Cursos na área de hardware

    Autor Mensagem
    vampirinha
    Veterano
    # out/08


    Bom dia!
    Mais um tópico que crio pedindo uma ajuda do povo do fórum =/

    Então...o que me acontece é o seguinte...eu fiz um curso a alguns meses de montagem de micro..e na verdade não tinha mta parte prática...mas mesmo assim o curso era ótimo....e eu tenho interesse em seguir nessa área...já cansei de procurar....de pequisar...e acabei encontrando curso de informática e informática industrial nas ETEs....aki na minha cidade so tem curso de informatica industrial.....
    mas me interessei mais pelo curso do que pela facul de engenharia de hardware...que ate ja fugia um pouco do que eu queria....
    e nas faculs ou eh isso ou sistema de informações...que tbm eh bem diferente do que me atraiu a área....

    Enfim....mta gente aki mexe bastante com pcs e tal.....e alguem teria alguma ideia de curso...tem algo mais pra eu fazer pra explorar essa área?
    eh que os cursos da ETE ja encerraram as inscriçoes...=/
    Agradeço se alguem puder dar uma ajuda ^^

    Flight Of Icarus
    Veterano
    # out/08
    · votar


    vampirinha
    Faça eng da computação!

    Canto
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Canto
    · votar


    Você gosta de reticências, né!!!

    Ponto e vírgula são interessantes também.







    brinks

    Canto
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Acho melhor você fazer Engenharia da Computação, como já falaram.

    ;)

    Rock Charles
    Veterano
    # out/08
    · votar


    vampirinha

    Então, eu também sou mais a parte de consertar e mexer na estrutura do pc em si.

    O ideal é que você procure um curso técnico, que vai te preparar pra conhecer toda a parte de software associada com hardware no pc.

    Tem as matérias de rede e programação, mas não é o foco central do curso.

    ^^

    shoyoninja
    Veterano
    # out/08
    · votar


    vampirinha
    Sinceramente, um curso de hardware de micros comuns eu acho que é bobeira.

    A arquitetura dos computadores muda muito rapidamente, em 2 anos os tipos de memória que você viu, pinagem de processador, conexões de fonte de alimentação vão mudar quase que totamente...

    De que adianta fazer um curso assim?

    Quer aprender, faça o seguinte, arrume um PC velho, desmonte, monte, tire peças, monte denovo, até você entender direitinho... PC é que nem Lego, é só ir encaixando tudo certinho que não tem erro.

    Se você arrumar um multímetro, vai poder até testar se a fonte de alimentação está funcionando direito :D.

    Bog
    Veterano
    # out/08
    · votar


    vampirinha

    Que eu saiba, não existem cursos em nível superior com foco nessa parte de "montar micro". Engenharia da computação é o mais voltado para hardware, mas não tem a ver com montar plaquinhas, e sim com projeta-las! Os cursos que pegam um pouco mais nessa coisa de "mão na massa" são os técnicos, ou os superiores estilo tecnólogo. Se você pensar em engenharia ou ciência da computação, se prepare para muita matemática, isso sim.

    Aliás, eu acho que existe bastante desinformação quando o assunto é curso superior que envolva informática, porque existem várias abordagens possíveis, e é fácil de se perder nesse meio, especialmente porque existem sobreposições e variações entre cursos com o mesmo nome em universidades diferentes!

    izzystradlin
    Veterano
    # out/08
    · votar


    particularmente eu acho o mercado de hardware muito saturado...

    basicamente qualquer pessoa com um cursinho profissionalizante considera-se técnico e as empresas e clientes pouco se importam com isso...

    bom..resumindo..seria legal um meio termo e conhecimento amplo..

    aconselharia Ciência da Computação...

    =)

    vampirinha
    Veterano
    # out/08
    · votar


    uhmmm....
    Primeiramente agradeço pois estao me ajudando mto ^^

    E como o bog disse...a maioria dos cursos que eu vi num tem mto o que quero...e é pura matemática...e o tipo de curso que eu largaria e uma semana....=/

    E eu sempre procuro cursos, só que do jeito que estou procurando acho que so se eu fizer de novo o mesmo curso =/

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Acho que é perda de tempo fazer Engenharia da Computação aqui no Brasil. Não tem emprego nessa área mesmo.

    No final ou o cara vai fazer o mesmo que faria um cientista da computação ou analista de sistemas ou então vai trabalhar numa empresinha fazendo engenharia reversa de microcontroladores importados.

    vampirinha
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Flight Of Icarus
    Canto

    Algum de vcs faz engenharia da computação?

    gostaria de saber mais como eh o curso....se um mto chato....cansativo....se tem mto trabalho....se os professores realmente dao aula ou fica tudo por conta do aluno...

