Autor |
Mensagem |
Grow Veterano |
# nov/08
· votar
King of Terror Golfinho é mamífero, não peixe. :) Mas peixe tem sistema nervoso sim, logo, sente dor ah... é verdade...
|
Grow Veterano |
# nov/08
· votar
Os peixes sentem dor PDF Imprimir E-mail
Embora pareça óbvio que os peixes sintam dor, como qualquer outro animal, algumas pessoas ainda pensam que os peixes são como vegetais que nadam. Em verdade, no que concerne a habilidade de sentir dor, os peixes são iguais aos cachorros, gatos e outros animais. O Dr. Donald Broom, consultor científico do Governo Inglês, explica que " A literatura científica é muito clara. Anatômica, fisiológica e biologicamente, o sistema de dor dos peixes é praticamente o mesmo que o das aves e dos outros animais." 1
Os neurobiologistas já reconheceram, faz tempo, que os peixes possuem sistema nervoso que sentem e respondem à dor, e qualquer um que haja estudado Biologia sabe que os peixes têm nervos e cérebro que sentem a dor, como qualquer outro animal.2 Em verdade, os cientistas nos dizem que os cérebros e sistema nervoso dos peixes se parecem com o nosso.3 Por exemplo, os peixes (como os "vertebrados superiores") possuem neurotransmissores como as endorfinas que dão alivio ao sofrimento — naturalmente que a única razão de os seus sistemas nervosos produzirem analgésicos é para aliviar a dor.4
Afirmar que os peixes não sentem dor é comparável à argumentação intelectual e científica de que a Terra é plana.
Interessante é verificar que alguns cientistas construíram um detalhado mapeamento dos receptores de dor na boca e por todo o corpo dos peixes. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Guelph, no Canadá, monitoraram recentemente a literatura científica sobre a dor e a inteligência dos peixes. Concluíram eles que os peixes sentem dor e que "há de se considerar o bem-estar desses animais"5 A Dra. Lynne Sneddon, cientista que estuda a biologia dos peixes no Reino Unido, explica: "Trata-se, realmente, de uma questão moral. Sua pesca com anzol é mais importante que a dor que o peixe sente?"6
Cientistas da Universidade de Edinburgh e do Roslin Institute, ambos no Reino Unido, relatam que ao reagirem à dor, os peixes sentem também um estresse emocional e apresentam um "movimento de contorção" muitíssimo similar ao tipo de movimento que apresentam animais vertebrados superiores, como os mamíferos."7 A equipe de pesquisadores concluiu que os peixes, sem dúvida alguma, sentem dor da mesma forma que a sentem os mamíferos, tanto física como psicologicamente.8
Como seria de esperar, de animais que, sabemos hoje, são inteligentes e apresentam indivíduos interessantes com memória e a capacidade de aprender, os peixes podem também sofrer devido ao medo e à antecipação da dor física. Pesquisadores de várias universidades dos Estados Unidos publicaram resultados de pesquisas que mostram o fato de alguns peixes usarem o som para comunicar a sua agonia, quando redes são lançadas em seus aquários ou quando são eles ameaçados de alguma maneira.9 Num estudo individual, o pesquisador William Tavolga descobriu que peixes grunhiam ao receberem um choque elétrico. Mais que isso, os peixes começavam a grunhir, tão logo avistavam o eletrodo, numa inequívoca antecipação do tormento que Tavolga lhes impingia.10
Segundo o Dr. Michael Fox, D.V.M., Ph. D., "Embora os peixes não gritem(de forma audível para os humanos) quando estão com dor e em angústia, o comportamento deles deveria constituir evidência suficiente do seu sofrimento quando fisgados ou capturados em rede. Eles se esforçam, procurando escapar e, assim fazendo, demonstram a sua vontade de viver."11
O que acontece com o peixe antes que chegue ao seu prato não passa de crueldade aos animais ¾ criados em "fazendas" marinhas ou pescados no mar, os peixes são tratados de maneiras que resultariam em punições a crime hediondo, fossem outros animais tão horrivelmente maltratados.
|
maggie Veterana |
# nov/08
· votar
King of Terror Creio que tenha se referido aos vegetais. Se for, eu concordo com você mas aí caímos na mesma questão que já disse. Se por um lado a questão é o sofrimento, dor física/psicológica então há igualdade entre animais e plantas, pois esses não deve sofrer no processo de abatimento. Exato, corrigi o QUOTE do outro post. =)
|
DrBrodsky Veterano |
# nov/08
· votar
King of Terror Você tem familiaridade com a definição de hipocrisia?
|
DrBrodsky Veterano |
# nov/08
· votar
Grow Os peixes sentem dor
Esse texto é falacioso.
os peixes têm nervos e cérebro
Nossa!
