Animais em Circo

Autor Mensagem
Grow
Veterano
# nov/08
· votar

King of Terror
Golfinho é mamífero, não peixe. :)
Mas peixe tem sistema nervoso sim, logo, sente dor

ah... é verdade...

Grow
Veterano
# nov/08
· votar

Os peixes sentem dor PDF Imprimir E-mail

Embora pareça óbvio que os peixes sintam dor, como qualquer outro animal, algumas pessoas ainda pensam que os peixes são como vegetais que nadam. Em verdade, no que concerne a habilidade de sentir dor, os peixes são iguais aos cachorros, gatos e outros animais. O Dr. Donald Broom, consultor científico do Governo Inglês, explica que " A literatura científica é muito clara. Anatômica, fisiológica e biologicamente, o sistema de dor dos peixes é praticamente o mesmo que o das aves e dos outros animais." 1

Os neurobiologistas já reconheceram, faz tempo, que os peixes possuem sistema nervoso que sentem e respondem à dor, e qualquer um que haja estudado Biologia sabe que os peixes têm nervos e cérebro que sentem a dor, como qualquer outro animal.2 Em verdade, os cientistas nos dizem que os cérebros e sistema nervoso dos peixes se parecem com o nosso.3 Por exemplo, os peixes (como os "vertebrados superiores") possuem neurotransmissores como as endorfinas que dão alivio ao sofrimento — naturalmente que a única razão de os seus sistemas nervosos produzirem analgésicos é para aliviar a dor.4

Afirmar que os peixes não sentem dor é comparável à argumentação intelectual e científica de que a Terra é plana.

Interessante é verificar que alguns cientistas construíram um detalhado mapeamento dos receptores de dor na boca e por todo o corpo dos peixes. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Guelph, no Canadá, monitoraram recentemente a literatura científica sobre a dor e a inteligência dos peixes. Concluíram eles que os peixes sentem dor e que "há de se considerar o bem-estar desses animais"5 A Dra. Lynne Sneddon, cientista que estuda a biologia dos peixes no Reino Unido, explica: "Trata-se, realmente, de uma questão moral. Sua pesca com anzol é mais importante que a dor que o peixe sente?"6

Cientistas da Universidade de Edinburgh e do Roslin Institute, ambos no Reino Unido, relatam que ao reagirem à dor, os peixes sentem também um estresse emocional e apresentam um "movimento de contorção" muitíssimo similar ao tipo de movimento que apresentam animais vertebrados superiores, como os mamíferos."7 A equipe de pesquisadores concluiu que os peixes, sem dúvida alguma, sentem dor da mesma forma que a sentem os mamíferos, tanto física como psicologicamente.8

Como seria de esperar, de animais que, sabemos hoje, são inteligentes e apresentam indivíduos interessantes com memória e a capacidade de aprender, os peixes podem também sofrer devido ao medo e à antecipação da dor física. Pesquisadores de várias universidades dos Estados Unidos publicaram resultados de pesquisas que mostram o fato de alguns peixes usarem o som para comunicar a sua agonia, quando redes são lançadas em seus aquários ou quando são eles ameaçados de alguma maneira.9 Num estudo individual, o pesquisador William Tavolga descobriu que peixes grunhiam ao receberem um choque elétrico. Mais que isso, os peixes começavam a grunhir, tão logo avistavam o eletrodo, numa inequívoca antecipação do tormento que Tavolga lhes impingia.10

Segundo o Dr. Michael Fox, D.V.M., Ph. D., "Embora os peixes não gritem(de forma audível para os humanos) quando estão com dor e em angústia, o comportamento deles deveria constituir evidência suficiente do seu sofrimento quando fisgados ou capturados em rede. Eles se esforçam, procurando escapar e, assim fazendo, demonstram a sua vontade de viver."11

O que acontece com o peixe antes que chegue ao seu prato não passa de crueldade aos animais ¾ criados em "fazendas" marinhas ou pescados no mar, os peixes são tratados de maneiras que resultariam em punições a crime hediondo, fossem outros animais tão horrivelmente maltratados.

maggie
Veterana
# nov/08
· votar

King of Terror
Creio que tenha se referido aos vegetais. Se for, eu concordo com você mas aí caímos na mesma questão que já disse. Se por um lado a questão é o sofrimento, dor física/psicológica então há igualdade entre animais e plantas, pois esses não deve sofrer no processo de abatimento.
Exato, corrigi o QUOTE do outro post.
=)

DrBrodsky
Veterano
# nov/08
· votar

King of Terror
Você tem familiaridade com a definição de hipocrisia?