    Canto
    Veterano
    # out/08
    · votar


    vampirinha
    Algum de vcs faz engenharia da computação?


    Eu não faço, não. Só posso dizer que parece ser um bom curso para o motivo que você procura.

    Bog
    Veterano
    # out/08
    · votar


    vampirinha

    Eu não fiz engenharia, fiz ciência, mas conheço muita gente, e posso dizer que:

    cansativo....se tem mto trabalho

    É. É engenharia, tem muito cálculo, física, e coisas afins.

    se os professores realmente dao aula ou fica tudo por conta do aluno...

    Isso depende muito do lugar, mas - agora vem a parte estranha - se for numa boa universidade, você terá que fazer muito por conta própria. Agora que estou "trocando de lado" e me direcionando para ser professor, entendo claramente que é fundamental numa boa universidade você aprender a se virar sozinho. Sério mesmo. O mercado, as tecnologias, tudo muda muito rápido, e se você não tiver condições de aprender por conta própria, vai estar sempre um passo atrás. O importante é ter uma boa base, mas "aprender a aprender" também faz parte do pacote. Nenhum curso vai te preparar para toda a gama de possibilidades que existe na área, nem para as mudanças que acontecem a cada dia.

    Flight Of Icarus
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Acho que é perda de tempo fazer Engenharia da Computação aqui no Brasil. Não tem emprego nessa área mesmo.
    Que comentário infeliz, o mercado de trabalho para um engenheiro da computação é muito amplo. Um engenheiro da computação poderia trabalhar em qualquer fábrica, visto que a maioria destas utilizam tecnologia de computadores. Hoje em dia bancos também contratam bastante engenheiros, incluindo os da computação, pela facilidade com calculos.
    Além, é claro, trabalhar na área "cientista da computação ou analista de sistemas ou então vai trabalhar numa empresinha fazendo engenharia reversa de microcontroladores importados", citada.

    vampirinha
    Estou fazendo, e como disseram, tem que gostar de exatas, principalmente matematica e física.

    vampirinha
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Flight Of Icarus

    ja era então...eu sabia que ia ter que aguentar, ja que me interessei pela área...
    mas eh mta matemática e mta física pra quem odeia sabe?

    nao existe pessoa mais anta que eu pra calculos e tudo mais....
    eu so terrivel..

    shoyoninja
    Veterano
    # out/08 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    vampirinha

    nao existe pessoa mais anta que eu pra calculos e tudo mais....
    eu so terrivel..


    Você não gosta ou acha difícil?

    Difícil não é, talvez você teve uma má impressão com professores ruins.

    E sem querer desanimar, mas cursos superiores que envolvam computação, seja hardware, seja software vão envolver exatas de uma forma ou de outra. Não tem como evitar.

    Bog
    Veterano
    # out/08
    · votar


    vampirinha
    cursos superiores que envolvam computação, seja hardware, seja software vão envolver exatas de uma forma ou de outra. Não tem como evitar.(2)

    A propósito, eu também não gosto de matemática. E agora ela anda puxando o meu pé por aqui, hahaha. "Buuuu, você achou que estava livre de mim, aprendeu integrais em 1998 e esqueceu, buuuuu, vim te mostrar que matemática tem tudo a ver com o mundo real...".

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # out/08 · Editado por: The Blue Special Guitar
    · votar


    Bog
    fundamental numa boa universidade você aprender a se virar sozinho. Sério mesmo. O mercado, as tecnologias, tudo muda muito rápido, e se você não tiver condições de aprender por conta própria, vai estar sempre um passo atrás. O importante é ter uma boa base, mas "aprender a aprender" também faz parte do pacote. Nenhum curso vai te preparar para toda a gama de possibilidades que existe na área, nem para as mudanças que acontecem a cada dia.


    Falou tudo.
    Enche o saco esses caras que fazem faculdade de informática e querem tudo mastigadinho pelos professores. Como se a vida pós-curso fosse ser desse jeito.

    Ser auto-didata é pré-requisito pra um curso desse tipo.


    Flight Of Icarus
    Que comentário infeliz, o mercado de trabalho para um engenheiro da computação é muito amplo. Um engenheiro da computação poderia trabalhar em qualquer fábrica, visto que a maioria destas utilizam tecnologia de computadores. Hoje em dia bancos também contratam bastante engenheiros, incluindo os da computação, pela facilidade com calculos.
    Além, é claro, trabalhar na área "cientista da computação ou analista de sistemas ou então vai trabalhar numa empresinha fazendo engenharia reversa de microcontroladores importados", citada.