O problema é se os peixes tem consciência da própria dor.
Se o peixe, ao contrário dos humanos, não tem consciência, não sentirá dor.
CReio que isso tenha sido proposto por Descartes.
|
shoyoninja Veterano |
# nov/08
· votar
DrBrodsky E o que exatamente é ter consciência?
Eles a percebem e pelo que o próprio grow postou eles se lembram do sofrimento.
|
Carol_line Veterano |
# nov/08
· votar
Se o bicho se debater por falta de oxigenação não for dor, eu não sei oq é.
|
Roxelly Veterano |
# nov/08
· votar
cara sou contra.... pq da dó o geito que eles tratam os animais.. para educa-los!!!
é horrivel!!!
|
Carol_line Veterano |
# nov/08
· votar
geito geito geito geito geito
Ai.
|
Carol_line Veterano |
# nov/08
· votar
Roxelly para educa-los Não é pra educar, é pra domesticar. E são animais selvagens, não deveriam passar por esse tipo de coisa.
|
Chespirito Veterano |
# nov/08
· votar
É o djeito!!!
|
leandro rodrigues Veterano |
# nov/08
· votar
É verdade que os peixes não sentem dor? D: E matar vegetais? Mas peixe tem sistema nervoso sim As plantas gostam de sol? É verdade que o sapo não dorme? E matar formigas?
Entre essas e outras que esse país não vai prá frente.
E ainda falam em ter uma...
|
maggie Veterana |
# nov/08
· votar
DrBrodsky Se o peixe, ao contrário dos humanos, não tem consciência, não sentirá dor. CReio que isso tenha sido proposto por Descartes.
A dor física não é necessariamente vinculada à consciência. Por que seria??
|
shoyoninja Veterano |
# nov/08
· votar
maggie
A dor física não é necessariamente vinculada à consciência. Por que seria??
Subjetivo demais.
A dor é um meio de conhecer o mundo, e se os peixes sabem que o eletrodo (texto do grow) causa dor e fogem dele, isso denota que: eles têm memória; sentem dor; não gostam nem um pouco disso.
|
King of Terror Veterano |
# nov/08 · Editado por: King of Terror
· votar
DrBrodsky Hipócrita: A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir. Afetação duma virtude, dum sentimento louvável que não se tem
Vejamos desde o príncipio. Você disse ser hipócrita quem come carne e é contra maltratos aos animais em circo. De acordo com a definição de hipocrisia, que você está me questionando, se uma pessoa é hipócrita por isso então é porque critica uma coisa que ela mesma faz, ou seja matar/comer animais é equivalente a judiar/maltratar. Outro ponto é, você disse ser a favor de matar animais e vegetais para alimentação. Ora, se comer implica em maltratar e você a favor de matar/comer, então você não é contra o abuso aos animais? Ao invés de simplesmete retrucar o meu ponto de vista, exponha o seu e as suas opiniões com as devidas justificativas e argumentos, para que não haja inclusive erros de comunicação e interpretações falhas. :)
|
maggie Veterana |
# nov/08
· votar
shoyoninja Subjetivo demais. ??
A dor é um meio de conhecer o mundo, OU: uma reação a algum estímulo
E de qualquer forma não envolve consciência, simplesmente "sentir dor" e "reagir ao estímulo".
|
shoyoninja Veterano |
# nov/08
· votar
maggie E de qualquer forma não envolve consciência, simplesmente "sentir dor" e "reagir ao estímulo".
Isso é que é subjetivo.
O que é consciência?
|
# nov/08
· votar
DrBrodsky Pode me chamar de louco, mas ainda acho que matar é pior que maltratar. Eu concordo em matar/comer os dois.
Afinal???????????????????????
|
maggie Veterana |
# nov/08 · Editado por: maggie
· votar
shoyoninja O que é consciência?
consciência Psic., consciência do eu por si mesmo.