DrBrodsky
Veterano
# nov/08
· votar

Grow
Os peixes sentem dor

Esse texto é falacioso.

os peixes têm nervos e cérebro

Nossa!

O problema é se os peixes tem consciência da própria dor.

Se o peixe, ao contrário dos humanos, não tem consciência, não sentirá dor.

CReio que isso tenha sido proposto por Descartes.

shoyoninja
Veterano
# nov/08
· votar

DrBrodsky
E o que exatamente é ter consciência?

Eles a percebem e pelo que o próprio grow postou eles se lembram do sofrimento.

Carol_line
Veterano
# nov/08
· votar

Se o bicho se debater por falta de oxigenação não for dor, eu não sei oq é.

Roxelly
Veterano
# nov/08
· votar

cara sou contra....
pq da dó o geito que eles tratam os animais.. para educa-los!!!

é horrivel!!!

Carol_line
Veterano
# nov/08
· votar

geito
geito
geito
geito
geito

Ai.

Carol_line
Veterano
# nov/08
· votar

Roxelly
para educa-los
Não é pra educar, é pra domesticar. E são animais selvagens, não deveriam passar por esse tipo de coisa.

Chespirito
Veterano
# nov/08
· votar

É o djeito!!!

leandro rodrigues
Veterano
# nov/08
· votar

É verdade que os peixes não sentem dor? D:
E matar vegetais?
Mas peixe tem sistema nervoso sim
As plantas gostam de sol?
É verdade que o sapo não dorme?
E matar formigas?

Entre essas e outras que esse país não vai prá frente.

E ainda falam em ter uma...

maggie
Veterana
# nov/08
· votar

DrBrodsky
Se o peixe, ao contrário dos humanos, não tem consciência, não sentirá dor.
CReio que isso tenha sido proposto por Descartes.

A dor física não é necessariamente vinculada à consciência.
Por que seria??

shoyoninja
Veterano
# nov/08
· votar

maggie

A dor física não é necessariamente vinculada à consciência.
Por que seria??

Subjetivo demais.

A dor é um meio de conhecer o mundo, e se os peixes sabem que o eletrodo (texto do grow) causa dor e fogem dele, isso denota que: eles têm memória;
sentem dor;
não gostam nem um pouco disso.

King of Terror
Veterano
# nov/08 · Editado por: King of Terror
· votar

DrBrodsky
Hipócrita: A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir. Afetação duma virtude, dum sentimento louvável que não se tem

Vejamos desde o príncipio. Você disse ser hipócrita quem come carne e é contra maltratos aos animais em circo. De acordo com a definição de hipocrisia, que você está me questionando, se uma pessoa é hipócrita por isso então é porque critica uma coisa que ela mesma faz, ou seja matar/comer animais é equivalente a judiar/maltratar.
Outro ponto é, você disse ser a favor de matar animais e vegetais para alimentação. Ora, se comer implica em maltratar e você a favor de matar/comer, então você não é contra o abuso aos animais?
Ao invés de simplesmete retrucar o meu ponto de vista, exponha o seu e as suas opiniões com as devidas justificativas e argumentos, para que não haja inclusive erros de comunicação e interpretações falhas. :)

maggie
Veterana
# nov/08
· votar

shoyoninja
Subjetivo demais.
??

A dor é um meio de conhecer o mundo,
OU: uma reação a algum estímulo

E de qualquer forma não envolve consciência, simplesmente "sentir dor" e "reagir ao estímulo".

shoyoninja
Veterano
# nov/08
· votar

maggie
E de qualquer forma não envolve consciência, simplesmente "sentir dor" e "reagir ao estímulo".

Isso é que é subjetivo.

O que é consciência?

leandro rodrigues
Veterano
# nov/08
· votar

DrBrodsky
Pode me chamar de louco, mas ainda acho que matar é pior que maltratar.
Eu concordo em matar/comer os dois.

Afinal???????????????????????

maggie
Veterana
# nov/08 · Editado por: maggie
· votar

shoyoninja
O que é consciência?

consciência
Psic.,
consciência do eu por si mesmo.