    Dos cursos de informática, o de Engenharia da computação talvez seja o mais genérico, onde mais se aprende sobre um escopo maior de visões sobre a informática, desde o hardware até programação alto nível, tipo Java. Isso é excelente, mas no mercado de trabalho de informática, as coisas não funcionam bem assim. É necessário se especializar. Não que o cursando desse curso não possa fazer isso quando terminá-lo, mas, na média, alguém dos outros cursos sai melhor colocado que um profissional de Engenharia da Computação.
    Falo isso porque na UTFPR há tanto SI quanto EC, e os formandos de SI costumam sair do curso já inseridos em cargos bons no mercado de trabalho, enquanto os de engenharia geralmente saem como programadores. Onde trabalhava com ASP.Net, tinha vários programadores que eram alunos dos últimos perídos de EC, enquanto os alunos de SI que trabalhavam na mesma empresa, geralmente, estavam no 3º ou 4º período.
    A impressão é que quem faz EC estuda muito mais do que quem faz CC ou SI, para, no final do curso, trabalhar no mesmo campo de atuação.
    Para quem quer seguir carreira acadêmica em informática, também não vejo vantagem em fazer EC, visto que CC já é um curso que prepara muito bem para isso.
    Resumindo, EC é um curso excelente, focado no desenvolvimento de hardware e para hardware, entretanto, no Brasil, o que se produz em projetos de hardware é praticamente nulo. Logo, o egresso do curso acaba não trabalhando na área em que o curso tem seu foco.

    Flight Of Icarus
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Flight Of Icarus
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Dos cursos de informática, o de Engenharia da computação talvez seja o mais genérico, onde mais se aprende sobre um escopo maior de visões sobre a informática
    Concordo, mas isso varia muito tambem com relação a qual universidade a pessoa está cursando, pois reparei que existem diferenças entre a eng da computação daqui(unicamp,onde o aluno pode escolher no meio do curso uma area de especialização,hardware ou software) com as de outros lugares, que são muito mais voltadas a hardware..

    King of Terror
    Veterano
    # out/08 · Editado por: King of Terror
    · votar


    The Blue Special Guitar

    no Brasil, o que se produz em projetos de hardware é praticamente nulo. Logo, o egresso do curso acaba não trabalhando na área em que o curso tem seu foco.

    Essa é uma afirmação equivocada. O grande problema é todos associarem hardware a microprocessadores, placas de vídeo, memórias, e outros de computadores pessoais. Mas há muito mais do que isso, eu trabalho numa empresa que desenvolve equipamentos biomédicos, há também automação de processos industriais, equipamentos para segurança, para controle gerencial, etc, a gama é muito grande. Aqui no Brasil não há tantas pesquisas de hardware de baixo nível para PC (como na Alemanha, EUA e Japão), porém o mercado de desenvolvimento de soluções de hardware e software aqui é MUITO grande sim.

    E na pesquisa de baixo nível, aqui está crescendo e muito, a demanda é imensa. O governo tem planos de desenvolvimento nessa área, principalmente para microeletrônica e projetos de circuitos integrados. Está investindo PESADO na qualificação de profissionais para área. O mercado brasileiro está extramamente carente de mão-de-obra qualificada nessa área, e a remuneração é muito alta. Inclusive uma dica para quem faz engenharia de computação ou elétrica. Segue o link: http://www.ci-brasil.gov.br/ct
    É um treinamento de um ano para a formação de profissionais na área de projetos e desing de CI's (circuitos integrados). Além de bolsa no valor R$2000,00, o treinamento será dado por gente de fora do país e o certificado é internacional.

    Quanto à referência sobre o curso comparado a CCO, um profissional formado em ECO não deixa NADA a desejar com relação a parte de software, obviamente, se tiver uma boa formação. Em geral, faculdades federais pegam bem pesado nesse aspecto, mas não é regra, visto que a PUC RJ tem um dos melhores cursos de computação do país.

    É necessário se especializar.

    E em qual área isso não é necessário? Inclusive em CCO. E isso vai mais de cada um do que do curso. Faço ECO, e aqui onde estudo cada um segue o rumo que acha mais interessante, realizando pesquisas nas áreas de software, treinamentos, disciplinas eletivas, estágios, projetos paralelos. Enfim, não é simplesmente uma faculdade de CCO que o dará tal especialização.
    Além disso, se você pretende aprofundar de fato em algum tema, é necessário fazer uma pós-graduação, independente do curso.

    vampirinha

    Olha só. Não sei se entendi, mas vc quer trabalhar com hardware no quis diz respeito a montagem e manutenção? Se sim, creio que a melhor opção seria fazer um curso técnico / profissionalizante na área. E é importante ressaltar também que apenas o curso não será suficiente para mercado de trabalho. Um bom profissional é aquele que corre atrás de informações extras, que põe em prática novos temas e está sempre buscando se atualizar.
    Então como o shoyoninja disse, seria bom vc pegar uns computadores e fuçar mesmo, desmontar, montar, revirar, errar. Adquirir uma boa experiência no assunto é fundamental para ter um diferencial.