- moral: função da consciência que consiste na distinção entre o bem e o mal; em -: de boa vontade; meter a mão na -: examinar com atenção os próprios actos ou sentimentos; objecção de -: acto de recusar servir como soldado; voz da -: sentimento íntimo que nos avisa do que se passa em nós, dando-nos o conhecimento das nossas acções, aprovando-as ou reprovando-as.
|
shoyoninja Veterano |
# nov/08
· votar
leandro rodrigues King of Terror
Ele está dizendo o seguinte:
Pra comer tem que matar, matar é pior do que maltratar.
Ele come, está ciente que o bixo vai ter que morrer pra isso e não se importa.
Eu tenho o mesmo ponto de vista. A hipocrisia consiste em fazer tudo isso e dizer que tem dó do bixinho...
|
shoyoninja Veterano |
# nov/08
· votar
maggie Tá, isso os peixes não tem não :P.
|
# nov/08
· votar
maggie E de qualquer forma não envolve consciência, simplesmente "sentir dor" e "reagir ao estímulo".
Concordo. A presença de sistema nervoso / dor é um modo de o ser se adaptar ao meio e aumentar sua sobrevivência. Não é preciso ter inteligência/consciência para reagir a um estimulo externo. Ninguém pensa "a minha mão está queimando" quando encosta em algo muito quente, simplesmente tira a mão devido a dor. Se um ser reage com a dor é porque está sofrendo, tenha consciência ou não.
|
maggie Veterana |
# nov/08
· votar
shoyoninja OK =)
|
shoyoninja Veterano |
# nov/08
· votar
maggie Apenas pra gente se entender, eu não estava dizendo que os peixes pensam :P.
Eu só disse que eles tem sim uma memória e ficam com medo do eletrodo... Não é PUXA que gênio, mas tem uma certa inteligência envolvida para ligar a imagem do eletrôdo à dor e evitá-lo. Isso que eu estava entendendo como consciência no caso de um peixe.
|
# nov/08 · Editado por: King of Terror
· votar
shoyoninja Pra comer tem que matar, matar é pior do que maltratar.
Não concordo. De acordo com isso, ninguém tem o direito de reclamar contra o maltrato aos animais, já que matar é pior do que isso. Como eu como carne, eu deveria simplesmente me conformar com a situação e ser conivente? Ou deveria parar de comer de carne para reclamar sem ser hipócrita? Se o abuso está em tirar em tirar a vida alheia, de nada adiantaria deixar de comer carne, como já disse anteriormente.
|
# nov/08
· votar
Classe dos Peixes Os peixes constituem a maioria dos vertebrados e todos têm em comum muitas características que estudaremos e que os adaptaram à vida na água. Os peixes ancestrais não possuíam mandíbula, eram bentônicos e pertencentes à classe Agnatha. A maioria dos agnatos está extinta, mais a classe ainda é representada hoje em dia pelas lampréias e peixes-bruxa. Com a evolução das mandíbulas e dos apêndices pares, os peixes tornam-se mais ativos e capazes de alimentarem-se de diferentes maneiras. Os peixes mandibulados atuais estão pados em duas classes: os tubarões e raias na classe Chondrichthyes, com esqueleto cartilaginoso, e as percas e outros peixes similares da classe Osteichthyes, que possuem um esqueleto ossificado pelo menos em parte. Neste capitulo consideremos as características, evolução e a diversidade adaptativa dos principais grupos de peixes. As características distintas das classes existentes são resumidas a seguir.
CLASSIFICAÇÃO E DIVERSIDADE
Os peixes são classificados em três grandes classes: Agnatha, Chondricthyes, Osteichthyes que discutiremos a partir deste instante.
No aquário ou no mar, os peixes não sentem dor!!!!
|
B4cK5p4c3 Veterano |
# nov/08
· votar
Alguém aí sabe por que o ser humano começou a comer carne? /mm
|
maggie Veterana |
# nov/08
· votar
B4cK5p4c3 Alguém aí sabe por que o ser humano começou a comer carne? /mm
Por necessidade. Em tempos de escassez, os homens comiam o que havia disponível. Ou você acha que na China comiam gafanhoto e cobra porque era gostoso?
|
B4cK5p4c3 Veterano |
# nov/08
· votar
maggie Era uma dúvida mesmo. Só perguntei :'(
|
# nov/08
· votar
leandro rodrigues No aquário ou no mar, os peixes não sentem dor!!!!
Onde está escrito isso?
|