- moral: função da consciência que consiste na distinção entre o bem e o mal;
em -: de boa vontade;
meter a mão na -: examinar com atenção os próprios actos ou sentimentos;
objecção de -: acto de recusar servir como soldado;
voz da -: sentimento íntimo que nos avisa do que se passa em nós, dando-nos o conhecimento das nossas acções, aprovando-as ou reprovando-as.

shoyoninja
Veterano
# nov/08
· votar

leandro rodrigues
King of Terror

Ele está dizendo o seguinte:

Pra comer tem que matar, matar é pior do que maltratar.

Ele come, está ciente que o bixo vai ter que morrer pra isso e não se importa.

Eu tenho o mesmo ponto de vista. A hipocrisia consiste em fazer tudo isso e dizer que tem dó do bixinho...

shoyoninja
Veterano
# nov/08
· votar

maggie
Tá, isso os peixes não tem não :P.

King of Terror
Veterano
# nov/08
· votar

maggie

Concordo. A presença de sistema nervoso / dor é um modo de o ser se adaptar ao meio e aumentar sua sobrevivência.
Não é preciso ter inteligência/consciência para reagir a um estimulo externo. Ninguém pensa "a minha mão está queimando" quando encosta em algo muito quente, simplesmente tira a mão devido a dor. Se um ser reage com a dor é porque está sofrendo, tenha consciência ou não.

maggie
Veterana
# nov/08
· votar

shoyoninja
OK
=)

shoyoninja
Veterano
# nov/08
· votar

maggie
Apenas pra gente se entender, eu não estava dizendo que os peixes pensam :P.

Eu só disse que eles tem sim uma memória e ficam com medo do eletrodo... Não é PUXA que gênio, mas tem uma certa inteligência envolvida para ligar a imagem do eletrôdo à dor e evitá-lo. Isso que eu estava entendendo como consciência no caso de um peixe.

King of Terror
Veterano
# nov/08 · Editado por: King of Terror
· votar

shoyoninja
Pra comer tem que matar, matar é pior do que maltratar.

Não concordo. De acordo com isso, ninguém tem o direito de reclamar contra o maltrato aos animais, já que matar é pior do que isso.
Como eu como carne, eu deveria simplesmente me conformar com a situação e ser conivente?
Ou deveria parar de comer de carne para reclamar sem ser hipócrita? Se o abuso está em tirar em tirar a vida alheia, de nada adiantaria deixar de comer carne, como já disse anteriormente.

leandro rodrigues
Veterano
# nov/08
· votar

Classe dos Peixes
Os peixes constituem a maioria dos vertebrados e todos têm em comum muitas características que estudaremos e que os adaptaram à vida na água. Os peixes ancestrais não possuíam mandíbula, eram bentônicos e pertencentes à classe Agnatha. A maioria dos agnatos está extinta, mais a classe ainda é representada hoje em dia pelas lampréias e peixes-bruxa. Com a evolução das mandíbulas e dos apêndices pares, os peixes tornam-se mais ativos e capazes de alimentarem-se de diferentes maneiras. Os peixes mandibulados atuais estão pados em duas classes: os tubarões e raias na classe Chondrichthyes, com esqueleto cartilaginoso, e as percas e outros peixes similares da classe Osteichthyes, que possuem um esqueleto ossificado pelo menos em parte. Neste capitulo consideremos as características, evolução e a diversidade adaptativa dos principais grupos de peixes. As características distintas das classes existentes são resumidas a seguir.

CLASSIFICAÇÃO E DIVERSIDADE

Os peixes são classificados em três grandes classes: Agnatha, Chondricthyes, Osteichthyes que discutiremos a partir deste instante.

No aquário ou no mar, os peixes não sentem dor!!!!

B4cK5p4c3
Veterano
# nov/08
· votar

Alguém aí sabe por que o ser humano começou a comer carne? /mm

maggie
Veterana
# nov/08
· votar

B4cK5p4c3
Alguém aí sabe por que o ser humano começou a comer carne? /mm

Por necessidade.
Em tempos de escassez, os homens comiam o que havia disponível.
Ou você acha que na China comiam gafanhoto e cobra porque era gostoso?

B4cK5p4c3
Veterano
# nov/08
· votar

maggie
Era uma dúvida mesmo. Só perguntei :'(

King of Terror
Veterano
# nov/08
· votar

leandro rodrigues
No aquário ou no mar, os peixes não sentem dor!!!!

Onde está escrito isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Animais em Circo