    Quanto ao curso de Eng. de Comp., em um curso sério você não verá NADA a respeito de montagem e manutenção de computadores. O que diz respeito a hardware é parte de projetar e planejar dispositivos para propor soluções para indústria. Ou seja, você aprenderá muita eletrônica, que tem MUITA teoria física por trás mas a abordagem é um pouco mais prática.
    Você terá também muita programação, tanto em baixo nível (programar direto em microprocessadores e microcontroladores, assembly) quanto em alto nível, passando por linguagens como Java, C e algumas outras voltadas para inteligência artificial e banco de dados. E mais importante que isso é a engenharia de software em si, que é indispensável para o desenvolvimento de softwares de grande porte, com padrões de projeto e técnicas de eng. de software.

    Além disso, tem toda a parte física e matemática de um curso de engenharia. Com muito cálculo, física mecânica, eletromagnetismo, física moderna (pouca coisa), fenômenos de transporte.

    Com o curso, você TEORICAMENTE estará apta a projetar soluções de hardware e software para o mercado, parte de automação, desenvolvimento de equipamentos, bem como trabalhar em qualquer ramo que exija parte de exatas, como setores financeiros e gerenciais. Eu disse TEORICAMENTE, porquen nem todo mundo se foca nisso durante o curso, tem gente que apenas "passa" nas matérias. Você direciona o que quer aprofundar mais.

    Espero ter ajudado o mínimo para escolher o que vc quer.
    :)

    G Collector
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Nossa, isso foi um Sr. Post, vou até positivar.

    Bog
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Bog
    · votar


    The Blue Special Guitar
    EC é um curso excelente, focado no desenvolvimento de hardware e para hardware, entretanto, no Brasil, o que se produz em projetos de hardware é praticamente nulo.

    Pô cara, acho que também não é assim... Eu mesmo já trabalhei com firmware quando estava no Brasil. Sem brincadeira, tinha um processador novo da Motorola e eu fui a primeira pessoa NO MUNDO a programar nele (obviamente, fora da Motorola). Nossa plaquinha de desenvolvimento era a placa beta deles, e eu cheguei a falar com o projetista do processador para comentar sobre erros no manual. Talvez não tenha mesmo no Brasil muito espaço para quem quer projetar DSPs ou processador para PC, mas existe lugar para quem vai juntar tudo e programar. No caso, éramos em 2, um engenheiro projetando os circuitos e placas e eu fazendo o firmware. Qualquer engenheiro da computação minimamente qualificado faria tranquilamente o mesmo trabalho que eu (eu nem estava formado ainda quando entrei no projeto).

    Fora que a gente precisa também confiar um pouco na capacidade de inovação, sair dos padrões do "ah, mas o mercado tem mais A, vamos ser A". É aquela coisa... Mesmo no BCC, tem um monte de gente que vai no fim fazer sisteminha com banco de dados para empresas. Esse tipo de sistema corporativo não exige conhecimentos em cálculo, processamento de imagens, teoria da computação, grafos e afins. Na faculdade, tinha muita gente que achava que essas matérias eram inútes, e para eles, foram inúteis mesmo. Mas vai ver se não são importantes para quem trabalha num Google da vida. Se você entra num curso de BCC já pensando que nunca vai conseguir brincar com essas coisas, que vá fazer Sistemas de Informação.

    Neste ponto, BCC e EC são bem parecidos - nenhum dos dois tem foco específico no que é a coisa mais popular do mercado. Mas nem por isso o melhor para todos é largar mão de tudo e ficar só brincando com Java e Oracle.

    King of Terror

    Uma coisa que eu considero muito importante e que você falou - as pessoas entram em discussões sem fim sobre qual é o melhor NOME de curso, e muitas vezes se esquecem de dois detalhes importantes:

    1. Existem variações de currículo e foco entre cursos com o mesmo nome em universidades diferentes. Tem BCC que parece administração, engenharia que parece BCC...

    2. Mais do que o nome do curso e da faculdade, o importante é o indivíduo. Entre as pessoas que se formaram comigo, existem profissionais de todos os níveis, lidando com coisas totalmente diferentes. Uma pessoa pode aproveitar muito uma universidade mediana e se tornar um bom profissional, e outra pode entrar numa boa universidade e ir sempre dando suas piruetas para passar nas matérias sem aprender muito.

    Agora, uma vantagem indiscutível de ter feito BCC e não engenharia: eu nunca precisei me filiar ao CREA, hahahahah.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cursos na área de hardware