunddrums
· votar


Bog
Este estudou num escolão...
fiz dois meses de publicidade no 18 melhor centro universitario do pais segundo o IGC de 2010 . n gostei do curso e larguei pra fazer outro curso em uma faculdade mais fraca(ai sim é escolão) da qual pretendo transferir no fim do semestre pra uma instituição melhor .

isso de que na universidade voce tem que buscar o conhecimento enquanto na escola o professor se importa com cada aluno não é verdade absoluta . depende muito do professor , no ensino medio hoje em dia tem muitos professores com esse perfil , enquanto na universidade existem muitos professores com esse outro perfil . logico que um pós doutor mau pago não ta nem ai se o aluno ta aprendendo ou não.. mas ai é outra historia.dificuldade não é indicador de qualidade de ensino.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como se dar bem na faculdade em 10 passos.